Qual é o objeto de estudo da Psicologia e da psicologia da educação?

A forma como se transmite o conhecimento e todos os problemas que podem estar relacionados ao aprendizado são objetos de estudo da psicologia educacional. Veja mais a seguir.

4 NOV 2015 · Leitura: min.

A psicologia tem várias ramificações de conhecimento e neste artigo falaremos daquela que se dedica a estudar como se dá o aprendizado em ambientes educativos e a eficácia das intervenções neste contexto.

Trata-se da psicologia da educação, que se centra no processo de ensino-aprendizagem e em tudo o que pode ser um entrave para o fluxo de informação, como os transtornos de déficit de atenção ou a dislexia.

Veja a seguir quais são as bases deste ramo da psicologia e entenda seus principais objetivos e finalidades.

Definindo a psicologia da educação

Segundo os pesquisadores, a história da psicologia da educação se confunde com o início da psicologia científica e a evolução do pensamento educativo, em meados do século XIX. Por objetivo central, esta disciplina tenta analisar todos os processos que envolvem a realidade educacional.

A tarefa mais importante da psicologia educacional é verificar, entre os conhecimentos proporcionados pela psicologia científica, quais são os mais importantes para compreender o comportamento das pessoas no ambiente educacional. É o que permitirá poder intervir nele.

A psicologia da educação vai buscar nas teorias do desenvolvimento recursos para compreender as diferentes fases da vida da pessoa, desde o aprendizado na infância até a vida adulta e velhice.

Através delas é possível descrever habilidades mentais, papéis sociais, linhas de raciocínio, crenças, entre outros fatores, sempre considerando o processo de ensino como pano de fundo.

Psicologia escolar x psicologia da educação

Apesar de serem muitas vezes utilizadas como sinônimos, os teóricos destacam haver diferenças fundamentais entre as duas áreas.

Os psicólogos educacionais dedicariam seus esforços à investigação e produção de conhecimento, enquanto os psicólogos escolares trabalhariam na rotina das escolas e instituições de ensino, juntamente com a psicopedagogia. Ou seja, a primeira seria uma área de conhecimento e a outra um campo de atuação profissional.

Independentemente da nomenclatura, se psicologia da educação ou escolar, elas compartilham áreas de estudo:

  • políticas públicas em educação
  • inclusão de pessoas com deficiência
  • avaliação psicológica
  • gestão psicoeducacional
  • formação continuada dos professores, etc.

Se você necessita do suporte de um profissional especializado em psicologia da educação, clique aqui.

Foto: por Fotos GOVBA (Flickr)

As informações publicadas por MundoPsicologos.com não substituem em nenhum caso a relação entre o paciente e seu psicólogo. MundoPsicologos.com não faz apologia a nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.

A psicologia educacional é um ramo da psicologia cujo objeto de estudo são as formas sob as quais decorre a aprendizagem humana nos estabelecimentos de ensino (escolas, etc.). Desta forma, a psicologia educacional estuda a forma como aprendem os estudantes e de que forma se desenvolvem.

Convém destacar que a psicologia educacional oferece soluções para o desenvolvimento dos planos de estudos, da gestão educacional, dos modelos educativos e das ciências cognitivas de um modo geral.

A psicologia educacional é também conhecida como psicologia da educação e ela estuda e se aprofunda no processo de ensino e de aprendizado em variadas vertentes como as estratégias educacionais e sua eficácia, os mecanismo de aprendizagem, como a instituição de ensino funciona, entre outras.

Com o objetivo de compreender as características principais da aprendizagem durante a infância, a adolescência, a idade adulta e a terceira idade, os psicólogos educacionais elaboram e aplicam distintas teorias sobre o desenvolvimento humano, que tendem a ser consideradas etapas da maturidade.

Neste sentido, Jean Piaget tem tido uma importante influência na psicologia educacional, com a sua teoria, segundo a qual as crianças passam por quatro diferentes etapas de capacidade cognitiva durante o seu crescimento, até alcançarem o pensamento lógico abstrato ao chegarem aos seus onze anos de idade.

O desenvolvimento moral de Lawrence Kohlberg e o modelo de desenvolvimento infantil de Rudolf Steiner são outras das contribuições-chave no desenvolvimento desta psicologia.

Os psicólogos educacionais têm em conta as diversas características e capacidades de cada pessoa. Estas diferenças são potenciadas com o constante desenvolvimento e a aprendizagem, que acabam por se refletir na inteligência, na criatividade, na motivação e na capacidade comunicativa, por exemplo.

Existem, por outro lado, diversas possíveis incapacidades nas crianças em idade escolar, tais como o transtorno do déficit de atenção e a dislexia, entre muitas outras.

É importante esclarecer que psicologia educacional (psicologia da educação) e psicologia escolar, ainda que algumas vezes sejam usados erroneamente como sinônimos, tratam-se de termos com conceitos distintos.

De um lado, há a psicologia da educação que trata-se da pesquisa teórica, já de outro lado há a psicologia escolar que é uma disciplina voltada para o processo prático.

É devido a psicologia educacional que pode-se ter o sistema educacional moderno hoje existente, ou seja, foi através da base dela que se pôde ter esse sistema. E essa psicologia ajuda não apenas os alunos, mas também os professores.

A psicologia da educação estuda também as mudanças de comportamento que as pessoas tem por conta das relações com escolas, faculdades, entre outras instituições de ensino. E cabe dizer que considera-se ainda como instituição de ensino a família, sendo essa uma instituição de ensino não formal.

Outra coisa importante a mencionar é que mesmo que o conceito de psicologia educacional apareça quase sempre relacionado com o público infantil, os mecanismos de aprendizagem estão presentes também em adolescentes jovens, adultos e idosos, logo, esse público também pode ser atendido nessa especialidade.

Os psicólogos educacionais podem trabalhar com elementos como habilidades mentais, desenvolvimento humano, condutas morais e afetivas, capacidades cognitivas, entre outras.

Citação

Equipe editorial de Conceito.de. (19 de Dezembro de 2011). Conceito de psicologia educacional. Conceito.de. https://conceito.de/psicologia-educacional

Qual o objeto de estudo da psicologia?

A Psicologia do senso comum é responsável pelo entendimento do senso comum que é tudo o que fazemos sem precisarmos de métodos científicos para explicá-los, ou seja, é o que aprendemos com nossos pais e avós, como por exemplo, temos o fato de sabermos que tudo que é joga do alto cai embora que algumas coisas levem um pouco mais de tempo que outras.

Qual a relação entre psicologia e educação?

A Psicologia Educacional é o ramo da psicologia dedicado à compreensão do ensino e da aprendizagem no ambiente educacional”. Temos então uma área muito abrangente que quando descrita em seus mínimos detalhes pode nos render um livro com milhares de páginas. Mesmo com esta íntima relação entre psicologia e educação Bock (2003, p.

Qual a importância da psicologia na educação ocidental?

Enquanto a concepção dominante, na educação ocidental, foi a chamada Escola Tradicional, não houve necessidade de uma Psicologia para acompanhar a prática educativa. A Psicologia só se tornou necessária quando o Movimento da Escola Nova revolucionou a educação e construiu demandas específicas para a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.

O que é a psicologia e qual a sua importância?

Psicologia é uma Ciência do comportamento que estuda e explica as reacções do organismo perante diferentes estímulos em diferentes condições ambientais.

Qual o objeto de estudo da Psicologia e educação?

A psicologia da educação é uma subárea de conhecimento dentro da psicologia, que tem como função a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo. Estudar psicologia da educação ou psicologia educacional é compreender o processo de ensino e aprendizagem.

O que é o objeto de estudo da Psicologia?

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...

Qual é a relação entre a Psicologia e a educação?

Uma segunda maneira de encarar a relação entre a Psicologia e a Educação, acredita que a escola promove o desenvolvimento psicológico. Ou seja, o trabalho realizado dentro das salas de aulas no processo ensino-aprendizagem, favorece o desenvolvimento psicológico em vários aspectos sociais, afetivos e cognitivos.

Qual o objeto de estudo da psicologia da educação que a torna uma disciplina ponte entre as áreas de Psicologia e educação?

IV - O objeto de estudos da Psicologia da Educação são os processos de mudança comportamental provocados ou induzidos nas pessoas, como resultado de sua participação em atividades educativas.