Quando a maquina não centrifuga

Máquina de Lavar não Centrifuga

Máquina de lavar não centrifuga, demos ter em mãos, algumas informações que podem ajudar no diagnóstico, vamos analisar os 4 passos dos seguintes.

  • Qual a marcada?
  • Qual o modelo?
  • Será que é um problema elétrico ou mecânico
  • Que tipo de transmissão ela possui

Tenho recebido diversos e-mail de pessoas pedindo orientação sobre sua lavadora de roupas, ou melhor dizendo máquina de lavar, com o sintoma de não centrifugar, mas é necessário que se tenha as informações acima, para que possa ajuda-la no diagnóstico.

Então vamos analisar cada situação dos 4 passos.

Quando a maquina não centrifuga

Quando a maquina não centrifuga

Qual a marca da máquina de lavar roupas?

Existem no mercado diversas marcas de lavadoras de roupas, mas mais conhecidas são:

  • Electrolux
  • Brastemp
  • Consul
  • GE
  • Continental
  • Colormaq

E muitas outras marcas, mas essas acima são as que dominam o mercado de maquinas de lavar roupas.

Existem outras marcas como Panasonic, Mueller, Wanke, Arno etc. Tirando a Panasonic, as outras dominam o mercado de tanquinho e centrífugas.

Cada marca tem um conjunto de mecanismos próprios que são usados em suas lavadoras, o mecanismo da Brastemp, é diferente do mecanismo da Electrolux. A Electrolux é diferente da Ge.

A única exceção, e na Brastemp e Consul, que possuem mecanismos bem parecidos, isso é devido a Consul pertencer a Brastemp.

Então o primeiro passo é dizer para o técnico ou para quem deseja ajuda, é falar a Marcada do Equipamento.

Qual o modelo da lavadora de roupas?

Mesmo uma máquina de lavar da mesma marca, tem diferenças entre a parte mecânicas de transmissão, é necessário saber o modelo, como exemplo, podemos citar;

Lavadora Electrolux LTD10 tem uma transmissão diferente da Lavadora Electrolux LTR10, apenas uma letra, já faz a diferença entre mecanismos  destas lavadoras.

Então, ao informar sobre sua lavadora, informe a MARCA e o MODELO, como exemplo podemos dizer…”Lavadora Eletrolux LTR10″

Que tipo de transmissão ela possui

Nas imagens a baixo, colocarei algumas fitos de transmissões de algumas lavadoras, mas se você for mexer na sua lavadora para comprar alguma peça, é necessário saber que transmissão ela possui, tire uma foto se possível com o celular para mostrar para o vendedor ou técnico da qual precisa de suporte, isso ajuda muito na identificação do problema.

Quando a maquina não centrifuga
Transmissão N°1 Electrolux
Quando a maquina não centrifuga
Transmissão N°2 Electrolux
Quando a maquina não centrifuga
Transmissão N°3 Electrolux
Quando a maquina não centrifuga
Transmissão N°4 Brastemp / Consul
Quando a maquina não centrifuga
Transmissão N°5 GE -Continental – Colormaq

APENDA E CONSERTE VOCÊ MESMO

Existem mais outras transmissões , mas essas de cima, são as mais encontradas.

Cada transmissão tem seus componentes auxiliares que ajudam para que se faça a lavadora girar na agitação e centrifugação, por isso é necessário saber qual transmissão é usada na sua lavadora.

Será que é um problema elétrico ou mecânico

A Máquina de lavar não não centrifuga, o problema pode ser de origem mecânica ou elétrica, e na análise, devemos saber onde está o problema, se é de origem mecânica ou elétrica.

Quando a máquina de lavar não centrifuga, e o motor faz um barulho do tipo roncando e não gira o cesto, se ela usa a transmissão da foto N°1, então o problema está nesta transmissão, ela deve ser trocada por completo. Dificilmente as lavadoras que usam essa transmissão, dão problema elétrico como causa de não centrifugar, na grande parte é problema mecânico na transmissão que deve ser trocada.

Leia este artigo, ele vai lhe ajudar a trocar essa transmissão do foto N°1 – clique aqui para acessar o artigo

As máquinas de lavar roupas que usam transmissão da foto N°2, quando apresentam problema de não centrifugar, mas com o motor fazendo barulho, normalmente é problema de:

  • Catraca com mola ruim
  • Problema no cambio
  • Braço co-injetado quebrado
  • Atuador de freio ruim
  • Chicote de fio inferior com fio quebrado

As lavadoras que usam a transmissão da foto N°3, quando não centrifugam os problemas mais frequentes são:

  • Trava da tampa ruim
  • A própria transmissão ruim
  • Atuador de freio quebrado
  • Chicote de fio com fio interrompido

As máquinas de lavar roupas que usam a transmissão da foto N°4 quando não centrifugam o problema costuma ser:

  • Atuador de freio ruim
  • capacitor do motor ruim
  • Chicote de fio com fio quebrado
  • Placa eletrônica ruim

As lavadoras que usam a transmissão da foto N°5 quando não centrifugam podem ser:

  • Trava da tampa ruim
  • Termo-atuador ruim
  • Placa eletrônica ruim
  • Chicote de fio

É claro que quando uma maquina de lavar não centrifuga, outros problema podem ocorrer, mas os mais frequentes são estes que mencionei acima, eles são responsáveis por mais de 95% dos problemas.

OBSERVAÇÃO:

NÃO ESQUEÇA QUE SE A MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS NÃO CENTRIFUGA, PORQUE ELA NÃO JOGOU A ÁGUA PRA FORA, O PROBLEMA NA MAIOR PARTE É NA ELETROBOMBA.

Espero que este artigo sobre maquina de lavar não centrifuga tenha lhe ajudado.

Deixe seus comentários a baixo.

Muito obrigado a todos.

Att. Sergio Amaral – Tempermaq

Quando a maquina não centrifuga

Como funciona a centrifugação da máquina de lavar?

o que é centrifugação e como ela funciona na prática? A centrifugação funciona separando sólidos de líquidos. No caso da máquina de lavar, as roupas lavadas da água. O motor do eletrodoméstico faz com que a parte interna gire em alta velocidade e, com isso, as gotículas de água se desprendem das fibras dos tecidos.

O que fazer quando a máquina de lavar fica piscando e não liga?

Falta de energia elétrica É a primeira coisa a se conferir quando a máquina de lavar não liga. Verifique se o plug dela está conectado na tomada, se há corrente elétrica na sua residência e se a tomada está funcionando corretamente, fornecendo energia apenas parcialmente ou não fornecendo energia nenhuma.

Como funciona o enxágue da máquina de lavar?

Durante o enxágue, a máquina de lavar apenas joga uma pequena quantidade de água na roupa. Isso enxágua alguma coisa? Sim. Nos programas NORMAL e FAVORITO, ao programar 2 ou 3 ciclos de enxágue, a máquina de lavar executa o primeiro ciclo com um pouco de água, acompanhando de centrifugação.

Quanto tempo demora para centrifugar uma roupa?

Centrifugação normal: com um tempo aproximado de até 13 min entrega suas roupas quase secas, facilitando o processo de secagem. Centrifugação delicada: com um tempo aproximado de até 11 min, uma menor velocidade e um acionamento pulsado, extrai o excesso de água e entrega suas roupas mais úmidas e menos amassadas.