Qual é o tipo de circulação sanguínea dos anfíbios?

Entenda como ocorre a circulação dos vertebrados e as diferenças existentes entre cada grupo!

Qual é o tipo de circulação sanguínea dos anfíbios?

Os cachorros são mamíferos e, portanto, apresentam circulação fechada, dupla e completa

A circulação varia de um animal para outro. Em alguns, a circulação ocorre no interior de vasos; em outros, o sangue é lançado em lacunas. Em algumas espécies, o sangue rico em oxigênio não se mistura com o rico em gás carbônico; mas, em outros, ocorre essa mistura. Existem ainda casos em que o sangue, para completar o ciclo, passa uma ou duas vezes pelo coração.

Percebe-se, portanto, que existem diferentes tipos de circulação e que cada grupo de organismos apresenta sua peculiaridade. A seguir conheceremos melhor os tipos de circulação existentes e em que grupo de animais vertebrados esses tipos estão presentes.

Tipos de circulação

  • Circulação aberta: Nesse tipo de circulação, o sangue passa por um vaso principal e, posteriormente, é lançado em cavidades do corpo. Ocorre em moluscos e artrópodes;

  • Circulação fechada: o sangue corre apenas no interior dos vasos sanguíneos. Ocorre em anelídeos e vertebrados;

  • Circulação simples: o sangue passa apenas uma vez pelo coração a cada circuito;

  • Circulação dupla: o sangue passa duas vezes pelo coração a cada circuito;

Qual é o tipo de circulação sanguínea dos anfíbios?

Na circulação dupla, o sangue passa duas vezes pelo coração

  • Circulação incompleta: ocorre a mistura de sangue rico em oxigênio (arterial) e sangue rico em gás carbônico (venoso);

  • Circulação completa: não ocorre mistura de sangue rico em oxigênio e sangue rico em gás carbônico.

Tipos de circulação dos vertebrados

  • Peixes:A circulação dos peixes é fechada e simples. O sangue não oxigenado passa pelo coração, segue para as brânquias para ser oxigenado e é levado para o corpo. Como o sangue segue apenas um sentido, não há mistura entre sangue venoso e arterial.

  • Anfíbios: A circulação dos anfíbios é fechada, dupla e incompleta. O coração dos anfíbios apresenta três cavidades (dois átrios e um ventrículo), o que permite a mistura do sangue rico em oxigênio com o sangue rico em gás carbônico (circulação incompleta).

  • Répteis:A circulação dos répteis é fechada, dupla e incompleta. A circulação é incompleta tanto em animais não crocodilianos, que possuem coração com três cavidades, quanto em crocodilianos, que apresentam coração com quatro cavidades. Nesses últimos, a mistura de sangue ocorre em uma estrutura chamada de Forame de Panizza.

  • Aves:A circulação das aves é fechada, dupla e completa. O coração das aves apresenta quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos), o que impede que o sangue rico em oxigênio misture-se com o sangue rico em gás carbônico.

  • Mamíferos:A circulação dos mamíferos é fechada, dupla e completa. Assim como as aves, os mamíferos possuem coração com quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos), o que impede o sangue rico em oxigênio de se misturar com sangue rico em gás carbônico.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Sempre que pensamos em circulação sanguínea, imaginamos o sangue correndo dentro dos vasos sanguíneos, sendo bombeado pelo coração. Entretanto, nem todos os animais apresentam o mesmo tipo de circulação e de sistema circulatório.

Os sistemas circulatórios dos animais podem ser divididos em dois grupos principais: sistema circulatório aberto ou sistema fechado.

- Sistema circulatório aberto: É aquele tipo de sistema em que o fluido sanguíneo, também chamado de hemolinfa, circula também fora de vasos, caindo em cavidades e lacunas entre os órgãos. Nessas lacunas o sangue encontra-se diretamente com as células, realiza as trocas de substâncias e retorna ao coração. Artrópodes e alguns moluscos apresentam esse tipo de sistema circulatório.

- Sistema circulatório fechado: Nesse tipo de sistema o sangue fica apenas dentro dos vasos sanguíneos. É um tipo mais eficiente quando comparado ao aberto, uma vez que a velocidade de transporte é superior graças à pressão. Nesse sistema é possível observar artérias, arteríolas, veias, vênulas e capilares. Esses últimos são os locais onde ocorrem as trocas de substâncias. Anelídeos, alguns moluscos e os vertebrados possuem esse tipo de sistema circulatório.

Qual é o tipo de circulação sanguínea dos anfíbios?

O sistema circulatório dos anelídeos é fechado

Além dessa classificação, nos vertebrados, podemos dividir a circulação em simples ou dupla.

- Circulação simples: É aquela em que o sangue passa apenas uma vez pelo coração. Nesse caso, o coração tem contato apenas com sangue rico em gás carbônico, que é bombeado para as brânquias onde sofre o processo de oxigenação. É um tipo de circulação encontrado em animais que possuem respiração branquial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Circulação dupla: Nesse tipo de circulação, o sangue passa duas vezes pelo coração durante um ciclo completo. Esse ciclo é composto por um circuito que leva sangue até os pulmões para a realização da hematose (circulação pulmonar) e outro responsável por levar o sangue aos outros tecidos (circulação sistêmica). O coração recebe, portanto, sangue rico em oxigênio e rico em gás carbônico. Todos os animais com respiração pulmonar apresentam circulação dupla.

A circulação dupla pode ainda ser dividida em completa e incompleta.

- Circulação incompleta: A anatomia do coração faz com que o sangue rico em oxigênio misture-se com o sangue rico em gás carbônico. Esse tipo de circulação acontece nos anfíbios e répteis. No primeiro grupo, observa-se um coração com três cavidades (dois átrios e um ventrículo). Já nos répteis encontram-se corações com quatro cavidades completamente separadas em algumas espécies e, em outras, observa-se uma pequena abertura entre os ventrículos. Mesmo nos répteis que apresentam quatro cavidades bem separadas, ocorre a mistura de sangue no forame de Panizza.

- Circulação completa: É aquela em que o sangue rico em oxigênio não se mistura com o sangue rico em gás carbônico. Ocorre em aves e mamíferos, uma vez que estes possuem o coração completamente dividido em quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.

Atenção: Alguns animais não apresentam sistema circulatório. Esse é o caso dos poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos e equinodermos.

Qual é o tipo de circulação dos anfíbios?

O sistema cardiovascular dos anfíbios é fechado e a circulação é dupla, ou seja, o sangue corre no interior dos vasos sanguíneos e, para completar um circuito, passa duas vezes pelo coração. O coração dos anfíbios é dividido em três cavidades, sendo dois átrios e um ventrículo.

Como é a circulação sanguínea dos répteis?

Os répteis são animais que apresentam circulação dupla (sangue passa duas vezes pelo coração para realizar um circuito completo), fechada (sangue corre exclusivamente no interior dos vasos) e incompleta (sangue rico em oxigênio encontra sangue pobre em oxigênio).

Quais os tipos de circulação do sangue?

Tipos de circulação sanguínea.
→ Circulação aberta e fechada..
→ Circulação simples e dupla..
Na circulação dupla, podemos observar a circulação pulmonar e a sistêmica..
→ Circulação completa e incompleta..

Qual o tipo de circulação sanguínea presente nos grupos peixes anfíbios e aves?

Nesses grupos, é possível observar a presença de um coração com quatro cavidades. Do lado esquerdo, há sangue rico em oxigênio e, do lado direito, há sangue rico em gás carbônico. Nesses grupos, a circulação também é dupla.