Qual é a mulher mais velha do mundo

Uma baiana de Bom Jesus da Lapa pode ser a mulher mais velha do mundo. Nascida no dia 16 de junho de 1900 no povoado de Bela Vista, onde ainda reside, Maria Gomes dos Reis tem 121 anos. A história da idosa só foi descoberta após um atendimento prestado pelo Samu, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Ao ser encaminhada a uma Unidade de Pronto-Atendimento por falta de ar, a idade avançada de Maria foi motivo de muita curiosidade entre os profissionais de saúde e a própria família, que desconhecia a possibilidade de a matriarca ser dona de um recorde mundial, como relata a bisneta Vitória Stefane Gomes, de 26 anos.

De acordo com o Livro dos Recordes, atualmente, o título de mulher mais velha do mundo pertence a freira francesa Lucile Randon, de 118 anos. A religiosa foi anunciada oficialmente como detentora do recorde em abril deste ano, após a morte da japonesa Kane Tanaka, que viveu 119 anos.

A baiana Maria Gomes dos Reis vive acamada por ter sofrido uma queda e fraturado a bacia. De origem humilde, a idosa recebe os cuidados dos netos e bisnetos e é definida como batalhadora, uma mulher que viveu dedicada à família. A centenária teve oito filhos, mas sete deles morreram quando eram bebês. Com sete netos, 13 bisnetos e sete trinetos, número que logo vai subir para nove já que mais dois estão prestes a nascer, Maria Gomes dos Reis ainda tem momentos de lucidez, a bisneta Vitória conta que ela conversa, enxerga e é lúcida.

Segundo os familiares, a prefeitura de Bom Jesus da Lapa realizou o pedido inscrição da idosa de 121 anos no Guinness Book e aguarda análise da proposta. Tentamos contato com a prefeitura para confirmar a informação, mas não recebemos retorno até o fechamento desta reportagem.

*Com produção da Dayana Vítor

Kane Tanaka nasceu em janeiro de 1903. Ela vive em um asilo para idosos, onde houve uma comemoração.

Kane Tanaka, que nasceu em 1903, celebra o seu então 117º aniversário em Fukuoka, no Japão, em 5 de janeiro de 2020 — Foto: Kyodo via Reuters

A pessoa mais velha do mundo completou mais um ano de vida: Kane Tanaka, do Japão, chegou aos 119 anos no domingo (2).

Houve uma cerimônia para marcar a data no asilo onde ela mora, em Fukuoka, de acordo com reportagens publicadas na mídia japonesa.

LEIA TAMBÉM

Durante as Olimpíadas de Tóquio chegou-se a cogitar que ela carregasse a tocha, mas por causa da pandemia esse plano não saiu do papel. Veja abaixo um vídeo sobre esse tema.

Mulher mais velha do mundo vai carregar tocha olímpica no Japão

Tanaka foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo pelo livro dos recordes da Guinness em março de 2019. Na ocasião, ela tinha 116 anos.

Tanaka nasceu em janeiro de 1903, no mesmo ano em que, no Brasil, nasceram o artista visual Cândido Portinari e o compositor Ary Barroso.

Considerada a mulher mais velha do mundo pelo livro dos recordes, a japonesa Kane Tanaka, de 116 anos, posa com chocolates que trazem o nome das eras japonesas. Tanaka nasceu durante a era Meiji, época de grande transformação no Japão. — Foto: Ryosuke Uematsu/Kyodo News via AP

De acordo com a agência Kyodo, a família colocou como meta fazer com que Tanaka alcance os 120 anos.

O governo do Japão tem uma data para lembrar das pessoas idosas e estatísticas sobre a população mais velha do país. Lá há mais de 86 mil pessoas que têm pelo menos 100 anos.

A grande maioria desses idosos é de mulheres. Os homens centenários são pouco mais de 10 mil.

O Japão já registrou vários recordes de pessoas mais longevas do mundo. O homem que chegou à idade mais avançada no mundo todo foi um japonês, Jiroemon Kimuro, que faleceu em 12 de junho de 2013 aos 116 anos.

A idade recorde de Tanaka é simbólica para o Japão, que, juntamente com a queda na taxa de natalidade, está assistindo a um vertiginoso aumento da sua população idosa. A questão levanta preocupações quanto a escassez de mão-de-obra e as perspectivas de crescimento econômico do país no futuro.

Segundo um estudo da ONU de 2019, a população do Japão deverá encolher 21% entre 2020 e 2050.

Caso na China

Em 16 de dezembro, morreu Almihan Seyiti, uma chinesa que teria chegado aos 135 anos, de acordo com a família. Seyiti teria nascido em 1886.

Há ceticismo em relação à data porque a região da China onde ela nasceu não mantinha bons registros de nascimentos.

Veja os vídeos mais assistidos do g1

  • Japão

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Quem viveu mais de 120 anos?

Segundo o Guinness, a pessoa mais velha já conhecida foi Jeanne Louise Calment, da França, que viveu até os 122 anos e 164 dias de idade. Ela morreu em 1997.

Quantos anos tem a pessoa mais velha do mundo em 2022?

A sul-africana Johanna Mazibuko comemorou 128 anos na última semana, segundo sua família, uma idade que pode a colocar como a pessoa mais velha do mundo.

Quem é a pessoa mais velha do Brasil?

Maria Gomes dos Reis, uma brasileira de 121 anos, pode ser a pessoa mais velha do mundo.

Qual é o recorde da pessoa mais velha do mundo?

O título de pessoa mais velha da história é atribuído à francesa Jeanne Calment, que morreu em 4 de agosto de 1997, aos 122 anos e 164 dias. Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a francesa Lucile Randon, com 118 anos e 189 dias.

Toplist

Última postagem

Tag