Qual o objeto de estudo da psicologia e por que ela é importante na enfermagem?

1531 palavras 7 páginas

A importância da psicologia para a enfermagem

1.1 Introdução. A psicologia é a ciência que está diretamente ligada a questões emocionais, afetivas e sociais. O seu estudo no curso de Técnico em Enfermagem, tem por objetivo ajudar o aluno a receber e compreender as necessidades do paciente e de sua família, além de avaliar e orientar o técnico quanto a sua postura junto à equipe de trabalho. Há muito tempo a enfermagem trás a marca da psicologia, pelo fato de ser uma área que visa essencialmente o cuidado, do ser humano, em condições mais frágeis de sua vida. A simples execução de técnicas como: banho, curativos, alimentação, trocar entre outras ações não teriam o mesmo resultado se não houvesse o: tocar, ouvir, sorrir, aconselhar, orientar e esclarecer quando necessário, etc. Os profissionais da saúde, principalmente o técnico em enfermagem, deverão ter uma relação de respeito e confiança, o que facilitará o seu trabalho e, conseqüentemente, produzirá uma recuperação mais satisfatória para o doente. Poderemos então afirmar que o bom técnico em enfermagem é aquele que sabe cultivar o relacionamento com o paciente por meio de troca de experiências, humor, amizade e confiança. 1.2 Definição. Psicologia é uma palavra oriunda de duas palavras gregas “psyche” que significa alma ou espírito e “logos” cujo significado é conhecimento ou estudo. O termo foi usado pela primeira vez em


Relacionados

  • slide GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

    1726 palavras | 7 páginas

    ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO NO PLANEJAMENTO FAMILIAR NA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA Orientadora : Professora Daniela Bastos MACAÉ 2012 INTRODUÇÃO  Linha de Pesquisa - Saúde da Criança e do Adolescente.  Área predominante - Educação em Enfermagem.  Temática - A Assistência do Enfermeiro no Planejamento Familiar na Prevenção da Gravidez na Adolescência.  Objeto de Estudo - gravidez na adolescência. INTRODUÇÃO MOTIVAÇÃO Pela vivência nos estágios e nos ensinos clínicos de Saúde da….

  • Teorias enfermagem

    4148 palavras | 17 páginas

    1 – O QUE É UM PARADIGMA Define-se paradigma como o conjunto de elementos culturais, de conhecimentos e códigos teóricos,técnicos e metodológicos compartilhados pelos membros de uma comunidade científica.São três os paradigmas em que a enfermagem se tem inscrito no tempo: Categorização, Integraçãoe Transformação. Estes paradigmas são localizáveis cronologicamente porque são representativosda época onde se inserem ( ideologias, política social, organizações).Cada paradigma contém conjuntos de representações….

  • A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA RECUPERAÇÃO DE PACIENTES QUEIMADOS

    7018 palavras | 29 páginas

    MICHELINE DE LIMA PEREIRA A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA RECUPERAÇÃO DE PACIENTES QUEIMADOS A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA RECUPERAÇÃO DE PACIENTES QUEIMADOS Trabalho referente à disciplina de Técnica de Pesquisa do curso Técnico de Enfermagem, da Escola Centro Educacional Futura, ministrado pela professora Isa Regina Vieira….

  • resenha do primeiro capitulo do livro trajetoria historica e legal da enfermagem

    4954 palavras | 20 páginas

    A Série Enfermagem busca facilitar o acesso ao conteúdo do programa de formação do enfermeiro, incorporando práticas pedagógicas compatíveis com os recursos de saúde e de educação. Para isso, foram convidados professores e profissionais com experiência nas áreas de educação, assistência e pesquisa para ensinar os processos específicos do cuidar em enfermagem. Ao investir dessa maneira na divulgação dos conhecimentos da prática da enfermagem, esta série certamente produzirá um grande salto qualitativo….

  • Etica em enfermagem

    1468 palavras | 6 páginas

    ÉTICA DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE Trabalho apresentado à disciplina Psicologia Aplicada a Enfermagem, como requisito para avaliação parcial. SÚMARIO INTRODUÇÃO...................................................................................................04 RELATO DO CASO.................................................................….

  • Betty neuman

    2360 palavras | 10 páginas

    sala de aula na área curricular de História e Epistemologia de Enfermagem, foi-nos proposto a realização de um trabalho que assenta em teorias elaboradas por vários prestadores de cuidados. Ficou decidido que o nosso grupo iria tratar a Teoria dos Sistemas de Betty Neuman, incorporada no paradigma da integração. Objectivos: * Situar os conceitos do metaparadigma nas diferentes correntes de pensamento e escolas de cuidar em enfermagem; * Identificar as teorias que estão na base da Teoria dos….

  • Estudo de caso sobre diabete mellitus tipo 2 e hipertensão arterial sistêmica

    2620 palavras | 11 páginas

    Ba 2013 EMANUELLA SANTOS JOBEMARA NUNES LAURENE RIOS ESTUDO DE CASO: DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA Estudo de caso apresentado à Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN) no curso de Enfermagem como requisito parcial para a avaliação da disciplina Enfermagem na Atenção à Saúde do Adulto e Idoso I, ministrada pela docente Ana Margarete. Feira de Santana – Ba 2013 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 4 OBJETIVOS 5 METODOLOGIA 6 REFERENCIAL TEÓRICO….

  • Qualidade de vida dos profissionais de enfermagem com dupla jornada da unidade de terapia intensiva

    16516 palavras | 67 páginas

    satisfação física, social, psicológica e ambiental. (OLIVEIRA; MININEL; FELLI, 2011). Almeida e Santo (2012), definem QV como uma condição cabível de saúde corporal, social, mental e emocional que envolve satisfação, qualidade de trabalho, educação, saneamento básico, além de outros aspectos, sendo uma avaliação objetiva as….

  • florence teorias de enfermagem

    2556 palavras | 11 páginas

    Teorias Fundamentais de Enfermagem Trabalho: Teorias de Enfermagem: Florence Nightingale, Dorothea Orem e Virginia Henderson. INTRODUÇÃO Conceitos sobre as teorias de Virginia Henderson, Florence Nightingale e Dorothea Elizabeth Orem, com o foco central de cada uma, percebendo o quanto seus princípios são até hoje utilizados pela equipe de enfermagem, sendo sua relação com a enfermagem totalmente essencial para uma recuperação saudável….

Trabalhos Populares

Qual o objetivo de estudo da psicologia e por que ela é importante na enfermagem?

É necessário aplicar a psicologia na área da enfermagem para que os futuros profissionais possam aprender e compreender um novo olhar ao estabelecer seu relacionamento com o paciente e também seus familiares, e não deixar essas práticas somente com o profissional da área de assistência social.

Qual a contribuição da psicologia para a enfermagem?

De acordo com os entrevistados, a Psicologia pode ajudar o profissional de enfermagem na compreensão do comportamento do paciente, bem como a vê-lo de forma integral; mas no que tange às expectativas quanto à disciplina Psicologia Aplicada à Enfermagem, os alunos entrevistados expressam a necessidade de um "roteiro de ...

Qual a importância do estudo da psicologia na área da saúde?

A psicologia na saúde objetiva o aperfeiçoamento da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças. Muitas práticas clínicas buscam não apenas modificar o ambiente dos pacientes e sua resposta a estímulos, mas também a mudança de seus pensamentos, crenças, sentimentos e atitudes em relação à saúde.

O que é o objeto de estudo da psicologia?

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...