Qual é a principal característica que diferencia Procariotos de eucariotos?

A diferença entre célula eucariótica e célula procariótica é uma das mais importantes distinções entre diferentes grupos de organismos. As células eucarióticas contêm organelas ligadas à membrana, como o núcleo, enquanto as procarióticas não.

Diferenças entre a estrutura celular das procarióticas e eucarióticas incluem a presença de mitocôndria e cloroplasto, a parede celular e a estrutura do DNA cromossômico.

As procarióticas foram as únicas formas de vida na Terra durante milhões de anos antes que células eucarióticas mais complexas viessem a existir através do processo de evolução.

Definição de eucariontes e procariontes

Procariontes são organismos sem um núcleo celular, ou qualquer outra organela que se ligue a uma membrana. A maioria é unicelular, mas algumas são multicelulares.

Eucariontes são organismos cujas células se organizem em estruturas complexas com membranas internas e um citoesqueleto. A estrutura membranosa mais característica é o núcleo. Animais, plantas, fungos e protistas são eucariontes.

A diferença entre célula eucariótica e célula procariótica, tratando-se da estrutura, é tão grande que a consideram como a mais importante distinção entre diferentes grupos de organismos.

A diferença mais fundamental é que as eucarióticas possuem um núcleo contendo o DNA, enquanto o material genético das procarióticas não é envolto por membrana.

Nas eucariontes, a mitocôndria e os cloroplastos realizam vários processos metabólicos; acredita-se que elas derivam de bactérias endossimbióticas. Nas procariontes, processos similares ocorrem através da membrana celular; endossimbiontes são extremamente raros.

A parede celular das procarióticas geralmente se formam numa molécula diferente (peptidoglicano) das eucarióticas (muitos eucariontes sequer possuem parede celular).

As células procarióticas também são frequentemente muito menores que as eucarióticas. As procarióticas também se diferenciam por conter apenas uma alça de DNA cromossômico estável armazenado em uma área chamada nucleotídeo, enquanto o DNA eucarioto é encontrado em cromossomos fortemente ligados e organizados.

Ainda que alguns eucariontes possuam estruturas de DNA satélites chamadas plasmídeos, normalmente elas são atribuídas aos procariontes, e muitos genes importantes dos procariontes se armazenam nos plasmídos.

Os procariontes possuem uma área de superfície maior em relação ao volume, dando-lhes uma taxa metabólica mais alta, uma maior taxa de crescimento e, consequentemente, um tempo de geração mais curto em comparação aos eucariontes.

Os procariontes também se diferenciam na estrutura, densidade e no arranjo dos genes no cromossomo. Seus genomas são incrivelmente compactos em comparação ao dos eucariontes, principalmente porque os genes procarióticos não possuem intrões e regiões grandes não codificadas entre cada gene.

Enquanto 95% do genoma humano não codifica proteínas ou RNA ou inclui um promotor de genes, quase todo o genoma procarionte codifica ou controla algo. Os genes procarióticos se expressam em grupos, conhecidos como operons, ao invés de individualmente, como nas eucariontes.

Na célula procariótica, todos os genes num operon são transcritos na mesma parte do RNA e então transformados em proteínas separadas, enquanto, se estivessem presentes nas eucariontes, esses genes teriam seus próprios promotores e seriam transcritos em sua própria vertente de mRNA.

Esse menor controle da expressão dos genes contribui com a simplicidade das procariontes em comparação às eucariontes.

Qual é a principal característica que diferencia Procariotos de eucariotos?

Procarionte e eucarionte são as classificações das células dos seres vivos. As chamadas células procarióticas têm estrutura simples e não têm núcleo. Já as células eucarióticas possuem estrutura complexa e um núcleo bem definido. Prossiga na leitura para entender mais sobre o tema. 

Qual é a diferença entre procarionte e eucarionte?

Para entender com mais clareza as diferenças entre procarionte e eucarionte é importante conhecer os dois conceitos. 

O que é procarionte?

De origem grega, a palavra “procarionte” é o resultado da combinação de “pro” (primeiro ou antes) e “karyon” (núcleo). Logo, essa palavra significa “antes do núcleo”, algo que já nos dá uma pista do que são as células procariontes. 

As células procarióticas são formadas de ribossomos, citoplasma e material genético. Apresentam somente membrana plasmática sem carioteca (sua função é dividir o núcleo celular). 

O material genético dessas células está no nucleoide, núcleo que não foi separado. É uma região situada no citoplasma e que abriga moléculas de DNA circulares chamadas de plasmídeos.

Sendo assim, os seres procariontes (também chamados de procariotos) possuem apenas uma célula. Esses seres são unicelulares, dentre os principais exemplos estão as bactérias e as cianobactérias. 

Células procarióticas: conheça as suas estruturas

A seguir você poderá conhecer melhor as estruturas celulares das células procarióticas. 

Cromossomos

O material genético das células procarióticas é formado apenas por uma molécula simples de DNA com proteínas. Nesse caso, o citoplasma não está separado por uma membrana. 

Citoplasma

Essas células têm ribossomos ligados às moléculas de RNA mensageiros que são chamados de polirribossomos. Como já mencionamos, nas células procarióticas o material genético está situado no nucleoide. 

Parede extracelular

Essa parede está localizada no citoplasma e se caracteriza por ser bem rígida com aderência à superfície externa da membrana celular. Tem polissacarídeos com peptídeos, tendo como função proteger a célula das variações ocasionadas pelo meio ambiente, como numa desidratação, por exemplo. 

Divisão celular nas células procarióticas

Células procariontes não fazem mitose, a sua reprodução acontece através de gemiparidade ou fissão binária assexuada. A recombinação do material genético se dá por transformação ou transdução. Abre a possibilidade de que um organismo desenvolva resistência antibiótica. 

Energia metabólica em células procariontes

Essas células não tem mitocôndrias, mas apresentam enzimas oxidativas ligadas à face interna da membrana celular. 

O que é eucarionte?

Essa palavra também tem sua origem no grego, sendo o resultado da combinação de “eu” (verdadeiro) e “karyon” (núcleo). Então, “eucarionte” significa “núcleo verdadeiro”. Sua principal característica é a de ter membrana individualizada que é delimitada pelo núcleo da célula em que está armazenado o material genético. 

As células eucarióticas possuem diversas organelas celulares com diferentes funções e com duas partes distintas: citoplasma e núcleo (nesse caso bem definido).

É importante citar que existem seres eucariontes unicelulares como as amebas, por exemplo, e seres eucariontes pluricelulares. Nessa segunda categoria, podemos citar os animais em geral em decorrência de processos de mitose e meiose. 

Células eucarióticas: conheça as suas estruturas

Abaixo você pode conferir mais detalhes sobre a estrutura das células eucariontes. 

Sistema de membrana

Sua função é realizar a separação dos processos metabólicos de acordo com as moléculas absorvidas e as diferenças enzimáticas entre as membranas que atuam em diferentes compartimentos. A divisão de tarefas contribui para que as células eucariontes sejam maiores e se mostrem mais eficientes. 

Cromossomos e DNA

Nessas células há maior quantidade de DNA e os cromossomos têm histonas, proteínas que formam o nucleossomo. O envoltório nuclear é que separa essas estruturas do citoplasma. 

Citoplasma

O citoplasma consiste em uma parte envolta pela membrana plasmática formada pela matriz, organelas e outros compartimentos. Tem depósitos de diferentes substâncias como glicogênio. O espaço existente entre eles é constituído pela matriz citoplasmática ou citosol. 

Citosol

É formado por aminoácidos, moléculas de água, enzimas e íons. 

Membrana plasmática

Apresenta permeabilidade seletiva, que é fundamental para manter o equilíbrio químico da célula. Sua função é separar o citoplasma do meio extracelular. 

Organelas celulares

As organelas celulares das células procariontes são: 

– Núcleo;

– Nucléolos;

– Mitocôndrias;

– Leucoplastos;

– Complexo de Golgi;

– Peroxissomos;

– Retículo endoplasmático rugoso;

– Vacúolos;

– Retículo endoplasmático liso;

– Leucoplastos; 

– Lisossomos;

– Cloroplastos;

– Cromoplastos.

Eucarionte e Procarionte: quais são as diferenças? 

Abaixo listamos as principais diferenças entre as células eucariontes e procariontes. 

Estrutura

O diâmetro máximo das células procariontes é de 5 μm, enquanto que as células eucariontes têm diâmetro máximo de 100 μm. Logo, as células procariontes são menores do que as células eucariontes. 

Funcionamento

O funcionamento das células procariontes é relativamente simples quando comparado com o das células eucariontes. 

Organelas

Células procariontes não têm organelas membranosas. As células eucariontes têm organelas membranosas. 

Material genético

O material genético das células procariontes está localizado no citoplasma. No caso das células eucariontes, esse material está dentro do núcleo. 

DNA 

Nas células procariontes a molécula de DNA tem forma circular e nas células eucariontes é alongada e filamentar. 

Reprodução 

A reprodução nas células procarióticas se dá através de fissão binária assexuada. Nas células eucariontes essa reprodução acontece por meio de meiose e mitose. 

Seres

Células procarióticas formam os seres unicelulares como bactérias e arqueas. Já as células eucariontes constituem seres unicelulares e pluricelulares, como animais, fungos e plantas. 

Reinos

As células procariontes estão presentes no reino Monera. Já as células eucariontes se encontram nos reinos: Plantae, Protista, Fungi e Animalia. 

Essas são as principais diferenças entre procarionte e eucarionte!

Qual a diferença entre eucariotos e Procariotos?

As células são classificadas basicamente em eucariontes e procariontes. A principal diferença entre esses dois tipos está na estrutura celular. A célula procariótica caracteriza-se pela ausência de núcleo e estrutura simples. Já a célula eucariótica tem núcleo definido e estrutura mais complexa.

Quais as principais diferenças e semelhanças entre a transcrição em eucariotos e Procariotos?

- Em eucariotos, a transcrição é um pouco mais complexa que a transcrição em procariotos. -Em eucariotos, a transcrição acontece no núcleo para depois ser sintetizada a proteína pela tradução no citoplasma. Já em procariotos, não existe núcleo. Os dois processos ocorrem no mesmo meio.

Quais são as principais características dos seres Procariotos?

A principal característica de uma célula procarionte é a ausência de um núcleo delimitado. Nessas células, observa-se apenas um local (nucleoide) contendo DNA circular (DNA cromossômico) não associado a proteínas histonas.

Quais são as principais características de uma célula eucarionte?

As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo delimitado por um envoltório nuclear. Nesse tipo celular, o material genético não está espalhado pelo citoplasma, como nas células procariontes, mas, sim, restritos à região do núcleo.