AfoxéFoto: Filhos de Gandhy (SalvadorBA) Show
O Afoxé é uma expressão artístico-religiosa, geralmente conduzido por um Babalorixá ou Ialorixá, e funcionam no interior dos terreiros de Candomblé. A ligação dos grupos com a tradição africana também se traduz nas cores que levam às ruas, fazendo referência aos Orixás. Fonte: Catálogo de Agremiações Carnavalescas de Recife e Região Metropolitana, 2009. Bloco AfroFoto: Bloco Afro – Foto Carla Ornelas (Governo da Bahia) Os Blocos Afro possuem forte viés político, levantando a bandeira da luta contra o racismo e pela afirmação da identidade negra. Parte dessas agremiações ampliam suas atividades para além do Carnaval, promovem ações educativas e de formação profissional. A percussão é a base musical dessa manifestação. Bumba-meu-boiFoto: Geraldo Furtado (Secretaria de Estado da Igualdade Racial MA) A auto do Bumba-meu-boi é apresentado como a morte e a ressurreição de um boi especial. Pai Francisco, o escravo de confiança do patrão, mata e arranca a língua do boi para satisfazer os desejos de grávida de sua esposa, Mãe Catirina. Após ser perseguido, preso e castigado, Pai Francisco se vê forçado a ressuscitar o animal. Todos, então, cantam e dançam em comemoração. O boi é uma das principais referências da cultura negra maranhense, presente em vários estados brasileiros. Leia mais! Fonte: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – MinC CacuriáFoto: Paulinha Viana – São Luís/MA A dança acontece após a derrubada do mastro que marca o fim da Festa do Divino, no estado do Maranhão. É o momento em que caixeiras e festeiros se unem para dançar. Com mais de duas décadas de existência tem seu arranjo musical marcado por caixas, flautas, clarinetes, violões e banjos, flautas, clarinetes, violões e banjos.
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