Quando a criança tá com febre

A temperatura corporal normal varia de pessoa para pessoa e durante o dia (é normalmente mais elevada à tarde). A temperatura corporal normal é mais elevada em crianças pré-escolares e mais elevada entre os 18 e os 24 meses de idade. Contudo, a despeito dessas variações, a maioria dos médicos define a febre como uma temperatura de 38 ºC ou mais quando medida com um termômetro retal (consulte Como medir a temperatura da criança Como medir a temperatura de uma criança

Quando a criança tá com febre
).

Ainda que os pais com frequência se preocupem com a intensidade da febre, a altura da febre não indica necessariamente a gravidade da causa. Algumas doenças de menor porte causam febre elevada, e algumas doenças graves causam somente uma febre branda. Outros sintomas (tais como dificuldade para respirar, confusão e ausência de ingestão de líquidos) indicam a gravidade da doença muito melhor do que a temperatura. Contudo, uma temperatura de mais de 41 ºC, ainda que muito rara, pode ser por si mesma fatal.

A febre pode ser útil para ajudar o corpo no combate a infecções. Alguns especialistas acham que reduzir a febre pode prolongar alguns distúrbios ou possivelmente interferir na resposta do sistema imunológico à infecção. Assim, ainda que a febre seja desconfortável, ela nem sempre exige tratamento em crianças saudáveis. No entanto, em crianças com distúrbio pulmonar, cardíaco ou cerebral, a febre pode causar problemas porque aumenta a carga sobre o corpo (elevando a frequência cardíaca, por exemplo). Assim, baixar a temperatura nessas crianças é importante.

A febre acontece em resposta a infecção, lesão ou inflamação e tem muitas causas. As causas prováveis da febre dependem de ela ter durado 14 dias ou menos (aguda) ou mais de 14 dias (crônica) e também da idade da criança. As febres são normalmente agudas.

As causas mais comuns da febre aguda são:

  • Infecções respiratórias devidas a vírus, tais como resfriados e gripes

A febre crônica mais comumente resulta de

  • Doença viral prolongada

  • Doenças virais consecutivas, especialmente em crianças pequenas

A febre crônica também pode ser causada por muitas outras infecções e distúrbios não infecciosos.

As causas infecciosas da febre crônica incluem

  • Infecções do aparelho digestivo causadas por bactérias ou parasitas

As causas não infecciosas da febre crônica incluem

  • Artrite idiopática juvenil ou outras doenças do tecido conjuntivo

Detectar uma febre não é difícil, mas determinar sua causa pode ser.

Certos sintomas são motivo de preocupação. Incluem

  • Qualquer febre em bebês com menos de dois meses de idade

  • Letargia ou apatia

  • Aparência doentia

  • Dificuldade em respirar

  • Sangramento na pele (visto como pequenos pontos de cor púrpura (petéquias) [púrpura])

  • Choro contínuo em bebê ou criança pequena (impossibilidade de consolar a criança)

  • Dor de cabeça, rigidez do pescoço, confusão ou uma combinação deles em uma criança mais velha

As crianças devem ser avaliadas por um médico imediatamente caso apresentem sinais de alerta ou tenham menos de dois meses de idade.

As crianças sem sinais de alerta que tiverem entre três meses e três anos de idade devem ser examinadas por um médico caso a febre seja de 39 ºC ou mais, caso não haja infecção óbvia das vias respiratórias superiores (isto é, espirros, coriza e congestão nasal) ou se a febre continuar por mais de cinco dias.

No caso de crianças sem sinais de alerta e com mais de três anos de idade, a necessidade e o momento de uma avaliação médica dependem dos sintomas da criança. Crianças com sintomas nas vias respiratórias superiores, mas que pareçam de resto estar bem, podem não necessitar de avaliação adicional. Crianças com mais de três anos de idade com febre com duração além de cinco dias devem ser examinadas por um médico.

Enquanto os médicos examinam as crianças, eles buscam sinais de alerta (tais como aparência doentia, letargia, apatia e impossibilidade de consolar a criança) e observam em especial como as crianças respondem ao exame (se elas estão letárgicas, apáticas ou extremamente irritáveis, por exemplo).

Ocasionalmente a própria febre pode fazer as crianças apresentarem alguns sinais de alerta, incluindo letargia, apatia e aparência doentia. Os médicos podem dar às crianças medicamentos para redução da febre (como ibuprofeno) e reavaliá-las após a febre ter baixado. É confortador quando crianças letárgicas se tornam ativas e começam a brincar após a redução da febre. Por outro lado, é preocupante quando crianças com aparência doentia permanecem com aparência doentia a despeito de uma temperatura normal.

Quando a criança tá com febre

Caso crianças entre três meses e três anos de idade estejam com boa aparência e possam ser monitoradas de perto, os exames não serão necessários. Caso os sintomas sugiram uma infecção específica, os médicos fazem os exames apropriados. Caso as crianças não tenham sintomas que sugiram um distúrbio específico, mas pareçam doentes ou tenham uma temperatura de 39 ºC ou mais, exames de sangue e de urina são em geral feitos. A necessidade de hospitalização depende da medida em que a aparência das crianças é boa ou ruim e de um exame de acompanhamento poder ou não ser feito em tempo oportuno.

Em crianças com mais de três anos de idade, os exames em geral não são feitos a menos que as crianças tenham sintomas específicos que sugiram um distúrbio grave.

Caso a febre resulte de um distúrbio, esse distúrbio é tratado. Outros tratamentos para febre têm como foco melhorar o bem-estar das crianças.

As maneiras de ajudar crianças com febre a se sentirem um pouco melhor sem o uso de medicamentos incluem

  • Colocar panos frescos e molhados (compressas) na testa, nos pulsos e nas panturrilhas

  • Colocar as crianças em um banho morno (só levemente mais frio do que a temperatura da criança)

Uma vez que tremores podem acabar elevando a temperatura da criança, métodos que podem causar tremores, como remoção das roupas e banhos frios, não devem ser usados.

A febre em uma criança de resto saudável não exige necessariamente tratamento. Contudo, medicamentos chamados antipiréticos podem fazer as crianças se sentirem melhor baixando sua temperatura. Esses medicamentos não têm nenhum efeito sobre a infecção ou distúrbio que esteja causando a febre. No entanto, caso as crianças tenham distúrbio cardíaco, pulmonar, cerebral ou nervoso ou histórico de convulsões desencadeadas por febre, usar esses medicamentos é importante, porque eles reduzem o estresse adicional colocado no corpo pela febre.

Normalmente, os seguintes medicamentos são usados:

  • Paracetamol, administrado por via oral ou com supositório

  • Ibuprofeno, administrado por via oral

Paracetamol tende a ser preferido. O ibuprofeno, caso usado por longo prazo, pode irritar o revestimento do estômago. Esses medicamentos estão disponíveis sem prescrição médica. A dosagem recomendada está listada na embalagem ou pode ser especificada pelo médico. É importante dar a dosagem correta no intervalo correto. Os medicamentos não funcionam se uma quantidade pequena demais for administrada ou se não for administrada com a frequência correta. E ainda que esses medicamentos sejam relativamente seguros, administrar medicamento demais ou com frequência muito elevada pode causar superdosagem.

Em casos raros, paracetamol e ibuprofeno são administrados para se prevenir uma febre, como quando bebês são vacinados.

Aspirina não é mais usada para se reduzir febre em crianças, porque pode interagir com certas infecções virais (por exemplo gripe Influenza (gripe) A influenza (gripe) é uma infecção viral dos pulmões e das vias aéreas por um dos vírus da gripe. Ela provoca febre, coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dores musculares (mialgias)... leia mais ou varicela Catapora A catapora é uma infecção viral altamente contagiosa pelo vírus da varicela zóster, que causa uma erupção cutânea característica com coceira, sob a forma de vesículas pequenas e elevadas, bolhas... leia mais

Quando a criança tá com febre
) e causar um distúrbio grave chamado síndrome de Reye Síndrome de Reye A síndrome de Reye é uma doença muito rara, mas potencialmente fatal, que causa inflamação e inchaço do cérebro e degeneração e perda da função hepática. A causa da síndrome de Reye é desconhecida... leia mais .

  • Em geral, a febre é causada por uma infecção viral.

  • As causas prováveis da febre e a necessidade de exames dependem da idade da criança.

  • Bebês com menos de dois meses de idade com temperatura de 38 ºC ou mais devem ser examinados por um médico.

  • As crianças com três meses a três anos de idade com febre e sem sintomas que sugiram um distúrbio específico, mas que pareçam doentes ou tenham temperatura superior a 39 ºC precisam ser avaliadas por um médico.

  • O surgimento de dentes não causa febre significativa.

  • Medicamentos que diminuem a febre podem fazer as crianças se sentirem melhor, mas não afetam o distúrbio causador da febre.

Quando devo me preocupar com a febre do meu filho?

Quando devo me preocupar?.
A febre do seu filho dure mais de 72 horas;.
A temperatura do pequeno esteja acima dos 39 °C;.
A temperatura não abaixe, mesmo após medicação;.
O pequeno esteja prostrado mesmo quando a temperatura baixa;.
A febre esteja acompanhada de: Dor de cabeça; Erupções cutâneas; Sensibilidade à luz;.

É considerado febre com quantos graus?

Os infectologistas estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre: Febrícula: De 37,3℃ a 37,8℃; Febre: Acima de 37,8℃ Febre alta: Considera-se, em geral, a partir de 39℃