Qual o percentual de mistura de biodiesel ao diesel brasileiro atualmente?

O biodiesel é um biocombustível produzido através de óleos vegetais e diesel, mas pode também ser produzido com diferentes outras matérias-primas, biomassa. O biodiesel pode ser aplicado como combustível, assim como o etanol, para substituição do uso do óleo diesel.

O que é Biodiesel?

Como define a própria ANP, é diferente do diesel tradicional, o qual é um combustível de origem fóssil, gerado através da destilação do petróleo. No caso do Brasil, ao redor de 80% do biodiesel produzido é a partir do óleo de soja, o que, inclusive, contribui para a produção interna. Para ser produzido, o óleo é retirado das plantas, misturado com metanol e estimulado por um catalisador, o qual provoca uma reação química. Em seguida, o óleo é separado da glicerina e passa por um processo de filtragem.

Porém, para que o biodiesel possa ser misturado ao diesel, é preciso que cumpra as especificações técnicas determinadas pela ANP. Desse modo, fica livre para ser utilizado em máquinas, equipamentos, motores, etc.

Biodiesel no diesel

Como se tem visto nos últimos anos, o crescimento da mistura de biodiesel no diesel tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. E, de acordo com especialistas do setor, o aumento gradual da porcentagem já está, inclusive, previsto em lei.

Para se ter uma ideia, em março de 2021, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou que a mistura obrigatória de biodiesel no diesel passou a ser 13%, segundo a resolução 16 de 2018. Porém, é preciso destacar que o volume da adição, aprovado pela ANP, é de até 15% no diesel vendido ao consumidor final.

Qual o percentual de mistura de biodiesel ao diesel brasileiro atualmente?

“A especificação desse combustível tem sido aprimorada constantemente ao longo dos anos, o que tem contribuído para a sua harmonização com as normas internacionais e alinhamento da sua qualidade às condições do mercado brasileiro”. (ANP)

Evolução do percentual continuará aumentando

De acordo com a resolução nº 16, de 2018, o aumento da mistura de biodiesel no diesel será gradual até o ano de 2023, quando atingirá até 15%. Em 2021, o percentual passa dos atuais 12% para 13%.

O Brasil importa, anualmente, ao redor de 80 milhões de barris de diesel. Desse modo, explicam profissionais da POC Filtros, o aumento da mistura de biodiesel no diesel veio para ficar. Veja aqui, outros 

Qual o percentual de mistura de biodiesel ao diesel brasileiro atualmente?

 

O que o aumento da mistura significa?

Ao ler sobre o aumento da mistura de biodiesel no diesel, você pode até se perguntar: mas, o que isso significa para você ou para a sua empresa? Pois bem, pode significar muito!

Assim como ocorre com o óleo diesel, bactérias no biodiesel também podem se fazer presentes, mas com um agravante. Como o biodiesel possui menos enxofre na sua composição (o que é bom para o meio ambiente), o surgimento de água é maior, o que favorece o aparecimento de bactérias.

Vale destacar que a contaminação por bactérias é extremamente danosa, caso não eliminada. Causa, por exemplo, a diminuição da vida útil dos motores. Isso porque as bactérias no biodiesel contribuem para danificar peças importantes da engrenagem, como bicos e bombas injetoras.

VEJA AQUI: Entenda Como Eliminar Bactérias no Biodiesel

Desse modo, a deterioração gera um aumento no custo de manutenção, que passa a ser mais frequente. As bactérias no biodiesel ainda causam:

  • Deterioração do óleo;

  • Oxidação de bicos, bombas e motores de injeção;

  • Necessidade de troca constante de filtros por causa da saturação;

  • Falhas de motores e de máquinas;

  • Faz com que a máquinas ou veículos fiquem paradas, o que gera a perda de dinheiro;

  • Redução da vida útil dos rolamentos e outras peças;

  • Aumento do consumo.

A presença de bactérias no biodiesel também pode ser caracterizada pelo mau cheiro, falhas ou desligamento repentino da máquina ou do veículo, assim como um funcionamento “áspero”.

Como surgem as bactérias no biodiesel

As bactérias no biodiesel são causadas pela presença de água no combustível. A água contribui para a formação da contaminação microbiana. É importante destacar que uma colônia de bactérias pode dobrar de tamanho em períodos curtos, como de 20 a 30 minutos.

Os especialistas POC Filtros explicam: a presença de água no biodiesel ocorre por 3 maneiras diferentes:

  • Condensação: costuma ocorrer através do ar que entra no tanque. As variações de temperatura fazem que com que ocorra a condensação da água;

  • Abastecimento: em algumas ocasiões, a água pode estar presente também no combustível, principalmente quando de baixa qualidade e quando o tanque não estiver cheio;

  • Limpeza: a limpeza inadequada abre caminho para a presença de água no diesel;

Como combater o problema?

Antes de tudo, é preciso salientar que o aumento da mistura de biodiesel no diesel não vai, automaticamente, gerar o crescimento da contaminação. Entretanto, é preciso ficar atento, pois a possibilidade é bastante real.

A parte boa é que, apesar de a presença de água no biodiesel não poder ser evitada, ela pode ser controlada. Como a água é a causadora do surgimento de bactérias no biodiesel, o trabalho precisa ser focado justamente na redução da presença do líquido.

Entre as ações que ajudam a eliminar as bactérias do biodiesel, estão:

  • Garantir a avaliação constante do monitoramento do biodiesel, a qual detecta a presença de impurezas;

  • Eliminar bactérias no biodiesel por meio da microfiltragem, um dos processos mais eficientes nos dias atuais e que apresenta ótimos resultados.

Leia Também: Água no Diesel: Problemas e Soluções
Por que a microfiltragem apresenta os melhores resultados?

Além das bactérias presentes na água, o diesel com biodiesel pode ser contaminado por pequenas partículas, as quais também contribuem muito para danificar peças de máquinas, equipamentos e motores.

Como se sabe, o processo mais utilizado para limpar o óleo lubrificante é a filtragem. Acontece que o processo de filtragem comum não consegue identificar e reter todas as impurezas presentes no óleo (sólidas ou líquidas). O que fazer, então? Investir na microfiltragem. Isso porque a precisão do processo faz com que seja possível garantir uma retenção muito mais eficaz. Isso pelo fato da microfiltragem ser capaz de reter partículas de até 2 micras de tamanho, assim como reduzir consideravelmente a presença de água e, consequentemente, de bactérias.

Como funciona a microfiltragem

Nesse processo minucioso de filtragem de óleo, o fluido é passado por um conjunto de filtros capazes de eliminar as partículas contaminantes, assim como a água. A microfiltragem trata-se de uma tecnologia australiana de filtragem de óleo, capaz de reter aproximadamente 900 gramas de contaminantes sólidos e remover também as borras do fluido.

Muita gente não sabe, mas os óleos novos já vêm naturalmente contaminados do fabricante. Portanto, não é só o óleo já utilizado que precisa passar pelo procedimento de microfiltragem, mas o novo também. Entre as vantagens do processo, estão:

  • Desgaste menor: a redução de contaminantes faz com que o óleo circule com maior pureza pelo equipamento, o que reduz os danos;

  • Redução de custos: com a microfiltragem os custos com manutenção se tornam muito menores;

  • Maior eficiência e disponibilidade da máquina: é comum que a falta de cuidados gere o aumento das manutenções não programadas, as quais provocam perdas significativas. No entanto, com a máquina em dia, o alto nível de produtividade é garantido, assim como as perdas são reduzidas;

  • Aumento da vida útil do óleo: com o óleo limpo, peças e componentes são preservados, o que aumenta a vida útil do óleo, com isso, ele pode ser reutilizado.

Desse modo, a microfiltragem é, também, o melhor caminho para manter a pureza do óleo, inclusive em tempos de aumento da mistura de biodiesel no diesel.

Contribuição ambiental do Biodiesel

As últimas décadas têm sido marcadas pelo aumento do aquecimento global, o qual conta com a contribuição de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, por exemplo.

Por ser de origem vegetal, o biodiesel contribui com o meio ambiente, sendo totalmente sustentável. Isso porque reduz a emissão de gases poluentes, não é tóxico, é menos explosivo e, acima de tudo, é renovável. O Brasil é um dos países que mais produz biodiesel no mundo.

Quer saber mais sobre a mistura de biodiesel no diesel e como agir para manter a limpeza do óleo? Então entre em contato com profissionais da POC Filtros, que estão sempre à disposição para auxiliar na busca das melhores soluções para o seu equipamento, máquina ou motor!

Qual o percentual de biodiesel no diesel?

— O percentual de adição do biodiesel ao diesel está fixado em 10% desde o ano passado.

O que é biodiesel qual a concentração no diesel brasileiro?

O biodiesel só pode ser usado em motores a diesel, portanto este combustível é um substituto do diesel. Atualmente o diesel vendido nos postos pelo Brasil possui 10% de biodiesel e 90% de diesel (B10). Em janeiro de 2008 o Brasil passou a usar biodiesel em todo o diesel vendido em terriotório nacional.

Porque a ANP baixou o teor do biodiesel no diesel para 10 %?

Para conter a alta dos preços dos combustíveis, o governo federal decidiu reduzir a mistura obrigatória de biodiesel no diesel em 2022. A perspectiva era de que a mistura chegasse a 14%, mas o percentual ficará nos atuais 10% ao longo de todo o próximo ano.

Qual a porcentagem de biodiesel no diesel S500?

O nome de cada tipo de diesel já sugere uma diferença entre eles: o Diesel Comum, ou S500, possui 500 partes de enxofre por milhão, enquanto o S10 contém apenas 10 partes por milhão. Como já foi dito, ambos os tipos possuem 10% de Biodiesel em sua composição.