Qual é a importância de cada estação do ano?

Divididas entre verão, outono, primavera e inverno, as estações estão relacionadas a inclinação da Terra. Entenda!

As estações acontecem por causa da inclinação da Terra em relação ao Sol e do movimento de translação que a Terra faz ao redor do astro. Conforme a Terra gira, os hemisférios norte e sul experimentam estações opostas. Aí, quando é inverno no hemisfério norte, é verão no sul, e quando é primavera no norte, é outono no sul. As estações são mais definidas nas regiões de clima temperado — nas regiões tropicais e subtropicais, como é o caso do Brasil, muitas características não aparecem.

Tempo de calor

No verão, os dias são mais longos do que as noites. Com o maior período de exposição aos raios solares, as temperaturas médias aumentam. Neste período, há mais chuva — o céu pode ficar nublado e com nuvens pesadas por causa das águas dos rios e mares que são transportadas para a atmosfera em forma de vapor. O verão costuma ser o período das férias escolares. As praias e clubes estão sempre cheios e as cidades turísticas recebem muitos visitantes.

Natureza em atividade

No verão, o calor do sol favorece o crescimento e amadurecimento de grãos e frutos, e as árvores ficam verdes e cheias de flores e frutas. Alguns alimentos que aparecem em abundância no verão são abacate, abacaxi, banana, goiaba, limão, manga, uva, batata, alface, tomate e cebola. Nessa estação do ano, os animais estão em plena atividade.

O verão inicia aproximadamente em 21 de junho no hemisfério norte e 21 de dezembro no hemisfério sul.

Cheio de folhas

Quando o outono chega, os dias voltam a ter a mesma duração das noites. A temperatura e a umidade do ar diminuem, mas o frio não é tão intenso quanto no inverno. Com o passar do tempo, os dias vão ficando cada vez mais curtos. Nos países mais frios, é no outono que começam os nevoeiros. O outono é uma estação muito bonita — as folhas das árvores ficam secas e caem, deixando o chão dos parques e jardins todo coberto por um tom alaranjado.

Reserva de nutrientes

É durante o outono que ocorrem a maioria das colheitas agrícolas. Nessa época, os produtos que foram cultivados já estão desenvolvidos. As árvores reabsorvem os nutrientes das folhas, que ficam secam e caem no chão — no lugar delas, surgem novas folhas. Os frutos estão maduros e também caem das árvores. No outono, os animais começam a se preparar para o inverno, estocando alimento para que nada falte na estação mais fria do ano.

O outono começa por volta de 23 de setembro no hemisfério norte e 20 de março no hemisfério sul.

Qual é a importância de cada estação do ano?

Que frio!

O inverno é caracterizado pela queda da temperatura — em algumas regiões, são comuns as temperaturas abaixo de zero grau Celsius. Em lugares mais frios, a neve costuma cair, cobrindo o chão e as plantas. Quanto mais próxima dos polos a região for, mais fará frio durante o inverno. A incidência de raios solares é menor durante o inverno, por isso as noites são mais longas do que os dias.

Poupando energia

As árvores perdem as folhas para manter a pouca quantidade de água que possuem. Em regiões de extremo frio, algumas espécies de animais, como o urso polar, hibernam para manter a energia e reduzem a atividade metabólica. Algumas espécies de aves migram para o outro hemisfério, onde ocorre o verão, em busca de alimentação e temperaturas elevadas.

O inverno tem início em 21 de dezembro no hemisfério norte e 21 de junho no hemisfério sul.

Clima agradável

Na primavera, a temperatura costuma ser amena. Ela vai aumentando aos poucos, de acordo com a aproximação do verão. No Brasil, no final da primavera, a temperatura e a umidade aumentam e começam as pancadas de chuva. Nessa estação, o dia e a noite têm a mesma duração — com o passar do tempo, o dia vai ficando maior, com o aumento da incidência dos raios solares no hemisfério.

Mundo colorido

A primavera é conhecida como a estação das flores — é nessa época que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. As árvores ficam bonitas e cheias de cores. Os animais estão ativos e muitas espécies procuram parceiros para acasalar — nesse período há mais alimento para as fêmeas e para os filhotes.

A primavera começa por volta de 20 de março no hemisfério norte e 20 de setembro no hemisfério sul.

Consultoria: Ailton Luchiari (professor do Departamento de Geografia da USP) e Mario Festa (especialista de laboratório da estação meteorológica do IAG-USP).

Porque as estações do ano são importantes para a vida das pessoas?

As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.

Como se comemora a chegada da primavera na escola?

Durante os eventos, os alunos fizeram apresentações musicais e de dança, além de encenações com temas alusivos à primavera. Atividades de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente também estão integradas na programação especial do período.

Qual é a importância das estações do ano para as atividades humanas?

As estações do ano estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento das atividades humanas, como a agricultura e a pecuária. Além disso, determinam os tipos de vegetação e clima de todas as regiões da Terra. E são opostas em relação aos dois hemisférios do planeta (Norte e Sul).

Qual a importância das estações do ano para o meio ambiente?

No Brasil nem todas as cidades tem estas estações bem definidas, mas em resumo: No inverno a vegetação está ociosa, congelada e ociosas. Na primavera as plantas voltam a crescer. No verão as plantas crescem.

O que o outono nos ensina?

No Outono, as plantas deixam suas folhas caírem para reservar mais energia para enfrentar o Inverno. Com menos luz, menos chuva (água), menos calor, as plantas sabem que devem se livrar do que lhes exige muita energia. Essa sabedoria da natureza deveríamos trazer para nossas vidas.

Quando é cada estação do ano?

Primavera: de 20 de março a 21 de junho. Verão: de 21 de junho a 23 de setembro. Outono: de 22 ou 23 de setembro a 22 de dezembro. Inverno: de 22 de dezembro a 20 de março.

Como é a estação do inverno?

O inverno é a estação mais fria do ano. Durante os três meses de sua ocorrência, as noites são mais longas e os dias mais curtos devido ao ângulo de inclinação do planeta, diminuindo a incidência de raios solares nesse período. A principal característica do inverno: frio extremo.

O que simboliza o inverno?

O inverno é uma das quatros estações do ano e representa o período em que as temperaturas caem e ocorre noites mais longas e dias mais curtos. ... Com início no fim do outono, o tempo frio traz baixas temperatura, chuvas e, em alguns lugares do mundo, nevadas.

Qual a importância de cada estação do ano?

As estações do ano marcam o tempo de plantar e o tempo de colher. Na primavera, por exemplo, inicia o momento de colheita das lavouras de inverno no sul do Brasil. Também é a hora de preparar o plantio das culturas de verão.

Qual e a importância das estações do ano para as atividades humanas?

As estações do ano estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento das atividades humanas, como a agricultura e a pecuária. Além disso, determinam os tipos de vegetação e clima de todas as regiões da Terra.

Quais são as características de cada estação do ano?

Início das estações do ano no Hemisfério Sul – 2020.

Qual o significado de cada estação?

O verão se caracteriza por ser a estação em que se recebe mais luz solar. Já o inverno é a estação em que se recebe menos luz. O outono e a primavera são estações intermediárias, nesses períodos os dois hemisférios da Terra, norte e sul, recebem praticamente a mesma quantidade de luz.