Qual é a diferença entre escala numérica e escala gráfica

Tipos de escala: entenda o que são e quais as diferenças | Stoodi

  • Qual a diferença entre escala gráfica e numérica?
  • Escala numérica
    • Exemplo de escala numérica:
  • Escala gráfica
    • Exemplo de escala gráfica:

Qual é a diferença entre escala numérica e escala gráfica

 Para ler mapas e mandar bem na cartografia, entenda os principais conceitos de Geografia Física 

Qual a diferença entre escala gráfica e numérica?

Nós já mostramos a você o que é escala, explicamos a sua definição e ensinamos a identificar quando ela é uma escala grande e uma escala pequena. Hoje, você verá quais são os tipos de escala que existem e quais suas principais diferenças.

Existem dois tipos de escala, a gráfica e a numérica. A partir desses formatos, nós vamos conseguir estabelecer uma relação entre o comprimento dos objetos de estudo em um mapa e no mundo real.

Escala numérica

Qual é a diferença entre escala numérica e escala gráfica

A escala numérica estabelece a relação entre o comprimento no mapa e a distância no terreno por meio de número.

Exemplo de escala numérica:

1:100.000

Uma escala numérica de 1 para 100 mil significa que cada centímetro no mapa corresponde a 100 mil centímetros no mundo real.

“Por padrão, a gente sempre usa a unidade de medida ‘centímetro’ quando estamos lidando com uma escala numérica”, afirma o professor de Geografia do Stoodi, Érico.

O professor lembra que 100 mil centímetros equivalem a um quilômetro – então a cada centímetro de mapa, teremos um quilômetro no mundo real.

1 km

1000 m

100.000 cm

Escala gráfica

Outro tipo de escala é a escala gráfica. Nesse caso, a gente vai utilizar um segmento de reta graduada para estabelecer a relação entre o mapa e a vida real

Exemplo de escala gráfica:

|———|

CADASTRE-SE E GARANTA O STOODI AGORA!

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

0        1 km

Se esse exemplo aparecer em um mapa e a medida desse segmento for 1 centímetro, significa que 1 cm  no mapa equivale a um quilômetro na vida real.

– Por que se usa a escala gráfica se ela parece mais difícil?

O professor Érico explica que se você fizer uma ampliação ou uma redução do mapa, não corre o risco de distorcer as informações. Por exemplo, digamos que você tirou uma cópia de um mapa e ele saiu um pouco maior que o normal.

Se você tiver apenas a escala numérica no mapa, você vai pegar a régua e encontrar a informação errada. Já com a escala gráfica, você sabe que a reta equivale àquele número, e essa distância sempre será proporcional ao mapa.

“Geralmente os mapas apresentam as duas escalas juntas para ficar mais preciso e confiável”, finaliza o professor.

Agora que já sabe a diferença e a importância da escala gráfica e numérica, veja estes posts que você também pode gostar:

Geografia: tudo sobre Escala para você mandar bem no Enem

12 Filmes para quem ama Geografia

Geografia no Enem: O que mais cai na prova?

Gostou do conteúdo apresentado? Veja essa e outras dicas no site do Stoodi e se prepare para encarar o Enem e principais vestibulares.

Qual é a diferença entre escala numérica e escala gráfica

Qual a diferença entre a escala gráfica e A numérica?

A escala nos ajuda a compreender os mapas e entender as medidas entre os territórios representados. Existem dois tipos de escalas cartográficas: numérica e gráfica. A escala numérica expressa o valor em números, enquanto a gráfica utiliza tanto números como uma linha horizontal.

Qual a diferença entre escalas grandes e numéricas?

Escala grande é quando estou cada vez mais próximo do mundo real. Por isso que o número vai diminuindo. Exemplo: planta de uma casa e o mapa de um bairro. Escala pequena é quando estou me afastando do objeto real, por isso que o número vai aumentando.

Qual e a diferença entre a escala geográfica e escala cartográfica?

É importante diferenciar a escala cartográfica da escala geográfica, a escala cartográfica é a razão proporcional entre o espaço real e a representação gráfica dele. Quanto menor a localidade a ser representada, maior será a escala cartográfica pois será menor a redução e, portanto, mais detalhes serão representados.

O que representa a escala gráfica?

A escala gráfica é a representação gráfica de distâncias do terreno sobre uma linha reta graduada.