Qual é a principal forma de geração de energia renovável no Brasil?

3 fontes de energia renovável utilizadas no Brasil

Abundante em diversos recursos naturais, o Brasil é um país que tem ampla margem de exploração dessas propriedades para fins energéticos. Fontes de energia renováveis podem ser uma saída para evitar problemas ambientais e ainda assim, ter capacidade de abastecer cidades.

O Brasil tem mais de 60% de sua geração de energia proveniente de hidrelétricas, fonte também considerada como renovável, pois o recurso utilizado é a água e a força dos rios. Contudo, para se construir uma usina hidrelétrica, é necessário inundar uma área para represar e desviar o curso do rio, e este processo traz muitos impactos para o meio ambiente no entorno. Além disso, as secas e falta de chuva também impactam diretamente a geração e distribuição de energia.

Confira 3 tipos de fontes de energias renováveis que são usadas no Brasil e podem ser uma alternativa para as hidrelétricas:

Solar

Apesar de ainda pouco explorada, com apenas 0,1% da matriz energética, a energia solar é uma fonte renovável com potencial de utilização no Brasil. Sua produção se dá a partir do aproveitamento da luz do sol por meio de painéis fotovoltaicos ou sistemas heliotérmicos.

Com alta possibilidade de economia e retorno de investimento, os sistemas fotovoltaicos vêm sendo instalados em residências e indústrias a fim de reduzir as tarifas na conta de luz, uma vez que a energia produzida e armazenada pelo sistema pode ser utilizada diretamente para próprio consumo dos usuários. Quando há produção maior que o consumo, o excedente é injetado na rede da distribuidora gerando crédito ao consumidor, ou pode ser armazenado para o período noturno ou de baixa incidência solar.

Outras vantagens para o usuário são a valorização do imóvel que conta com o sistema instalado, e claro, o cuidado com o meio ambiente, consumindo energia de uma fonte 100% limpa e renovável ao invés de utilizar as provenientes de combustíveis fósseis.

Eólica

Responsável por cerca de 8% da energia gerada no país, os parques eólicos aproveitam o potencial de força do vento para transformar, armazenar e distribuir eletricidade. As turbinas instaladas funcionam como uma espécie de cata-vento, que giram e estão ligadas aos geradores. Dentro deles, o rotor cria campos eletromagnéticos através da energia cinética, que por sua vez, se transforma em energia elétrica.

A instalação dos aerogeradores em parques eólicos, causa baixo impacto ambiental e a fonte é 100% limpa e renovável. Para este ano, especialistas apontam que essa deve ser a segunda principal fonte de energia no Brasil. O país é líder no mercado sul americano em geração de energia eólica, e os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia são os principais produtores.

Biomassa

A biomassa é responsável por cerca de 9% do abastecimento de energia elétrica no Brasil. Entende-se por biomassa toda matéria orgânica de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia. Essa matéria orgânica pode ser feita da decomposição de plantas, madeira, resíduos agrícolas e restos de alimentos, por exemplo.

O aproveitamento da biomassa ocorre através dos processos de:

Combustão direta: podem envolver processos físicos como secagem, corte e quebra.

Processos termoquímicos: gaseificação, pirólise, liquefação e transesterificação (reação que dá origem ao biodiesel);

Processos biológicos: digestão anaeróbia e fermentação.

Apesar de ser uma fonte viável para a geração de energia a partir de combustíveis fósseis por suas vantagens como baixo custo, baixa emissão de gases poluentes e proveniente de grande variedade de materiais, o processo de produção de biomassa pode comprometer a preservação de florestas e gerar desmatamento. Há ainda, limitações quanto ao seu armazenamento.

Qual das fontes de energia você acha que deve ser mais explorada e utilizada? Conhece alguma outra alternativa aos combustíveis fósseis que pode ser utilizada em baixa ou larga escala de produção? Compartilhe conosco!

Veja também

Blog

Descomissionamento de Ambientes Corporativos

Sua empresa está deixando o local ou sendo realocada para outro espaço? O descomissionamento é um fator significativo na entrega do imóvel. Entender as responsabilidades de desativação - de acordo com o contrato de locação - é fundamental. Ao assinar o contrato de locação do escritório, a empresa torna-se contratualmente obrigada a seguir as cláusulas de desativação, as quais especificam as condições que o espaço deverá ser devolvido. O descomissionamento nada mais é que a desativação do ambiente, que consiste em retornar o espaço à sua condição original ao momento da locação. Como funciona o descomissionamento? A resposta para essa pergunta pode variar de acordo com cada contrato de locação. Alguns exigem apenas a limpeza do ambiente, já outros, podem exigir a sua condição original. É mais comum que seja exigido em sua condição original, podendo incluir: Remoção de Drywall, paredes e/ou divisórias; Remoção de todo cabeamento instalado após a assinatura do contrato; Remoção de móveis, utensílios, equipamentos, entre outros; Fazer reparos, caso sejam necessários; Re-individualizar conjuntos unificados; Remoção de piso elevado, carpetes e forros. Deixar a Infra estrutura de Ar e Elétrica conforme o conjunto foi recebido. O descomissionamento é bem variável de acordo com cada contrato e essas são algumas das exigências que podem constar em suas cláusulas. A maneira mais fácil de cumprir as obrigações contratuais é contar com uma empresa qualificada para executar o processo de desativação do escritório, principalmente em casos de realocação, onde se faz necessário todo o cuidado com os pertences que poderão ser reutilizados. A Certo Engenharia oferece o serviço de descomissionamento, com profissionais licenciados e capacitados, gerenciando e executando o processo de forma econômica e eficiente. ⠀ //www.certo.eng.br/corporativo

Patrimônios Históricos do Município de São Paulo

17 ago., 2021

Neste dia em que comemora-se o "Dia do Patrimônio Histórico", trouxemos três edifícios históricos, marcados pelos grandes projetos arquitetônicos, do município de São Paulo. Além de apresentarmos esses marcos, esperamos conseguir incentivar a proteção e conservação desses bens em nossa cidade!

Mais artigos

Qual é a principal forma de energia renovável no Brasil?

A energia hídrica é a fonte renovável mais utilizada para geração de eletricidade no Brasil.

Quais são as principais fontes de energia renováveis do Brasil?

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).

Qual é a fonte de energia mais utilizada no Brasil?

A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas.

Quais as formas de geração de energia do Brasil?

5 maiores fontes de energia elétrica no Brasil.
Energia Hidrelétrica. ... .
Energia Termoelétrica. ... .
Energia Eólica. ... .
Energia Nuclear. ... .
Energia Solar..

Toplist

Última postagem

Tag