Qual diferença entre estabilizador e nobreak

Qual diferença entre estabilizador e nobreak

Você sabe qual a diferença entre nobreak e estabilizador? Não? Neste post iremos falar um pouquinho sobre esses aparelhos que fazem parte do nosso dia a dia. Além disso, mostraremos as vantagens e desvantagem e a diferença de cada um, facilitando assim, na hora de adquiri-lo.

Qual a diferença entre nobreak e estabilizador?

Nobreak e estabilizador tem a mesma função, isto é proteger os equipamentos em oscilações de energia. Essa proteção se dá através da normalização das tensões altas e baixas recebidas na rede elétrica. Mas qual a diferença entre eles?

Estabilizador é um equipamento utilizado, normalmente, para ligar computadores, impressoras e até mesmo alguns modelos de caixa de som. A função do estabilizador é gerar a proteção contra as oscilações de energia dos equipamentos ligados a ele.

Já o nobreak tem a mesma função que o estabilizador, a única diferença é que o nobreak tem baterias internas. Por exemplo, quando ocorre alguma queda  elétrica, o nobreak continua funcionando por um certo período, evitando de perder algo importante que estava fazendo no computador. Dessa forma, o usuário tem a opção de salvar o que estava fazendo e desligar o computador de forma segura. A maioria dos nobreaks conta com um tempo de mais ou menos 15 minutos para ser utilizado até que a bateria acabe.

Existem vários modelos de nobreak, entre eles temos:

  • Nobreak Online Dupla Conversão – Usado bastante para hospitais, clínicas, máquinas super sensíveis, como por exemplo: Ultra som mais modernos, raios-x, entre outras.. Ou seja, esse tipo de nobreak é indicado para uso com geradores.
  • Nobreak Linha-Interativa – Usado para empresas, com 2 computadores ou mais e alguns servidores simples.
  • Nobreak Standby (off-line) – Uso caseiro, para 1 computador.

Dessa forma, visto qual a diferença de cada um, vamos citar algumas vantagens e desvantagens desses aparelhos:

Estabilizador

As vantagens do estabilizador é que ele protege os aparelhos contra as oscilações de energia e o seu preço comparado com o nobreak, é bem mais acessível. Já a desvantagem é que em uma queda de energia o computador irá desligar porque o estabilizador não tem bateria interna.

Nobreak

 Já as vantagens do nobreak, é que em caso de queda de energia, o nobreak pode durar em média de 15 minutos ligado, dependendo dos componentes do computador, podendo assim salvar o que estava fazendo antes de desligar. Sem contar que ele também protege o computador de queimar contra a oscilação de energia. Desde que, não seja superior da  suportada pelo aparelho. E as desvantagens é que além do valor dele ser mais caro, em comparação com o estabilizador, a bateria do nobreak dura em média de 2 a 3 anos, assim sendo necessário a troca da bateria depois desse período.

Portanto, agora que explicamos a diferença de cada aparelho e a utilidade de ambos, fica mais fácil analisar qual se encaixa na sua necessidade quando for adquirir.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário e interaja conosco.

Entre também em nosso site e confira as Soluções  que a Mgtek oferece.

Confira nosso post Roteador: Gerando conectividade com outros dispositivos.

Você sabe quais são as diferenças entre estabilizador e nobreak? Mais do que isso, você sabe para que serve um estabilizador e um nobreak? Não? Com o objetivo de te ajudar a entender as funções de cada um desses equipamentos eletrônicos é que preparamos este post.

As dúvidas são comuns, afinal a área da tecnologia conta com muitos itens e cada um com funções diferentes, por isso entender as diferentes entre um estabilizar e nobreak é fundamental, pois isso te dará segurança na hora de adquirir aquele que resolverá a sua necessidade.

Para te ajudar, vamos a partir de agora explicar o que é um estabilizador, o que é um nobreak e o que diferencia um do outro. Confira!

O que é estabilizador?

Proteção. Essa é a função principal de um estabilizador. Isso, porque a tensão da rede elétrica vem de forma variada e o estabilizador leva até os equipamentos eletrônicos a energia estabilizada. Como estão sujeitas a inúmeros problemas, como queda de energia e variações, essas oscilações podem danificar os aparelhos.

O fusível de proteção, da chave seletora da tensão da rede, de tomadas de saída e de uma chave que liga e desliga são os equipamentos que dão ao estabilizador a capacidade de nivelar a voltagem da rede e da tensão elétrica de forma que, diante dos picos de energia, os aparelhos não sejam afetados, porque os estabilizadores agem com o objetivo de regular a voltagem recebida em cada aparelho.

O que é nobreak?

Também chamado de Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês, o nobreak é um aparelho que tem o poder de regular tanto a voltagem quanto a pureza da energia que será destinada aos aparelhos que tem conexão com ele.

Além disso, é ele que mantêm funcionando os dispositivos, caso aconteça uma queda de luz. Ele tem essa característica, por possui uma bateria.

Quais as diferenças entre estabilizador e nobreak?

Agora que você já entendeu o que é um estabilizador e o que é um nobreak, vamos listar as diferenças entre estabilizador e nobreak.

Para começar, precisamos explicar que a presença da bateria no nobreak serve para que a pessoa tenha tempo de salvar, fechar todos os arquivos abertos e, ainda, desligar a máquina, pois ela dura em média 15 minutos. As baterias que são colocadas em um nobreak duram de dois a três anos de acordo com o modelo.

Assim como o nobreak, o estabilizador tem a função de proteger os equipamentos frente as oscilações de energia que podem acontecer, porque eles mantêm os níveis elétricos sempre estáveis, pois assim os aparelhos conectados a ele permanecem funcionando.

No entanto, os nobreaks fazem com que o equipamento funcione mesmo sem energia elétrica, mas o estabilizador tem a função apenas de nivelar a energia elétrica.

Agora que você já conhece as diferenças, ficou claro que o nobreak é a melhor opção para utilizar em seus equipamentos eletrônicos.

Esperamos que nosso texto tenha te ajudado com essas informações e sempre que precisar, lembre-se de adquirir somente produtos de alta qualidade, mas se for fazer a manutenção de nobreak, é fundamental buscar uma empresa que tenha experiência no serviço.

Aproveite que você está se informando sobre o tema, que tal descobrir os motivos para comprar um nobreak?

O que é melhor no break ou estabilizador?

É importante entender que o nobreak e o estabilizador, embora sejam parecidos, cumprem papéis diferentes. Se você não precisa que os seus equipamentos permaneçam ligados à energia elétrica 100% do tempo, mas ainda quer protegê-los de picos de tensão, o estabilizador para PC é a melhor escolha para você.

Por que não é bom usar estabilizador?

O uso do estabilizador prejudica a fonte dos computadores e equipamentos eletrônicos porque em troca de uma suposta “estabilidade” da tensão seus relés (Relé: dispositivo mecânico para chaveamento do circuito) ficam abrindo e fechando (fazendo tlec) interrompendo o fornecimento de energia para o computador por vários ...

Qual a principal vantagem de um nobreak em relação a um estabilizador?

A diferença entre um nobreak e um estabilizador é a sua aplicação. O primeiro fornece uma fonte de alimentação ininterrupta para evitar danos e ainda oferece um backup de energia, enquanto o último garante que o equipamento receba a tensão correta e mantenha os equipamentos protegidos contra riscos elétricos.

Quais as vantagens e desvantagens na utilização de estabilizador e nobreak?

As vantagens do estabilizador é que ele protege os aparelhos contra as oscilações de energia e o seu preço comparado com o nobreak, é bem mais acessível. Já a desvantagem é que em uma queda de energia o computador irá desligar porque o estabilizador não tem bateria interna.