Qual é a origem do judô brasileiro?

As origens do judô no Brasil

Por Roberto Guimarães

Desenvolvido no final do século XIX, por Jigoro Kano, como uma modalidade menos violenta do jiu-jitsu, mais filosófica e espiritual, centrada na defesa pessoal, o judô literalmente aportou no Brasil alguns anos depois. "O primeiro registro histórico data do final do século XIX, quando marinheiros japoneses fizeram uma exibição de cerca de uma hora no porto de Santos", afirma Hitoshi Ogawa, 48 anos, técnico na Federação Paulista de Judô e espécie de depositário informal da história da modalidade no país. "Sou da terceira geração de judocas da família", diz ele, cujo avô, Ryuzo, chegou ao Brasil em 1934, com 52 anos de idade, justamente para ensinar judô, termo japonês criado com a justaposição de ju (flexível) e do (caminho).

De fato foi flexível, e algo acidentado, o caminho percorrido pelo judô brasileiro entre a exótica demonstração nas docas do litoral paulista, há mais de cem anos, e a glória olímpica de Aurélio Miguel, apontado pela União Pan-Americana de Judô como o maior judoca das Américas, em todos os tempos. A primeira parada conhecida do judô no continente americano se deu nos Estados Unidos, em 1906, quando um mestre e dois professores foram ao país difundir a nova arte marcial, que então era apresentada em disputas do tipo desafio, muitas vezes contra praticantes de outras modalidades de luta.

Conta-se que a filha do presidente Theodore Roosevelt leu sobre judô, ficou interessada em aprender a lutar e pediu ao pai que importasse os professores. Ele organizou uma exibição no gramado da Casa Branca e chamou embaixadores de diversos países para o evento. O confronto inaugural do judô em solo americano opôs o mestre japonês, já idoso, e um jovem campeão de luta livre. "O mestre apanhou e, envergonhado, voltou ao Japão", relata Ogawa. Sem coragem de enfrentar o fracasso, seus dois pupilos permaneceram nos EUA, com o objetivo de difundir o esporte no país. Promoveram lutas de exibição e abriram academias em diversas cidades. "Financeiramente não valeu a pena. Eles batiam demais nos americanos. Por isso resolveram ir embora", diverte-se Ogawa, um dos maiores conhecedores da história do judô brasileiro.

Um desses professores, que atendia pelo nome de Mitsuyo Maeda, deixou os EUA, passou pelo México, fez escalas na América Central e se estabeleceu provisoriamente em Belém, antes de desembarcar no Rio de Janeiro, onde passou a dar aulas para o patriarca da família Gracie, hoje um respeitado clã do jiu-jitsu mundial. Embora seu papel de pioneiro do judô no Brasil não possa ser contestado, Conde Koma - como Maeda era mais conhecido, talvez pela elegância de seus trajes - era adepto de um outro estilo de judô, ainda mais próximo ao jiu-jitsu.

  1. TUDO ESPORTE
  2. Conheça a história do Judô e como ele chegou no Brasil

tudo esportes

O esporte foi criado em 1882, no Japão, pelo mestre Jigoro Kano a partir de outra arte marcial, o Jiu-Jistsu

| Da redação - 21/11/2022 14:53


Qual é a origem do judô brasileiro?
Judô é um dos esportes mais praticados no Brasil (Foto: Mikihito Matsui/CPB) 

Uma das artes marciais mais praticadas no Brasil é o Judô, mas poucos sabem qual a origem deste esporte e como ele chegou em nosso país e se tornou tão popular. 

O esporte foi criado em 1882, no Japão, pelo mestre Jigoro Kano a partir de outra arte marcial, o Jiu-Jistsu. A ideia dele era criar uma luta em que não houvesse tanta força e sim inteligência, com isso golpes que pudessem causar lesões como socos e chutes, foram eliminados.

Após pesquisar muito na época, Kano divulgou o judô que significa "caminho suave", em japonês, que se refere ao fato de ser um esporte governado pelo respeito aos adversários e a si mesmo. A nova arte marcial era marcada pelo uso de alavancas para arrancar o adversário de sua posição.  

VEJA TAMBÉM  
Inglaterra goleia Irã em jogo marcado por protestos na Copa do Catar 

Holanda estreia na Copa do Mundo contra o Senegal


NO BRASIL

Além de novas técnicas, o criador do Judô acrescentou outros elementos à disciplina, como educação mental, exercícios físicos e autodefesa no esporte. No Brasil, o mestre Takaharu Saigo começou a ensinar a luta no fim da década de 1910, em São Paulo e é considerado um dos esportes mais populares, sendo praticado por milhares de pessoas diariamente.

Hoje, o judô é praticado em mais de 200 países em todo o mundo, ficando em segundo lugar entre os esportes olímpicos com o maior número de atletas.  

PRINCÍPIOS

A arte marcial não é só um esporte, o Judô traz princípios que ensinam e preparam os praticantes a aproveitarem o melhor da vida, com coragem, autococonfiaça e modéstia. Confira 8 princípios:

- Eficiência máxima com esforço mínimo: significa vencer um adversário apenas usando a força do adversário, sem recorrer à força física;
- Benefício mútuo e bem-estar: significa respeito tanto para si mesmo quanto para seu oponente;
- Busca da harmonia com a natureza: significa viver em harmonia com a natureza, o homem e a sociedade como um todo;
- Respeito pelos outros: significa pensar nos outros antes de pensar em si mesmo;
- Modéstia: refere-se à importância da modéstia na prática, no treinamento e na vida cotidiana;
- Coragem: significa enfrentar com coragem todas as adversidades, dificuldades e desafios;
- Honestidade: este princípio enfatiza a verdade, honestidade e transparência nas palavras e ações;
- Autoconfiança: refere-se à importância de superar a timidez ou a insegurança ao lidar com os outros.

FAIXAS

Como todo esporte de luta marcial, os praticantes vão evoluindo e ganhando novas cores de faixa para poderem se identificar e saber qual nível estão. Veja abaixo a ordem das faixas usadas no Brasil para os atletas não-graduados.

Zero Kyu (mukyu) Faixa Branca
7º Kyu (nanakyu ou shichikyu) Faixa Cinza Somente para crianças
6º Kyu (rokkyu) Faixa Azul
5º Kyu (gokyu) Faixa Amarela
4º Kyu (yonkyu ou shikyu) Faixa Laranja
3º Kyu (sankyu) Faixa Verde
2º Kyu (nikyu) Faixa Roxa
1º Kyu (ikkyu) Faixa Marrom 

O atleta se torna graduado após a faixa marrom, um yodansha, ganhando a faixa preta e o primeiro grau, se tornando um Shodan (portador do primeiro grau). 

LEIA MAIS 
Pela 1ª vez na Copa, hino da Inglaterra homenageia novo rei Charles III

Últimas notícias

Qual é a origem do judô brasileiro?

Qual é a origem do judô brasileiro?

Qual é a origem do judô brasileiro?

Viu essa?

Qual é a origem do judô brasileiro?

Qual é a origem do judô brasileiro?

Qual é a origem do judô?

O judô é uma arte marcial e um esporte olímpico de alto valor educacional. Foi criado em 1882 pelo mestre japonês Jigoro Kano a partir do Ju-Jitsu, a arte marcial utilizada pelos antigos samurais. Os golpes e técnicas que poderiam causar lesões foram eliminados, transformando-o assim em um esporte.

Qual é a origem do judô é o nome do seu fundador?

Judô, ou “caminho suave”, é o esporte idealizado pelo mestre Jigoro Kano, em 1882, sendo um tradicional método de educação física e moral através da luta.

Qual foi o nome mais importante do judô no Brasil?

Mitsuyo Maeda (Conde Koma, 7º Dan, 1878-1941) - em 1913 veio ao Brasil, estabeleceu-se definitivamente em Belém do Pará, ficou famoso por ter realizado várias lutas, aceitando desafios de boxeadores, lutadores de luta livre e outros, vencendo a todos e divulgando o nome do judô.

Quais são os principais judocas brasileiros?

2012 (Londres/GBR): Sarah Menezes(-48kg, ouro), Mayra Aguiar(-78kg, bronze) Felipe Kitadai(-60kg, bronze) Rafael Silva(+100kg, bronze) 2016 (Rio de Janeiro/BRA) Rafaela Silva (-57kg, ouro) ... .
2020 (Tóquio/JPN) Daniel Cargnin (-66kg/bronze) Mayra Aguiar (-78kg, bronze).
5 MEDALHAS - 1 OUROS / 2 PRATAS / 2 BRONZES..