Qual e a palavra mais usada no mundo

Algumas palavras são monstruosas! Normalmente ficamos por palavras mais curtas e fáceis de dizer, mas conhecer algumas palavras grandes é sempre uma boa forma de impressionar. Afinal, quem não consegue dizer corretamente ácido desoxirribonucleico (o significado de DNA) sem parecer mais culto?

Além da maior palavra do mundo, aqui você vai descobrir qual é a maior palavra em português, quem teve o maior nome de todos os tempos e outras palavras extraordinariamente longas!

A maior palavra do mundo

Qual e a palavra mais usada no mundo

Número de letras: 189.819!

Sim, esta palavra tem 189.819 letras! (O nome completo não vai registrado aqui porque você iria se cansar de procurar pelo fim.) Esta palavra absolutamente intragável é a fórmula química de uma proteína chamada titina, que está presente no DNA humano.

Como é uma fórmula química, alguns peritos dizem que não conta como uma palavra de verdade. Definitivamente, ninguém vai usar essa palavra em uma frase. Mas, se você for do tipo de pessoa que gosta de memorizar coisas como os dígitos de Pi (3,14…), eis um novo desafio!

A maior palavra não-científica do mundo

Qual e a palavra mais usada no mundo

Número de letras: 182

Essa palavrona é uma transliteração (ou seja, a transferência para o alfabeto latino) da palavra grega λοπαδο­τεμαχο­σελαχο­γαλεο­κρανιο­λειψανο­δριμ­υπο­τριμματο­σιλφιο­καραβο­μελιτο­κατακεχυ­μενο­κιχλ­επι­κοσσυφο­φαττο­περιστερ­αλεκτρυον­οπτο­κεφαλλιο­κιγκλο­πελειο­λαγῳο­σιραιο­βαφη­τραγανο­πτερύγων.

Essa palavra tem origem na literatura. Ela consta da peça de teatro As Mulheres da Assembleia, do dramaturgo grego Aristófanes. A peça foi encenada pela primeira vez no século IV a.C. Trata-se de um prato de comida fictício, uma espécie de fricassê com vários ingredientes misturados, entre os quais peixes e aves.

A maior palavra da língua portuguesa

Qual e a palavra mais usada no mundo

Número de letras: 46

O que se chama a uma pessoa que contraiu uma doença do pulmão por ter inalado pó vulcânico? Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. (Ainda bem que não é uma doença muito comum!) Essa palavra foi registrada pela primeira vez no dicionário Houaiss em 2001 e atualmente é tida como a maior palavra da língua portuguesa.

Mas, como a terminologia médica nem sempre conta nos jogos de palavras, fica aqui outra monstruosidade da língua portuguesa…

Leia também: A maior palavra da língua portuguesa (e outras palavras bem longas)

A maior palavra não-científica em português

Qual e a palavra mais usada no mundo

Número de letras: 29

Qualquer candidato ao governo que consiga usar “anticonstitucionalissimamente” em uma frase com sentido merece ser eleito! Esse palavrão é um advérbio que significa algo que foi feito de maneira muito contrária à Constituição do país.

Uma dica: se você precisa de uma palavra muito grande, tente tornar uma palavra em um advérbio. Garantidamente, vai ficar maior.

O maior nome de um lugar no mundo

Qual e a palavra mais usada no mundo

Número de letras: 85

E você achava que Itaquaquecetuba era grande! Muitas vezes abreviado para Taumata, esse é o nome de um monte na Nova Zelândia. O nome conta a história de um homem lendário chamado Tamatea, que tinha joelhos grande e que tocou flauta para alguém que amava nesse monte.

Maior nome de cidade do mundo

Qual e a palavra mais usada no mundo

Número de letras: 58

Essa palavra super estranha e comprida é o nome de uma comunidade de aldeias com pouco mais de três mil habitantes no País de Gales, Reino Unido. Trata-se do segundo nome de lugar mais longo do mundo, atrás apenas do monte neozelandês.

O maior nome de pessoa do mundo

Qual e a palavra mais usada no mundo

Número de letras: mais ou menos 588 (do sobrenome)

… ou Hubert Wolfe+585 para os amigos. Esse senhor alemão decidiu mudar seu nome para ter 25 nomes próprios, cada um começado por uma letra do alfabeto, e o maior sobrenome da história. O sobrenome conta uma história maluca sobre pastores de ovelhas e extraterrestres que visitaram nosso mundo à procura de um novo planeta para habitar.

Ninguém sabe exatamente como o sobrenome deveria ser escrito. Algumas versões são maiores que outras mas não há nenhum documento oficial onde o nome esteja escrito. Como não sei alemão, peço desculpa se essa versão tiver erros.

A palavra não-técnica mais longa do inglês

Qual e a palavra mais usada no mundo

Número de letras: 29

A palavra mais longa da língua inglesa não é muito usada. Mas existe. Significa o ato de avaliar alguma coisa como sem valor, sem importância ou inútil.

Se levarmos em consideração os termos técnicos, a maior palavra da língua inglesa é a mesma do português, com algumas pequenas diferenças: pneumonoultramicroscopicsilicoolcanoconiosis.

Bônus: o nome da fobia a palavras grandes

Qual e a palavra mais usada no mundo

Número de letras: 33

A palavra “hipopotomonstrosesquipedaliofobia” não foi inventada para diagnosticar a fobia a palavras grandes. Foi inventada para gozar com quem tem essa fobia! Há gente ruim nesse mundo…

Gostou? Então leia:

  • Os melhores trava-línguas: dos mais difíceis aos mais fáceis
  • Trava-línguas difíceis e dificílimos
  • As palavras mais difíceis

Qual é a palavra mais usada no mundo todo?

“Oquei”, a palavramais falada e digitada do planeta”, surgiu como uma piada. Foi como uma brincadeira que um jornal de Boston criou, em 1839, a expressão “O.k.”, que designava “tudo certo” e que se propagou a ponto de ser reconhecida hoje em qualquer parte do mundo.

Qual é a palavra mais famosa?

As palavras mais usadas na língua portuguesa são os artigos e as preposições, seguidos das conjunções e pronomes, ou seja, são palavras de ligação que estruturam o discurso e determinam os seres..

Qual é a língua que tem mais palavras?

Qual é o idioma com mais vocábulos? Tudo leva a crer que seja a língua inglesa, com um número total de palavras estimado entre 500 mil e 1,2 milhão.

Qual é a maior palavra da língua inglesa?

A maior palavra no dicionário de língua inglesa É pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis.