Qual o melhor aditivo orgânico ou inorgânico?

7 minutos para ler

Antes de começar a falar sobre o líquido de arrefecimento, vamos falar rapidamente sobre o local onde ele é armazenado, que é de suma importância na mecânica de seu veículo e é considerado por alguns mecânicos o segundo coração do seu carro. 

O radiador 

 A principal função do radiador é fazer com que o motor não super aqueça ou não esfrie demais, o que, caso aconteça, pode vir a danificar peças importantes do motor ou até mesmo inviabilizar o uso do mesmo, sendo necessária uma retificação das peças danificadas.  

O radiador trabalha de forma que ocorra a troca de calor do ar da atmosfera e o líquido de arrefecimento, que é uma mistura de aditivo com água desmineralizada. Nesse procedimento, o oxigênio entrará pelo duto dianteiro do veículo pelo movimento do carro ou pelo funcionamento da ventoinha.  

 O líquido de arrefecimento é um líquido composto por 50% de água desmineralizada e por 50% de aditivo a base de etileno glicol. Esse líquido trafega pelas peças internas do motor através de dutos. Esses dutos estão localizados no cabeçote e no bloco do motor.

O líquido de arrefecimento não entra em contato direto com os componentes de combustão do motor, pois, passa por uma bomba que é acoplada ao virabrequim por meio de uma correia até que chegue ao radiador. Quando esse líquido fica muito quente, dentro de todo esse processo, tem o seu calor retirado e recomeça todo o ciclo. 

Tipos de aditivos

Antes de irmos aos quatro principais mitos sobre o líquido de arrefecimento, vamos falar sobre os tipos de aditivos. São eles o orgânico e o inorgânico. Os dois possuem a mesma função e são a base do mesmo componente, o Mono etilenoglicol. Sua principal função é alterar o congelamento da água e o ponto de ebulição.

Apesar de possuírem a mesma função e terem o mesmo componente como base, eles apresentam grandes diferenças na composição e durabilidade. 

Os aditivos orgânicos, como o nome já diz, são produzidos com componentes orgânicos, biodegradáveis e não oferecem risco de poluição ao meio ambiente. Sua durabilidade também é maior que o inorgânico, devido a suas características naturais. 

Os aditivos inorgânicos, conhecido como sintéticos, são produzidos com substâncias não orgânicas, por isso, seu descarte deve ser feito com cuidado e corretamente para evitar danos a natureza. Por ter em sua composição elementos como silicatos e fosfatos, esses aditivos tendem a perder a vida útil facilmente, sendo necessária à sua troca constante no sistema de arrefecimento do seu veículo. 

Quatro mitos sobre o líquido de arrefecimento

Agora que você já sabe o que é o líquido de arrefecimento, radiador, seus componentes e os principais benefícios que ele traz para o motor do seu carro, vamos descobrir quais são os principais mitos sobre esse líquido tão importante e que pode te livrar de muitos apuros na estrada, caso usado corretamente. 

Completar o líquido de arrefecimento 

É uma questão que grande parte dos donos de veículos possuem muitas dúvidas, se devem ou não ficar completando o líquido de arrefecimento até dar o nível correto.

Em primeiro lugar, caso você precise ficar completando o nível do líquido de arrefecimento constantemente, isso quer dizer que o seu veículo está com algum problema no selo do motor, mangueiras furadas e desacopladas, ou até mesmo problemas na bomba de água, ou furos no radiador.

Por isso, quando você necessita completar o nível do líquido a todo instante, é recomendável que você agende um horário com um mecânico para dar uma olhada em seu veículo e atestar se está tudo certo com ele. Não arrisque em ficar completando o nível sem saber o que está causando a baixa constante do líquido de arrefecimento em seu carro, isso pode lhe custar sérios problemas em seu motor. 

O aditivo pode danificar o motor do seu veículo 

Um dos principais mitos e, talvez o mais divulgado por donos de carros, principalmente aqueles que compram carros usados que já estiveram nas mãos de outros donos.

Nesse caso, um exemplo que podemos dar é o seguinte: João compra um carro de Patrício. Patrício usava apenas água como líquido de arrefecimento em seu motor por muito tempo. João, agora com o carro do Patrício, resolve colocar líquido de arrefecimento com aditivo.

João percebe que o motor do carro fica estranho, fraco e leva em seu mecânico de confiança. Ao chegar lá, o mecânico analisa o motor e verifica que João está usando aditivo em um veículo que por anos trabalhou com água.

O mecânico explica a João que durante o tempo que o antigo dono usava água, muita ferrugem formou-se no interior do motor do veículo, o que o aditivo fez foi apenas a sua função: limpar o motor de toda sujeira e ferrugem nele existente, o que causou o entupimento de mangueiras, etc.

E esse é o principal motivo, do qual, é mito que o aditivo danifica o seu motor. O correto, antes de colocar aditivo, é consultar um mecânico e verificar as condições do seu veículo para que o mesmo seja colocado. 

Quanto mais aditivo colocado, melhor para o motor do veículo

É um mito que muitos donos de carros, principalmente aqueles que nunca utilizaram aditivo para o sistema de arrefecimento em seu carro, caem sempre que vão estudar iniciar o procedimento em seus veículos. 

Apesar de recomendado sempre  que você consulte o seu mecânico sobre qualquer procedimento em seu carro, a colocação dos níveis de aditivo também deve seguir o manual de fábrica, presente em seu veículo. Nesse caso, o recomendado segundo grande parte dos manuais, é que seja colocado 50% de água desmineralizada (água de torneira não pode) e 50% do aditivo.

Com essa mistura, seu sistema de arrefecimento trabalhará com fluidez e capacidade. Sempre consulte seu mecânico para cada procedimento que deseja realizar em seu veículo. 

Posso misturar o aditivo orgânico com inorgânico que não tem problema nenhum

Esse é um dos maiores mitos e um dos mais perigosos, pois, acaba contaminando até mesmo alguns mecânicos mais desavisados e teimosos. Os aditivos orgânicos e inorgânicos, apesar de possuírem o mesmo componente, o Mono etilenoglicol, eles possuem outras composições químicas diferentes, o que causaria problemas em seu sistema de arrefecimento.

No caso de completar, caso você não saiba qual aditivo está no sistema de arrefecimento do seu veículo, consulte seu mecânico, e, dê sempre preferência ao aditivo orgânico, pois, tem menor agressividade ao motor do seu veículo, devido aos seus componentes naturais.

No entanto, se recomenda que, na dúvida, o líquido antigo seja totalmente retirado e o novo, seja recolocado, para evitar danos ao sistema de seu carro. 

Qual melhor aditivo orgânico e inorgânico?

Como o próprio nome diz, os aditivos orgânicos são fabricados a partir de componentes de origem orgânica, ou seja, são biodegradáveis e não oferecem risco de poluição ao meio ambiente. Do mesmo modo que sua durabilidade é maior que o inorgânico, justamente devido as suas características orgânicas.

Qual aditivo usar orgânico ou inorgânico?

O aditivo inorgânico costuma ter uma vida útil menor que o orgânico. Além disso, seu descarte na natureza pode causar contaminação por substâncias que podem trazer prejuízos ao meio ambiente. Este tipo de aditivo deve atender a norma NBR 13705.

Qual a diferença de aditivo orgânico e inorgânico?

Os produtos inorgânicos utilizam produtos como o silicato, que tendem a degradar-se ao longo do tempo, diminuindo a sua eficácia e arriscando a ser uma fonte de avarias no futuro. Os orgânicos, por sua vez, têm um período de duração mais longo e são biodegradáveis, sendo por isso menos prejudiciais para o ambiente.

Para que serve aditivo orgânico?

Aditivo orgânico Como o próprio nome do produto já diz, em sua composição são utilizados apenas substâncias orgânicas. Deste modo, os principais benefícios estão na preservação do meio ambiente e também no tempo de duração do aditivo, que deve ser trocado em média, a cada 240 mil quilômetros rodados.