Qual e a linha imaginária que divide a Terra em hemisfério Norte e sul?

Pouca gente diria, mas a foto abaixo retrata uma paisagem brasileira, o município de São Joaquim, em Santa Catarina. Lá, as temperaturas chegam a -10ºC no inverno. Além do fato da região ser montanhosa, as baixas temperaturas se devem à distância da cidade à linha do Equador.

  • Qual e a linha imaginária que divide a Terra em hemisfério Norte e sul?

Observe o mapa:

  • Qual e a linha imaginária que divide a Terra em hemisfério Norte e sul?

Nesse tipo de mapa, chamado planisfério, há linhas horizontais e verticais: elas são imaginárias e servem para localizar com exatidão um determinado ponto na superfície do planeta. Formam as chamadas coordenadas geográficas.

  • As linhas verticais, que no globo estão no sentido norte-sul, são chamadas meridianos. Já as linhas horizontais, que contornam o globo no sentido leste-oeste, são chamadas paralelos.
  • O principal meridiano é o de Greenwich. Ele divide o globo em duas partes iguais, chamadas hemisférios: hemisfério Ocidental (ou Oeste) e hemisfério Oriental (ou Leste).

O que são hemisférios

Hemisférios são as duas metades em que os geógrafos costumam dividir a Terra, para melhor estudá-la. Quando cortamos uma melancia ao meio, geralmente o fazemos na vertical. Neste caso, as metades da melancia seriam como o hemisfério oriental e o ocidental.

Já em uma laranja o corte é sempre feito na horizontal. Nesse caso, com as duas metades temos a banda norte e a banda sul, como acontece com o globo terrestre no planisfério.

No caso da Terra representada nos mapas, o Equador é o principal paralelo. Ele também divide o globo em dois hemisférios. O hemisfério Norte corresponde à metade do globo localizada acima da linha do Equador, e o hemisfério Sul é a metade que está abaixo do Equador.

Vivemos em qual hemisfério?

Observe novamente o planisfério: nele você fica sabendo que o Brasil está localizado no hemisfério Ocidental. Mais: pode-se notar que a maior parte do país está no hemisfério Sul - ficam no hemisfério Norte apenas parte do Amazonas, de Roraima, do Amapá e do Pará.

Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.

Quanto mais próxima uma região está do Equador, mais quente ela costuma ser. Isso ocorre porque as áreas próximas do Equador recebem os raios solares durante todo o ano de forma direta.

Nas áreas mais afastadas dessa linha imaginária, os raios solares, no período de inverno, chegam à superfície da Terra de forma inclinada, conduzindo menos calor.

O Brasil e os paralelos

Observe o mapa das regiões brasileiras e localize a linha imaginária do Equador.

  • Qual e a linha imaginária que divide a Terra em hemisfério Norte e sul?

Você vai notar que as regiões Norte e Nordeste do Brasil são as mais próximas da linha do Equador - por isso os Estados da Amazônia, no Norte, e os Estados do Nordeste brasileiro são quentes.

A região Sudeste e a região Sul são as mais distantes da linha do Equador. Por isso, os Estados dessas regiões são mais frios. Agora você já sabe por que faz mais frio no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina do que no Pará!
 

Qual e a linha imaginária que divide a Terra em hemisfério Norte e sul?

Qual é o nome da linha imaginária que divide a Terra?

O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.

Quais são os nomes das linhas imaginárias?

Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra. A principal função dessas linhas é estabelecer as latitudes e as longitudes para assim precisar as coordenadas geográficas dos diferentes lugares do planeta.

Como a linha do Equador divide a Terra?

O estabelecimento da linha do Equador proporcionou a divisão da Terra em: Hemisfério Sul, também conhecido como meridional ou austral e Hemisfério Norte, também denominado setentrional ou boreal.

Qual é o nome do principal paralelo da Terra?

Os​ paralelos​ são linhas imaginárias horizontais que circundam o planeta. O principal é a linha do Equador, que divide a Terra em duas partes iguais chamadas hemisférios: o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul.

Qual é o nome da ilha imaginária que divide a Terra em hemisfério norte e hemisfério sul?

equador Uma linha imaginária chamada equador divide a Terra nos hemisférios Norte e Sul. O equador se estende na direção leste-oeste e também é chamado de latitude 0° (zero grau).

Qual é a linha imaginária que corta o Brasil?

Tanto o continente africano quanto o Brasil são cortados pela linha imaginária do Equador e do Trópico de Capricórnio. O velejador atravessou uma linha imaginária importante, chamada de Greenwich.

Quais são os paralelos mais conhecido?

Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27'N);
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27'S);
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33'N);
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33'S).

Como o meridiano de Greenwich divide a Terra?

Esse meridiano é, portanto, o marco divisor entre os hemisférios Ocidental e Oriental. O nome do Meridiano Principal deve-se à existência do Observatório Real de Greenwich, localizado na cidade de Londres, Inglaterra, e sobre o qual essa linha longitudinal atravessa.

Qual o critério utilizado para definir a Linha do Equador?

A Linha do Equador divide o globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul e Hemisfério Norte. ... Define-se, portanto, como 0° a latitude do Equador. Nos hemisférios Norte e Sul têm-se, respectivamente, latitude norte (N) e latitude sul (S), que medem até 90°.

Qual é o principal paralelo Qual é a sua finalidade?

Podemos afirmar que o Principal Paralelo trata-se da Linha do Equador, que divide nosso planeta exatamente pela metade na posição horizontal, servindo como base para os outros paralelos (linhas e trópicos) existentes. ... Meridianos são exatamente linhas horizontais.

Quais são as linhas de latitude da Terra?

  • Com a ajuda dessas linhas, é possível saber a posição exata de cada lugar da Terra. As linhas de latitude também são chamadas de paralelos. Elas circundam a Terra paralelamente ao equador, uma linha imaginária que divide a Terra nos hemisférios Norte e Sul.

Qual é a Linha do horizonte?

  • Linha do horizonte (cuja abreviatura é LH ), em perspectiva, é a linha imaginária que determina a altura dos olhos de um observador em relação à linha de terra, também conhecida como reta de fuga.

Qual é a utilidade dessas linhas?

  • Qual é a utilidade dessas linhas? Veremos aqui os paralelos e meridianos, que são as linhas que cortam a Terra e facilitam bastantes os estudos geográficos. Para que fosse mais fácil fazer os estudos sobre a Terra, os cientistas dividiram o nosso planeta em linhas imaginárias que cortam a Terra nas posições vertical e horizontal.

Como fazer os estudos sobre a terra?

  • Para que fosse mais fácil fazer os estudos sobre a Terra, os cientistas dividiram o nosso planeta em linhas imaginárias que cortam a Terra nas posições vertical e horizontal. Essas linhas imaginárias são traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos do nosso planeta, e são chamadas de paralelos e meridianos.

Qual é a linha imaginária que divide a Terra em hemisfério Norte e sul?

O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.

Quais são as linhas imaginárias traçadas de norte e sul?

Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos. Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

Que paralelo se encontra no hemisfério norte e no Hemisfério Sul?

Os principais paralelos recebem denominações específicas: ​Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer​, no Hemisfério Norte; ​Círculo Polar Antártico e Trópico de Capricórnio​, no Hemisfério Sul.

Qual o nome da linha que divide a Terra?

Os paralelos e meridianos da Terra são linhas imaginárias traçadas para atender a múltiplos objetivos. Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra.