Qual procedimento deve ser adotado para determinar a resistência à compressão de materiais dúcteis?

Assuntos

  1. Ensaio de Compressão: como funciona
  2. Objetivos do Ensaio
  3. Problemas do Ensaio de Compressão
  4. Onde fazer o Ensaio de Compressão

Entenda como funciona o Ensaio de Compressão, quais seus principais problemas, além dos seus objetivos e onde você pode realizar este ensaio.

Precisa realizar um ensaio de compressão? Clique no botão abaixo:

O Ensaio de Compressão é utilizado para a determinação da curva de tensão-deformação dos materiais, principalmente quando há dificuldade de realizar o teste de tração, podendo ser realizado nas máquinas universais de ensaios mecânicos.

A partir deste ensaio, são obtidas as propriedades mecânicas de compressão como o limite de escoamento (módulo de elasticidade ou de Young), limite de resistência, ductilidade e tenacidade.

Este ensaio mecânico funciona a partir da aplicação uniaxial de compressão em um corpo de prova, geralmente com formato cilíndrico ou prismático, e possui diferentes condições para cada tipo de material, como veremos a seguir.

Materiais Dúcteis: neste tipo de materiais, há predominância da zona plástica. Portanto, são comprimidos até atingirem o formato de disco.

Materiais Frágeis: já para os materiais frágeis, o material se romperá pouco após atingir o limite de escoamento, pois não possui capacidade de deformar plasticamente.

Produtos Acabados: podemos realizar também o Ensaio de Compressão em produtos acabados, a fim de determinar por exemplo a espessura mínima para uma peça sujeita à solicitações mecânicas compressivas.

Objetivos do Ensaio

Como citado anteriormente, O Ensaio de Compressão tem como como principal objetivo determinar a curva de tensão-deformação da amostra para obtenção de suas propriedades mecânicas sob compressão, como o limite de escoamento (módulo de elasticidade ou de Young), limite de resistência, ductilidade e tenacidade.

Confira nosso artigo sobre Materiais Cerâmicos na Construção Civil e entenda a definição e as propriedades dos materiais cerâmicos, além de como eles são aplicados na Construção Civil

Problemas do Ensaio de Compressão

Apesar de ser amplamente utilizado nas indústrias, este ensaio pode apresentar alguns problemas.

O primeiro problema desta técnica é a questão do atrito entre o corpo de prova e as placas paralelas da máquina de ensaio.

Isso ocorre pois assim que a carga começa a ser liberada, o atrito entre a amostra e as placas dificulta a deformação lateral do corpo de prova, o que pode acarretar em leituras equivocadas do limite de resistência à compressão da amostra.

É por esse motivo que geralmente ambas as faces do corpo de prova são revestidas com materiais de baixo atrito, como o teflon ou a parafina, a fim de facilitar a deformação lateral, garantindo uma leitura correta das propriedades investigadas no ensaio.

Além deste problema, é comum também que ocorra a flambagem (encurvamento) dos corpos de prova durante o ensaio.

A flambagem pode acontecer quando não há um paralelismo ideal entre as placas da máquina de ensaio, quando o corpo de prova não está centrado e a carga não se distribui uniformemente ou quando a relação entre o comprimento e o diâmetro é muito grande para o material ensaiado.

Neste último caso, geralmente adotam-se comprimentos dos corpos de prova de 3 a 8 vezes maiores que seus diâmetros, mas estes valores podem chegar até a 1:1 para materiais com ductilidade elevada.

Onde fazer o Ensaio de Compressão

Para realizar este ensaio, entre em contato com a c2Lab, a maior plataforma de ensaios e análises laboratoriais.

Se a sua empresa necessita otimizar o tempo e reduzir os custos de testes e ensaios laboratoriais em alguma etapa da produção ou para certificação de produtos, vamos te ajudar a conseguir os melhores resultados.

A principal norma técnica para a realização deste ensaio em materiais metálicos é a ASTM E9-09(2018).

Já para polímeros, são comumente utilizadas as normas ASTM D695, ASTM F2883, ASTM D1621, ASTM F2150 e NBR 11752.

Dentre condições de análise, materiais e normas técnicas.

Se a c2Lab ainda não oferecer o tipo Ensaio de Compressão, material ou norma que você necessita, mesmo assim você pode contar conosco!

Nosso time é especializado em encontrar novas oportunidades, atendendo à sua demanda com agilidade!

Deseja receber uma proposta comercial de Ensaio de Compressão com os melhores orçamentos do ecossistema de laboratórios da c2Lab? Clique no botão abaixo:

Inscreva-se para não perder nenhum conteúdo sobre Ensaios e Análises Laboratoriais:

Acompanhe a c2Lab nas redes sociais:

Quais os procedimentos para realização de um ensaio de compressão?

O ensaio de compressão para molas é utilizado para determinar a constante das molas, comprime-se a mola três vezes até fechamento total e no quarto fechamento, mede-se o deslocamento na altura e a carga aplicada, assim o gráfico carga-deformação é construído e através dele é possível determinar a inclinação da reta, ...

Em que tipo de ensaio mecânico Pode

Para se determinar a ductilidade de um material pode se utilizar um equipamento chamado Máquina Universal de Ensaio que é um equipamento largamente utilizado para realização dos ensaio de tração, compressão, flexão, cisalhamento, embutimento, dobramento, entre outros.

Como é feito o ensaio de compressão do concreto?

O ensaio de compressão é feito em corpo-de-prova cilíndrico que deve ser posicionado de modo que, quando estiver centrado, seu eixo coincida com o da máquina de ensaio, de modo que a resultante das forças passe pelo centro. Além da carga de ruptura interessa saber o tipo de ruptura.

Como funciona ensaio de compressão?

Ele consiste em avaliar a reação de um corpo de prova quando comprimido, podendo ser aplicado em materiais como madeira, concreto, metais, cerâmicas, plásticos e compostos. O processo funciona com um corpo de prova, geralmente cilíndrico, sendo submetido a uma força axial.