Qual é a reação química do vinagre?

Você já deve ter visto algum texto, vídeo ou mesmo programa de TV recomendando o uso de uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre para limpezas diversas. Mas será que funciona mesmo?

Primeiramente vamos entender quimicamente o que são essas substâncias.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é formado pela reação entre um ácido fraco (ácido carbônico) e uma base forte (hidróxido de sódio), o que o caracteriza como um sal básico, uma vez que os ânions desse sal sofrem hidrólise em solução aquosa originando íons hidroxila (OH-). Soluções aquosas de sais desse tipo tem pH maior que 7.

Uma forma de descrever o equilíbrio químico presente na solução aquosa de bicarbonato de sódio pode ser vista abaixo.

A ionização do sal pode ser escrita como:

Qual é a reação química do vinagre?
Sendo que o íon bicarbonato em água pode formar ácido carbônico:
Qual é a reação química do vinagre?
Que se dissocia em gás carbônico e água:
Qual é a reação química do vinagre?
Dessa forma, a equação que mostra a solubilização do sal bicarbonato de sódio em água fica:
Qual é a reação química do vinagre?

Ao final, como já foi dito, há a liberação de íons hidroxila na solução resultante. Isso faz com que o pH de soluções de bicarbonato de sódio seja entre 8 e 9 (o que consideramos levemente alcalino).

O vinagre é uma solução aquosa de ácido acético, logo apresenta pH abaixo de 7. O ácido acético é um ácido considerado fraco, pois ele não se ioniza completamente em água, sendo que a equação que mostra sua dissolução é:

Qual é a reação química do vinagre?

Ainda, temos que o vinagre geralmente apresenta uma concentração de 4%, ou seja, a cada 100 mL de vinagre há somente 4 mL de ácido acético.

A mistura

Ao se fazer algumas buscas de receitas para essa solução de limpeza com vinagre e bicarbonato de sódio, geralmente encontramos que os dois ingredientes devem ser misturados e, posteriormente, a solução deve ser borrifada na superfície a ser limpa.

Mas se você se lembra das suas aulas de química do ensino médio:

ácido + base = sal + água

Logo, se misturarmos bicarbonato de sódio com vinagre, teremos a neutralização do meio, formando água e acetato de sódio, além de observarmos uma efervescência (devido à formação de CO2).

Qual é a reação química do vinagre?

Esses vulcões que são feitos em feiras de ciência (se você não fez na escola, já deve ter visto nos filmes da Sessão da Tarde) usam justamente essa mistura de vinagre com bicarbonato de sódio para o efeito da erupção, devido à efervescência gerada pela formação do CO2.

Ao final, dependendo da proporção vinagre : bicarbonato de sódio sairemos com uma solução em que um dos ingredientes vai ter sido utilizado completamente à toa.

Por exemplo, ao fazer a pesquisa “vinagre bicarbonato limpeza” no Google, o primeiro link que aparece indica a seguinte receita:

1 xícara e ¼ de xícara de bicarbonato de sódio;

2 litros de água;

½ xícara de vinagre.

Misture o bicarbonato e o vinagre em um recipiente contendo água. Depois disso, mexa e espere a mistura assentar. Pronto! Agora é só partir para a limpeza.

Considerando uma xícara padrão de 240 mL, a massa molar do ácido acético e a concentração de 4%, temos que em 1/2 xícara de vinagre há 0,084 mol de ácido acético.

Já para o bicarbonato de sódio, vamos fazer o cálculo a partir da densidade do sólido (que é 2,2 g/cm³). Para um volume de 300 mL do sal (1 + ¼ de xícara) vamos utilizar 660 g nessa receita (o que é uma quantidade absurda de bicarbonato de sódio, pensando que será comprada no mercado e para limpar a casa!). Essa massa do sal totaliza em 7,86 mol de bicarbonato de sódio.

A reação entre o ácido acético e o bicarbonato de sódio é a seguinte:

Qual é a reação química do vinagre?

Como podemos ver, cada 1 mol de ácido acético reage com 1 mol de bicarbonato de sódio. Logo, temos um excesso enorme de bicarbonato de sódio na solução da receita. Isso significa dizer que ao final não fez a mínima diferença ter feito essa mistura, já que nos 2 L da “solução para limpeza” você vai ter apenas 0,084 mol de acetato de sódio e 7,776 mol de bicarbonato de sódio.

Sua solução vai apresentar pH alcalino, o que pode facilitar a limpeza de certas sujidades (principalmente gorduras), PORÉM produtos de limpeza em geral apresentam pH alcalino (inclusive mais alto do que de uma solução de bicarbonato de sódio).

Há quem justifique o uso dessa mistura dizendo que a formação do acetato de sódio levaria à solução resultante ser boa para retirar a sujeira devido à abrasão. Porém o acetato de sódio é totalmente solúvel em água, logo o sal estaria solubilizado na água já presente no meio. O mesmo vale para essa quantidade de bicarbonato de sódio em 2 L de água.

Qual é a reação química do vinagre?

Serviu pra que essa mistura? Pra gastar dinheiro, só!

Mas essa é somente uma das receitas que encontramos por aí.

Outra receita que encontrei em alguns sites é a que leva os dois ingredientes na proporção 1:1 sem adição de água. Nesse caso permanecemos com um excesso de bicarbonato de sódio (usando uma colher de sopa, 15 mL, de cada, temos 0,0105 mol de ácido acético e 0,3928 mol de bicarbonato de sódio).

Se continuarmos aumentando a quantidade de bicarbonato de sódio a ponto de formar uma pasta, aquela explicação que considera a abrasão pode entrar em cena, já que o sal que não solubilizou vai ter suas partículas esfregadas na superfície em que a pessoa utilizar a mistura. Existem produtos que têm esse mesmo efeito, porém um ponto interessante aqui é que nesse caso o efeito abrasivo é feito por um sal solúvel em água, logo não deixará resíduos na superfície após o enxague com água.

Outro ponto a se levantar aqui é que essa mistura seja feita in situ, ou seja, no local onde está a sujidade, pois assim podemos ter um auxílio extra na limpeza, devido a formação do gás como produto da reação. Dependendo do tipo de sujeira, as bolhas do gás podem ajudar a desgrudar a sujeira da superfície, no momento em que elas vão sendo geradas. Mas fica aqui o alerta: isso não tem nada a ver com a espuma dos sabões.

Qual é a reação química do vinagre?

Uma outra forma que faz algum sentido do uso desses ingredientes para limpeza é o uso do vinagre para a limpeza de chuveiros com saídas de água entupidas. Na maioria dos sites que indicam esse uso, é dito para se manter uma toalha molhada com vinagre ou mesmo um saquinho plástico cheio de vinagre amarrado no chuveiro.

Por que nesse caso pode funcionar? Pois esses entupimentos ocorrem devido à incrustações de sais presentes no que chamamos de água dura. A água dura é aquela que apresenta uma concentração bastante grande de cátions (principalmente Mg+2 e Ca+2) que ao reagir com alguns tipos de ânions (principalmente aqueles presentes nos sabões) geram sais insolúveis em água que ficam incrustrados. O interessante é que geralmente esses sais gerados são solúveis em soluções ácidas, então o contato com o vinagre por um período de tempo, pode dissolvê-los e, assim, desentupir o seu chuveiro.

Porém, outro tipo de desentupimento que algumas pessoas fazem propaganda usando tais ingredientes é em encanamentos. Sobre isso: NÃO FAÇAM ISSO!

Seu problema pode aumentar, invés de resolver. Entupimento em encanamentos geralmente é devido ao acúmulo de gorduras e ainda que as gorduras tenham sua solubilidade facilitada em soluções alcalinas e, como já vimos, normalmente essas receitas terminam sendo uma solução de bicarbonato de sódio, o pH dessa solução é levemente alcalino e não suficiente para tal desengorduramento. Nesse caso, o melhor seria o uso de produtos específicos para tal fim.

Ainda, dependendo de como essa mistura for aplicada, devido à formação do gás, a sujeira do cano (e mesmo do esgoto) pode acabar voltando e sujando sua casa toda (lembra da maquete de vulcão?). Isso aconteceu com uma pessoa que relatou no TikTok e… bom, veja por si mesmo:

@annaporfirioo/video/6945677193653652741" data-video-id="6945677193653652741" data-embed-from="oembed" style="max-width: 605px;min-width:325px;" >
@annaporfirioo" href="https://www.tiktok.com/@annaporfirioo?refer=embed">@annaporfirioo

gente socorro LKKKKKKKKKKK nunca façam isso NUNCA #minhamaevaimematar #fyp

♬ Oh No – Kreepa

Concluindo…

Até existem alguns momentos em que podemos usar vinagre e/ou bicarbonato de sódio para auxiliar numa limpeza, porém fazer isso de qualquer forma como é propagandeado por aí pode só fazer com que você gaste dinheiro desnecessariamente (já viu o preço do bicarbonato de sódio no mercado?) ou fazer com que você tenha uma faxina ainda maior para fazer.

E aproveitando o tema da faxina: NUNCA misture produtos de limpeza. Pior do que precisar fazer uma faxina mais pesada na casa depois de uma mistura errada, você pode até mesmo sair dessa numa ambulância! Não saia misturando coisas sem ter conhecimento!

Qual é a reação química do vinagre?

Referências:

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3ª edição. Bookman, 2006.

Sodium bicarbonate

Why are vinegar and baking soda so good for cleaning?

The truth about cleaning with baking soda & vinegar; is it a hoax? 

Bicarbonato e vinagre: aliados na limpeza doméstica 

Capa

Qual a reação química do vinagre?

O vinagre é composto, também, por ácido acético. Quando o bicarbonato de sódio entra em contato com o vinagre, o ácido acético reage com o bicarbonato de sódio. Um dos produtos da reação é um gás muito conhecido, chamado dióxido de carbono, o CO2. É por isso que se observou efervescência.

Qual a composição química do vinagre?

Ele provém da oxidação do álcool do vinho no processo de acetificação. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% de ácido acético. A legislação brasileira estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para vinagre. O grau alcoólico do vinagre representa o resíduo do processo de acetificação.

Qual reação ocorre para fermentação do vinagre?

A fermentação acética é uma reação química que consiste na oxidação parcial do álcool etílico, com produção de ácido acético. Este processo é utilizado na produção de vinagre comum e do ácido acético industrial.

Qual o nome da reação química entre bicarbonato é vinagre?

Isso ocorre porque eles passam por uma reação química conhecida como ácido carbônico. A grande questão é que esse ácido carbônico imediatamente se decompõe, virando dióxido de carbono - que é o que forma as bolhas que nós vemos -, acetato de sódio e água.