Qual foi a primeira atitude mundial para preservar o Meio Ambiente?

325 palavras 2 páginas

TBILISI
Conferência de Tbilisi, 1977

Durante a conferência de Tbilisi, na Geórgia em 1977 foi elaborado um documento técnico -“A Declaração do Meio Ambiente” que reafirma posicionamentos anteriores da necessidade urgente da investigação de novos métodos e desenvolvimento de materiais educativos. Nas recomendações de Tbilisi e nos encontros subsequentes percebe-se um consenso sobre a necessidade de um enfoque interdisciplinar orientado para a resolução de problemas concretos do meio ambiente. (UNESCO/PNUMA, 1980).

ESTOCOLMO
A Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente aconteceu entre os dias 5 e 16 de junho, em Estocolmo, na Suécia, em 1972, e foi a primeira attitude mundial a tentar preserver o Meio Ambiente.
Essa conferência atende a necessidade de estabelecer uma visão global e princípios comuns que serviriam de inspiração e orientação a humanidade, para preservação e melhoria do ambiente humano. Alem de chamar a atenção do mundo para os problemas ambientais, também gerando controvérsias e preocupação com a degradação ambiental. Nela foi proposta a estagnação total do crescimento econômico como forma de impedir tragédias ambientais de grandes proporções no mundo. Solução que não agradava os países subdesenvolvidos que almejavam obter desenvolvimento a fim de garantir melhor qualidade de vida às suas populações.
O objetivo era conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras.
Essa conferência foi de extrema importância para controlar o uso dos recursos naturais pelo homem, e lembrar que grande parte destes recursos além de não serem renováveis, quando removidos da natureza em grandes quantidades, deixam uma lacuna, ás vezes irreversível, cujas consequências virão e serão sentidas nas gerações


Relacionados

  • Estocolmo Conferência

    684 palavras | 3 páginas

    Conferência de Estocolmo 1972 Trabalho elaborado por:  Lina  Dina  Teotónio A conferência de Estocolmo, realizada entre os dias 5 a 15 de junho de 1972 foi a primeira atitude mundial em tentar organizar as relações do Homem e do Meio Ambiente. Na capital da Suécia, Estocolmo, a sociedade científica já detetava graves problemas futuros por razão da poluição atmosférica provocada pelas indústrias. A Conferência apelou aos governos e aos povos que reunissem esforços, para a….

  • Conferencia de estocolmo

    325 palavras | 2 páginas

    rios, o efeito da inversão térmica e as ilhas de calor. Tendo em vista esses problemas, era necessário organizar uma convenção no qual países se propunham a fazer uma parcela de ajuda ao mundo. Foi então quando a ONU decidiu inaugurar a Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente. [editar] Reação dos países A decisão de ajudar a natureza foi proposta primeiramente pelos EUA com liderança do Instituto de Tecnologia de Massachusetts(MIT). A decisão era acabar de vez com todas atividades….

  • Conferência de estocolmo

    435 palavras | 2 páginas

    DO TCD: conferência de Estocolmo DISCIPLINA: Desenvolvimento Sustentável TEMA: Conferência de Estocolmo OBJETIVO: Descrever sobre a conferencia de Estocolmo realizada na Assembléia Geral das Nações Unidas e a posição do Brasil. JUSTIFICATIVA: A Conferência de Estocolmo foi um grande marco ambiental. Ela chamou a atenção do mundo para a gravidade da situação nesse setor. A delegação brasileira, a princípio cética a respeito, depois assinou sem reserva a Declaração de Estocolmo. Deu inicio….

  • Conferencia de Estocolmo

    1475 palavras | 6 páginas

    Conferência de Estocolmo Em 1972, foi realizada a Conferência de Estocolmo com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras. A conferência das Nações Unidas que aconteceu na capital da Suécia, Estocolmo, foi a primeira atitude mundial a tentar preservar o meio ambiente. A forma como o homem vem utilizando os recursos naturais e os danos causados ao ambiente, tanto pela….

  • Conferência de Estocolmo

    382 palavras | 2 páginas

    A conferência de Estocolmo A forma como o homem vem utilizando os recursos naturais e os danos causados ao ambiente, tanto pela extração como pela utilização desses recursos, são motivos de preocupação desde a Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII. O conjunto de eventos degradativos, potencializados pelos avanços tecnológicos, são os principais fatores nas mudanças ocorridas atualmente no ecossistema global, dentre eles o clima, a poluição e a extinção. Preocupados com o futuro do planeta….

  • Conferência de Estocolmo

    403 palavras | 2 páginas

    Em 1972, foi realizada a Conferência de Estocolmo com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras. A conferência das Nações Unidas que aconteceu na capital da Suécia, Estocolmo, foi a primeira atitude mundial a tentar preservar o meio ambiente. Naquela época acreditava-se que o meio ambiente era uma fonte inesgotável e a relação homem com a natureza era desigual. De….

  • Conferência de estocolmo

    521 palavras | 3 páginas

    [pic] |UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena – EEL Colégio Técnico de Lorena “Prof. Nelson Pesciotta” Cotel | | Conferências Ambientais Nome: Gabriel de Oliveira Nº: 08 |Cotel |USP Lorena | | |Rodovia Itajubá-Lorena, Km 74,5 - Caixa Postal | |Pólo Urbo-Industrial AI-6 - Caixa Postal 116….

  • Conferência de Estocolmo

    1010 palavras | 5 páginas

    Conferencia de estocolmo Em 1972, foi realizada a Conferência de Estocolmo com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras. A conferência das Nações Unidas que aconteceu na capital da Suécia, Estocolmo, foi a primeira atitude mundial a tentar preservar o meio ambiente. Com a conferência de Estocolmo, esse pensamento foi modificado e problemas como secamento de rios….

  • Conferencia de Estocolmo

    364 palavras | 2 páginas

    A Conferência de Estocolmo A Conferência de Estocolmo iniciou em 5 de junho de 1972, dia que desde então é comemorado como dia do meio ambiente. Assim, aconteceu na capital da Suécia, Estocolmo, a conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente. Com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presentes sem comprometer as gerações futuras. Os aspectos que antecederam a Conferência de Estocolmo foram….

  • Conferencia de estocolmo

    843 palavras | 4 páginas

    CONFERENCIA DE ESTOCOLMO Grande parte dos impactos ambientais são causados por um modelo de desenvolvimento, tanto capitalista como socialista, que encarava a natureza e seus complexos e frágeis ecossistemas apenas como “inesgotáveis” fontes de energia e de matérias-primas e como receptáculo dos dejetos produzidos por suas cidades, indústrias e atividades agrícolas. O preço dessa pretensão não tardou a ser cobrado: já nos séculos XVIII e XIX, os impactos ambientais provocados pela crescente….

Outros Trabalhos Populares

Onde foi a primeira das grandes realizações da Conferência ambiental?

Conferência de Estocolmo Essa foi a primeira conferência ambiental no mundo e reuniu líderes de 113 países e 250 organizações internacionais para discutir os principais problemas enfrentados pelo meio ambiente.

Quando começou a preocupação global sobre Meio Ambiente?

Quase três séculos se passaram desde a Revolução Industrial, porém a questão ambiental começou a ser levantada somente no final da década de 1960 e início da de 1970.

Qual foi o primeiro encontro da Organização das Nações Unidas para a discussão das questões ambientais?

A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo, foi a primeira grande reunião em nível mundial para discutir a questão ambiental planetária.

Qual foi o primeiro grupo a se reunir para discutir sobre o Meio Ambiente?

A Conferência Eco-92 ou Rio-92 foi a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro no ano de 1992.