Quando as soluções têm concentrações diferentes à mais concentrada e chamada de?

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

262 palavras 2 páginas

OSMOSE
Osmose é a passagem do solvente de uma solução já diluída para outra com maior concentração, através de uma membrana semipermeável. A difusão de líquido para outro por meio de membranas foi observada pela primeira vez em 1.748, pelo padre francês Jean Antoine Nollet.
A osmose é realizada com o auxílio de uma membrana semipermeável que permite a passagem do solvente e não permite a passagem do soluto. Existem muitos tipos dessas membranas, exemplos: papel celofane, bexiga animal, paredes de células, porcelana, cenoura sem o miolo.
A osmose não é influenciada pela natureza do soluto, mas pelo número de partículas. Quando duas soluções contêm a mesma quantidade de partículas por unidade de volume, mesmo que não sejam do mesmo tipo, exercem a mesma pressão osmótica e são isotônicas. Caso sejam separadas por uma membrana, haverá fluxo de água nos dois sentidos de modo proporcional.
Quando se comparam soluções de concentrações diferentes, a que possui mais soluto e, portanto, maior pressão osmótica é chamada hipertônica, e a de menor concentração de soluto e menor pressão osmótica é hipotônica. Separadas por uma membrana, há maior fluxo de água da solução hipotônica para a hipertônica, até que as duas soluções se tornem isotônicas.
A osmose pode provocar alterações de volume celular. Uma hemácia humana é isotônica em relação a uma solução de cloreto de sódio a 0,9% (“solução fisiológica”). Caso seja colocada em um meio com maior concentração, perde água e murcha. Se estiver em um meio mais diluído (hipotônico), absorve água por osmose e aumenta de volume, podendo romper

Relacionados

  • Osmose

    1915 palavras | 8 páginas

    Licenciatura Tema: Osmose Na osmose, um caso particular difusão, ocorre um fluxo espontâneo apenas de solvente, do meio menos concentrado em soluto para o meio mais concentrado, sem gasto de energia (PAULINO, 2003). Para que apenas o solvente passe de uma solução para a outra, é preciso que a membrana que separa as duas soluções seja impermeável ao soluto. A essa membrana permeável ao solvente e impermeável ao soluto, dá-se o nome de membrana semipermeável (PAULINO, 2003). A osmose ocorre em vários….

  • osmose

    1476 palavras | 6 páginas

    Osmose na célula vegetal Como já foi dito anteriormente, se duas soluções se mantêm separadas por uma membrana semipermeável, ocorre fluxo de água da solução mais diluída para a mais concentrada. Essa difusão do solvente chama-se osmose. Quando uma célula vegetal está em meio hipotônico, absorve água. Ao contrário da célula animal, ela não se rompe, pois é revestida pela parede celular ou membrana celulósica, que é totalmente permeável, mas tem elasticidade limitada, restringindo o aumento….

  • osmose

    397 palavras | 2 páginas

    Osmose No processo de osmose há a passagem de solvente, como as moléculas de água mostradas na figura, por uma membrana semipermeável A osmose pode se dar de duas maneiras específicas: 1ª) Se tivermos uma solução e um solvente puro, separados por uma membrana semipermeável, ocorrerá a passagem do solvente para a solução. Por exemplo, observe o esquema abaixo em que se separou o solvente, que é apenas a água pura, de uma solução de glicose. Com o passar do tempo haverá a passagem das….

  • OSMOSE

    1093 palavras | 5 páginas

    Osmose – Uma Propriedade Coligativa O texto Propriedades Coligativas explica que existem quatro dessas propriedades, sendo que uma delas é aosmoscopia. O fenômeno da osmose acontece quando colocamos duas substâncias em contato com uma membrana semipermeável (ou parede porosa) entre elas, ocorrendo, assim, a difusão do solvente de uma substância para a outra de modo espontâneo. Na osmose sempre ocorre a passagem do solvente (geralmente a água) da solução mais diluída para a mais concentrada….

  • osmose

    2173 palavras | 9 páginas

    1.2 CAPITULO II 3 1.2.1 Osmose através da Membrana do Ovo 3 1.2.2 Fundamentação Teórica 3 1.2.3 Material E Reagentes 5 1.2.4 Procedimentos 5 1.2.5 Preparo da Solução 5 1.2.6 Observação 5 1.2.7 Discussão e conclusão 6 1.2.7.1 Discussão 6 1.2.7.2 Conclusão 6 1.3 CAPITULO III 7 1.3.1 Recomendação e Conclusão 7 1.3.1.1 Recomendação 7 1.3.1.2 Conclusão 8 Bibliografia 9 1.0 CAPITULO I 1.1 Introdução Neste experimento, comprovou-se o fenómeno da osmose com métodos simples e materiais….

  • osmose

    303 palavras | 2 páginas

    Definição A osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água). Neste processo, a água passa de um meio hipotónico (menor concentração de soluto) para um hipertónico (maior concentração de soluto). Na osmose, o processo finaliza-se quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto (isotónico), pelo que a osmose é a favor do gradiante….

  • osmose

    779 palavras | 4 páginas

    Osmose A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células. A osmose pode ser vista como um tipo especial de difusão em seres vivos. A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos)….

  • Osmose

    1193 palavras | 5 páginas

    equilíbrio. No equilíbrio, toda água que entra será igual a que sai. O nível dentro do tubo de vidro sobe em conseqüência desta entrada e a membrana fica mais cheia. Isto é osmose: o movimento de água por uma membrana semipermeável. Repare que o soluto S não consegue passar pelos poros da membrana, só a água consegue passar. O termo osmose tem origem grega na palavra “ósmos” que em bom português quer dizer impulso, ato de impelir, incitar, instigar e estimular. A solução dentro do tubo de vidro contém menos….

  • osmose

    686 palavras | 3 páginas

    Osmose em célula vegetal e animal Profa. Ms. Daniele Picco Osmose • É o fluxo de água, através de membrana semipermeável, devido a diferenças das concentrações de solutos. • A diferença de concentração de soluto gera diferença de pressão osmótica através da membrana, e essa diferença é a força propulsora para o fluxo osmótico de água. Osmose • A osmose não é difusão de água: a osmose ocorre devido à diferença de pressão, enquanto a difusão ocorre devido à diferença de concentração….

  • Osmose

    258 palavras | 2 páginas

    Osmose Um Processo físico-químico muito importante, que estuda o movimento da água entre dois meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. A osmose se comporta semelhante ao fenômeno de difusão. O movimento da água é sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto), esse movimento tem como efeito a mesma concentração em ambos os meios, e se tornam isotônicos. Uma membrana cujos poros….

Outros Trabalhos Populares

Quando as soluções têm concentrações diferentes à mais concentrada e chamada de?

Quando é diferente a concentração, a menos concentrada recebe o nome de hipotônica ou hiposmótica e a mais concentrada chama-se hipertônica ou hiperosmótica. Não pare agora...

Qual à diferença entre hipertônico hipotônico e isotônico?

Quando comparamos duas soluções e essas apresentam a mesma concentração de soluto, dizemos que ela é isotônica. Quando uma apresenta maior quantidade de soluto, ela é chamada de hipertônica. Por fim, temos a solução com menor quantidade de soluto, que é chamada de hipotônica.

Quando se comparam soluções de concentrações diferentes?

Quando se comparam soluções de concentrações diferentes, a que possui mais soluto e, portanto, maior pressão osmótica é chamada hipertônica, e a de menor concentração de soluto e menor pressão osmótica é hipotônica.

Quais são as soluções Hipertonicas?

Em uma solução hipertônica, a concentração do soluto é maior do que se comparada à de outra solução, em um ambiente de separação por membra semipermeável. Caso uma célula seja inserida nesse contexto, perderá água até secar, já que a movimentação se dará de dentro para fora da célula.