Qual é a temperatura de febre de um cachorro?

A temperatura dos pets é diferente dos humanos. Porém, é considerado febre em cães e gatos quando a temperatura ultrapassa os 39ºC. Mas essa é uma regra muito ampla. Por isso, criamos um artigo completo para você saber como identificar se o seu pet está doente e o que fazer nesse caso.

Muitos pais de pets acreditam que se seu bichinho estiver com o focinho seco e quente, significa que ele está febril, mas saiba que esses dois sinais não comprovam a suspeita.

Não somos só nós, meros humanos, que podemos ter febre: os cães e gatos também! A febre animal, mesmo apresentando um certo risco, é um mecanismo de defesa que o organismo encontra para protegê-los em casos de infecções.

Temperatura dos cães e gatos

A temperatura normal de cães e gatos é entre 37,8 e 39,3°C. Se o bichinho passa a apresentar uma temperatura acima dos 40,5°C e, principalmente, de forma prolongada, infelizmente temos um problema a investigar mais a fundo.

Qual é a temperatura de febre de um cachorro?

Temperatura Corporal X Febre

Quando pensamos que a temperatura corporal de um ser humano saudável é em média 36,5°C, nós, papais e mamães de pets, nos assustamos ao notar que nosso gatinho ou cachorrinho apresenta entre 38°C a 39,2°C de temperatura no termômetro. Mas, muita calma nessa hora! É necessário lembrar que cada espécie tem uma temperatura corporal diferente.

No caso dos nossos cães, gatos, e outros mamíferos, a ciência os classifica como “homeotermos”, ou seja, animais de sangue quente. De acordo com tal característica, esses animais conseguem manter a mesma temperatura corporal, sem nenhuma interferência do clima. Isso acontece pelo fato de a regulação da temperatura ser independente e constante.

O interessante dessa característica é que, mesmo com diversos animais compartilhando a mesma forma de regulação de temperatura, cada espécie tem uma temperatura corporal específica, que será considerada normal para aquele grupo.

Qual é a temperatura de febre de um cachorro?

Em relação a febre, ela não é uma doença, mas sim um sintoma, que tem como sua principal característica elevar a temperatura corporal para um grau anormal! Mesmo sendo um mecanismo de defesa do organismo para alertar infecções e situações adversas, é necessário ficar muito atento com a presença da febre. Relembrando, se a temperatura do seu cãozinho ou do seu gatinho passar dos 40,5°C, fique atento e leve-o ao veterinário.

Como não podemos prever a hora que a febre em cães e gatos pode chegar, contar com um plano de Pet Care é essencial para evitar sustos e gastos extras!

Se você adiar a ida ao veterinário e o tratamento correto, seu pet pode sofrer mais! A temperatura elevada, se mantida por muito tempo, além do problema de saúde que desencadeou a febre, existe a chance do seu pet ter que enfrentar outros problemas como: desidratação, depressão e anorexia.

Quando ainda mais elevada a temperatura (maior de 41,1°C), a febre pode chegar a causar edema cerebral e depressão da medula óssea.

Qual é a temperatura de febre de um cachorro?

Sintomas de febre em cães e gatos

É comum não saber se o seu cachorro ou gato está com uma temperatura elevada por ter feito exercícios por um bom tempo, ou por ter brincado no sol, e até mesmo pela estação do ano com temperaturas mais altas.

Por isso, para que não haja dúvidas, é necessário ficar atento a um conjunto de sinais que seu pet pode apresentar e que demonstram que a alta temperatura, na verdade é um sintoma de febre em cães e gatos!

Temperatura

O primeiro passo é ter em casa um termômetro de uso exclusivo pet. O modo correto para medir a temperatura dos cãezinhos e dos gatinhos é por via retal.

Esse procedimento deve ser feito com calma, colocando o termômetro levemente inclinado para o lado, de modo que encoste na parede do reto.

O ideal é que essa técnica seja feita por médicos veterinários. Pela pouca experiência de manuseio, o procedimento mal feito podem ocasionar lesões sérias ao bichinho, especialmente se o termômetro for o de vidro! Portanto, cuidado. E sempre que possível, busque por um profissional.

É interessante certificar-se que o local esteja lubrificado para que seja o menos incômodo possível para o bichinho!

Comportamento

O bichano está inquieto e ansioso? Em outros casos, ele está parado e sem muito ânimo? Nos primeiros sinais de febre, o bichinho tende a agir muito diferente do que o de costume!

Confira se a respiração está acelerada e cheque os batimentos cardíacos. À medida que a febre vai aumentando, seu pet tende a ficar cada vez mais apático e abalado, passando a ficar mais tempo deitado e muitas vezes irritado.

Mudanças Fisiológicas

Muitos pais e mães de pet buscam os sintomas através do nariz seco e quente. Porém, essa análise não deve ser usada como o único critério para diagnosticar com plena certeza, de que seu animalzinho está com febre.

Note se há tremores, vômitos, diarreia, sonolência, fraqueza muscular em seu cão ou gato, para indicar se há realmente febre.

Outros sintomas frequentes são: Letargia – estado de profunda e prolongada inconsciência; Inapetência – ausência de apetite; Hipertermia – corpo superaquecido; Hiperpneia – aceleração e intensificação dos movimentos respiratórios.

Qual é a temperatura de febre de um cachorro?

Possíveis Causas da Febre em Cães e Gatos

Já falamos aqui que a febre não é uma doença, mas sim um sintoma que requer uma análise profunda. Mas, saiba que a causa da febre, na maioria das vezes, está ligada a agentes infecciosos e microrganismos patogênicos, como as bactérias e vírus.

O que fazer quando o cão ou gato estiver com febre

Seu cão ou gato está com febre: e agora? Se você já comprovou a febre no pet, com alta temperatura corporal e outros sinais, leve-o ao veterinário o mais rápido possível! Se a febre passar dos 41°C, é bem provável que seu cão ou gato necessite de uma urgência veterinária.

Ao contar com um plano de Pet Care do Meu Pet Club, seu cão e gato estão protegidos para uma visita de urgência ao veterinário de sua escolha, sem se preocupar com rede credenciada. Confira já as opções que cabem no seu bolso.

Qual é a temperatura de febre de um cachorro?

O médico veterinário será o único qualificado para descobrir o que o seu bichinho está passando e será o único a escolher a melhor maneira de cuidar dessa febre.

Dica extra: caso você, mamãe e papai de pet, queira aliviar o mal estar do seu animalzinho até chegar ao veterinário, umedeça periodicamente o abdómen, as virilhas e as axilas do cão ou gato. Desta forma a temperatura descerá e causará um alívio temporário, enquanto você busca por ajuda profissional.

Medicamentos

Pais e mães de pets, pedimos muito cuidado com o automedicamento! O uso incorreto de remédios para humanos, como a dipirona, apenas diminuirá a temperatura corpórea do animal, mas sem tratar a causa.

A medicação irá mascarar outros sinais e fará com que a febre animal possa se agravar. Também não é nada recomendado remédios como paracetamol ou ibuprofeno, pois são medicamentos tóxicos aos cachorros e gatos.

Qual é a temperatura de febre de um cachorro?

Prevenção

Infelizmente, não há como prevenir a febre, mas sim como prevenir as doenças que a ocasionam!

Para isso é necessário ficar atento ao calendário vacinal, manter uma rotina de consultas ao veterinário, oferecer uma alimentação completa e rica em nutrientes, não automedicar e claro, sempre dar muuuuito amor e carinho ao seu bichinho! Preparamos um artigo para você aprender tudo o que precisa saber sobre vacinação dos pets, para ler, é só tocar neste link.

Até a próxima Aulovers e Miaufriends! 🐶💓🐱

Como identificar se o cão está com febre?

A febre pode se manifestar de diferentes formas no corpo do cachorro, e uma delas tem a ver com a temperatura do focinho e das orelhas do animal. Por isso, se você tocar nessas regiões e sentir que elas estão mais quentes do que o normal, vale a pena conferir como está a temperatura do corpo do animal.

Qual é a temperatura normal de um cachorro?

A temperatura dos pets A temperatura média do ser humano está entre 36,1 a 37,2 graus. Quando falamos dos pets, essa temperatura pode ser um pouco mais elevada: tanto para os cachorros quanto para os gatos, a temperatura pode ficar entre 37,2 a 39 graus.

Pode medir febre de cachorro com termômetro digital?

Descrição. ESTE LINDO termômetro é prático, super moderno e fácil de utilizar, sendo indicado para medir a temperatura do seu Animal como: Gatos, Cachorros, Bovino, Suinos, Cavalos e Outros.