Qual é o planeta mais curto?

A 29 de junho de 2022, a Terra completou uma volta sobre si própria em menos 1,59 milissegundos - cada milissegundo corresponde a 0,001 segundos - do que as 24 horas previstas, batendo assim a mais recente de uma série de recordes de velocidade desde 2020. A revelação foi feita por um estudo do portal timeanddate, utilizando dados do Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS, na sigla em inglês).

De uma forma geral, a rotação da Terra está a reduzir de velocidade. Em média, a cada século o planeta leva alguns milissegundos ou mais para completar uma rotação, mas a velocidade da rotação vai flutuando todos os dias.

Os relógios atómicos para fazer medições diárias são utilizados desde a década de 1960, mas no final de 2020 o timeanddate informou que a Terra teve nesse ano os seus 28 dias mais curtos desde que há registos, sendo que o mais curto de todos foi em 19 de julho, uma vez que teve menos 1,47 milissegundos.

A Terra continuou a girar rapidamente em 2021, mas o recorde não foi batido.

A 29 de junho, a Terra bateu esse recorde (-1,59 milissegundos) e esteve perto de o voltar a bater a 26 de julho, num dia que teve menos 1,50 milissegundos.

De acordo com o timeanddate, o recente aumento de velocidade do planeta pode estar relacionado a processos nas camadas internas ou externas da Terra, oceanos, marés ou mesmo clima. O facto de os dias mais curtos serem no final de junho ou em julho tem que ver com os movimentos na atmosfera na Terra.

O dia 29 de junho foi o dia mais curto que já registramos, o que indica uma aceleração do nosso planeta que, embora esteja ocorrendo de forma gradual, ainda é lenta e de um modo geral tem um efeito bastante questionado, como explicado recentemente. No entanto, o que levou especificamente este dia a ser o mais curto da história? Bom, parece que finalmente temos uma resposta.

De acordo com a Scientific American, o componente principal disso é o momento angular. Um princípio da física que, de forma bem resumida, indica que a distribuição da massa de um objeto interfere no seu movimento de rotação, como quando você estica os braços ao girar numa cadeira, acelerando a rotação ou deixando ela mais lenta.

publicidade

Leia mais:

  • Após acelerar em 2020, rotação da Terra volta a se acalmar
  • Calculadora estima qual seria a sua idade em outros planetas
  • Veja tempo necessário para parar asteroide de bater na Terra

Acontece que a Terra está o tempo todo ajustando sua massa e, por consequência, seu momento angular, o que altera a velocidade de rotação. Desde as placas técnicas até a água dos oceanos, tudo está em constante reorganização, o que ajuda a alterar o momento angular, mesmo que levemente. Mas o principal responsável pelo o que vimos no dia 29 de junho pode ter sido o vento. 

Qual é o planeta mais curto?
Imagem: Maulor/Creative Commons

“Sempre que ficam mais fortes, o momento angular da atmosfera aumenta e o momento angular da terra sólida diminui”, explica Sigrid Böhm, geólogo da Universidade de Viena, que estuda os efeitos do clima na rotação do planeta. “No inverno, a Terra está girando mais devagar e, no verão, está girando mais rápido”, completa.

Essa mudança entre o momento angular da atmosfera com a Terra ocorre por conta do atrito entre a Terra e o ar em montanhas e terrenos com aclive. Quando se refere ao inverno e ao verão, o pesquisador está usando com referência o hemisfério norte. Durante o verão por lá ocorre uma forte corrente de vento, que ajuda a acelerar a velocidade de rotação.

Por conta da diferença entre o momento angular entre a atmosfera e a Terra, durante o verão no hemisfério sul a interferência na rotação do planeta é menor. 

No entanto, o motivo da Terra estar tendo gradativamente alguns dias com recordes de serem os mais curtos já registrados tem mais explicações e uma delas está no núcleo do nosso planeta. Estudos indicam que a movimentação do metal quente e denso pode estar interferindo nisso, mas como não conseguimos observar o núcleo, é difícil saber o que exatamente acontece por lá.

“Temos que entender primeiro que a variabilidade de longo prazo é bastante grande. Então podemos estimar as contribuições da atmosfera e do oceano. Então, podemos prever aproximadamente quando será o próximo dia mais curto”, disse Chen. O pesquisador explicou ainda que provavelmente um fenômeno climático ocasionou o dia mais curto em 29 de junho e que entender quando isso vai acontecer novamente é um trabalho desafiador.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Qual é o planeta mais curto do Sistema Solar?

→ Mercúrio Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, cerca de 57.910.000 km, e é o que possui a menor massa, ou seja, é o menor entre os planetas do Sistema Solar.

Qual é o planeta que tem o ano mais curto?

O mais lento nesse quesito é Vênus, cuja rotação leva 243 dias dos nossos. Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias. O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas.

Qual o planeta mais curto durante o dia?

Pode-se dizer que o planeta que tem o dia mais curto é Saturno e o planeta que tem o dia mais longo é Vênus.

Qual é o mais pequeno planeta?

Mercúrio. É o menor planeta do sistema solar, com um raio de 2.439,7 km e gravidade de 3,7 m/s². Embora seja pequeno, é o planeta mais próximo ao Sol, por isso é o mais quente.