Qual diferença entre aliche é anchova?

O peixe aliche é conhecido pela culinária

Qual diferença entre aliche é anchova?

Muito confundido com a anchova, o aliche é um peixe muito saboroso e famoso na culinária europeia. Como ingrediente principal em pizzas, massas e diversos molhos, esse peixe passa por um processo de salmoura e tem o seu nome alterado para anchova. Em consequência disso, ocorre a diferença entre os dois tipos de nomenclatura.

Além de ser muito apreciado na gastronomia, esse peixe também possui inúmeros benefícios para a saúde humana, tais como a presença de ômega 3, cálcio, vitamina A e ácidos graxos.

Por isso, seu consumo é muito recomendado em diversos pratos e acompanhamentos. Para saber mais sobre as características desse peixe, como ele é curtido em salmoura e as formas de pesca, não deixe de acompanhar este artigo.

Sobre o aliche

Qual diferença entre aliche é anchova?

O aliche é um peixe de pequeno porte e muito popular nos países europeus. Veja abaixo mais informações e detalhes sobre suas características, habitat natural, benefícios para a saúde humana e preço desta saborosa espécie.

■O que é aliche?

Em primeira instância, o aliche é um pequeno peixe de água salgada e tem como nome científico: Engraulis encrasicolus. A depender do local e cultura onde essa espécie se encontra, ela também pode ser chamada pelos seguintes nomes: Bluefish, Bocarte, Xouba, Anchois e Aladroc.

Muito presente na região da Europa, o aliche faz parte de diversos pratos da culinária local. Porém, ele pode ser facilmente encontrado na forma em conserva no mundo todo, estando presente e sendo apreciado em vários países.

■Características física do peixe aliche

O aliche é um peixe escamoso, com uma tonalidade azul em seu dorso e prateada na região do ventre e dos flancos. Ademais, ele possui como principal característica ser uma espécie de porte pequeno mesmo na fase adulta, chegando a até 40 centímetros de comprimento.

Com um corpo fino e comprido, ele possui nadadeiras laterais curtas e uma nadadeira traseira estreita, proporcionais ao formato da sua estrutura. Com tais características ele se assemelha muito a aparência da sardinha, peixe facilmente encontrado no Brasil.

■Criação de aliche

Tendo em vista que a espécie habita em grande escala os mares próximo a Europa e em alguns pontos do hemisfério sul, a criação do peixe em cativeiro não é tão comum. No entanto, é possível fazer uma boa e controlada criação e reprodução do aliche.

A criação controlada dessa espécie é simples e não demanda de muito espaço, tendo em vista que o animal atinge poucos centímetros de comprimento. Dessa forma, quando criado em cativeiro, a alimentação se dá por meio de ração à base de milho ou, então, pode ser utilizado pedaços de outros peixes pequenos.

■Benefícios do aliche

O aliche é muito recomendado para o consumo humano, pois além de ser saboroso, ele possui diversos benefícios para a saúde. Como ele é rico em ômega 3, cálcio, vitamina A e ácidos graxos, ele contribui para um bom funcionamento dos olhos, ossos, coração e evita doenças como a aterosclerose.

Além do mais, como essa espécie tem baixa quantidade de caloria e é conhecida por ser uma ótima fonte de proteína, ela contribui para uma dieta saudável e balanceada. Por tais motivos, o aliche é ideal para ser colocado em pratos e lanches no dia a dia.

■Habitat do aliche

Majoritariamente, o aliche é encontrado no Mar Mediterrâneo, no Golfo de Viscaia, na costa da Califórnia e em alguns mares do hemisfério sul, próximos da Argentina e do Chile. Dessa forma, em países em que não há incidência dessa espécie, é possível encontrar peixes similares ao aliche ou na forma mais comum: em conserva.

No caso da Europa, a Espanha é o país onde ocorre a maior procura e consumo do aliche. Em seguida, temos a Itália, Grécia e França. Por conta disso, ele acabou se tornando um alimento muito comum nessas regiões e presente em diversos pratos, como: massas, saladas e molhos.

■Preço médio do aliche

Por conta do aliche ter um tamanho relativamente pequeno em comparação com outras espécies de peixes e por ser facilmente encontrado em cardumes, ele não possui tanto valor comercial quanto o salmão e o bacalhau, por exemplo.

No entanto, como aqui no Brasil este produto ocorre de forma importada, o valor tende a ser mais alto. Por isso, você poderá encontrar facilmente no mercado o aliche em forma de conserva. Assim, em média, o pote com 90 gramas do filé dessa espécie tem um preço de 50 reais.

Aliche na gastronomia

Qual diferença entre aliche é anchova?

Por passar por um processo de salgamento, o aliche possui um sabor salgado e marcante. Dessa forma, ele é muito utilizado na alimentação em: petiscos, lanches, molhos e temperos. A seguir, você encontrará mais detalhes e dicas de como ele pode ser utilizado na cozinha e o porquê dele passar pelo processo de salmoura.

■Qual a diferença entre aliche e anchova?

A partir do instante em que o aliche é curtido em salmoura, ele passa a ser identificado como anchova. Em outras palavras, a diferença entre os dois termos é que o aliche está “in natura” e a anchova se refere a espécie quando está salgada, para uso em conserva.

Assim, a anchova pode ser produzida de duas maneiras: artesanalmente ou industrialmente. A diferença é percebida no consumo, pois no primeiro caso ela é menos salgada e com menos espinhas, já na segunda forma, ela possui uma textura mais mole. Ao todo, você poderá encontrar a anchova em tiras e enlatadas nos mercados e comércios locais.

■Onde é usado na culinária?

Diferente de outros peixes, por ele passar por um processo de salmoura, o aliche possui um sabor mais salgado e gosto marcante. Ademais, na forma em conserva, ele pode ser encontrado em latas e vidros embebidos com com óleos, azeites e até com alguns temperos, como por exemplo a pimenta.

Por estar muito presente na Europa, principalmente na costa italiana, o aliche é amplamente utilizado em diversos pratos da Itália. Seja em saladas, massas ou como acompanhamento, ele faz parte de diversas receitas famosas como: o Spaghetti putanesca, a pizza Pissaladiére e o molho Sardella.

■Porque o aliche é tão salgado?

O aliche é salgado devido ao processo que ele passa de salmoura, parecido com o bacalhau. Nesse processo, ele é salgado e armazenado em tonéis por um período de seis a até doze meses em conservação. Em seguida, ele é dessalgado, removido as espinhas e enlatado com azeite.

O procedimento ocorre para que o produto tenha um prazo de validade maior do que se estivesse na forma natural. Dessa forma, torna- se mais fácil a importação do peixe e sua venda no comércio, em países onde não ocorre a incidência desta espécie.

■Petiscos e lanches com aliche

Tendo em vista que na forma de anchova este peixe já vem salgado e pronto para uso, o aliche é utilizado facilmente para compor aperitivos e lanches. Como exemplo, ele é acrescentado em: saladas, antepastos, acompanhamento de pães e massas e até como tempero de carne. Não obstante, ele é um dos ingredientes principais da salada francesa Niçoise.

Para você utilizar o peixe em lanches, coloque a anchova misturada com um fio de azeite e mergulhe uma fatia de pão. Caso deseje acrescentar mais sabor, você pode incluir folhas de louro e sal a gosto. Por fim, esse peixe também é consumido em refeições na forma frita, grelhada ou assada.

■Molhos e pastas com aliche

Com o seu sabor particularmente salgado, o aliche é uma excelente opção para oferecer um toque mais forte e presente em antepastos e pastas. Por isso, ele é muito utilizado na forma de molho como acompanhamento de pães, macarrão e pizzas. Sendo o molho putanesca uma das mais famosas misturas com o peixe.

Caso você deseje fazer esse delicioso e tradicional molho italiano putanesca, misture 1 filé de anchova com: duas colheres de sopa de azeite de oliva, uma cebola picada, um dente de alho picado, meia xícara de chá de alcaparras, meia xícara de chá de azeitonas, 1 lata e meia de molho de tomate, salsinha, manjericão, sal e pimenta a gosto.

Como pescar aliche

Qual diferença entre aliche é anchova?

Além de conhecer as características do peixe, saber os equipamentos de pesca, iscas e redes apropriadas é fundamental no momento de fisgá-lo. Portanto, veja abaixo mais detalhes de como fazer uma boa pesca do aliche.

■Equipamentos para a pesca do aliche

A melhor forma de se pescar o aliche é por pesca de arremesso em áreas rochosas, principalmente em regiões com arrebentação de maré. Por isso, para tornar sua experiência mais agradável, é altamente recomendável utilizar equipamentos corretos na hora da pesca.

O ideal é utilizar varas, linhas e molinetes ou carretilhas resistentes para evitar que os equipamentos se danifiquem ao longo da pesca. Para tanto, utilize varas de 6,6 a 7 pés ou 1,9 a 2,1 metros e linhas de resistência de 20 até 40 libras de multifilamento. Além disso, por ser uma pescaria de longos arremessos, o molinete deve ter capacidade para, no mínimo, 100 metros de linha.

■Iscas artificiais e naturais

Além de fazer um bom arremesso, para capturar o aliche é necessário utilizar boas iscas para atrair essa espécie e ter uma pesca bem sucedida. Por isso, para ter uma ótima pesca, dê preferência às iscas artificiais de superfície, como pencil popper ou zaras.

Caso você prefira iscas naturais, utilize filetes de parati, tainha ou sardinha, pois são muito atraentes para o aliche. Ademais, para chamar atenção do peixe, esconda todo o anzol com a isca e deixe uma parte da isca natural solta. Por fim, após o arremesso, dê toques curtos e enrole lentamente a linha para atrair a espécie.

■Redes de pesca

Devido ao pequeno porte do aliche, a rede de pesca é um equipamento muito utilizado por pescadores mais experientes, tanto na pesca industrial quanto na pesca artesanal. Por isso, como forma mais eficiente e rápida de capturar esta espécie, é mais comum encontrar embarcações no mar utilizando este método.

A partir de 10 metros de comprimento, com o tipo de nó de multifilamento e feito de malha, é possível encontrar redes resistentes e com rápido afundamento para cercar um cardume de aliche. Dessa forma, ela se torna mais vantajosa do que a pesca tradicional, com vara e iscas.

A pesca do aliche é mais comum em rede do que por vara!

Qual diferença entre aliche é anchova?

Como vimos, existe uma confusão de nomenclaturas quando se trata da diferença entre o aliche e a anchova. Mas em resumo, o primeiro se trata da espécie natural e o outro é nome dado para o peixe depois de preparado em um longo período de salmoura e em conserva.

De qualquer forma, o aliche é um peixe saboroso e muito apreciado na cozinha, em aperitivos, massas e diversos molhos. Sobretudo, este peixe possui inúmeros nutrientes dos quais contribuem para a saúde humana, baixa quantidade de calorias e é uma excelente fonte de proteína. Dessa forma, seu consumo é altamente recomendado.

Devido ao pequeno porte do aliche, a forma mais comum de pescar essa espécie é por meio de redes de pesca em alto mar ou em regiões com arrebentações de maré. No entanto, é possível fazer uma boa pesca utilizando equipamentos de pesca esportiva. Por isso, aproveite essas dicas para pescar e apreciar este delicioso peixe.

Qual peixe é feito o aliche?

Também denominado Anchois, Boqueron, Bocarte, Xouba, Seito ou Aladroc, o Aliche é um peixe azul que pode ser encontrado no Mediterrâneo, nas costas da Califórnia, do Chile e da Argentina. Medindo no máximo 10 centímetros, o maior responsável pela sua pesca é Espanha, seguida pela Itália, Grécia e França.

Por que aliche é caro?

Em todo o mundo, o peixe anchovado, aliche, sardinha, anchoita é muito caro porque seu processo de fabricação é artesanal. A matéria-prima demora alguns meses para ser anchovada.

O que é o que é aliche?

O que muitos não sabem é que o Aliche passa por um processo de salmora parecido com o Bacalhau. Neste caso, ele é salgado e armazenado em toneis por um período que varia de seis a doze meses. Depois, ele é dessalgado, filetado, retira-se as espinhas e enlata com azeite.

Qual o sabor de aliche?

Diferente de outros peixes, por ele passar por um processo de salmoura, o aliche possui um sabor mais salgado e gosto marcante. Ademais, na forma em conserva, ele pode ser encontrado em latas e vidros embebidos com com óleos, azeites e até com alguns temperos, como por exemplo a pimenta.