Qual o estado maior produtor de café do Brasil

Produção foi de 44 mil toneladas. Município de Rondônia ficou atrás apenas dos municípios de Patrocínio (MG) e Rio Bananal (ES).

Café Robusta — Foto: Globo Rural

São Miguel do Guaporé (RO) foi o 3º maior produtor de café do Brasil em 2021, segundo dados da Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao todo, o município produziu 44 mil toneladas de café e ficou atrás apenas dos municípios de Patrocínio (MG) e Rio Bananal (ES).

Os dados divulgados pelo IBGE também revelam que entre os 100 maiores produtores de café do país, seis são municípios de Rondônia, sendo: Cacoal (22 mil toneladas), Alto Alegre dos Parecis (15 mil toneladas), Nova Brasilândia d’Oeste (15 mil toneladas), Alta Floresta do Oeste (14 mil toneladas), Buritis (10 mil toneladas), e Ministro Andreazza (9 mil toneladas).

Crescimento de 99%

Segundo o IBGE, a área destinada à colheita de café diminuiu 47,8% entre 2012 e 2021. Mesmo assim, o estado teve um crescimento de 99,7% na produção de café, passando de 85 mil toneladas em 2012 para 170 mil toneladas em 2021.

De acordo com o instituto, o crescimento na produção está ligado ao aumento no rendimento médio por hectare devido à substituição do café seminal por muda clonal.

Mais de 100 toneladas

Rondônia produziu 170 mil toneladas de café em 2021, representando 5,7% da produção nacional. Com o resultado, o estado ficou na quinta posição no ranking por Unidade Federativa.

  • Alta Floresta do Oeste
  • Cacoal
  • Ministro Andreazza
  • Nova Brasilândia D'Oeste
  • Rondônia
  • São Miguel do Guaporé

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!


Cerrado Mineiro – 100% Arábica. Os cafés do Cerrado de Minas Gerais são caracterizados pela bebida fina, corpo forte e excelentes aroma e doçura. São produzidos em altitudes entre 800m e 1.200m. A região tem estações bem definidas: verões quentes e chuvosos seguidos por invernos secos e frios. Ou seja, o clima ideal para o cultivo de cafés naturais de alta qualidade. O padrão climático do Cerrado é singular e ajuda a produzir excelente café Arábica processado por via natural (secos ao sol). A florada é concentrada, o amadurecimento é uniforme e é acompanhado por bastante luminosidade, ajudando a fixar aroma e doçura.

Sul de Minas– 100% Arábica. São cafés que atingem as melhores classificações de bebida (mole ou estritamente mole), encorpados com alta acidez e um sabor doce característico. O Sul de Minas é a maior região produtora de cafés Arábica do Brasil. Tem altitudes entre 850m e 1.250m e temperatura média anual entre 22 e 24°C. As variedades mais cultivadas são o Catuaí e o Mundo Novo, mas também há lavouras das variedades Icatu, Obatã e Catuaí Rubi.

Mogiana – 100% Arábica. A bebida produzida nesta região é bastante encorpada, com aroma frutado e sabor suave e adocicado. Uma das mais tradicionais regiões produtoras de café Arábica, a Mogiana está localizada ao norte do estado de São Paulo, com cafezais a uma altitude que varia entre 900 e 1.000 metros. A temperatura média anual é bastante amena em torno de 20°C. A região produz somente café da espécie Arábica, sendo que as variedades mais cultivadas são o Catuaí e o Mundo Novo.

Qual o estado maior produtor de café do Brasil

Paraná – 100% Arábica. Os cafés produzidos no norte do Paraná proporcionam uma bebida extremamente encorpada, com um amargo acentuado, aroma caramelizado e acidez normal. A altitude média é de 650 metros, sendo que na região do Arenito, a altitude é de 350 metros e na região de Apucarana chega a 900 metros.

Bahia - Robusta e Arábica. Os grãos proporcionam uma bebida com sabor suave, levemente achocolatado, pouco corpo e com notável acidez. Há três regiões produtoras consolidadas: a do Planalto, mais tradicional produtora de café Arábica; a Região Oeste, também produtora de café Arábica, sendo uma região de Cerrado com irrigação e a Litorânea, com plantios predominantes do café Robusta (Conilon). Na Região Oeste, existe um número cada vez maior de empresas utilizando café irrigado, contribuindo para a consolidação do Estado como o quinto maior produtor do país.

Espírito Santo – Robusta e Arábica. As lavouras de Robusta ocupam a grande maioria do parque cafeeiro estadual e respondem por quase 2/3 da produção brasileira da variedade que se expandiu principalmente nas regiões baixas, de temperaturas elevadas. O Estado coloca o Brasil como segundo maior produtor mundial de Robusta.

Rondônia – 100% Robusta. Rondônia é o sexto maior Estado produtor de café e o segundo maior produtor de Robusta do país. A produção é constituída exclusivamente de café Robusta.

Qual estado é o maior produtor de café no Brasil?

MINAS GERAIS: localizado na região Sudeste, Minas Gerais é o maior estado produtor de café do Brasil, responde por cerca de 50% da produção nacional e é uma das principais fontes de cafés especiais do país.

Qual a cidade que mais produz café no Brasil?

As principais cidades produtoras são Patrocínio, Monte Carmelo, Araguari, Patos de Minas, Campos Altos, Unaí, Serra do Salitre, São Gotardo, Araxá e Carmo do Paranaíba.

Quais são os Estados que mais produzem café no Brasil?

Principais regiões cafeeiras do Brasil.
Bahia..
Minas Gerais..
Espírito Santo..
Rio de Janeiro..
São Paulo..
Paraná.

Qual estado é o maior produtor de café do mundo?

Café em Minas Gerais O Brasil é o maior produtor mundial de café, com expectativa, para 2015, de produção de cerca de 52 milhões de sacas.