Qual das alternativas a seguir apresenta somente mitos sobre as pessoas com altas habilidades?

QUESTIONÁRIO I – APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS EM RELAÇÃO AOS SUJEITOS COM ALTAS HABILIDADES

 Com relação às políticas públicas e à legislação vigente, a área das altas habilidades/superdotação é contemplada na Educação Especial e, consequentemente, esse sujeito apresenta necessidades educacionais especiais. A esse respeito, é correto afirmar que:

Resposta Marcada :

O sujeito com altas habilidades/superdotação apresenta características acima da média, com interesses em áreas de sua preferência, e é muito importante o seu acompanhamento em salas de atendimento educacional especializado.

PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2

 Alguns alunos muito novos chamam a atenção por já saberem ler, escrever, fazer contas, por exibirem uma excelente memória, por utilizarem vocabulário de adulto e por se interessarem por assuntos que não são comuns para a sua idade. Considerando a precocidade e outros fatores, a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação é um desafio, principalmente em relação à metodologia que é utilizada. Sobre isso, qual seria a maneira mais assertiva para realizar a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação?

Resposta Marcada :

De modo processual e qualitativo em uma abordagem multidimensional, utilizando diversos instrumentos de investigação para pais, professores, colegas e, principalmente, para o aluno, agregando avaliações neuropsicológicas.

PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2

 Com o amparo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1971 (Lei n.º 5/71) e com a aprovação do Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2001), o desafio da inclusão de estudantes com altas habilidades/superdotação torna-se cada vez menor. Escolha a alternativa que melhor exemplifica em que aspectos essas políticas estimulam a instituição de ensino a fazer para atender estudantes com essas habilidades.:

Resposta Marcada :

A Lei n.º 5/71 e a aprovação do Plano Nacional de Educação estimulam a escola a preparar os estudantes com altas habilidades/superdotação para seguirem o ritmo dos demais estudantes, mas sem prejuízo do seu aproveitamento escolar.

PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2

 Em uma escola que recebe alunos com altas habilidades/superdotação, é crucial ter clara a relação entre escola, currículo, diferenças e desigualdades para que os alunos sejam

atendidos de maneira plena quanto à estrutura, às práticas, às necessidades específicas de cada um com o objetivo de vencer as desigualdades. O que a escola deve fazer para suprir essas necessidades?

Resposta Marcada :

Para suprir essas necessidades, a escola deve estar preparada para receber todas as crianças sem discriminação, criando centros de atendimento educacional especializado – como salas de recursos, salas multissensoriais, atividades extracurriculares, etc. – aos alunos com altas habilidades/superdotação. Também, é preciso que a escola tenha professores capacitados para atuar no desenvolvimento global de cada aluno, tendo um olhar sensível e aguçado para perceber em que tipo de habilidade o aluno se destaca mais e como será possível desenvolvê-la adequadamente, bem como que tipo de orientação os pais precisam receber.

PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2

 Os mitos criados historicamente em relação às pessoas com altas habilidades/superdotação têm contribuído para dificultar as estratégias de atendimento a esses alunos. Considerando isso, torna- se função dos profissionais do AEE esclarecer quais são esses mitos e contribuir para que as pessoas deixem os estereótipos que apenas distorcem a real identidade da pessoa com AH/SD e dificultam o atendimento. Qual das alternativas a seguir apresenta somente mitos sobre as pessoas com altas habilidades?

Resposta Marcada :

É gênio, sabe tudo e é considerado um fenômeno raro. Tudo é fácil para a pessoa com altas habilidades, inclusive são autodidatas, ou seja, não precisam de ninguém.

PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2

 As necessidades individuais dos alunos com altas habilidades/superdotação na área da educação precisam ser atendidas em um contexto de inovação, criatividade e que valorize as diferenças. Sobre o AEE para o aluno com AH/SD, qual a alternativa correta?

Resposta Marcada :

A sala de recursos multifuncional para altas habilidades/superdotação tem materiais, equipamentos e profissional(is) especializado(s) que visa a atender às necessidades de enriquecimento curricular.

PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2

 Já está mais que claro que a família do jovem com altas habilidades/superdotação tem potencial de influência em todos os aspectos que envolvem a construção desse ser, o que inclui a formação do jovem como indivíduo que convive em sociedade. Sendo assim, o jovem com altas habilidades/superdotação pode adquirir diversas características de seus entes familiares, pois a família:

  • Total18 /

Quais são os principais mitos sobre altas habilidades?

Os mitos da superdotação.
Todos os superdotados são gênios. MITO. ... .
As pessoas com altas habilidades podem ser más alunas em certas disciplinas. VERDADE. ... .
Crianças superdotadas não precisam de ajuda. MITO. ... .
Superdotados podem ter um baixo QI. VERDADE. ... .
Superdotados são hiperativos e têm mais neurônios..

Quais as características de uma pessoa com altas habilidades?

De acordo com a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (1994, 1999), a pessoa com altas habilidades (PAH) apresenta um desempenho excepcional em uma ou mais áreas do potencial humano como: inteligência espacial, corporal, musical, linguística, lógica, interpessoal, Intrapessoal e naturalista”, acrescentou.

Qual das alternativas a seguir traz um mito sobre o aluno com altas habilidades superdotação?

A resposta correta sobre os aspectos de habilidades presentes em pessoas superdotadas é a letra E. Nesse sentido, o indivíduo é capaz de resolver questões acadêmicas, ter mais atenção e concentração, bem como boa memorização.

É correto afirmar que as pessoas com altas habilidades são aquelas que?

a) Pessoas com altas habilidades/superdotação são aquelas que apresentam notável desempenho e/ou ele-vada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual, aptidão acadêmica ou específica (por exemplo, aptidão matemática), pensamento criativo e produtivo, ca-pacidade de ...