Qual é a diferença de um ponto material para um corpo extenso?

Cinemática Escalaré o ramo da Física, especificamente da Mecânica, que estuda o movimento realizado pelos corpos sem se preocupar com suas causas.

Ponto material

É todo corpo cujas dimensões são desprezíveis em relação a um dado referencial.

Exemplo: um transatlântico atravessando o Oceano Pacífico torna-se uma partícula quando comparado à dimensão do oceano. Essa partícula não impede que algum tipo de estudo seja feito nesse oceano.

Corpo Extenso

É a interferência de um corpo cujas dimensões atrapalham o estudo de determinado fenômeno.

Exemplo: o mesmo transatlântico do exemplo anterior, agora ancorado em um porto. Para esse caso, as dimensões do transatlântico não podem ser desprezadas, porque agora estão sendo comparadas às dimensões do porto.

Referencial

Também conhecido como sistema de referência, é um corpo ou um ponto que adotamos como referência para analisar determinado fenômeno. O referencial que adotamos com maior frequência é a Terra.

Repouso

O repouso acontece sempre que um corpo não muda a sua posição em relação a um dado referencial.

Exemplo: uma pessoa sentada dentro de um ônibus encontra-se em repouso em relação à outra pessoa dentro do mesmo ônibus.

Movimento

Movimento existe quando o corpo analisado muda de posição no decorrer do tempo em relação a um dado referencial.

OBS.: Não existem repouso e movimento absolutos, pois tudo depende do referencial adotado.

Trajetória

É uma linha formada pela união de todas as posições que podem ser ocupadas por um móvel durante o seu movimento. Essa trajetória também depende do referencial adotado. Em resumo, trajetória é o caminho descrito pelo móvel.

Exemplo: Um avião apresenta velocidade constante. Em determinado momento, ele abandona uma carga qualquer. Essa carga cairá obedecendo a uma trajetória, mas a trajetória apresentada pela carga em queda livre dependerá do observador. Nesse caso, ele é o referencial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para um observador dentro do avião, a carga abandonada terá uma trajetória retilínea, ou seja, uma trajetória em linha reta. Já para um observador na Terra, a trajetória do objeto será curvilínea, ou seja, a trajetória será uma curva.

Espaço de um móvel

É um número real que permite a localização do móvel em sua trajetória, ou seja, é o valor algébrico da distância entre o móvel e a origem dos espaços.

Deslocamento vetorial

É a medida que representa a distância entre a posição inicial e final, ou seja, é a mudança de posição de um móvel sobre uma trajetória.

Distância percorrida

É a soma dos valores absolutos dos deslocamentos parciais.

Velocidade escalar média

É a rapidez em que o móvel realiza um percurso. Matematicamente, é representada pela equação:

Qual é a diferença de um ponto material para um corpo extenso?

Vm = velocidade média;

ΔS = variação do espaço;

Δt = variação do tempo.

Velocidade escalar instantânea

É a rapidez em que o móvel realiza um percurso em determinado instante, ou seja, em um tempo específico, não havendo variações para esse tempo.

Movimento uniforme

O movimento uniformeocorre quando o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais, obedecendo à regra de que a velocidade instantânea é igual à velocidade média em qualquer intervalo de tempo.

Função horária das posições

É uma equação matemática do 1º grau que calcula a posição do corpo no decorrer do tempo sobre uma determinada trajetória.

Qual é a diferença de um ponto material para um corpo extenso?

S = espaço final

So = espaço inicial

v = velocidade

t = tempo

Sentido Progressivo

Quando o móvel se desloca no mesmo sentido crescente da trajetória indicada.

Sentido Retrógrado

Quando o móvel se desloca no sentido contrário ao indicado pela trajetória.


Por Talita A. Anjos
Graduada em Física

Qual é a diferença de ponto material e corpo extenso?

Qualquer corpo pode ser considerado um ponto material, dependendo da comparação que se faça. Já o corpo extenso é quando o tamanho do corpo depende das dimensões do objeto, ou seja, ele é ao contrário do ponto material.

O que é ponto corpo extenso?

Corpo extenso: É todo corpo cujas dimensões são comparáveis às escalas envolvidas. Nesse caso, elas não podem ser desprezadas. Alguns exemplos: A Terra em relação à Lua; o movimento de um caminhão saindo de uma garagem; uma pessoa entrando em uma balsa etc. → Referencial: É o sistema de referência adotado.

O que significa um ponto material?

Define-se ponto material como sendo um objeto cujas dimensões não são importantes no estudo do movimento. Note que essa definição não está afirmando que, para ser um ponto material, um objeto deva ser obrigatoriamente pequeno.

O que é ponto material e corpo rígido?

O equilíbrio do ponto material e dos corpos rígidos somente será estabelecido se a somatória das forças que atuam sobre o ponto ou o objeto for nula. Consideramos como ponto material um corpo cuja dimensão tenha tamanho desprezível em relação a um determinado referencial.