Qual é o menor país da América do Norte?

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a América do Norte e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

A América do Norte é uma subdivisão do continente Americano. Cite os países que integram essa parte do globo.

A formação de blocos econômicos tem como principal objetivo a maximização das relações comerciais entre os países integrantes. Nesse sentido, os países da América do Norte formaram um dos blocos econômicos mais importantes do planeta. Marque a alternativa que corresponde a esse bloco econômico.

a) Mercosul

b) Apec

c) União Europeia

d) Nafta

e) Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

Sobre os aspectos da população da América do Norte marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.

a) Todos os países da América do Norte têm como idioma oficial o inglês.

b) Estados Unidos e Canadá são países que apresentam elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), o México, por sua vez, possui padrões sociais compatíveis com os outros países da América Latina.

c) Estados Unidos é o país mais populoso da América do Norte, seguido pelo México e Canadá, respectivamente.

d) A maioria da população canadense é de origem europeia.

e) Com os constantes atentados terroristas, além da crise econômica enfrentada pelos estadunidenses, está havendo uma inversão no sentido dos fluxos migratórios entre México e Estados Unidos, ou seja, os estadunidenses que estão migrando para o México.

A América do Norte é uma subdivisão do continente americano, sendo formada pelos países do México, Canadá e Estados Unidos. No entanto, outros dois territórios pertencentes a países europeus estão localizados nessa porção da América. Marque a alternativa que corresponde aos dois territórios localizados na América do Norte.

a) Groelândia e Malvinas

b) Groelândia e Santa Helena

c) Bermudas e Groelândia

d) Bermudas e Alasca

Sobre os aspectos físicos da América do Norte marque a alternativa incorreta.

a) O território norte-americano é banhado pelos oceanos Glacial Ártico, Atlântico e Pacífico.

b) O Alasca é um território que pertencente aos Estados Unidos.

c) Com extensão territorial de 1.958.201 quilômetros quadrados, o México é o menor país da América do Norte.

d) A América do Norte está localizada ao norte da Linha do Equador, portanto, ela pertence ao hemisfério setentrional.

e) Localizado entre o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, os três países da América do Norte pertencem exclusivamente à Zona Climática Temperada do Norte.

respostas

Localizada no extremo norte do continente americano, a América do Norte é formada por três países: México, Estados Unidos da América, Canadá.

Voltar a questão

Alternativa correta: letra “D”.

a) Falso – O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico formado por quatros países da América do Sul: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

b) Falso – A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) é um bloco econômico formado por nações de diferentes continentes.

c) Falso – A União Europeia é um bloco econômico formado apenas por nações da Europa.

d) Verdadeiro – O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) é um bloco econômico composto pelos três países que compõem a América do Norte: México, Estados Unidos e Canadá.

e) Falso – A Comunidade dos Estados Independentes (CEI) é um bloco econômico formado por países que integravam a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Voltar a questão

a) Falso – O inglês é o idioma oficial do Canadá e dos Estados Unidos, no entanto, o idioma oficial do México é o espanhol.

b) Verdadeiro – Com elevados Índices de Desenvolvimento Humano, Estados Unidos (0,956) e Canadá (0,966) estão entre os países que apresentam os melhores padrões sociais do planeta. O México, com média de IDH de 0,854, apresenta problemas socioeconômicos semelhantes aos dos outros países latino-americanos.

c) Verdadeiro – Com população total de 314.658.780 habitantes, os Estados Unidos é o país mais populoso da América do Norte. O México é o segundo mais populoso (109.610.036 habitantes), o Canadá possui 33.573.467 habitantes.

d) Verdadeiro – A quase totalidade da população canadense é de origem europeia, sendo a maior parte de descendência britânica (40%) e francesa (27%).

e) Falso – O sentido dos fluxos migratórios entre México e Estados Unidos não foi alterado, permanecendo o sentido México – Estados Unidos.

Voltar a questão

Alternativa correta: letra “C”.

a) Falso – Controlada pelos dinamarqueses, a Groelândia está localizada na América do Norte. Porém, as Malvinas está localizada no extremo sul da América do Sul.

b) Falso – A Groelândia está situada na América do Norte, no entanto, Santa Helena está localizada no oceano Atlântico, a sudoeste da África.

c) Verdadeiro – Os dois territórios localizados na América do Norte pertencentes a países europeus são: Bermudas, localizado a leste dos Estados Unidos, é um território britânico; a Groelândia também está situada na América do Norte, sendo um território pertencente à Dinamarca.

d) Falso: O arquipélago das Bermudas, localizado a leste dos Estados Unidos é um território pertencente a uma nação europeia (Reino Unido), no entanto, o Alasca é uma área dos Estados Unidos.

Voltar a questão

a) Correto – A América do Norte é banhada pelo oceano Glacial Ártico (ao norte), oceano Atlântico (a leste) e oceano Pacífico (a oeste).

b) Correto – O Alasca é um território localizado a oeste do Canadá, fazendo fronteira terrestre com esse país. É um território estadunidense, cuja aquisição ocorreu em 1867, através de pagamento ao Império Russo. 

c) Correto – O México (1.958.201 quilômetros quadrados) é o menor país do América do Norte. O Canadá possui área de 9.976.139 quilômetros quadrados e os Estados Unidos possui extensão territorial de 9.363.520 quilômetros quadrados.

d) Correto – A Linha do Equador é a responsável pela divisão do globo em hemisfério norte (setentrional) e hemisfério sul (meridional). O território norte-americano está totalmente localizado ao norte dessa linha, pertencendo, portanto, ao hemisfério setentrional.

e) Incorreto – O centro-sul do território mexicano está localizado entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer, pertencendo a Zona Climática Intertropical.

Voltar a questão

Qual é o menor país da América do Norte?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Qual que e o menor país da América do Norte?

Os países que formam o subcontinente são: Canadá, que é o maior país do subcontinente; Estados Unidos; e. México, que é o menor deles.

Qual e o menor país da América Central?

Dados gerais da América Central.
Maior país: Nicarágua..
Menor país: São Cristóvão e Névis..

Qual e o nome do menor país da América do Sul?

Menor país: Suriname.

Quais são os três países da América do Norte?

A América do Norte é formada pelo Canadá, Estados Unidos e México.