Quando fazer exame de sangue gravidez

Home > Blog > É preciso fazer exame de sangue na gravidez?

Sim, é necessário realizar exame de sangue na gravidez. O procedimento faz parte do acompanhamento pré-natal (período que precede o nascimento do bebê), o qual é fundamental para garantir o sucesso da gestação.

Os exames de sangue auxiliam na análise da saúde da mãe e do bebê, assim como no rastreamento e diagnóstico de possíveis doenças e complicações futuras, como a pressão alta e o parto prematuro.

A recomendação médica é a de realizar, no mínimo, seis exames de sangue ao longo dos nove meses de gestação. Boa parte das visitas médicas são dedicadas aos exames laboratoriais, feitos de acordo com o trimestre e as condições específicas de cada grávida, como a idade, histórico de saúde, etc..

Conheça cada exame de sangue na gravidez

Exames de sangue do primeiro trimestre

O primeiro trimestre da gestação é quando ocorrem as principais mudanças no corpo da mulher, assim como o desenvolvimento das estruturas do bebê. No início do pré-natal, é necessário consultar, também, um nutricionista, tanto para garantir que a gestante esteja consumindo todos os nutrientes necessários, quanto para controlar o ganho de peso.

Outro detalhe importante é que todas as grávidas devem ingerir um suplemento de ácido fólico, que são vitaminas do complexo B, durante o primeiro trimestre, para prevenir malformações no cérebro e na medula espinhal do bebê.

Lista dos exames de sangue:

  • hemograma completo, para o diagnóstico da anemia;
  • tipagem sanguínea (ABO/Rh), para averiguar a compatibilidade sanguínea do casal;
  • COOMBS indireto. Caso o Rh da gestante for “negativo”, ela terá de realizá-lo durante todos os meses de gestação;
  • glicemia de jejum, para detectar se há predisposição ao diabetes gestacional;
  • anti HIV 1 e 2;
  • VDRL, para rastrear, na mãe, a bactéria que causa a sífilis;
  • sorologia para toxoplasmose;
  • sorologia para rubéola;
  • sorologia para hepatites B e C;
  • sorologia para citomegalovírus.

Exames de sangue do segundo trimestre

Neste período, o bebê está se desenvolvendo mais rapidamente e, desta forma, as gestantes costumam ganhar um pouco mais de peso, o que pode acarretar em dores nas costas, abdômen e virilha. Desde que o obstetra autorize, é possível praticar exercícios físicos moderados para fortalecer os músculos e melhorar o bem-estar, de modo geral.

Lista dos exames de sangue:

  • COOMBS indireto, para os casos em que o fator Rh sanguíneo da gestante for “negativo”;
  • repetição da sorologia para toxoplasmose, se necessário.

Exames de sangue do terceiro trimestre

Nesta fase, o bebê está ainda maior e começa a pressionar alguns órgãos da gestante, que pode apresentar dificuldades para respirar. Isso também aumenta a frequência urinária, fazendo com que a mulher tenha de ir ao banheiro mais vezes. A gestante pode, ainda, sentir azia, inchaço nos tornozelos, rosto e até mesmo hemorroida nesta etapa final.

Lista de exames de sangue:

  • hemoglobina e hematócrito, para avaliar o risco de anemia, entre 32 e 34 semanas;
  • COOMBS indireto, para os casos em que o fator Rh sanguíneo da gestante for “negativo”;
  • repetição da sorologia para toxoplasmose, caso seja necessário;
  • repetição do exame de HIV, VDRL (sífilis).

O exame de sangue na gravidez tem uma lista extensa. Mas são apenas alguns dos que a grávida poderá ter de fazer. Existem, ainda, outros exames mais específicos que o obstetra pode solicitar, dependendo da idade e do histórico de saúde da gestante.

Outros fatores que podem exigir mais exames de sangue são doenças como diabetes e hipertensão. A quantidade e a frequência dos exames também pode variar de gestante para gestante. É preciso conversar com o obstetra para esclarecer todas as dúvidas que surgirem em cada etapa e, assim, ter uma gravidez saudável e tranquila.

Testes de farmácia (através da urina), história clínica com exame físico, além da ultrassonografia, são algumas das avaliações para identificação da gravidez. Mas você sabia que a coleta de sangue é um método bastante confiável e eficaz? Neste post, você vai saber qual exame de sangue detecta gravidez e muito mais. Confira!


Quando fazer exame de sangue gravidez


O que é hCG? 


Antes de explicarmos quais são os tipos de exames disponíveis, você precisa saber o que significa esse hormônio. O entendimento sobre ele é muito importante, pois os exames de sangue e testes de farmácia detectam a presença do hCG (mais especificamente a fração Beta do hCG) para descobrir se a pessoa está grávida ou não.  


O Gonadotrofina Coriônica Humana (mais conhecido como hCG) é um hormônio que começa a ser produzido no corpo materno entre 6 e 8 dias após a fecundação. 


Depois desse momento inicial, à medida que o embrião e a placenta se desenvolvem, os níveis de hCG no sangue aumentam exponencialmente no primeiro trimestre da gravidez.  


Durante as primeiras semanas de gestação, os níveis deste hormônio vão dobrando a cada 2 e 3 dias, podendo atingir valores de 100.000 mUI/ml em torno da 10ª – 12ª semana. A partir daí, os valores decrescem até a 20ª semana, atingindo cerca de 20% dos valores de pico máximo e assim permanecem até o final da gestação.


Veja também: Como fazer exame de sangue e quais são os tipos


Qual exame de sangue detecta a gravidez?


Quando fazer exame de sangue gravidez


Beta hCG sanguíneo é o exame indicado e mais confiável para o diagnóstico da gravidez. Neste exame, é feita somente a dosagem da fração beta do hCG.


Como é feito o exame de Beta hCG?


É feito uma coleta de sangue. O procedimento é o mesmo de outros exames de sangue convencionais e não é necessário fazer qualquer tipo de jejum ou preparo prévio.


Qual é o tempo certo para fazer exame de Beta hCG? 


A orientação é fazer o exame de Beta hCG depois de 10 dias da fecundação ou após o 1º ou 2º dia após o atraso menstrual, a fim de reduzir as chances do resultado falso negativo.  


É preciso ter prescrição médica?


Não é necessário.


Quando fazer exame de sangue gravidez


Como saber se o Beta-hCG é positivo? 


Se o valor de beta hCG no sangue for maior que 25,0 mUI/ml significa resultado positivo, ou seja, indica que a pessoa está grávida. 


Confira outros resultados possíveis, de acordo com os valores de referência do laboratório que faz a análise dos exames realizados pela Beep: 


  • Indeterminado (pode indicar gravidez recente): valor de beta hCG entre 2 e 25 mUI/ml;
  • Negativo (descarta a gravidez): valor de beta hCG menor que 2 mUI/ml.

Caso o resultado não seja positivo, mas com suspeita clínica, o exame deve ser repetido em 1 semana ou conforme orientação médica.


Como ver se está grávida no teste de farmácia?


Quando fazer exame de sangue gravidez


Esse tipo de exame também detecta a presença de Beta hCG, mas ao invés de ser no sangue, ele é verificado na urina. 


Diferente do BhCG sanguíneo, é importante ressaltar, que no início da gestação, a concentração desse hormônio na urina pode ser menor, e por esse motivo, pode demorar mais para detecção de um resultado positivo.


Como é feito?


É preciso urinar em um recipiente limpo. Colocar a ponta absorvente do teste de farmácia dentro deste líquido e aguardar o tempo indicado na embalagem para identificar se haverá reação.


Qual é o tempo ideal para fazer o teste de farmácia? 


O teste de farmácia pode ser realizado depois de um dia de menstruação atrasada. Mas como os níveis de BhCG são maiores conforme a gestação avança, depois de uma semana de atraso, a sensibilidade é mais alta. 


É preciso ter prescrição médica para fazer teste de farmácia?


Para este teste, não é necessário ter uma prescrição médica.


Como saber se o teste de farmácia é positivo? 


Se a tela do teste de farmácia mostrar dois riscos (ou um sinal de “+”) significa que o resultado é positivo, ou seja, indica que a pessoa está grávida. 


Caso a tela mostre apenas um risco ou o sinal de “-” indica que o resultado é negativo, devendo ser realizado outro método diagnóstico a depender da suspeita.


Importante: mesmo que o teste de farmácia indique gravidez, é preciso confirmá-lo com o exame de beta hCG sanguíneo ou ultrassonografia. 


Quais são os outros exames que detectam a gravidez? 


Agora que você já sabe qual exame de sangue detecta a gravidez, confira os exames listados abaixo que, diferente do sanguíneo e teste de farmácia, não detectam a gravidez com base no beta hCG, mas podem contribuir para o diagnóstico. Confira: 


Exame físico


Não é tão comum, mas algumas mulheres só buscam o diagnóstico de gravidez na fase mais avançada. Por isso, dependendo da semana de gestação, é possível fazer a  identificação pelo exame físico.


Isso acontece porque a partir de, aproximadamente, 12 semanas, o útero aumenta de forma suficiente para ser palpável. A atividade cardíaca fetal, geralmente, pode ser detectada pelo Doppler, a partir de 10 a 12 semanas de gestação. 


Lembrando que é necessário ter avaliação médica e confirmação da gestação, conforme orientado, com o exame de beta hCG sanguíneo ou ultrassonografia.


Ultrassonografia


Existem dois tipos de ultrassonografia que podem detectar a gravidez: a abdominal e a transvaginal. Ambos vão verificar se há presença de uma estrutura que abriga o embrião (saco gestacional), que é o primeiro sinal de gestação possível de detectar nesse exame. 


A transvaginal permite uma identificação mais precoce que a abdominal, porém numa gestação mais avançada, quando comparado a outros métodos diagnósticos como a dosagem no sangue do beta-hCG.


Qual é a diferença entre o ultrassom abdominal e transvaginal? 


No ultrassom transvaginal, só é possível detectar a gravidez a partir da 5ª/ 6ª semana e no abdominal, após esse período. 


Importante:


Você pode tirar suas dúvidas e fazer os agendamentos dos exames e vacinas desejados diretamente no aplicativo da Beep Saúde. É só clicar aqui para baixar!

Veja também: A Beep agora também faz exames de sangue em casa. Confira!


Ah, aproveite para seguir a gente nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na #OndaVerde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂


Agora que você já sabe qual exame de sangue detecta gravidez, compartilhe sua experiência com a gente! Assim, você vai contribuir para ajudar outras pessoas que procuram por mais informações.


Fontes: Uptodate | FEBRASGO | MD Saúde |

Quantos dias dá para saber se está grávida?

Teste de sangue (Beta HCG) É possível confirmar a gestação com cerca de 5 dias de atraso menstrual.

Quanto tempo para mostrar gravidez no exame de sangue?

Para realizar o exame, o recomendado é aguardar 10 dias após a fecundação, ou no primeiro dia após o atraso menstrual. O beta HCG pode ser realizado antes desse período, porém pode apresentar um resultado falso-negativo.

Quantas semanas para dar positivo o teste de gravidez?

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

Tem como estar grávida e não aparecer no exame de sangue?

A partir do momento em que o exame de gravidez deu negativo, as mulheres tomam o resultado como definitivo. Contudo, tanto os testes de farmácia quanto o exame de sangue para detectar gravidez podem resultar em um falso negativo, caso o período em que tenham sido realizados não tenha sido o mais correto.