Quando o bebê está encaixando a gestante sente muita dor?

Nove meses se passaram desde que você recebeu a notícia mais transformadora que um homem pode receber: que terá um bebê. E depois da mãe de seu filho sentir alguns chutes, após tantos desejos realizados pela madrugada, apostas para ver se é menino ou menina e outras coisas de pais, esse pequeno ser está prestes a chegar. Seu extinto paterno diz que a qualquer hora isso vai acontecer, mas há sinais que vão te fazer correr para a maternidade imediatamente. E a ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim (SP), a Dra. Mirna Nakano, mostra quais são eles.

+ Seu filho faz xixi na cama? Calma, a enurese tem cura e tratamento
+ Ser pai depois de velho tem seus riscos, mas novas descobertas podem ajudar

1. Numa primeira gestação, é comum 15 dias antes do parto o bebê encaixar a cabeça na bacia materna e ela sente melhora do desconforto para respirar, apesar da piora do peso na bacia;

2. Alguns dias antes, de 7 a 10 em média, pode sair o tampão, uma espécie de catarro bem grosso e grudento. Ele pode vir acompanhado de sangue e tem cor amarelada e esverdeada;

3. De 35/36 semanas, as contrações se tornam mais frequentes, em média de 3 a 4 vezes ao dia, e são percebidas pela gestante, mas ainda indolores;

4. Próximo ao parto, essas contrações assumem um ritmo e regularidade. Em média, acontece uma a cada 10 minutos, com cerca de um minuto de duração;

5. É interessante observá-las durante uma hora e, se estiverem assim, se dirigir a maternidade para exames;

saiba mais

Beyoncé registra momentos íntimos da gravidez em documentário

Beyoncé registra momentos íntimos da gravidez em documentário

Conheça os fatores que podem levar à infertilidade em homens e mulheres

Conheça os fatores que podem levar à infertilidade em homens e mulheres

6. Desde seu início até o nascimento do bebê, o trabalho de parto dura em média de 8 a 12 horas. Portanto, não há necessidade de correria, melhor observar as contrações para não ter tantos "alarmes falsos", embora não seja vergonha nenhuma eles acontecerem;

7. Pode haver a ruptura espontânea da bolsa mesmo antes do trabalho de parto. Há cerca de 800 ml de líquido intra-bolsa nessa fase. Esse líquido tem odor característico, diferente de urina. Se estiver esverdeado ou muito amarelado, dirija-se à maternidade. Se a cor é transparente ou esbranquiçado e com raias de sangue, não há tanta urgência, e ela pode ir mais tranquila à maternidade. A não ser que você resida muito longe;

8. Procure sempre estar com o contato do seu médico para avisá-lo do que esta acontecendo. Ele vai te orientar se é o caso de ir ou não para a maternidade;

9. Outro fator muito importante é que o bebe mexe todo dia, não pára de mexer nem na hora em que esta nascendo. Por falta de espaço, os movimentos são mais restritos pouco antes da mãe dar à luz. Se não mexer nada em periodo de seis horas, procure comer ou andar para estimular, e peça para ela ficar atenta e, no caso de duvida, vá à maternidade;

10. Fiquem tranquilos e procurem seguir o que o medico orientou, pois ele que acompanhou o pré-natal e pode orientar melhor.

O tampão mucoso saiu, o bebê encaixou, a cólica está mais forte… Esses são todos sinais de que o bebê vai nascer em breve. Segundo os médicos, o trabalho de parto – ainda mais na primeira gravidez – pode durar de 8 a 12 horas. Às vezes, até mais. Por isso, não precisa sair feito louca pela rua com a mala da maternidade ao sentir a primeira pontada na barriga. Muitas vezes, o medo e o estresse podem prolongar essa fase e dificultar tudo. Então, tente manter a calma. Você terá tempo para chegar ao hospital – em alguns casos, esses sinais surgem até duas semanas antes. Confira!

 

Primeiro sinal de que o bebê vai nascer: “queda do ventre”

Ocorre quando o bebê desce e encaixa a cabeça na pelve. É um processo que diminui um pouco o tamanho da barriga da grávida. Você sentirá um certo alívio porque isso vai facilitar a respiração e a digestão. Além disso, também vai se sentir mais confortável ao se sentar, pois a sensação de compressão do útero diminui. O peso na região do baixo ventre, porém, pode incomodar e exigir o uso de cintas, além de mais idas ao banheiro. O encaixe pode acontecer a partir da 36a semana.

+ Como tornar o momento que antecede o parto mais tranquilo

 

Bebê menos ativo: ele encaixou!

Não se apavore se, no fim da gestação, seu filho passar a se mexer menos. Isso é normal por causa do encaixe. Ele vai continuar a se mover, mas um pouco menos. Quando se preocupar? Se ele não se mexer por mais de 12 horas seguidas. Nesse caso, avise o médico o quanto antes.

Publicidade

 

Está chegando: saiu o tampão mucoso

O tampão é uma secreção que lembra catarro, às vezes com um pouco de sangue, que sai pela vagina quando o parto está próximo. O tampão mucoso preenche o canal cervical (colo do útero) e forma uma barreira entre a bolsa amniótica e a vagina. Ele também é chamado de “sinal” porque coincide com o início da dilatação do colo do útero, de 10 a 15 dias antes do parto.

+ Parto: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

 

Contrações uterinas: o bebê vai nascer!

No começo, você vai perceber que elas são espaçadas e não causam dor. Com o passar dos dias, ficam mais constantes e se parecem com cólicas menstruais. Depois, tornam-se cada vez mais intensas, e saem das costas em direção à barriga e aos quadris. É a hora de começar a contar. Se, nesse período, você tiver três contrações de maneira regular (uma a cada 10 minutos), está em trabalho de parto. São os sinais de que o bebê vai nascer!

Outro desses sinais é o fato de a barriga ficar mais dura. Não se desespere: avise seu obstetra e vá com calma para a maternidade. Este é só o início do trabalho de parto. É importante saber: o falso trabalho de parto pode se transformar em verdadeiro em questão de minutos. Por isso, cronometre suas contrações!

 

E mais:

+ Saiba quais intervenções podem ocorrer durante o parto

+ Visitas: é você quem decide se as recebe ou não

+ Por quanto tempo mãe e bebê ficam no hospital?

Quer saber mais? Assine a newsletter de BabyHome e receba toda semana mais dicas sobre como o seu bebê está se desenvolvendo. É rápido e grátis.

Quais são as dores quando o bebê encaixa?

A cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode provocar desconforto pélvico com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve com repercussão até na vagina.

Quanto tempo depois de encaixar o bebê nasce?

Normalmente, o bebé desce e encaixa-se na cavidade pélvica algumas semanas antes do parto, por volta das 36 – 38 semanas. Contudo, e sendo este um dos sinais de que o nascimento está para breve, a gravidez ainda se pode prolongar por mais algumas semanas.

O que a gente sente quando o bebê tá encaixando?

O encaixe do bebê – seja da cabeça ou das nádegas – na pelve materna geralmente ocorre na 36ª semana gestacional, mas existe a chance do encaixe acontecer mais tarde na gestação ou no decorrer do trabalho de parto. Usualmente, os bebês nascem de cabeça, na chamada “apresentação cefálica”.

Quando o bebê encaixa a gente sente dor nas virilhas?

Aumento do peso do bebê Isto ocorre porque nesta fase, os ligamentos e os músculos da pelve tornam-se mais relaxados e esticados para acomodar o bebê em crescimento, podendo causar a dor na virilha.