Quando o homem faz vasectomia ele não ejacula mais

Muitos homens resistem em fazer a vasectomia por medo de que o procedimento cause impotência. No entanto, não há qualquer relação entre virilidade e esterilidade

Em 15/08/2019 às 12:41 2 minutos de leitura

Muitos homens resistem em fazer a vasectomia por medo de que o procedimento cause impotência. No entanto, não há qualquer relação entre virilidade e esterilidade. Inclusive, ao contrário do que muitos pensam, a libido do homem que faz vasectomia tende a melhorar. Isso ocorre pois ele passa a fazer sexo sem preocupação.

“Do ponto de vista sexual, a vasectomia representa um benefício para o casal”, afirma Sami Arap, professor de urologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e médico do Hospital das Clínicas (HC) e do Hospital Sírio-Libanês.

Conheça nosso Serviço Saúde e marque uma consulta.

Ele explica que o temor passa por questões psicológicas, referentes à masculinidade. “Na verdade, a maioria dos homens não pensa que vai ficar impotente. Eles são tomados por um sentimento tênue e fluido de medo da diminuição da própria masculinidade, uma vez que se tornaram estéreis. Uma coisa nada tem a ver com a outra”, destaca o médico.

Como é feita a vasectomia?

A vasectomia é um método de contracepção cirúrgica extremamente seguro, rápido e simples. O procedimento é realizado com anestesia local e que não requer internação hospitalar. O procedimento interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos  testículos para a vesícula seminal, de onde seguiriam para a uretra

A cirurgia é bastante simples. Ela é feita por meio de uma pequena infiltração local com anestésico e uma incisão de 1 cm de cada lado do saco escrotal. Depois, o médico isola digitalmente os canais deferentes que levam os espermatozoides do epidídimo (ducto que coleta e armazena os espermatozoides produzidos pelo testículo) para a uretra e anestesia novamente. Em seguida, corta-se os deferentes, interpõe-se tecido conjuntivo entre os dois pontos para evitar a recanalização e fecha-se a incisão. O paciente é liberado em seguida e pode retomar suas atividades diárias.

Após a vasectomia, o homem continua ejaculando normalmente, embora o sêmen deixe de conter espermatozoides. Para ter certeza de que a cirurgia deu certo, o médico recomenda a realização de um espermograma, exame que mede a presença e a quantidade de espermatozoides no sêmen. Ele deve ser feito depois de um ou dois meses após o procedimento. Sendo assim, antes do exame o paciente deve usar preservativo durante as relações sexuais.

Além de seguro e rápido, a vasectomia é um método contraceptivo bastante efetivo. A eficácia é próxima de 100%. “É extremamente importante informar a população das vantagens desse método para o controle da natalidade. Precisamos desfazer os preconceitos machistas que o cercam e divulgar os lugares onde o serviço está à disposição”, declarou o Arap, em entrevista ao site do Drauzio Varella.

Você é do tipo de pessoa que tem receio de realizar uma vasectomia, por ter medo das possíveis consequências?

Afinal, há algum tipo de risco ao se submeter a este procedimento? É comum que muitas informações desencontradas, ou se você preferir, “Fake News”, sejam difundidas, quanto o assunto é vasectomia.

Em suma: o que acontece quando o homem faz vasectomia? Descubra a seguir.

Vasectomia prejudica a ejaculação?

Dentre as dúvidas que surgem em relação à esterilização masculina, ou vasectomia, uma das mais recorrentes está relacionada a capacidade de ejaculação.

Será que prejudica?

Antes de tudo, é importante frisarmos que a vasectomia se trata de um procedimento rápido e simples, com praticamente 100% de eficácia.

Afinal, leva em média 60 minutos para que a cirurgia seja realizada, sendo que a recuperação é obtida plenamente em poucos dias.

A vida sexual pode ser retomada normalmente após o período de recuperação, e sem aquela preocupação antes habitual de poder conceber um filho.

Em relação à ejaculação, depois de uma vasectomia ela não sofre alterações, permanece a mesma que era antes do procedimento.

Tanto a capacidade da pessoa de ejacular quanto a aparência do fluido ejaculado permanecem inalteradas.

Contudo, há uma óbvia mudança no homem, após a cirurgia: a ausência de esperma no sêmen.

Vida sexual após a vasectomia

Após a vasectomia, nos primeiros dias a maioria dos homens sentem dor e inchaço, além de desconforto nos testículos.

A incisão cirúrgica feita pelo Dr. Marco Nunes promove um pequeno corte em cada um dos testículos.

Sendo assim, é indicado que o paciente aguarde alguns dias para voltar a fazer sexo ou até mesmo se masturbar.

Respeitado o período indicado pelo médico, é possível retomar em segurança a atividade sexual.

Em média, o tempo estimado do hiato sexual é de uma semana. É comum que em alguns casos, as primeiras ejaculações surjam um tanto quanto desconfortáveis, além de conter uma pequena quantidade de sangue no sêmen.

Se o desconforto persistir durante semanas, o que é incomum, o melhor caminho é consultar o médico, haja vista que tal desconforto pode indicar uma complicação da cirurgia, como a síndrome da dor pós-vasectomia.

Apenas de 1% a 2% das pessoas que fazem esse procedimento experimentam a síndrome da dor pós-vasectomia. Ela é caracterizada por uma dor crônica nos testículos, que pode levar até 3 meses.

Necessidade de teste de acompanhamento para verificar se há esperma no sêmen

Mesmo com a vasectomia, é importante considerar o uso de preservativos, afinal, ela não garante o indivíduo contra infecções sexualmente transmissíveis (DSTs).

É importante também a realização do teste de acompanhamento para verificar se há a presença de esperma no sêmen.

Isso deve ser feito ao menos após 3 meses da cirurgia.

O que dizem as pesquisas

Um estudo do European Journal of Urology indicou que muitos homens relataram uma melhora na satisfação sexual após uma vasectomia. Outra pesquisa mostrou que não há associação entre vasectomia e redução na frequência do sexo.

Como é o sêmen de um homem vasectomizado?

Como o volume de espermatozoides corresponde apenas a cerca de 1% do volume do sêmen, o homem que se submete à vasectomia continua ejaculando normalmente e não há nenhuma alteração no volume de sêmen que sai do corpo.

Que faz vasectomia não ejacula mais?

A vasectomia torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual. O corte do canal impede apenas a chegada dos espermatozóides até a uretra. O líquido produzido na próstata e na vesícula seminal continua sendo eliminado normalmente durante a ejaculação.

O que muda com a vasectomia?

De fato, o que muda após a cirurgia, é o volume total do líquido ejaculado que será menor. Não haverá espermatozóides, então o material será constituído pela secreção da próstata e da vesícula seminal. Portanto, haverá uma ejaculação em menor volume e com uma constituição um pouco diferente.

É possível engravidar de um homem que fez vasectomia?

Ainda que raro, é possível engravidar após vasectomia, principalmente nos 60 primeiros dias após o procedimento. Tempo em que alguns espermatozoides podem continuar vivos dentro do canal. Após esse período, pode ocorrer devido à falha técnica ou recanalização em 0,2% a 5,3% dos casos.