Qual e o principal Meridiano e em quantos hemisférios ele divide o planeta?

Geografia

Com o intuito de localizar com mais precisão diferentes pontos da superfície terrestre, foi criado o sistema de coordenadas geográficas, baseado na existência de paralelos e meridianos.

Lembre-se de que são linhas imaginárias, que não existem na realidade, embora, em alguns locais, elas tenham sido registradas por marcas ou monumentos bem visíveis.

Paralelos

Os paralelos são linhas imaginárias, que cortam a Terra de maneira paralela entre si, circundando o planeta no sentido leste-oeste.

O principal paralelo é o Equador, que divide a Terra em duas partes iguais que são chamadas de hemisférios. Hemisfério significa metade de uma esfera.

Hemisfério norte é toda a porção do planeta acima da linha do Equador e hemisfério sul é toda a porção abaixo da linha do Equador.

O Equador é o maior paralelo porque ele divide a Terra em duas partes. A partir do Equador, zero grau, podemos traçar círculos paralelos em direção norte e em direção sul. Conforme esses círculos se afastam para o norte ou para o sul, vão diminuindo de tamanho.

A distância dos paralelos ao Equador é medida em graus. A linha do Equador, que separa os hemisférios norte e sul, corresponde a zero grau (0°). A partir do Equador, os graus aumentam na direção norte e na direção sul.

Essa divisão em graus deve ser feita da mesma forma nos dois hemisférios. Exemplo: ao se dividir de vinte em vinte graus a distância para o hemisfério norte, deverá também se dividir de vinte em vinte graus a distância para o hemisfério sul.

Existem quatro paralelos mais importantes, sendo que dois estão localizados no hemisfério norte e dois estão localizados no hemisfério sul. São dois círculos polares e dois trópicos.

São eles: Trópico de Câncer e Círculo Polar Ártico, localizados no hemisfério norte, e Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico, localizados no hemisfério sul.

Qual e o principal Meridiano e em quantos hemisférios ele divide o planeta?

Meridianos

Em contraposição aos paralelos, os meridianos são linhas imaginárias que dividem o planeta como se fossem gomos de uma laranja, já que se estendem de um polo a outro. São círculos imaginários que cortam os paralelos perpendicularmente e vão do Polo Norte ao Polo Sul.

O meridiano central divide a Terra em duas partes iguais, passando pelos polos. Cada metade da esfera foi chamada de hemisfério: hemisfério leste ou oriental e hemisfério oeste ou ocidental.

Como a Terra é redonda, foi preciso estabelecer o lugar pelo qual passaria essa linha imaginária, o meridiano central. Ficou estabelecido que o meridiano de Greenwich, que passa pelo observatório astronômico no bairro de Greenwich, em Londres, na Inglaterra, seria o meridiano principal. A partir desse meridiano, foram traçados outros, indicados por graus.

Qual e o principal Meridiano e em quantos hemisférios ele divide o planeta?

O meridiano de Greenwich corresponde a zero grau (0°) porque divide a Terra, portanto não está de nenhum lado. A partir deles, podemos traçar meridianos para leste e para oeste. Os meridianos aumentam de 0° a 180° para leste e de 0° a 180° para oeste.

Cada meridiano possui o seu antimeridiano, isto é, o meridiano oposto. Nenhum meridiano circunda totalmente a esfera terrestre.

O antimeridiano do meridiano de Greenwich é a Linha Internacional da Data, a partir da qual deve-se começar um novo dia. Essa linha é representada pelo meridiano de 180°.

Qual e o principal Meridiano e em quantos hemisférios ele divide o planeta?
Se uma pessoa sair de um ponto A, na Rússia, a leste, numa manhã de domingo, e cruzar a Linha Internacional da Data, chegará em um ponto B, no Alasca, a oeste, na manhã do sábado. Se o percurso for feito ao contrário, a situação se inverterá.

Quando no meridiano de Greenwich forem 12 horas, na Linha Internacional da Data, a 180°, serão 24 horas.

A Linha Internacional da Data sofreu desvios evitando as ilhas povoadas para não atrapalhar a vida de quem mora ali.

Observação – Não se esqueça de que a Terra é redonda e gira de oeste para leste.

Aprenda mais em: Fusos Horários.

Resumindo

Os paralelos possuem tamanhos diferentes.

O maior paralelo é o Equador.

Os principais paralelos são os trópicos e os círculos:

  • Trópico de Câncer, no hemisfério norte e, Trópico de Capricórnio, no hemisfério sul;
  • Circulo Polar Ártico, no hemisfério norte, e Círculo Polar Antártico, no hemisfério sul.

Todos os meridianos têm o mesmo tamanho.

Todos os meridianos se encontram nos polos.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja mais:

  • Coordenadas Geográficas
  • Pontos Cardeais e Colaterais
  • Meios de Orientação
  • Movimentos da Terra – Rotação e Translação
  • Projeções de Mercator e Peters

Assuntos relacionados:

Qual e o principal Meridiano e em quantos hemisférios ele divide o planeta?

O principal meridiano é o de Greenwich. Ele divide o globo em duas partes iguais, chamadas hemisférios: hemisfério Ocidental (ou Oeste) e hemisfério Oriental (ou Leste).

Qual e o nome do principal meridiano do planeta Terra?

Meridiano de ​Greenwich ou ​Principal e seu antemeridiano dividem verticalmente a Terra em dois hemisférios: ​Ocidental (Oeste) e Oriental​ (Leste).

Quais são os principais meridianos do planeta?

Os principais meridianos são: o Meridiano de Greenwich (0º) e o Antimeridiano, identificado como a Linha Internacional de Data (180º). Linha imaginária perpendicular ao eixo terrestre. Linha imaginária perpendicular aos paralelos, unidas nos pólos.

O que são os meridianos e qual e o principal?

Os meridianos são linhas traçadas verticalmente com relação à Linha do Equador. O meridiano mais conhecido é o Meridiano de Greenwich. O único meridiano a receber um nome é o de Greenwich. Os paralelos vão dar origem àquilo que chamamos de latitudes.