Qual foi o surgimento das primeiras aldeias?

1481 palavras 6 páginas

As Primeiras Aldeias e Cidades Neolíticas

Também conhecido como Nova Idade da Pedra e Idade da Pedra Polida, o Período Neolítico teve início por volta de 8.000 antes de Cristo, após as mudanças climáticas que criaram melhores condições de vida para os homens e animais. Com as geleiras, os grandes animais foram extintos, dando lugar a uma fauna mais parecida com a que temos hoje, e os rios, desertos e florestas tropicais foram formados, o que possibilitou um contato humano mais intenso com a natureza.
Diferente da Era Paleolítica, o Período Neolítico é considerado um importante avanço social, econômico e político. Nesse período, o homem descobre-se como um ser social que tem muito mais vantagem de agir em grupo do que individualmente.
Para obter boas condições de vida, o homem neolítico procurava moradia próximo aos rios, na intenção de utilizar a terra fértil para a agricultura – outro importante avanço do período. Se antes o homem paleolítico coletava alimentos praticando o ato da caça e da pesca para sobreviver, o homem neolítico passou a produzir o que comer com mais frequência, plantando frutos, legumes e vegetais. Com isso, não havia mais a necessidade de estarem saindo de um lugar para o outro, constantemente à procura de alimentos .Assim ele deixa de ser nômade ( sem morada fixa) e passa a ser sedentário ( com morada fixa).
O processo de sedentarização provocado pela Revolução Neolítica estabeleceu uma nova etapa no modo de vida do homem. A grande disponibilidade de alimento fez com que ele pudesse morar em um lugar durante um longo período de tempo, na medida em que a prática da agricultura lhe assegurava uma vida bem mais estável. Outra conseqüência direta foi o aumento da população humana, que naturalmente abriu caminho para a formação de comunidades numerosas.

Dessa forma, a transformação promovida pela revolução agrícola veio acompanhada da formação das primeiras aldeias neolíticas. Entre 8.000 e 6.000 a.C., esse agrupamentos


Relacionados

  • Resumo capítulo 1 - A cidade na história

    3926 palavras | 16 páginas

    A História da cidade Capítulo 1: Santuário, aldeia e fortaleza 1. A cidade na história As origens da cidade são obscuras, enterrada ou irrecuperavelmente apaga numa grande parte do seu passado, e são difíceis de pesar suas perspectivas futuras. Se quisermos lançar novos alicerces para a vida urbana, cumpre-nos compreender a natureza histórica da cidade e as suas funções originais. A sociedade urbana chegou a um ponto em que são dois os caminhos, como uma consciência maior do nosso passado….

  • Pre historia

    690 palavras | 3 páginas

    Inovações mudam a vida da aldeia neolítica No mito de Gilgamesh, o rei é um individuo civilizado enquanto Enkidu é o selvagem que vive entre animais e desconhece a vida em cidade. A palavra civilizado vem do termo civitas, cidade em latim. Portanto, civilizado, em sua origem, quer dizer aquele que vive na cidade e selvagem significa aquele que vive na selva. Uruk, a cidade de Gilgamesh, foi umas das primeiras cidades do mundo. O aparecimento das cidades marcou a passagem da Pré-historia para….

  • estudante

    2069 palavras | 9 páginas

    FICHAMENTO MUMFORD, Lewis. Santuário, Aldeia e Fortaleza. In:____. A Cidade na História: Suas Origens, Transformações e Perspectivas. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes. 1998, p. 9-36. “Se quisermos lançar novos alicerces para a vida urbana, cumpre-nos compreender a natureza histórica da cidade e distinguir, entre as suas funções originais, aquelas que dela emergiram e aquelas que podem ser ainda invocadas.” (p. 9) “[...] verificamos que a sociedade urbana chegou a um ponto em que são dois….

  • Das Aldeias Pré-Históricas, aos primeiros estados

    1109 palavras | 5 páginas

    TRABALHO DE HISTÓRIA DAS ALDEIAS PRÉHISTÓRICAS AOS PRIMEIROS ESTADOS A arte pré-histórica A arte foi sem sombra de dúvida a primeira forma de expressão do ser humano primitivo, a escultura ao lado por exemplo, representa uma “Vênus”,que é caracterizado por seios e ancas largas, era considerada o símbolo da fertilidade. A escultura, segundo os estudiosos, foi um método que o ser humano encontrou, para representar o mundo ao seu redor. Eles não utilizavam a escultura apenas….

  • A Cidade Na Hist Ria

    1088 palavras | 5 páginas

    A cidade na história: Suas origens, transformações e perspectivas. Lewis Mumford - O que o autor quis dizer com: “Santuário, aldeia e fortaleza”. Inicialmente, apresenta um questionamento em relação ao surgimento das cidades na história, bem como, sua origem e importância para a sociedade, na qual, sua origem é indefinida e seu futuro é desconhecido. Propõe a criação de um novo tipo de cidade, com uma nova estrutura e que não siga o modelo padrão que vivenciamos e que enriqueça o desenvolvimento….

  • Resenha texto 1: Santuário, aldeia e fortaleza

    665 palavras | 3 páginas

    Teoria e história da Arquitetura e Urbanismo Resenha texto 1: Santuário, aldeia e fortaleza Para entender o surgimento da cidade e sua importância ao longo da história é necessário abrir mão do conceito e forma das cidades atuais e atentar-se para a história desde nossos antepassados nômades. Além desse regresso, é preciso abrir a visão para além dos restos físicos das primeiras formas de cidade e atentar-se para o modo de vida que levou a tal organização fixa e coletiva. A busca por um ponto….

  • revoluçao neolitica

    4437 palavras | 18 páginas

    Universidade de Lisboa – Faculdade de Letras Licenciatura em História Pré-História das sociedades camponesas Revolução Neolítica: Culturas rituais, domésticas e líticas das sociedades camponesas Docente: Profª Doutora Mariana Diniz Alunos: Fábio Pereira, Nº 52252 Ricardo Alves, Nº 51579 Pedro Ferreira, Nº 52209 Odete Pinto, Nº Índice Introdução O nosso trabalho insere-se no âmbito da cadeira Pré-História….

  • Aonde surgiram as primeiras cidades

    1767 palavras | 8 páginas

    Aonde Surgiram as primeiras cidades As primeiras cidades teriam surgido entre quinze a cinco mil anos atrás, dependendo das diversas definições existentes sobre o que define um antigo assentamento permanente como uma cidade. Sociedades que vivem em cidades são freqüentemente chamadas de civilizações. O ramo da história e do urbanismo encarregado do estudo das cidades e do processo de urbanização é a história urbana. As primeiras verdadeiras cidades são por vezes consideradas grandes assentamentos….

  • Primeiras aldeias

    489 palavras | 2 páginas

    O processo de sedentarização provocado pela Revolução Neolítica estabeleceu uma nova etapa no modo de vida do homem. A grande disponibilidade de alimento fez com que ele pudesse morar em um lugar durante um longo período de tempo, na medida em que a prática da agricultura lhe assegurava uma vida bem mais estável. Outra conseqüência direta foi o aumento da população humana, que naturalmente abriu caminho para a formação de comunidades bem mais numerosas. Dessa forma, a transformação promovida….

  • Um Fenômeno Global: As Sociedades Produtoras de Alimentos do Neolítico

    2134 palavras | 9 páginas

    produção de alimentos (agricultura e do pastoralismo) e o sedentarismo em aldeias permanentes.Inicialmente concebido como um processo de ruptura com os padrões socio-econômicos de caçadores coletores mesolíticos, atualmente percebe-se que o neolítco é produto de um largo processo de intensificação de estratégias econômicas especilizadas colocadas em curso no Holoceno Inicial Inovações Tecnológicas das Sociedades Neolíticas: 1) Objetos de pedra polida = destacam-se os machados e as mós. Estes artefatos….

Outros Trabalhos Populares

Quando surgiram as primeiras aldeias?

Dessa forma, a transformação promovida pela revolução agrícola veio acompanhada da formação das primeiras aldeias neolíticas. Entre 8.000 e 6.000 a.C., esse agrupamentos humanos numerosos haviam se espalhado na região sul da Europa, no norte da África e no sudoeste da Ásia.

Qual a explicação para o surgimento das primeiras aldeias?

O que favoreceu o surgimento das primeiras aldeias foi a descoberta da agricultura, pois com isso os seres humanos deixaram de ter o nomadismo como necessidade para a sobrevivência. As pessoas necessitavam de um rio próximo, favorecendo a agricultura, algo extremamente importante para o desenvolvimento.

Quando foi o surgimento das primeiras aldeias e cidades?

As primeiras cidades surgiram entre 3 500 e 3000 a. C., nos vales dos rios Nilo, no Egito e Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia; posteriormente, mais ou menos em 2 500 a.C., no vale do rio Indo, na Índia e por volta de 1 500 a.

Como iniciou as primeiras aldeias na Pré

Resposta verificada por especialistas. Supõe-se que as primeiras aldeias surgiram quando os seres humanos passaram a domesticar os animais e a praticar a agricultura em maior escala, mudando de um modelo econômico baseado no extrativismo para um modelo econômico baseado na agricultura.