Qual o tipo de ansiedade que emagrece?

Situação emocional é um dos maiores boicotadores da dieta

tamanho da letra - +

Publicado em 03/01/2017

Qual o tipo de ansiedade que emagrece?
Falar de ansiedade é super comum, né? A ansiedade já faz parte da nossa rotina e o excesso dela pode comprometer o bem-estar, levar ao estresse e até o surgimento de doenças e transtornos alimentares, como a anorexia nervosa, bulimia nervosa, alimentação compulsiva, entre outros. No entanto, há uma série de hábitos saudáveis que podem ajudar a controlar ou diminuir o nível de ansiedade.

Dê atenção à alimentação - Descontamos a ansiedade de diversas formas, portanto, ao iniciar uma refeição, preste atenção na alimentação, coma devagar e mastigue bem os alimentos. Isso vai te dar uma maior sensação de saciedade.

Doces - No momento da ansiedade, muitas pessoas optam por comer doces. Se essa vontade for grande, dê preferência aos alimentos com baixas calorias, como gelatinas, balas de alga, doces com frutas e até mesmo frutas.

Exercite-se - Se quiser obter o controle das reações da mente e do corpo, abuse dos exercícios. O estresse e situações difíceis estão diretamente relacionados com a ansiedade. Por isso, para combatê-la, a atividade física pode ser uma ótima alternativa. (Nós temos vários vídeos de exercícios aqui no blog, como este aqui !)

Estimulantes -  A ansiedade pode ser estimulada sem ao menos notarmos, por isso, evite álcool, bebidas com cafeína, chás verdes e cigarros, pois estas substâncias são estimulantes e podem aumentar a sensação de nervosismo.

Ambiente  -  A ansiedade está fortemente associada à compulsão, por isso, durante as refeições, fuja de ambientes agitados, e evite distrações como assistir televisão, usar o computador ou celular. Isso ajudará a ter uma refeição mais tranquila, adequada e agradável.

Desvie o foco  -  Não desconte a ansiedade nos alimentos. Desvie o foco da comida e busque fazer outras atividades, como ouvir música e assistir um filme. Tenha sempre uma alternativa para deixar o alimento de lado e relaxar. Estando com a mente ocupada, a ansiedade não terá espaço.

Concentração  -  Normalmente em momentos onde a ansiedade está alta, nossa respiração muda, e passa a ficar rápida e curta. Nessa hora é indispensável se concentrar para deixar a respiração completa e profunda.

Autoconhecimento  -  Algo muito importante é se conhecer e entender os pontos que devem ser melhorados ou aperfeiçoados. Descubra quais são as suas fraquezas, pois o autoconhecimento ajuda a controlar a ansiedade.

Beba chá  -  Os chás que contêm substâncias sedativas suaves também ajudam no autocontrole. Dê preferência para os chás de melissa, camomila e erva doce. O maracujá também possui propriedades calmantes, tanto a fruta como suas folhas.

Você sabia que nós temos reunião online com psicóloga toda semana? Ela fala sobre ansiedade e outros temas que são super legais para o suporte ao emagrecimento. Faça uma este avaliação de peso gratuita e comece a emagrecer com a gente!

Qual o tipo de ansiedade que emagrece?
Loading...

Tudo conta na hora de gerenciar o peso, e isso inclui o emocional. Ou seja, é importante considerar o que pode interferir no progresso da dieta, como a ansiedade. Mas qual é a relação entre ansiedade e perda de peso? O emagrecimento repentino é uma de várias respostas.

É bem comum associarmos comida e ansiedade com a ideia de ganho de peso. Porém condições geradas por questões nervosas, como a bulimia, a anorexia, e outras, estão no mesmo patamar, e aquele sinal de que está perdendo peso por estar nervoso é bem grande.

Ao adquirir hábitos saudáveis, a pessoa encontrará equilíbrio para minimizar o nível de ansiedade. Continue a leitura e compreenderá como esses fatores se relacionam!

Qual o tipo de ansiedade que emagrece?

Quando a Ansiedade causa emagrecimento repentino?

Apesar de causar ganho de peso na maior parte dos casos, há certas situações, e pessoas, em que a ansiedade emagrece. Esse efeito ocorre especialmente nos casos de curta duração.

Sabe-se que a ansiedade é um distúrbio psicológico que causa sofrimento para as pessoas acometidas pelo problema. E os efeitos, tais como outras questões psicológicas, podem variar muito de pessoa para pessoa.

Embora a tendência seja engordar, devido a compulsão por comida, um outro efeito que a ansiedade pode causar, em suas consequências, é a apatia. Já reparou que, depois de uma crise de ansiedade, a pessoa se sinta muito cansada?

Por ser uma situação extremamente estressante e desgastante, a ansiedade influencia no sistema endócrino também. Ou seja, quando o indivíduo é acometido com elevados níveis de estresse, a tendência é que a sua produção de cortisol aumente também.

Apetite vs ansiedade

Casos de ansiedade de curta duração interferem muitas vezes drasticamente numa redução aguda no apetite, em que algumas pessoas podem passar alguns dias comendo bem menos do que o normal, conscientemente ou não. Quando acontece esse déficit de calorias num curto prazo, a ansiedade emagrece.

Nesse caso, porém, não há nada a ser comemorado: como todo emagrecimento repentino, proveniente de subnutrição, o organismo sofre as consequências, e o mais certo é que o peso perdido seja recuperado rapidamente assim que a dieta for normalizada.

Veja como evitar a ansiedade e o emagrecimento repentino

Qual o tipo de ansiedade que emagrece?

Evitar a ansiedade é um processo extremamente importante para a saúde e para a qualidade de vida de todas as pessoas, e se torna ainda mais interessante para eliminar o peso indesejável.

Para isso, alimentos que contêm ômega 3 (como a sardinha e o salmão) podem ser de grande ajuda, bem como os alimentos que possuem triptofano, como as bananas, o arroz integral, a soja e o chocolate amargo.

O estresse é companheiro da ansiedade. Desenvolva mecanismos antiestresse. Pratique atividades prazerosas, alguma forma de relaxamento, alguma atividade esportiva recreativa e não competitiva, administre seu tempo.

Faça aquilo que você pode realmente fazer em determinada situação. Não se preocupe com o que não pode ser feito. Não adiante nada e você ficará menos ansiosa. 

Adie o quanto puder a satisfação do impulso de comer. Se ao sentir os primeiros sinais de ansiedade você der uma caminhada, verificará que sua “vontade” de comer diminuiu ou até mesmo passou. O tempo é seu grande aliado!

Qual o tipo de ansiedade que emagrece?

Relaxe! A Farmácia Eficácia está aqui para te auxiliar!

Emagreça por sua saúde, sua beleza, sua vontade. Não para agradar quem quer que seja. O emagrecimento repentino é tão perigoso quanto o ganho de peso, então desenvolva uma motivação interna para superá-la.

Qual o tipo de ansiedade que emagrece?
Loading...

Qual tipo de ansiedade que emagrece?

A ansiedade torna algumas pessoas apáticas. Dessa forma, perdem a vontade de comer com frequência, causando o emagrecimento. O metabolismo também é prejudicado na ausência de refeições. Ao notar perda ou ganho de peso anormal, é importante consultar um médico e um psicólogo imediatamente.

O que fazer quando a ansiedade emagrece?

Desvie o foco - Não desconte a ansiedade nos alimentos. Desvie o foco da comida e busque fazer outras atividades, como ouvir música e assistir um filme. Tenha sempre uma alternativa para deixar o alimento de lado e relaxar. Estando com a mente ocupada, a ansiedade não terá espaço.

É verdade que ansiedade emagrece?

Olá! A ansiedade pode causar o aumento ou perda de peso. Excluído o fator médico da sua perda de peso, é importante você trabalhar às causas da ansiedade com um psicólogo.

Porque o emocional faz emagrecer?

Ao mobilizar as reservas de energia, no entanto, o cortisol e a adrenalina, também liberada em momentos de estresse, não se concentram na gordura, mas, sim, na massa muscular. Dessa maneira, ao mesmo tempo em que acumula gordura, o corpo “queima” as reservas de massa muscular.