Qual é a importância do neuromarketing na compreensão do comportamento do consumidor Justifique sua resposta?

Além disso, hoje, cerca de 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar. Seja em uma loja física ou virtual.

Quer um exemplo?

Pense nos atuais hábitos alimentares das pessoas. É muito comum vermos indivíduos que não comem nem glúten, nem lactose. Hoje, a maioria dessas pessoas vai até o Google pesquisar sobre quais produtos são mais indicados para a sua alimentação, bem como quais os mais funcionais, saborosos, confiáveis e onde se pode encontrá-los. Neste contexto, as empresas do ramo alimentício precisaram monitorar os padrões de buscas e interesses das pessoas. Assim, puderam entender essa mudança de hábito de consumo e conseguiram preparar seu estoque para atender a essas demandas, divulgando sua marca e seus produtos na web. E as empresas que achavam que o marketing não deveria se preocupar com o comportamento do consumidor, foram deixadas para trás.

A verdade é que empresas pró-ativas que procuraram compreender o comportamento dos consumidores conseguiram – e conseguirão ainda mais- aumentar sua participação no mercado ao antecipar essas mudanças com base nos hábitos de consumo e tendências de buscas.

Qual é a importância do neuromarketing na compreensão do comportamento do consumidor Justifique sua resposta?

O que é o comportamento do consumidor?

Podemos dizer, então, que o comportamento do consumidor nada mais é do que o estudo de como as pessoas tomam decisões sobre o que compram, o que querem, o que precisam e como elas agem em torno de um produto, serviço, marca ou empresa. Nesse cenário, é fundamental compreender o comportamento do consumidor para entender como os clientes potenciais irão responder a um novo produto ou serviço e identificar novas oportunidades que não estão sendo atendidas no momento.

Dito isso, levantamos a pergunta: o marketing da sua empresa está acompanhando a mudança de comportamento dos consumidores? Se você não sabe a resposta, não se preocupe! No post de hoje iremos elencar os fatores necessários para compreender o comportamento do consumidor. Assim, você será capaz de entender como isso afeta o marketing e como criar um planejamento que influencie o consumidor. Vamos lá?

A nova jornada de compra do consumidor moderno

Atualmente, o consumidor percorre cerca de 60% da jornada de compra antes mesmo de falar com o vendedor. E isso acontece através da internet e das buscas em mecanismos como o Google.

O comportamento do consumidor mudou. A forma de tomar decisão mudou. Consequentemente, a jornada de compra também se modificou. Hoje em dia, existem diversos processos de compra diferentes. Alguns são 100% online, outros iniciam na internet e finalizam na loja física, e outros ainda iniciam na web, passam por uma intermediação na loja física e finalizam na web.

De fato, o consumidor atual se comporta de uma maneira muito diferente no processo de compra. Isso porque a internet possibilitou a pesquisa antes da decisão de adquirir certo produto ou serviço. Com a internet atuando tão fortemente na decisão do consumidor, o marketing também precisou se modificar e evoluir. Existe um conceito do momento da tomada de decisão, que ficou conhecido como Momento Zero da Verdade (ZMOT) e até mesmo o Google criou um ebook para explicar como ficar à frente desse novo marketing, em que o digital tem um papel tão significativo.

Neste sentido, é importante destacar que há três fatores que afetam o comportamento do consumidor. Você precisa entendê-los para compreender também como essas as mudanças afetam o marketing.

Fatores que afetam o comportamento do consumidor:

  1. Psicológico: Os fatores psicológicos afetam diariamente os consumidores. Isso porque esses fatores podem incluir a percepção de uma necessidade, a capacidade do indivíduo em aprender ou captar uma informação, e suas atitudes. Neste sentido, cada pessoa irá responder a uma determinada mensagem de marketing segundo suas percepções e atitudes. Por esse motivo, é fundamental que as empresas levem em conta esses fatores ao criar campanhas de comunicação.

  2. Emocional: Os fatores emocionais são características específicas de uma pessoa que incluem nuances relacionadas a como cada pessoa toma decisões. Essas decisões são influenciadas pela idade, gênero, antecedentes, cultura e outras questões pessoais. Um exemplo é o fato dos jovens exibirem comportamentos de consumo diferentes de pessoas mais velhas. Ou seja, eles tomam decisões de compra de forma diferente, pois os interesses mudam de geração em geração.

  3. Social: Esses fatores têm impacto significativo no comportamento do consumidor, pois incluem família, amigos, trabalho e grupos dos quais participa. Além disso, eles também podem envolver classe social, renda, condições de vida e escolaridade. Esses fatores são diversificados e mais complexos de se analisar na hora de elaborar um plano de marketing.

Neuromarketing e a prova social

Com isso em mente, precisamos ressaltar que o consumidor tornou-se um ser migratório. O que isso quer dizer? Que ele pesquisa, faz comparações, vai até a loja experimentar o produto e analisa as recomendações sociais. Essas recomendações potencializam  o marketing boca a boca e a chamada prova social, que é super importante para o marketing.

A prova social está intimamente ligada com o neuromarketing. A opinião das outras pessoas que já compraram faz muita diferença na decisão de compra. O consumidor opina e analisa as opiniões no canal que mais lhe convém. Esses canais podem ser as mídias sociais, blogs, apps, website ou a própria loja física.

Um exemplo é o consumidor que pesquisa sobre um tênis em seu smartphone. Depois vai até a loja física prová-lo, verifica o preço, analisa as recomendações sociais na internet novamente e então volta para casa, para comprar no site.

Por esse motivo, é preciso analisar muito bem esses fatores e considerá-los ao criar suas campanhas de marketing. Principalmente o fator social associado ao digital, pois influenciam a maneira como cada pessoa irá responder aos seus esforços de marketing e a maneira como tomam decisões de compra.

Os canais de comunicação direta e indireta com o consumidor são diversos. Por isso, é preciso criar uma estratégia que contemple toda a jornada de compra, seja ela totalmente online ou um mix de online e offline. Neste sentido, é preciso criar uma campanha que trabalhe uma jornada omnichannel. Isso significa múltiplos canais, pensando em todos os estágios de compra: topo, meio e fundo de funil.

Qual é a importância do neuromarketing na compreensão do comportamento do consumidor Justifique sua resposta?

Como criar uma campanha de marketing que influencie os consumidores

Com base no que acabamos de expor, podemos afirmar que os fatores-chave para criar uma campanha de marketing que influencie os consumidores, são:

  • Compreensão de como os consumidores sentem, raciocinam e selecionam produtos para seu uso;
  • Como os consumidores são influenciados pelo seu ambiente, cultura e mídias;
  • Comportamento do consumidor ao realizar uma compra;
  • Importância do produto para o consumidor ou ranking.

Esses fatores são fundamentais na hora de elaborar uma campanha, pois tem o poder de mudar toda uma estratégia de marketing e alcançar os seus consumidores de maneira assertiva, online e offline.

Vamos analisar esses fatores com maior profundidade?

Primeiramente, os consumidores baseiam suas decisões na maneira como se sentem ou na razão pela qual necessitam do produto. Por isso, sua campanha de marketing deve incluir uma razão para que os consumidores entendam porque precisam comprar seu produto. Em segundo lugar, os consumidores são influenciados pelo ambiente, ou seja, um membro da família, amigo, influenciador digital etc. Por isso, é importante apostar em depoimentos de outros clientes e influenciadores em suas campanhas. Além disso, os consumidores gostam de informação, independente de eles tomarem a decisão de compra imediatamente ou não. Sendo assim, forneça detalhes do seu produto independente do tipo de comprador, pois isso irá cobrir todas as etapas do funil de vendas. Por fim, enfatizamos que sua estratégia precisa contemplar uma jornada omnichannel, pois o consumidor atual é extremamente conectado às mídias, pessoas, informações e marcas.

Agora você deve estar se perguntando: mas como eu faço isso? A resposta é: Inbound Marketing. Essa é uma metodologia que trabalha para isso, através de ações e ferramentas, como remarketing, automação de e-mails, produção de conteúdo, geração de leads, engajamento, relacionamento com clientes e potenciais clientes. O Inbound Marketing nada mais é do que o processo de atrair a atenção dos clientes potenciais através da criação de conteúdo relevante. E, para entender mais sobre isso, sugerimos a leitura de nosso ebook Marketing Digital para Iniciantes, que explica essas novas estratégias e ferramentas com maior profundidade e com um passo a passo bem detalhado.

Entender a psicologia por trás da tomada de decisão do consumidor é muito importante para sua estratégia de vendas. Em outras palavras, o comportamento do consumidor é a chave para uma estratégia de marketing eficaz.

Qual a relação do neuromarketing com o comportamento do consumidor?

O neuromarketing é a ciência que estuda o comportamento do consumidor, avaliando de que forma o nosso cérebro reage quando somos expostos à marcas e incentivos de compra. Para isso, são usadas técnicas de pesquisa da neurociência aliadas aos estudos da psicologia do comportamento do consumidor e do marketing.

Qual é a importância do neuromarketing?

Indo além das pesquisas tradicionais, o neuromarketing permite entender de forma mais prática qual o real alcance da sua publicidade no mercado. Pontos como o impacto emocional das suas campanhas e reação do público-alvo são levadas em conta de forma ampla dentro desse processo.

O que é neuromarketing do consumidor?

Neuromarketing é um campo de estudo que une o Marketing à Neurociência. Em linhas gerais, prevê o comportamento do consumidor tendo como base o processamento de informação pelo cérebro e pode identificar o impacto emocional do produto. O Neuromarketing vai ao encontro do Marketing 3.0: centrado no ser humano.

Como o neuromarketing trabalha para impactar o cliente?

Uma empresa pode usar o que aprendeu do neuromarketing se valendo de gatilhos mentais para estimular o consumidor a comprar. Esses gatilhos podem ser apresentados através de símbolos, núcleos e até mensagens subliminares, tudo em busca de se obter a ação esperada.