Qual o significado do valor negativo para a afinidade eletrônica de determinados elementos químicos

Explique o significado físico dos valores positivos ou negativos da afinidade eletrônica.

-

A gente definiu a afinidade eletrônica como o oposto da entalpia de ganho de elétrons. Assim:

A E =   - ∆ H g e

A variação de entalpia em uma reação, por sua vez, indica se o sistema (a reação) está liberando ou absorvendo energia.

Reações exotérmicas liberam calor e tem ∆ H   < 0 .

Reações endotérmicas absorvem calor e tem ∆ H > 0 .

Como a AE é o oposto da variação de entalpia:

A E > 0 : e n e r g i a   l i b e r a d a

A E < 0 : e n e r g i a   a b s o r v i d a

Assim, o significado físico de valores positivos de AE é a liberação de energia pelo ganho de elétrons, e o de valores negativos de AE é a absorção de energia pela ganho de elétrons.

A maioria dos sistemas tenta ficar em um estado de mais baixa energia. Alta energia indica instabilidade.

Logo, é favorável para um sistema liberar energia.

Assim o ganho de elétrons é favorecido em átomos de elementos com AE positivos.

Como descobrir a afinidade eletrônica?

Raio atômico: quanto menor for o tamanho de um átomo, maior será a sua afinidade eletrônica. Isso ocorre porque a força de atração do núcleo em relação aos elétrons da periferia é maior. Período: em um mesmo período, quanto maior for o número atômico, maior será a afinidade eletrônica.

Qual dos elementos abaixo tem a maior afinidade eletrônica?

Dentre todos os elementos da tabela, os halogênios (elementos do grupo 7A) são os que possuem maiores valores absolutos de afinidade eletrônica, ao contrário dos metais do grupo 1A (alcalinos).

Por que a afinidade eletrônica do BR é menos Exotérmica que a do CL?

Bem, no cloro, o raio é menor, então a atração núcleo-eletron é maior, mas a repulsão elétron-elétron também é maior. ... Pois embora o cloro tenha mais repulsão eletrônica, sua maior atração núcleo-elétron leva a uma maior afinidade eletrônica quando comparado ao Br.

Porque a afinidade eletrônica do cloro é maior que a do flúor?

Afinidade Eletrônica na Tabela Periódica Ela é maior à medida que o raio atômico é menor. O cloro tem grande afinidade eletrônica. Isso porque ele tem um raio pequeno, o que propicia a atração do elétron. ... Isso porque eles não conseguem receber elétrons e, assim, não liberam energia.

Como estabelecer a ordem crescente de afinidade eletrônica?

Assim, podemos identificar uma ordem crescente dessa propriedade nos períodos e grupos da tabela. Em outras palavras, a afinidade eletrônica é maior nos elementos do lado direito e na parte superior da tabela periódica. Ela cresce no sentido horizontal da esquerda para a direita.

Qual o elemento químico com menor afinidade eletrônica?

Os elementos II, IV e V são metais, e os elementos I e III são ametais. Quando comparados com ametais, os metais (II, IV e V) apresentam menor afinidade eletrônica.

Qual tem a energia de afinidade eletrônica mais negativa se Cl ou BR?

O Cl terá a afinidade eletrônica mais negativa, pois sua configuração eletrônica é [Ne]3s23p5, sendo assim ele tem tendência de ganhar um elétron para adquirir a configuração do argônio.

Qual o significado do valor negativo para a Afinida de eletrônica de determinados elementos químicos?

Assim, se este valor é negativo significa que o átomo libera energia ao receber o elétron, tornando este processo favorável para o elemento. por exemplo, um dos elementos com afinidade eletrônica negativa é o cloro.

Qual a diferença fundamental entre eletronegatividade e afinidade eletrônica?

Afinidade eletrônica: é a energia liberada com o recebimento de um elétron por um átomo. Energia de ionização: ou Potencial de ionização, é a energia necessária para retirar um elétron de um átomo. Eletronegatividade: quão forte é a atração dos átomos pelos elétrons, tendência em ganhá-los.

Quais são os maiores valores de afinidade eletrônica?

  • Os maiores valores de afinidade eletrônica, dentre todos os elementos da tabela periódica, estão os halogênios, pertencentes ao grupo 7A, enquanto os menores são os metais – alcalinos – do grupo 1ª.

Qual é a afinidade eletrônica do flúor?

  • O lítio é do mesmo período que o flúor e a afinidade eletrônica do flúor é bem maior. O potássio e o bromo pertencem ao 3º período, sendo que a eletroafinidade do bromo é a maior.

Como a eletronegatividade se relaciona com a eletrônica?

  • Como a eletronegatividade se relaciona com a afinidade eletrônica e com a energia de ionização dos átomos, a tendência dela é de crescer para a direita e para cima na tabela periódica. Elaboração própria. Observe os valores de afinidade eletrônica (em eV) para os elementos abaixo.

Quais são as propriedades eletrônicas?

  • As outras propriedades periódicas também podem ser correlacionadas com a afinidade eletrônica: 1) Eletronegatividade: quanto mais eletronegativo o átomo, mais afinidade eletrônica possui. Uma vez que o núcleo atrai os elétrons mais fortemente e uma maior quantidade de energia é requerida para extraí-los;

Qual o significado físico dos valores positivos ou negativos da afinidade eletrônica?

Assim, o significado físico de valores positivos de AE é a liberação de energia pelo ganho de elétrons, e o de valores negativos de AE é a absorção de energia pela ganho de elétrons.

Qual desses elementos têm a afinidade eletrônica mais negativa ou BR Justifique sua resposta?

Justifique sua resposta. O Cl terá a afinidade eletrônica mais negativa, pois sua configuração eletrônica é [Ne]3s23p5, sendo assim ele tem tendência de ganhar um elétron para adquirir a configuração do argônio.

Como descobrir a afinidade eletrônica?

Afinidade eletrônica.
A afinidade eletrônica ou eletroafinidade, que é uma das propriedades periódicas existentes, avalia a quantidade de energia liberada quando um átomo em seu estado fundamental (neutro) recebe um elétron. ... .
X(g) + e → X-(g) + energia..

Qual é a principal diferença entre os termos afinidade eletrônica e energia?

Ambas são forças que influenciam os átomos, mas de maneiras diferentes. A afinidade eletrônica indica a quantidade de energia liberada quando um átomo recebe um elétron. A energia de ionização, por sua vez, determina a quantidade de energia necessária para retirar um elétron do átomo.

Toplist

Última postagem

Tag