Qual o melhor instrumento para avaliar o estado nutricional de um indivíduo?

A avaliação antropométrica considera um conjunto de medidas primárias e secundárias, para investigar o estado nutricional de um indivíduo, além de diagnosticar possíveis riscos de doenças cardíacas.  Saiba mais sobre esse importante exame!

Antropometria é a ciência que estuda as medidas do corpo humano, a fim de estabelecer diferenças entre indivíduos, sexo, idade, raças, status socioeconômico, entre outros.

As medidas antropométricas são usadas para avaliar o tamanho, forma e composição do corpo humano. 

Refere-se ao estudo quantitativo das características físicas do homem e serve como uma ferramenta fundamental para determinar objetivamente as mudanças na composição corporal. 

Aprenda sobre os métodos comuns usados ​​para a avaliação antropométrica e suas medidas, como IMC, razão cintura-quadril, teste de dobras cutâneas e impedância bioelétrica. Confira!

A avaliação antropométrica considera um conjunto de medidas primárias e secundárias, para investigar o estado nutricional de um indivíduo, além de diagnosticar possíveis riscos de doenças cardíacas. 

Para a avaliação, são considerados aspectos como peso, altura, dobras cutâneas, circunferências, IMC e peso ideal.

Como uma ferramenta de diagnóstico e avaliação, estuda os componentes do corpo humano, permite diferenciar o peso bruto dos tecidos, avaliar a água intra e extracelular e classificar o homem por seu tipo morfológico.

Quando realizamos uma avaliação antropométrica, medimos o peso, altura, comprimento, perímetro, diâmetro e dobras cutâneas.

Localizando uma série de pontos anatômicos, processamos os dados coletados e os aplicamos à diferentes equações e fórmulas estatísticas .

Leia também: Eletrocardiograma – O que é e para que serve o exame?

Para que serve a avaliação antropométrica?

Duas pessoas podem ter o mesmo peso indicado na balança, mas isso não significa que elas terão a mesma composição corporal.

Talvez um deles tenha maior massa gorda e a outra maior quantidade de massa muscular, porém isso não pode ser determinado pelo peso de balança.

A avaliação antropométrica é o que nos permite saber como o corpo é formado, porque a coisa mais importante não é o quanto pesamos, mas como o peso é distribuído em diferentes partes.

No caso de atletas, uma vez obtidos os resultados da antropometria, podemos modificar sua dieta para melhorar seu desempenho. 

Por exemplo, no caso de um corredor de maratona, será benéfico ter um baixo teor de gordura.

Se na antropometria virmos que é alto o índice de gordura, aplicaremos uma dieta para diminuí-la, o que aumentará seu desempenho físico.

Qual o melhor instrumento para avaliar o estado nutricional de um indivíduo?
A avaliação antropométrica é o que nos permite saber como o corpo é formado

Como a avaliação antropométrica é realizada?

Após coletar as informações necessárias para a avaliação, as dimensões obtidas pelo médico poderão ser comparadas em uma tabela de classificação.

A avaliação nutricional do paciente é o resultado final da avaliação e, para um tratamento correto, o nutricionista deve ter certeza de que os dados são corretos.

O peso, por exemplo, deve ser medido pela manhã, ainda com o paciente em jejum, de bexiga vazia e com o mínimo de roupa possível.

Ele é a soma de todas as células do corpo e seus componentes, incluindo órgãos e tecidos.

O ideal é que seja feito em uma balança antropométrica recém calibrada, com o paciente estático, podendo ser em pé ou deitado.

A altura, deve ser feita com o paciente em pé, com os braços estendidos e a coluna ereta. 

Certifique-se de que a cabeça está no ângulo exato de 90° em relação ao chão, e que calcanhares e joelhos possuem um ponto de contato. A posição ideal é que se mantenha o paciente com o glúteo encostado na parede (nunca a coluna).

Para medir, basta fixar a parte móvel da balança antropométrica ou objeto de marcação no topo da cabeça do paciente, de forma a comprimir a camada de cabelo. A leitura deve ser realizada sem soltar o objeto de marcação.

Qual o melhor instrumento para avaliar o estado nutricional de um indivíduo?
A medição de altura deve ser feita com o paciente em pé

Leia também: Aparelho BiPAP – Conheça as características deste dispositivo

As medições da avaliação antropométrica

O índice de massa corpórea (IMC), poderá ser obtido após a aferição de peso e altura do paciente. Basta dividir:

IMC = altura (m) ² / peso (kg)

Com o resultado dessa conta simples, você obtém o volume corporal total. No entanto, só com o IMC não podemos verificar a distribuição de massa pelo organismo.

Isso significa que um atleta em plena forma poderá ter o IMC de 27, mas isso não significa que ele está em sobrepeso. Assim como um sedentário de IMC 22 ainda corre riscos de doenças cardíacas.

Por fim, é feita a medida de circunferência e contagem de dobras cutâneas, para identificar em quais partes do corpo existe o acúmulo de gordura.

Nessa parte são medidos o tórax, cintura, abdômen, quadril, pescoço, braços, antebraços, punhos, coxa e panturrilha.

Já a contagem de dobras é feita com um aparelho chamado de adipômetro. O instrumento deve ser encaixado em contato direto com a pele e em lado não dominante.

Qual o melhor instrumento para avaliar o estado nutricional de um indivíduo?
A contagem de dobras é feita com um aparelho chamado de adipômetro

Conheça 3 tipos de balanças antropométricas

Para uma avaliação antropométrica precisa, é necessário que o paciente seja avaliado pelo menos duas vezes, com instrumentos precisos, como a balança e o adipômetro.

Mas, qual a diferença entre as opções de balança disponíveis no mercado? Confira:

1. Balança antropométrica mecânica

Balanças mecânicas são a maneira mais simples de medir peso. 

Também chamadas de balanças analógicas, elas operam em um mecanismo de mola que não requer baterias e geralmente apresentam grandes plataformas para os pés e mostradores de fácil leitura. 

Um ponto negativo é que elas não oferecem avaliações detalhadas, como cálculos de gordura corporal. Já um ponto de atenção das balanças mecânicas é a precisão, já que o período de manutenção deve ser respeitado.

Você pode conferir o preço e condições de entrega da balança mecânica clicando aqui.

2. Balança antropométrica digital

As balanças digitais que medem apenas o peso corporal são semelhantes às balanças analógicas em termos de simplicidade, tem maior precisão. 

Elas funcionam com bateria ou ligadas a uma tomada e são fáceis de encontrar nas lojas e on-line. Alguns modelos têm recursos de memória que podem armazenar até 10 leituras de peso anteriores.

Além disso, elas também oferecem uma régua antropométrica embutida e oferecem auxílio na hora do cálculo de massa corporal.

Clique aqui para conferir a balança antropométrica digital da Mobiloc!

3. Balança antropométrica digital para obesos

Balanças digitais para obesos são equipamentos de alta capacidade e oferecem uma opção alternativa para pessoas que pesam mais do que uma balança “padrão” pode acomodar. 

A maioria das balanças atinge o máximo de 200 kg, mas algumas opções de balanças digitais no mercado podem suportar até 300 kg.

Existem ainda as opções de balanças médicas para situações adversas, que podem suportar até 600 kg!

Você pode conferir todas as características da balança digital para obesos clicando aqui.

Conclusão

A avaliação antropométrica faz parte da vida de todas as pessoas que estão em busca de qualidade de vida.

Em consultórios médicos, academias ou nutricionistas, a realização de avaliação antropométrica é rotina indispensável.

Para que a avaliação seja feita de forma correta, são necessários equipamentos de qualidade e precisão disponíveis de forma imediata, como balanças e adipômetro.

Neste artigo, pudemos conhecer um pouco mais sobre as balanças antropométricas analógicas e digitais. Saber as principais diferenças entre elas, pode ser fundamental na hora da escolha de equipamentos.

Clicando aqui, você poderá conhecer todas as balanças disponíveis na Mobiloc, para escolher a ideal para a sua necessidade.

Caso você ainda esteja com dúvidas sobre qual o melhor equipamento, você poderá clicar aqui e falar com um de nossos especialistas!

Qual o melhor método para avaliar o estado nutricional?

A combinação de dados antropométricos, inquérito alimentar e achados laboratoriais representa o método mais apropriado para traçar o diagnóstico.

Quais os métodos para avaliar o estado nutricional?

A avaliação da nutrição é realizada por dois métodos: direto e indireto. Os métodos diretos lidam com o indivíduo e medem critérios objetivos, são eles: antropométricos; laboratoriais e bioquímicos; clínicos; e de avaliação da dieta.

Qual o indicador mais utilizado para mensuração do estado nutricional?

O índice de massa corporal (IMC), expresso pela relação entre a massa corporal em kg e estatura em m2, é amplamente utilizado como indicador do estado nutricional por sua boa correlação com a massa corporal (r»0,80) e baixa correlação com a estatura.

Quais são os instrumentos necessários para estabelecer um diagnóstico do estado nutricional?

As ferramentas usadas são os exames clínicos, bioquímicos e antropométricos. Os métodos indiretos explicam os determinantes da situação de nutri- ção de indivíduos e/ou coletividades.