Qual é o clima com maior predominância no Brasil?


Por Marcus Vinicius Castro Faria

Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense

Dinâmica climática

O Brasil, por suas dimensões continentais, possui uma ampla diversificação climática, influenciada por sua extensão costeira, seu relevo e a dinâmica das massas de ar sobre o território. As massas de ar atuam sobre as temperaturas e os índices pluviométricos nas diferentes regiões do país. As que mais interferem no Brasil (IBGE) são a Equatorial  Continental (mEc) e Atlântica (mEa); a Tropical, também Continental (mTc) e Atlântica (mTa); e a Polar Atlântica (mPa).

 

Características das massas de ar:

- mEc: quente e úmida 
- mEa: quente úmida 
- mTc: quente e sec
- mTa: quente úmida 
- mPa: fria e seca (no início, é feria e úmida)

 

No verão, quatro massas de ar quente exercem influência sobre o país: a mEc, a mEa, a mTa e a mTc, sendo seca apenas esta última. Portanto, o verão é o período das chuvas na maior parte do território brasileiro. Nessa estação do ano, a mPa pode avançar sobre a região Sul do país e provocar queda de temperatura e chuvas frontais.    

No inverno, a atuação da mEc é mais restrita à região Norte, a mTa continua a atuar no país e a mPa passa a atingir o território brasileiro, provocando baixas temperaturas na região Sul, Sudeste e na parte sul do Centro-Oeste, chegando até a região Norte, onde ocasiona o fenômeno da friagem.

De acordo com a classificação climática de Strahler (1952), predominam no Brasil cinco grandes climas.

Qual é o clima com maior predominância no Brasil?
Domínios climáticos e climogramas do Brasil (Foto: Reprodução/Colégio Qi)

Clima e vegetação

A variedade de paisagens vegetais do Brasil acompanha a diversidade de climas, que proporcionam a temperatura, a luminosidade e a umidade adequada para o desenvolvimento de determinados tipos de cobertura vegetal. As formações vegetais do país fazem parte dos biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Campos, Pantanal.

Exploramos a relação entre regiões climáticas e vegetação para facilitar a compreensão:

 

Qual é o clima com maior predominância no Brasil?
Representação dos três degraus de vegetação da Amazônia (Foto: Reprodução/Colégio Qi)

Clima equatorial – floresta amazônica

 

O clima equatorial – quente, úmido e de baixa amplitude térmica - domina a região amazônica, na qual se desenvolve a floresta amazônica. Essas formações florestais apresentam árvores de médio e grande porte. Dividem-se em três grupos:

- mata de igapó – situadas nas áreas inundas pelos rios;

- mata de várzea – situadas na áreas inundadas apenas durante as cheias dos rios;

- mata de terra firme – situada nas áreas mais elevadas (70% da extensão amazônica), onde se encontram árvores latifoliadas (folhas grandes) e de grande porte, como o cedro e o mogno.

 

A biodiversidade característica não encobre a fragilidade desse ecossistema. A floresta vive a partir de seu próprio material orgânico e seu equilíbrio é extremamente sensível a interferências. Denomina-se serrapilheira a camada superficial de material orgânico que cobre os solos, constituída de folhas, caules, frutas e galhos mortos, em decomposição (IBGE).

 

Qual é o clima com maior predominância no Brasil?
Mata Atlântica (Foto: Colégio QI)

Clima tropical úmido ou litorâneo – Mata Atlântica e mangues 

O clima tropical úmido acompanha uma estreita faixa costeira, estendendo-se de São Paulo ao Rio Grande do Norte. Caracteriza-se por temperaturas elevadas ao longo do ano, especialmente na região Nordeste. No litoral do Sudeste, as temperaturas podem cair no inverno com a chegada de frentes frias (mPa). As formações vegetais mais destacadas são a Mata Atlântica e os manguezais.  

 

Qual é o clima com maior predominância no Brasil?
Mangue (Foto: Colégio QI)

A Mata Atlântica apresenta grande biodiversidade, com árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa, além de ecossistemas como as restingas e manguezais.

Os mangues são formados por plantas de raízes aéreas, isto é, que se projetam acima do nível das águas. Eles constituem a área de reprodução de muitas espécies como camarões e caranguejos.

   

Qual é o clima com maior predominância no Brasil?
Cerrado (Foto: Colégio QI)

Clima tropical – cerrado e pantanal

O clima tropical é típico da região Centro-Oeste, mas abrange também trechos do Nordeste e do Sudeste. É um clima quente, marcado por duas estações bem distintas: verão úmido e inverno seco. O cerrado é uma formação de arbustos e campos que apresenta algumas espécies de árvores. É uma formação vegetal caducifólia com raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa.

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul (22% da área nacional), reconhecido como a “savana brasileira” e considerado um dos hotspots mundiais de biodiversidade.

O bioma Pantanal apresenta uma área plana e de baixa altitude, que passa a exibir amplos trechos inundados durante a estação chuvosa (verão). É o bioma de menor extensão territorial no Brasil, embora apresente uma exuberante riqueza natural. Este bioma, que é uma planície aluvial, é influenciado por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai e sofre influência de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. 

Qual é o clima com maior predominância no Brasil?
Caatinga (Foto: Colégio QI)

O interior do Nordeste apresenta o clima menos úmido do Brasil e corresponde basicamente ao sertão nordestino. A vegetação é formada pela caatinga, que constitui um ecossistema rico e diversificado com formações rasteiras, arbustos e cactos. Os solos da caatinga são em geral férteis, com boa quantidade de minerais, porém são rasos, pedregosos e com pouca umidade. 

Entre os estados do Piauí e do Maranhão, em uma faixa de transição entre o sertão nordestino (caatinga) e a Floresta Amazônica, há uma extensa área conhecida por Mata dos Cocais, um tipo de mata de transição constituída pelas palmeiras carnaúba e babaçu; geralmente acompanham os vales dos rios (mais umidade).

 

Clima subtropical – floresta e campos

O clima subtropical é típico da região Sul do país. A maior latitude e a atuação mais intensa da mPa na região determinam as temperaturas baixas durante o inverno, sobretudo nas áreas de maior altitude. No verão, entretanto, as temperaturas são elevadas - o clima subtropical é o que apresenta as maiores amplitudes térmicas anuais do país. Outro aspecto marcante é a regularidade na distribuição das chuvas durante o ano.

Nas serras próximas ao litoral, distingue-se a Mata Atlântica, mas a vegetação predominante é a mata ou floresta de Araucária (mata dos Pinhais), espaçada por outras espécies, como o ipê e a erva-mate; tem como característica a folhagem pontiaguda (aciculifoliada).      

O Pampa (campos) está restrito ao estado do Rio Grande do Sul. As paisagens naturais do Pampa são variadas de serras, planícies e morros. Na América do Sul, os pampas estendem-se por uma área compartilhada por Brasil, Uruguai e Argentina. A estrutura da vegetação é mais simples e menos exuberante (se comparada às florestas).

Fontes:

- Ministério do Meio Ambiente
- IBGE


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Qual o clima de maior predominância no Brasil?

Clima tropical - Regime ocupa grande parte do Brasil.

Quais os tipos de clima o Brasil apresenta predominância?

Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical. Equatorial: esse é o clima predominante na região Amazônica, que abrange a Região Norte e porções dos estados de Mato Grosso e Maranhão.

Quais são os tipos de clima predominante?

Os principais tipos de clima do mundo são: Equatorial, Tropical, Temperado, Subtropical, Mediterrâneo, Frio, Frio de Montanha, Polar, Desértico e Semiárido. O clima mundial é influenciado por diferentes fatores e elementos climáticos, que contribuem para uma grande diversificação climática.

Qual o clima é encontrado na região central do Brasil com maior predominância na região Centro

O clima predominante é o tropical semiúmido, com duas estações bem definidas – um inverno seco e um verão muito quente e chuvoso. As temperaturas variam bastante: podem chegar a cerca de 40 °C nos meses mais quentes e 15 °C nos meses mais frios.