Qual o demonstrativo que apresenta a movimentação ocorrida durante o exercício social nas diversas contas componentes do patrimônio líquido?

Você sabe o que são relatórios contábeis? Sua empresa já analisou os demonstrativos do mês passado? ?

Dentro de uma organização, a contabilidade é uma poderosa ferramenta de gestão. Por meio dos relatórios contábeis fornecidos por ela, os gestores conseguem analisar a situação atual da empresa, detectar problemas atuais e futuros e desenvolver soluções.

Porém, de acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), cerca de 70% dos micro e pequenos empreendimentos não utilizam os dados provindos da contabilidade para auxiliar na administração dos seus negócios e acabam assim comprometendo o seu crescimento e desenvolvimento.

Mas, se você ainda não fez o seu relatório contábil, fique tranquilo!

Nesse post, iremos te explicar de maneira simples e didática o que são relatórios contábeis e quais são os mais importantes e que não podem deixar de ser feitos, pois fornecem o suporte necessário para auxiliar no planejamento e nas projeções da sua empresa.

Confira:

  • Afinal, o que são Relatórios Contábeis?
  • Quais são os principais Relatórios da Contabilidade?
    • Balanço Patrimonial (BP):
    • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE):
    • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA):
    • Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR):
    • Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC):
    • Demonstrativo do Valor Adicionado (DVA):
  • Considerações Finais

Afinal, o que são Relatórios Contábeis?

Qual o demonstrativo que apresenta a movimentação ocorrida durante o exercício social nas diversas contas componentes do patrimônio líquido?

Relatórios Contábeis, também conhecidos como informes ou demonstrativos contábeis, são documentos que descrevem todos os dados econômico-financeiros de uma organização em um determinado período.

A partir desses números, um gestor consegue controlar gastos, acompanhar a rentabilidade, reduzir impostos e  reunir informações sobre o estado patrimonial da empresa.

Os Relatórios Contábeis são importantes para avaliar a situação financeira de um  negócio. Com eles, a administração ou gerência tem conhecimento da situação do empreendimento, bem como os utiliza como suporte para a tomada de decisões presentes e futuras. Mas para isso é preciso analisá-los com muita cautela e atenção.

É importante que todas as empresas façam os Relatórios Contábeis, pelo menos uma vez ao ano, independente do seu tamanho ou atividade, para cumprir não só com as obrigações legais e fiscais, mas como também para acompanhar a situação financeira da sua organização.

Vamos conferir a partir de agora quais são os principais Relatórios Contábeis?

Quais são os principais Relatórios da Contabilidade?

De modo geral, os Relatórios Contábeis podem ter duas naturezas, uma de origem obrigatória e outra não obrigatória.

Os relatórios obrigatórios são aqueles exigidos por lei. Já os relatórios não obrigatórios, não são exigidos pela legislação, mas sua realização é essencial para o crescimento de uma empresa.

A obrigatoriedade ou não de fazer esses relatórios e apresentar aos sócios ou à Administração Pública varia de acordo com o tamanho e faturamento da empresa.

Acompanhe a tabela que a Direto fez para você não se perder:

Qual o demonstrativo que apresenta a movimentação ocorrida durante o exercício social nas diversas contas componentes do patrimônio líquido?

Conheça a partir de agora os principais Relatórios Contábeis de 2022 e veja suas principais características:

Balanço Patrimonial (BP):

O Balanço Patrimonial é um dos relatórios contábeis mais conhecidos entre os gestores, mas afinal, você sabe o que ele tanto representa?

De forma geral, podemos dizer que o Balanço Patrimonial exemplifica exatamente qual é a posição financeira, patrimonial e econômica de uma empresa em um determinado intervalo de tempo (geralmente um ano).

A sua apresentação, onde os lucros e despesas são divididos entre ativos e passivos, facilita o gestor a observar a evolução e/ou variação da organização de um ano para o outro e propicia um suporte informacional para futuras decisões.

O Balanço Patrimonial é um instrumento essencial para medir a posição contábil de uma organização, pois oferece um cenário amplo a respeito da situação empresarial e auxilia o gestor a fazer novos planos financeiros. Nele, podem aparecer duas situações, sendo uma positiva e outra negativa: a positiva é quando a empresa está capacitada a adquirir empréstimos bancários, já a negativa ocorre quando a mesma acaba perdendo créditos na praça.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE):

Assim como o Balanço Patrimonial, a DRE também é um relatório muito conhecido pelas empresas, na medida que ela fornece informações importantíssimas para gestores e investidores.

Demonstração do Resultado do Exercício, a DRE, é um documento contábil de demonstração, cujo objetivo é detalhar o resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas, mostrando se a empresa está com lucros ou prejuízos.

Os gestores utilizam dos dados fornecidos pela DRE para orientá-los no momento da realização de um planejamento estratégico e para auxiliá-los nas tomadas de decisões.

Já para os investidores, a Demonstração do Resultado do Exercício demonstra a principal informação de seu interesse: Ela mostra se a empresa está com lucros ou prejuízos em determinado período.

A DRE também pode responder a importantes perguntas financeiras, como: – Quanto a empresa faturou ou gastou depois de ter operado o ano inteiro com uma nova ferramenta?.

Outro ponto que é importante destacar, é que sua divulgação pode ser feita anualmente para fins legais, mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins ficais e toda empresa de capital aberto tem a obrigatoriedade de divulga-la publicamente.

Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA):

A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, conhecida também como DLPA, é um relatório contábil que utiliza os dados provindos do BP e da DRE para demonstrar como o lucro líquido presente nesses relatórios são aplicados.

Além disso, por meio de relatórios e notas explicativas, a DLPA explica a situação patrimonial da empresa e evidencia cada detalhe das alterações e movimentações que ocorreram entre o saldo inicial e final da empresa dentro de um certo período.

Este tipo de relatório é muito utilizado para manter o controle financeiro de uma organização e ajuda os gestores a terem uma visão mais realista sobre as decisões que devem ser tomadas.

Com esse relatório também, é possível observar as variações do caixa e visualizar os períodos em que houve mais lucro ou prejuízo, e assim, entender a extensão de crescimento do negócio e a saber se existe viabilidade econômica para determinados investimentos, como: expansão do negócio, compra de novos equipamentos ou contratação de mais mão de obra.

Para o Contador da Direto, a DMPL, é uma das demonstrações contábeis mais completas, pois representa as movimentações ocorridas no Patrimônio Líquido e evidencia todas as movimentações realizadas durante o exercício social nas contas que compõem o patrimônio líquido, como: reservas de capital, de lucros, de reavaliação, capital social e lucros ou prejuízos acumulados.

Qual o demonstrativo que apresenta a movimentação ocorrida durante o exercício social nas diversas contas componentes do patrimônio líquido?

Você já verificou se a sua empresa já fez os 03 relatórios que mencionamos logo acima? Continue acompanhando esse post e veja mais 03 Relatório Contábeis muito importantes para sua empresa!

Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR):

A Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos é um relatório contábil que indica se houve e quais foram as modificações ocorridas na posição financeira de uma empresa.

Ela tem como objetivo mostrar as variações ocorridas no patrimônioe toda a movimentação ocorrida em um determinado período.

Segundo Uirajara, a DOAR era obrigatória para as companhias abertas e para as companhias fechadas com patrimônio líquido, na data do balanço patrimonial, superior a R$ 1.000.000,00.

Ele acrescenta também que os financiamentos são representados pelas origens de recursos, e os investimentos pelas aplicações de recursos, sendo que o significado de recursos não é simplesmente o de dinheiro, ou de disponibilidades, pois abrange um conceito mais amplo; representa capital de giro líquido que, na denominação dada pela lei, é Capital Circulante Líquido.

Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC):

O DFC, também conhecido como Demonstrativo do Fluxo de Caixa é um relatório contábil que mostra todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa de uma empresa e quais foram os resultados dessas transações.

Esse relatório tem como objetivo analisar a capacidade de uma empresa de gerar saldo positivo em seu caixa em um determinado período. Para isso, ele informa a origem dos recursos obtidos pela mesma e mostra detalhadamente como eles foram aplicados.

Mas não para por aí, apesar do seu nome, a DFC não analisa apenas o fluxo de caixa propriamente dito. Ela também abrange todas as outras contas da empresa, como contas bancárias e aplicações de liquidez imediata.

A elaboração da DFC é obrigatória para diversos tipos de empresas. Para as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2 milhões, a obrigatoriedade foi determinada pela lei nº 11.638/2007, que entrou em vigor em 2008. Já para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), a determinação está na NBC TG 1000. – Salienta Uirajra.

Mesmo que sua empresa não seja obrigada a apresentar o Demonstrativo do Fluxo de Caixa, é importante que você o faça, pois só assim é possível identificar os períodos de sobra e de escassez de recursos, garantindo que haja dinheiro disponível para cumprir com as obrigações dentro dos prazos de vencimento.

Demonstrativo do Valor Adicionado (DVA):

O último e não menos importante relatório contábil que vamos apresentar nesse post, é o Demonstrativo do Valor Adicionado, também conhecido como DVA.

Ele tem como finalidade detalhar de que forma o lucro gerado por uma empresa em certo período foi distribuído entre os seus funcionários, fornecedores, agentes financiadores, acionistas e governo, ou seja, entre todos os setores que participaram, diretamente ou indiretamente, da sua geração.

Uirajara acrescenta que a DVA é obrigatória para empresas de capital aberto, as chamadas S.A., por força da lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007, e sua adoção foi regulamentada em 2008 pelo pronunciamento técnico CPC 09. Nessas companhias que negociam ações em bolsa, o demonstrativo costuma ser elaborado anualmente, junto com os demais relatórios de contabilidade.

Considerações Finais

Agora você deve estar se perguntando: como eu faço para analisar todos os dados provindos desses relatórios contábeis?

Bom, para isso você pode (e deve!) pedir o auxílio do seu contador ou procurar uma empresa contábil como a Direto! Dessa forma você garante que todas as informações poderão ser utilizadas da maneira mais inteligente possível!

Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber ainda mais o que são os relatórios contábeis e por que eles são tão importantes na sua empresa, clique aqui e fale com um de nossos especialistas. Estaremos à disposição para bater um papo com você!

Aproveitando que você está por aqui, que tal conferir esses outros posts de contabilidade do Blog da Direto:

  • O que a contabilidade pode fazer pelas pequenas empresas?
  • Quais são as principais obrigações acessórias de uma empresa?
  • Indicadores contábeis e financeiros: Qual a sua importância?

Qual o demonstrativo que apresenta a movimentação ocorrida durante o exercício social nas diversas contas componentes do patrimônio líquido?

Por Cinthia Sayuri, departamento de Marketing da Direto Group | Contabilidade

Qual o demonstrativo que apresenta a movimentação ocorrida durante o exercício social nas diversas contas componentes do patrimônio líquido escolha uma opção?

A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL – possibilita ao analista ou usuário das demonstrações contábeis conhecer toda a movimentação ocorrida nas diversas contas do Patrimônio Líquido durante o exercício.

Qual o demonstrativo que apresenta a movimentação ocorrida durante o exercício?

Feedback: A demonstração de resultados do exercício é o demonstrativo que apresenta as operações realizadas pela sociedade durante o exercício social, em que são demonstradas as receitas, os custos e as despesas para a apuração do lucro líquido do período.

Qual demonstrativo contábil apresenta as variações do patrimônio líquido?

A DMPL é uma demonstração completa e abrangente que apresenta a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido durante o exercício social. Desse modo, o documento é usado para demonstrar as variações de reservas das companhias.

Qual o componente do relatório contábil que informa a natureza das alterações nas contas de capital social e lucros acumulados da companhia?

Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa.