Qual é a importância do louvor na igreja?

A IMPORTÂNCIA DE LOUVAR A DEUS

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

2020: ANO DA TRANSFORMAÇÃO

Célula de Multiplicação –  30.08.2020

Tema: A IMPORTÂNCIA DE LOUVAR A DEUS 

Agosto: “Minha vida está nas mãos de Deus e Ele me restaurará”

Texto: Salmos 8:2

INTRODUÇÃO

O homem foi criado para adorar a Deus. Quando Satanás viu a comunhão íntima que o homem desfrutava com seu Criador, cheio de inveja, quis destruir essa relação e canalizar essa necessidade humana em benefício próprio, para que o homem se rendesse ante ele. Astutamente, passou-lhe a idéia de que se comesse do fruto proibido, seria como Deus. Satanás sabia que se o homem aceitasse essa proposta, ficaria completamente separado de Deus e entraria em seu terreno, sujeitando-se ao seu domínio, já que somente o pecado separa o homem de Deus.

Quando Satanás tentou o Senhor, uma de suas propostas foi: “Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares”. Então Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto” . (Mateus 4:10)

Podemos notar, então, que o Senhor diz ao adversário que a adoração é exclusiva de Deus e não se pode dar a nenhuma outra pessoa. Tampouco se pode adorar nenhum objeto, símbolo ou imagem. A adoração pertence única e exclusivamente a Deus e a ninguém mais.

1.  Quando devemos louvar a Deus

Nosso coração sempre deveria estar disposto a expressar gratidão e louvor ao nosso Deus, não só por nos haver salvado mas também por cada uma das bênçãos que derramou sobre nossa vida.

“Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para todo o sempre!” (Salmos 145:2). 

“Bendirei o SENHOR o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão. Minha alma se gloriará no SENHOR; ouçam os oprimidos e se alegrem” (Salmos 34:1-2). 

2.  Como devemos louvar ao Senhor

• Com todo o coração. “Darei graças ao SENHOR de todo o coração na reunião da congregação dos justos” (Salmos 111:1). 

• Com inteligência. “Pois Deus é o rei de toda a terra; cantem louvores com harmonia e arte.”(Salmos 47:7). A inteligência é a criatividade e inspiração divina, com a qual podemos exaltar os atributos característicos de Deus.

• Bendizendo Seu nome. “Enquanto eu viver te bendirei, e em teu nome levantarei as minhas mãos (Salmos 63:4). 

• Com instrumentos musicais. “louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas.” ( Salmos 150:4) Devemos louvá-Lo com todo instrumento musical.

3.  Quem deve louvar

“Reis da terra e todas as nações, todos os governantes e juízes da terra, moços e moças, velhos e crianças. Louvem todos o nome do SENHOR, pois somente o seu nome é exaltado; a sua majestade está acima da terra e dos céus. Ele concedeu poder ao seu povo, e recebeu louvor de todos os seus fiéis, dos israelitas, povo a quem ele tanto ama. Aleluia!” (Salmos 148:11-14). 

Deus é Espírito. Sempre existiu. Ele criou todas as coisas, visíveis e invisíveis. Primeiro foi o espiritual e depois o material. Ninguém jamais viu a Deus. O único que O conhece e nos deu a conhecer é o Senhor Jesus Cristo. Foi Ele quem nos ensinou que a única maneira de adorar a Deus, que é espírito, deve ser com a natureza espiritual; e os únicos que possuem essa natureza são aqueles que nasceram de novo (João 3:3). Nós não adoramos um deus qualquer, nós adoramos ao Deus que criou o céu, que criou a terra, que fez o Universo, ao Criador de cada vida, ao Deus que enviou seu Filho Jesus Cristo para nos salvar.

4.  O Louvor a Deus

“Bendirei o SENHOR o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão. Minha alma se gloriará no SENHOR; ouçam os oprimidos e se alegrem. Proclamem a grandeza do SENHOR comigo; juntos exaltemos o seu nome” (Salmos 34:1-3). “No princípio Deus criou os céus e a terra. (Gênesis 1:1). Antes de tudo ser criado, Deus já existia. Ele criou todas as coisas, e uma delas foi a música. Ela não é invenção do adversário. A música é criação de Deus, dada como um meio para que os anjos o louvem. O louvor existia, ainda antes da criação do mundo.

O poder da vida do homem está centrado especificamente na língua; pelo que ele expressa com ela depende seu bem-estar na terra e sua segurança na outra vida. Se expressa o reto e o justo, o Senhor Jesus Cristo disse: “O homem bom do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do seu mau tesouro tira coisas más. Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados” (Mateus:12:35-37).

O homem bom é o que sabe discernir Suas palavras; ele entende que elas sejam resultados do que admitiu em seus pensamentos, pois uma vez que eles entram na mente, estabelecem-se no coração. E do que habita no coração é do que falamos. Toda palavra que o homem pronuncie que não seja de edificação, ou que não dê bom fruto, deverá prestar contas no último dia. Já que o que nos salva, ou nos condena, são nossas palavras.

Embora a língua seja um dos menores membros do corpo, é, no entanto, quem decide onde passaremos a eternidade. O apóstolo Tiago disse: “a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.” (Tiago 3:8-9).

5. O louvor cala a voz do inimigo 

O louvor tem o poder de fazer calar a voz do inimigo, “Dos lábios das crianças e dos recém- nascidos firmaste o teu nome como fortaleza…” (Salmos 8:2a) O Senhor disse também: “Aperfeiçoou o louvor por causa de seus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingativo”.

João nos ensina que o acusador de nossos irmãos é Satanás e que ele nos difama noite e dia ante Deus. Mas quando se persevera no louvor, Deus fecha a boca do acusador, fazendo-o calar porque a voz do louvor emudece os demônios.

O louvor levanta um muro muito alto de proteção ao redor de nossa vida e de nossa família, um lugar onde o adversário não pode chegar. Nossa vida está segura por causa do louvor. Nela há uma proteção poderosa de Deus para nós e para nossa família.

CONCLUSÃO

O louvor é nossa fortaleza, faz calar a voz do inimigo e do vingador. O louvor produz libertação em nós e aos que estão ao nosso redor. Tudo o que existe, tudo o que respira deve louvar ao Senhor. Devemos louvá-Lo todos os dias, com nosso coração, e em todo momento, com nossa boca e com inteligência.

APLICAÇÃO 

1. Nosso coração deve estar disposto todo o tempo a dar-lhe nossa adoração. Cada situação deve ser um motivo para louvar o Senhor.

2. Devemos louvar o Senhor com todo o coração e com todas nossas forças.

3. Desde hoje decida ser uma pessoa que louva e bendiz a Deus por tudo, e assim estará levantando uma muralha muito alta de proteção ao redor de sua vida e de sua família.

4. O verdadeiro cristão sempre abençoa. Em sua boca há sempre uma palavra de bênção; há um poder grandioso em cada palavra que expressamos.

AVISOS

- Campanha 21 dias de oração pela Família, Igreja e Nação
- PIBB em Ação continua e estamos recebendo doações para o projeto

REFERÊNCIA

Mensagem adaptada do livro “52 Estudos para Células com Êxito.” do Pr. César Castellanos

Porque o louvor é importante na igreja?

O louvor é muito importante na vida do cristão. Quem ama a Deus quer louvá-lo. O louvor é sinal que reconhecemos as maravilhas de Deus e estamos gratos. Através do louvor, nossa fé é fortalecida, somos consolados e ficamos mais alegres, porque lembramos do poder e do amor de nosso Deus.

Qual a importância do louvor e adoração?

Louvor e adoração nos ajudam a centralizar em Deus e não em nós mesmos. Quando genuinamente louvamos a Deus, nosso coração está n'Ele e não em nossas ansiedades. E quando assim fazemos, encontramos perfeita paz.

Qual é o poder do louvor?

O louvor tem um poder explosivo perante Deus e Deus age por causa do louvor do Seu povo. Louvor, na prática, é uma oração de confiança e alegria, de fé nas promessas de Deus.

Onde está escrito na Bíblia que o louvor liberta?

O louvor a Deus traz a libertação que nosso coração necessita (Jo 8,31-42)