Qual o clima apresenta temperaturas elevadas com chuvas abundantes ao longo do ano?

Os principais tipos de clima da Terra influenciam as características vegetais e atmosféricas de suas respectivas áreas.

Existem vários tipos climáticos que compõem a dinâmica terrestre. Eles são determinados por uma série de fatores que, combinados, conferem a cada localidade um conjunto de características atmosféricas específicas. Por esse motivo, estudaremos a seguir os principais tipos de clima e suas principais características.

Equatorial: Situa-se nas regiões localizadas próximas ao Equador, com temperaturas médias de 25ºC e com elevado índice de pluviosidade, com chuvas bem distribuídas durante todo o ano.

Tropical: Caracteriza-se por apresentar temperaturas elevadas e a ocorrência de duas estações bem definidas, um inverno seco e um verão úmido. Esse tipo de clima cobre a maior parte do território brasileiro.

Semiárido: Apresenta baixas taxas de umidade e índice pluviométrico, que são maiores apenas do que as do clima desértico. Apresenta elevadas temperaturas durante o ano, mas a sua média permanece em 25ºC.

Desértico: Também chamado de Árido, é o mais seco e menos chuvoso dentre todos os climas. Possui as mais altas temperaturas da superfície terrestre, mas sua amplitude térmica também é elevada, apresentando noites muito frias.

Mediterrâneo: Possui médias anuais de temperatura um pouco acima dos 20ºC. Apresenta um inverno chuvoso e um verão seco.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Subtropical úmido: Os verões são muito quentes e úmidos e os invernos frios e secos, com elevada amplitude térmica. As chuvas são bem distribuídas, apesar de maior incidência no verão.

Frio de Montanha: Clima característico das regiões de elevada altitude, sendo, portanto, muito frio. As médias de temperatura, muitas vezes, não são superiores a 0ºC e o índice de pluviosidade é elevado, em razão não só das chuvas, mas da constante incidência de neve.

Continental úmido: Mais conhecido como clima temperado, caracteriza-se por ser relativamente frio, com temperaturas oscilando entre -5ºC e 15ºC ao longo do ano.

Frio: por vezes chamado somente de “continental”, esse clima é comum apenas nas zonas de altas latitudes, com destaque para o Canadá. Possui baixíssimas temperaturas e elevada pluviosidade, que se manifesta, principalmente, sob a forma de neve.

Polar: Registra as mais baixas temperaturas da Terra, com verões secos e curtos e invernos longos e úmidos. Os índices de pluviosidade são baixos.


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Rodolfo F. Alves Pena

As regiões de clima equatorial estão localizadas, como o próprio nome sugere, próximas ao paralelo do Equador, portanto, nas regiões de baixas latitudes (entre 10° N e 10° S). Esae clima está sob o domínio das massas de ar quentes e muito úmidas que circulam no local.

Características

Os locais que estão sob o clima equatorial apresentam temperaturas constantemente elevadas – médias térmicas mensais em torno de 27 °C – e baixa amplitude térmica anual, ou seja, a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima tem pequena variação durante o ano. Isso significa que nesse tipo de clima não há estações do ano definidas (quando encontramos períodos mais frios e períodos mais quentes).

As precipitações são elevadas e bem distribuídas ao longo do ano, com média pluviométrica anual superior a 2000 mm, chegando a mais de 3000 mm nas áreas mais chuvosas. Observe o climograma de Manaus:

Qual o clima apresenta temperaturas elevadas com chuvas abundantes ao longo do ano?

Em Manaus, o clima equatorial é responsável pela ocorrência de chuvas o ano todo

    Em razão das altas temperaturas e da intensa pluviosidade anual, a vegetação típica do clima equatorial é, em geral, formada por florestas de alta densidade com formas densas e exuberantes, como a Floresta Amazônica. A chamada Floresta Equatorial está presente em regiões com rica biodiversidade.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Outra característica das regiões de clima equatorial é uma vasta rede hidrográfica, com rios caudalosos e perenes que são reabastecidos constantemente pelas chuvas que ocorrem o ano todo.

    Localização

    No Brasil, o clima equatorial está presente na porção norte, especialmente nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, norte do Mato Grosso, Amapá e uma pequena parte do extremo noroeste do Maranhão.

    No mundo, o clima equatorial é encontrado em diversos países ao longo da linha do Equador. Vejamos:

    • No sudeste da Ásia, em países como Índia, Indonésia, Tailândia, Singapura, Malásia e Mianmar;

    • Na porção central da África, nos países: Serra Leoa, Libéria Nigéria, Camarões, República Centro-Africana, República Democrática do Congo e outros;

    • Na América do Sul e na América Central, o clima equatorial pode ser encontrado em Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Panamá, Jamaica, Venezuela, Brasil, Colômbia e outros;

    • Na Oceania, algumas ilhas têm sua totalidade ou parte sob o clima equatorial, entre elas Papua Nova-Guiné e Ilhas Salomão.

    * Fonte - IPMA

    Qual o clima apresenta grande quantidade de chuvas e elevadas temperaturas?

    O clima Equatorial apresenta grande quantidade de chuvas e elevada temperatura, sendo comum em regiões de floresta.

    Qual é o clima que apresenta temperaturas altas e poucas chuvas durante o ano?

    O semiárido caracteriza-se pela presença de altas temperaturas, com médias anuais em torno de 27º C, baixa umidade, chuvas escassas e irregulares e médias pluviométricas que variam em torno de 300 a 800 milímetros por ano.

    Qual o clima cuja temperaturas são elevada com presença de umidade e índice de chuvas de médio a elevado *?

    Equatorial: Quente e úmido durante o ano todo, está presente na região da linha do Equador e nas áreas de baixa latitude, como a América Central, a Indonésia, a região central da África e o norte do Brasil. A umidade relativa do ar é elevada, com média anual de 90%, e a chuva é abundante durante o ano todo.

    Qual é o clima que tem temperaturas médias elevadas ao longo do ano?

    Os locais que estão sob o clima equatorial apresentam temperaturas constantemente elevadasmédias térmicas mensais em torno de 27 °C – e baixa amplitude térmica anual, ou seja, a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima tem pequena variação durante o ano.