Qual o objetivo de trabalhar letras e números na educação infantil?

Índice:

  1. Como trabalhar letras e números na educação infantil?
  2. Como ensinar letras e números?
  3. Como trabalhar os números na ED infantil?
  4. Quais letras do alfabeto ensinar primeiro?
  5. Como ensinar criança escrever na linha?
  6. Porque trabalhar grande e pequeno na educação infantil?
  7. Qual objetivo de trabalhar curto e comprido na educação infantil?

Como trabalhar letras e números na educação infantil?

As crianças precisam ter oportunidade de ouvir, ler e escrever, com base nas suas hipóteses. Acompanhar a lista de chamada diária e as rodas de leitura são contextos de alfabetização ricos, nos quais se inscreve o aprendizado significativo de números e letras.

Como ensinar letras e números?

Como ensinar o alfabeto?

  1. Ensine letra por letra. Durante o processo de alfabetização, é fundamental que as crianças tenham contato com todas as letras. ...
  2. Explore os sons das letras. ...
  3. Faça associações. ...
  4. Siga a sequência do alfabeto. ...
  5. Use livros infantis. ...
  6. Coloque músicas.

Como trabalhar os números na ED infantil?

Pular amarelinha, criar o seu próprio painel de elevador ou até cozinhar são formas criativas de familiarizar os pequenos com os números! Aprender as letrinhas e formar as primeiras palavras é uma descoberta e tanto!

Quais letras do alfabeto ensinar primeiro?

A alfabetização fônica inicia-se com o ensino das vogais, cujo nome das letras é o mesmo de seus sons. Depois, são introduzidas as consoantes prolongáveis, isto é, as consoantes cujos sons podem ser facilmente pronunciados sozinhos e prolongados, como por exemplo as letras F, J, M, N, V e Z.

Como ensinar criança escrever na linha?

Outra atividade recomendada ao exercício da caligrafia é dar à criança um caderno com linhas e ensiná-la a desenhar formas repetidas de um mesmo desenho sem levantar o lápis do papel. Podem ser formas quadradas, ovais, triangulares, etc. Dê liberdade para que ela faça desenhos livres, da forma que quiser.

Porque trabalhar grande e pequeno na educação infantil?

O objetivo desta atividade educativa é auxiliar as crianças do maternal ou da pré-escola a desenvolverem noções de grandeza, ampliarem sua capacidade de observação, percepção visual, concentração e criatividade.

Qual objetivo de trabalhar curto e comprido na educação infantil?

Essa atividade educativa tem como intuito desenvolver nas crianças noções de grandezas matemáticas como “Curto e Comprido”. Além disso, essa atividade também possibilita o desenvolvimento das habilidades de observação, percepção visual e coordenação motora fina.

PROJETO DE NÚMEROS E LETRAS O jogo Letras e Número poderá ser aplicado a crianças de dois a cinco anos.

Objetivos:

  • Quanto às Letras: Aprender os seus nomes, suas representações gráficas e sua utilização em palavras simples de maneira prática e divertida, além de permitir que a criança associe o desenho da letra com o nome dela e o som que ela representa, facilitando seu aprendizado.
  • Quanto aos Números: Conhecer os números permitindo às crianças uma introdução ao aprendizado básico de números, suas representações gráficas e quantificações de uma maneira simples e divertida, além de fazer com que a criança associe o desenho do número com a quantidade que ele representa, facilitando seu aprendizado e tornando natural pensar em números e quantidades.
  • Quanto às brincadeiras: Tornar mais prazerosa a aprendizagem de letras e números, além de trabalhar a memória, percepção, etc.
 

Análise do jogo a partir da Taxionomia de Bloom:
 

  • Letras:
Que letra é?
 
Qual o objetivo de trabalhar letras e números na educação infantil?

Este jogo tem o objetivo de estimular a criança a pensar e fornecer uma resposta, fixando desta maneira, o seu conhecimento das letras e a associação com a sua representação gráfica,  utilizando o cognitivo. Além disso trabalha a psicomotricidade utilizando mouse.  

Números:

Conhecendo os Números.
 
Este jogo tem o objetivo de permitir às crianças uma introdução ao aprendizado básico de números, suas representações gráficas e quantificações, relacionando o desenho do número com a quantidade que ele representa. A criança utiliza nesta atividade a cognição e a psicomotricidade.
 

Quantos tem?
 
Este jogo tem por objetivo estimular a criança a contar as figuras e fornecer uma resposta, ajudando-a compreender e assimilar os conceitos que envolvem números e quantidades, utilizando aqui novamente o cognitivo e o psicomotor.
 

Brincadeiras:

  • Jogo da memória: achar os pares das letras e números.
  • Desenhando e Pintando: é uma atividade livre de desenho, podendo a criança utilizar a tela como uma folha de papel, desenhando o que desejar.
  • Quebra-cabeça: é para montar corretamente uma gravura a partir das cartas, com pedaços da mesma, espalhadas no tabuleiro.
  • Dominó: aguça a capacidade espacial e de orientação da criança com a obrigatoriedade de encaixar as pedras do dominó não somente com a combinação dos símbolos como, também, com a posição correta. Os números, desta vez, estão representados por pontos. A quantidade de pontos representa o número.
  • As Diferenças: além de introduzir a criança a contagem dos números básicos, aguça a capacidade visual e percepção de diferenças quase imperceptíveis.
 
    Todos as brincadeiras trabalham os aspectos cognitivos e psicomotores.
     

Aline Durán e Alberto Porto Alegre

Qual o objetivo de trabalhar números e letras na educação infantil?

OBJETIVOS: Contar, identificar quantidades de números de 0 a 10, prática da escrita, reconhecendo números na sequência numérica. Identificar letra e o som inicial das palavras, as vogais e as letras do alfabeto, seu nome. Diferenciar letras, números e símbolos.

Qual o objetivo de ensinar números na educação infantil?

Objetivo Geral Fazer com que identifiquem os números e estabeleçam suas relações com a quantidade. Objetivos Específicos - Identificar e nomear os números de 0 a 10 - Estabelecer a relação/ correspondência do numero e a quantidade - Possibilitar o desenvolvimento das percepções visuais, auditivas e sensório-motoras.

Qual o objetivo de trabalhar as letras na educação infantil?

Auxiliar na alfabetização de forma divertida e descontraída, trabalhando a percepção da escrita, a exploração e a composição de palavras. Brincando a criança aprende com muita facilidade a formação das palavras e frases; Trabalhar a memorização da escrita e da imagem das letras.

Como trabalhar números e letras na educação infantil?

As crianças precisam ter oportunidade de ouvir, ler e escrever, com base nas suas hipóteses. Acompanhar a lista de chamada diária e as rodas de leitura são contextos de alfabetização ricos, nos quais se inscreve o aprendizado significativo de números e letras.