Qual o objetivo de trabalhar o dia da independência do Brasil na educação infantil?

O bicentenário da Independência do Brasil pode ser abordado de maneira multidisciplinar e com crianças de diferentes idades; acompanhe algumas estratégias

O bicentenário da Independência do Brasil está chegando! A data será celebrada no próximo dia 7 de setembro de 2022. Você já sabe como esse marco histórico será discutido na sua escola?

A celebração dos dois séculos da Independência do Brasil pode resultar em atividades diversas, realizadas com estudantes de todas as idades. Por isso, hoje vamos trazer algumas dicas de como melhor trabalhar o o tema com a sua turma!

Reunimos sugestões de atividades criativas e divertidas para que, assim, o assunto seja abordado de forma dinâmica e especial. Afinal, uma data dessas não pode passar em branco, não é mesmo? Então, vamos lá!

Bicentenário da Independência do Brasil: vamos relembrar esse marco histórico?

“Ouviram do Ipiranga às margens plácidas…”. A Independência do Brasil é um dos fatos mais importantes da história do país. Não à toa, é lembrada logo no início do Hino Nacional Brasileiro.

Trata-se de um marco que celebra os 200 anos do dia em que Dom Pedro tornou a nação independente de Portugal, rompendo laços coloniais. Isso aconteceu durante uma viagem de Santos a São Paulo. Na ocasião, ele teria declarado a clássica frase: “Independência ou Morte”, às margens do rio Ipiranga.

Com esse episódio, a economia e política brasileira foram transformadas. Além disso, o anúncio impactou uma série de outros acontecimentos pelo país, envolvendo não só Dom Pedro como também muitas outras pessoas. E você sabe como trazer tudo isso para a sala de aula? Siga com a leitura para descobrir!

5 formas de trabalhar o bicentenário da Independência do Brasil em sala de aula

Nada de chapéu e espadas de jornal, ou resumos sobre o que é o bicentenário da Independência. Vamos além ao trabalhar esses 200 anos com os estudantes? Trouxemos algumas dicas de atividades criativas para todas as idades. Acompanhe!

1. Livro escrito pelo aluno

Em primeiro lugar, existe uma dica do Blog da Ciranda de Livro para você relembrar. Listamos os principais temas de livro do aluno para 2022 e o bicentenário da Independência do Brasil está na seleção.

Logo, é uma forma de trabalhar a data e estimular a leitura e interpretação de texto entre os estudantes. A criação de um livro escrito pelo aluno possibilita o desenvolvimento das habilidades de forma lúdica e simplificada, baseada em uma experiência de aprendizagem edificada na metodologia ativa.

2. Concurso cultural

Que tal incentivar a competitividade entre os estudantes de forma sadia? Aproveite, então, o bicentenário da Independência do Brasil para criar um concurso cultural. Na atividade, você precisará desenvolver um regulamento, baseado em orientações simples, e definir uma recompensa para os melhores estudantes.

Em um concurso, também é possível desenvolver categorias e trabalhar conteúdos diversos. Para isso, crie tópicos e trabalhe com objetivos, como a escolha entre melhores desenhos, textos, ou até mesmo um show de talentos. Trata-se de uma excelente forma de engajar os estudantes em suas criações e ao mesmo tempo incentivar a pesquisa e a autonomia na aprendizagem.

3. Cineclube

Prepare a pipoca e a telona. Aqui sugerimos a criação de uma série de exibições de filmes e vídeos sobre o bicentenário da Independência do Brasil. Essa iniciativa pode ser feita com estudantes de todas as idades. Para as crianças, sugerimos, por exemplo, esse episódio do Quintal da Cultura sobre o tema. Inclusive, no YouTube, estão disponíveis muitos outros conteúdos infantis gratuitos sobre a Independência do Brasil.

Já para os estudantes mais velhos, temos uma sugestão recém-lançada: a CNN exibirá uma série de programas documentais exclusivos sobre o bicentenário da Independência do Brasil. Essa também é uma forma de trabalhar a educação midiática em sala de aula.

Para completar, ainda existe a possibilidade de incentivar os próprios estudantes a gravarem vídeos criativos sobre o tema com seus smartphones e realizarem uma sessão de exibições. Assim, une-se a tendência do TikTok com o conhecimento.

4. Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga será reaberto após três anos em obras. É um importante patrimônio localizado na cidade de São Paulo com um acervo permanente, que inclui o icônico quadro “Independência ou Morte” de Pedro Américo. Especialistas consideram a pintura uma das mais importantes representações visuais da Independência do Brasil.

Então, o bicentenário é uma ótima oportunidade para reunir os estudantes e levá-los a esse espaço cultural. Porém, se a visita presencial não for possível, realize, então, uma visita virtual. Basta clicar aqui e conferir as imagens!

Além disso, a USP (Universidade de São Paulo), mantenedora do Museu do Ipiranga, criou um site que traz em detalhes as mudanças realizadas no local. O G1 também realizou uma reportagem bastante completa sobre a reforma.

5. Curiosidades

Existem muitas curiosidades acerca do tema da Independência do Brasil. As principais delas foram apresentadas neste conteúdo do Governo do Brasil sobre o bicentenário. Aqui é possível conferir diversas histórias paralelas ao fato para completar a aprendizagem dos estudantes sobre o tema.

A plataforma aborda outros episódios históricos e detalhes da vida de pessoas que estiveram envolvidas na ocasião. Além disso, na área de Saiba Mais, há mais conteúdos e portais que podem contribuir com essa expansão do conhecimento sobre a Independência do Brasil.

Para completar, indicamos também o Portal do Bicentenário, um hub de conteúdo criado a partir da colaboração de diversas universidades e estudiosos do Brasil. A plataforma também reúne informações sobre fatos e minorias e ainda discute os impactos da Independência nesses grupos sociais.

Então, agora ficou mais fácil trabalhar o bicentenário da Independência do Brasil com a turma, não é mesmo? Portanto, continue acompanhando o Blog da Ciranda de Livro para captar dicas que impactam a aprendizagem!

Qual o objetivo de se trabalhar a independência do Brasil na Educação Infantil?

Para comemorar a Independência do Brasil com as crianças, nosso principal foco será estimular a cidadania, o respeito e amor à pátria, ou seja, o Brasil que queremos hoje; motivando as crianças a desenvolverem uma postura cidadã, através de ações simples e significativas.

Qual o objetivo de trabalhar o Sete de Setembro na Educação Infantil?

Incentivar e inspirar o sentimento de patriotismo; Promover a inserção aos símbolos representativos nacionais brasileiros, tal qual explicar sua importância e significados; Fortalecer a percepção sobre o contexto histórico-social do Brasil durante o período do “7 de setembro”.

Qual o objetivo do Dia da Independência do Brasil?

A independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de setembro de 1822. Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d.

Qual habilidade trabalha a independência do Brasil?

Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822, e seus desdobramentos para a História política brasileira.