Qual é a diferença entre patrimônio familiar e patrimônio histórico e cultural?

Patrimônio, segundo o dicionário, significa ‘herança familiar’ ou ‘conjunto de bens familiares’, logo, patrimônios culturais estão diretamente ligados ao que importa para a cultura e a vida de determinada sociedade, representando portanto a sua identidade. Basicamente, podem ser divididos em materiais e imateriais.

O que é Patrimônio Cultural

Desde a constituição de 1937, se discute sobre o que é Patrimônio Histórico e Cultural no Brasil. Segundo o Decreto de Lei nº 25, no artigo 1º do documento lançado naquele mesmo ano, o conceito descrito é:

“Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico. ”

Logo, podemos definir como patrimônio cultural todos os bens – sejam eles materiais ou imateriais – que tem uma importância histórica ou cultural para um grupo de pessoas, ou até mesmo o país.

Tipos de Patrimônio Cultural

Nesse sentido, podemos dividir os patrimônios em alguns grupos: culturais, artísticos e naturais. Dentro dos culturais, é possível separar em dois grandes grupos: materiais e imateriais.

Patrimônio Cultural Material

Constitui todos os bens materiais considerados tangíveis de um povo. Ou seja, museus e outras obras arquitetônicas, esculturas, pinturas, sítios arqueológicos, bibliotecas e outros que possuam valor histórico e cultural.

Como exemplo de patrimônios materiais no Brasil temos:
– Centro Histórico de Olinda em Pernambuco;
– Santuário de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas Gerais;
– Ruínas de São Miguel no Rio Grande do Sul;
– Centro Histórico de Ouro Preto;
– Centro histórico de Salvador.

Patrimônio cultural Imaterial

Indo de contraponto ao material, o patrimônio cultural imaterial considera todos os bens intangíveis de um povo. Como intangíveis podemos pensar em tudo aquilo que não necessariamente podemos tocar, mas fazem parte da história e da cultura.

Logo, dentro dos bens imateriais, temos: danças, rituais, a gastronomia típica, manifestações literárias, músicas e todas as outras expressões simbólicas de determinada sociedade.

Alguns dos patrimônios imateriais do Brasil são:
– Literatura de Cordel;
– Frevo;
– Carimbó;
– Capoeira;
– Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim.

Como são escolhidos os locais considerados Patrimônios Culturais da Humanidade

Para ser tombado – ou seja, considerado – como Patrimônio Histórico e Cultural da Unesco, o objeto precisa atender a alguns pré-requisitos específicos como:
– O objeto precisa ser classificado em pelo menos uma das categorias: natural, cultural ou misto;
– O cultural precisa ter valor histórico, científico, estético e arqueológico;

Uma vez tombada, os bens materiais e imateriais são incluídos em uma lista mundial da UNESCO que já conta com mais de 1000 itens ao redor do mundo, e a organização se compromete a oferecer assistência internacional visando a proteção e conservação de cada um.

Alguns dos patrimônios culturais muito conhecidos ao redor do mundo são:
– Machu Picchu no Peru;
– Taj Mahal na Índia;
– Grand Canyon nos EUA;
– A Grande Muralha da China;
– Acrópoles de Atenas na Grécia.

Gostou de conhecer mais sobre os patrimônios culturais e seus diferentes tipos? Então, não perca nossos próximos artigos por aqui.

O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Fontes:
https://cbhsaofrancisco.org.br/noticias/cultura_blog/patrimonio-cultural-o-que-e-e-os-tipos/
https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/o-que-e-patrimonio-cultural
https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/patrimonios-culturais-da-humanidade-unesco-brasil/

História, 15.08.2019 04:30

sobre os avanços tecnologicos produzidos entre os séculos xviii xxi pesquise e preencha o quadro abaixo informando quais foram esses avanços, energia: século xviii, século xix, século xix, século xxi indústria: século xviii, século xix, século xix, século xxi transporte: século xviii, século xix, século xix, século xxi comunicação: século xviii, século xix, século xix, século xxi medicina: século xviii, século xix, século xix, século xxi

Respostas: 2

Mostrar

Qual é a diferença entre patrimônio familiar e patrimônio histórico e cultural?

Diferença entre o Patrimônio Histórico e Patrimônio Cultural Enquanto o Patrimônio Histórico está relacionado à bens materiais e naturais, o Patrimônio Cultural pode ser dividido em Patrimônio Cultural Material e Patrimônio Cultural Imaterial.

O que é um patrimônio da família?

O patrimônio familiar é uma composição de bens que pertencem a uma família e cria uma estrutura sólida financeira, o que resulta em estabilidade e segurança no âmbito financeiro. Geralmente, esse patrimônio é passado através da gerações, sendo também uma herança.

O que é patrimônio histórico cultural?

De acordo com o Brasil Escola, o termo patrimônio histórico cultural diz respeito a tudo que é produzido, material ou imaterialmente, pela cultura de determinada sociedade que, devido à sua importância, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a humanidade.

É um patrimônio histórico?

O patrimônio histórico representa os bens materiais ou naturais que possuem importância na história de determinada sociedade ou comunidade. Pode ser prédios, ruínas, estátuas, esculturas, templos, igrejas, praças, ou até mesmo parte de uma cidade, por exemplo, o centro histórico.