Qual código da BNCC para contação de história?

"Quando elas passam a contar suas vivências e partilhar histórias, é comum ver uma melhora nos campos da escuta, fala, pensamento e imaginação."

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento normativo que tem o intuito de unificar a aprendizagem nas escolas públicas e privadas de todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Brasil.

Ela estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica e traz uma série de desafios para as instituições e os educadores. Neste segundo texto falamos sobre a abordagem dos direitos de aprendizagem na educação infantil. Aqui, além do que diz a resolução, damos algumas dicas de como abordar os conteúdos em sala de aula.

Segundo os direitos de aprendizagem para crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses, elas devem adquirir algumas habilidades através da Base. Conviver com outras crianças e adultos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Além de brincar de diversas formas, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, sua imaginação e criatividade. Para o campo da fala, do pensamento e da imaginação, o documento traz alguns tópicos que explanam o que se espera da aprendizagem das crianças neste estágio.

São exemplos:

  • Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão;
     
  • Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas;
     
  • Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história;
     
  • Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

Qual código da BNCC para contação de história?

Para auxiliar a aprendizagem das crianças nesse campo de experiências, algumas dicas de como inserir atividades ou dinâmicas podem ser úteis. Um exemplo é a inclusão de livros para colorir, com personagens temáticos, e de histórias infantis, que estimulem a criatividade e a imaginação das crianças.

Os jogos também são excelentes opções que auxiliam na interação dos alunos e numa melhor compreensão de organização da sociedade. Um exemplo é o Pintura, da PlayTable, que cria a oportunidade de experimentar diferentes maneiras de criar, desenhar e pintar. Com ele é possível adquirir habilidades de aprendizado como criatividade e experimentação, grafismo, cores e formas e coordenação motora fina, além do apoio a socialização.

Outra dica é utilizar a contação de histórias. Essa é uma das atividades que os educadores apoiam a imaginação das crianças, auxiliam os pequenos na construção de narrativas consistentes e, especialmente, na formação e desenvolvimento da linguagem. Além disso, para que a prática interesse e prenda a atenção dos alunos, é importante que os professores deem enfoque a tonalidades e expressões diferentes durante a contação. Neste post é possível conferir mais dicas sobre o assunto.

Incentivar as crianças a compartilharem suas experiências da rotina familiar também pode auxiliar na educação infantil. Quando elas passam a contar suas vivências e partilhar histórias, é comum ver uma melhora nos campos da escuta, fala, pensamento e imaginação.

Além disso, estimular esse aspecto faz com que as crianças passem a se comunicar melhor e aprendem a desenvolver narrativas.

Qual código da BNCC para contação de história?

Cristiano Sieves

Especialista em Ludopedagogia

Especialista em Ludopedagogia para Educação Infantil e anos iniciais e autor de livros infantis, tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo jogos e games na área de Educação. Atualmente é Gerente de Marketing e Produtos na Playmove.

PROFESSORA: Daiane ForgerineMoraes Schnoor e estagiária Geovana.

TURMA: MATERNAL II- VESPERTINO

DATA: 02 de maio de 2019

TEMA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

OBJETIVO:Incentivar as crianças a imaginar, se concentrar e interagir no universo da contação de histórias.

JUSTIFICATIVA:

A expectativa de uma contação de histórias na Educação Infantil sempre é realizada com muito amor pelas professoras, haja vista que nossas crianças adoram esse universo de imaginar o que vai acontecer em uma história. E a beleza das histórias fica ainda mais encantadora quando utilizamos elementos cênicos para realizar essa atividade pedagógica, assim como aconteceu no Maternal II, com a criatividade da professora Daiane, que construiu casinhas e os personagens com materiais didáticos e recicláveis.

Assim, a professora Daiane contou a história dos “ Três Porquinhos”, e de forma lúdica e curiosa, a história dos três porquinhos foi contada para demonstrar as crianças a importância de trabalhar para conquistar o sucesso. Também a história resgata alguns modelos de famílias, onde salienta-se que não basta se divertir, é preciso muito esforço para colher frutos fantásticos, usando a inteligência e o principal, sem utilizar a violência. Com essa história, é possível retratar a importância da união e do acolhimento entre a família, especialmente entre os irmãos, assim sendo a multiplicação da acolhida e do afeto entre os familiares.

As crianças ficaram cativadas ao ouvir e interagir com a contação de histórias, pois a mesma apresentava um enredo narrado pela professora Daiane, onde se privilegiava a entonação da voz e a imitação de ruídos. Assim, também durante a história havia momentos em que se tinha a música, atraindo as crianças pelos fatos cantados.

Portanto, podemos enfatizar que a contação de histórias é imprescindível na formação integral das criança. A BNCC (2018, p.43) aponta que “criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos” é um dos objetivos de aprendizagem no campo das experiências(Escuta, fala, pensamento e imaginação) muito importante no desenvolvimento das crianças bem pequenas, como as do Maternal II.

REFERÊNCIA

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil.(BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 15.mar.2019.

Qual o código da BNCC para contação de história?

A habilidade EI02EF06 consiste em: Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

O que diz a habilidade EI03EO05?

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

O que significa EI03CG02?

A habilidade EI03CG02 consiste em: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

O que é a habilidade EF15LP02?

Habilidade: (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre ...