Quando o passivo supera o ativo?

Sendo um pequeno ou um grande empresário, é imprescindível que você conheça alguns conceitos da contabilidade. Afinal, uma contabilidade organizada contribui para a saúde financeira do seu negócio. Essa organização pode começar com a classificação de duas operações contábeis: ativos e passivos.

Mas, afinal, o que são ativos e passivos?

Os ativos são todos os bens e direitos que uma empresa possui em determinado momento.

  • Bens: tudo aquilo que possui valor econômico e pode ser convertido em dinheiro, como imóveis, veículos e máquinas.
  • Direitos: se referem aos recursos que a empresa tem a receber e que geram benefícios presentes ou futuros, representando o direito de exigir algo. Um exemplo pode ser o valor que uma loja receberá decorrente de uma venda a prazo.

Já os passivos representam as obrigações e as dívidas que a empresa possui em um determinado período.

De maneira simplificada: o passivo é o que a empresa deve pagar (seja para pessoa física ou jurídica) e o ativo é o que a empresa tem.

Os ativos e passivos podem ser divididos em circulantes e não circulantes

Ativos circulantes são todos os bens e direitos que podem ser consumidos ou convertidos em dinheiro no curto prazo, ou seja, até o final do exercício social seguinte ao da elaboração do Balanço Patrimonial, como dinheiro em caixa, estoques e contas a receber no curto prazo.

Passivo circulante é representado por todas as contas a pagar num curto prazo, como salários e encargos, fornecedores, empréstimos e financiamentos.

Ativos e passivos circulantes podem ser entendidos como o dinheiro que entra e sai diariamente da empresa. São direitos e obrigações a curto prazo.

Ativo não circulante são todos os bens e direitos que a empresa não conseguirá converter em dinheiro no curto prazo, considerando normalmente um ano. Exemplos: imóveis, máquinas e equipamentos, móveis, marcas e patentes.

Passivo não circulante representa todas as contas a pagar no longo prazo, por exemplo, empréstimos, dividendos e impostos a serem pagos nos próximos exercícios.

>>> Leia também: Projeção de fluxo de caixa: a importância dessa ferramenta para o futuro do seu negócio

Entenda a diferença entre ativo circulante e não circulante

Basicamente, a diferença entre eles está no grau de liquidez. Essa variável mostra a capacidade de saldar dívidas e cumprir acordos financeiros.

Sendo assim, o ativo circulante é o que possui maior grau de liquidez. Pode ser convertido em dinheiro em um espaço menor de tempo.

Já o ativo não circulante tem um grau menor de liquidez. Ele exige um prazo de médio a longo para se converter em dinheiro.

Entenda a diferença entre passivos circulantes e não circulantes

O passivo circulante é aquele exigível a curto prazo. Já o passivo não circulante é aquele a ser liquidado depois do exercício social seguinte ou no caso do ciclo de operações ser maior do que um ano, ou seja, são aquelas obrigações que a empresa possui a longo prazo.

Ainda ficou com alguma dúvida?

Não tem problema! Envie um e-mail pra gente e iremos ajudá-lo: 

Siga-nos no Instagram: @step_consultoria

O PATRIMÔNIO.

                                                                                                                                                                                          A Contabilidade tem como objeto de estudo o patrimônio; O Patrimônio Líquido se reflete na soma de todos os Bens e Direitos menos a soma de todas as Obrigações e Deveres; abordaremos a sua Estática e Dinâmica:

a) A Contabilidade  analisa, interpreta e expõe os elementos que compõem o patrimônio no enfoque da ESTÁTICA. 

b) A Contabilidade controla as transformações patrimoniais ocorridas no tempo, no enfoque da DINÂMICA. É analisado as constantes alterações sofridas pelas contas patrimoniais;

Dentre as técnicas contábeis, utilizadas pela ciência para atingir suas finalidades, temos a elaboração de Demonstrações Contábeis.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e as Normas Brasileiras de Contabilidade, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), exigem, por Lei, várias demonstrações contábeis.

Focaremos o Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Estaticamente o Balanço Patrimonial, em um dado momento, apresenta os elementos (contas) que compõem o Patrimônio, com seus valores monetários, ou seja, demonstra a estática patrimonial da entidade; A DRE demonstra a dinâmica patrimonial, na medida em que confronta os ganhos (receitas) com os gastos (custos e despesas), que provocaram redução do patrimônio líquido, apurando o resultado positivo (lucro) ou negativo (prejuízo) do período em pauta.

2. CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Pelo conceito contábil o "Patrimônio" é o conjunto de Bens, Direitos e de Obrigações e Deveres, ao contrário do que pensam os alheios a "Contabilidade" de que  patrimônio é sinônimo de Bens.

Podemos afirmar que na linguagem contábil, Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações, de uma mesma sociedade empresarial, pública ou privada, com ou sem fins lucrativos.

3. COMPONENTES PATRIMONIAIS

As contas do "Ativo" representam os "Bens e Direitos", valores positivos do patrimônio  da sociedade, e as "Contas do Passivo" representam as "Obrigações e Deveres", valores negativos do patrimônio.

O ATIVO de uma sociedade:

Representa os valores positivos da sociedade, Bens e Direitos, correspondendo ao Patrimônio Bruto da mesma. São valores aplicados na sociedade pelos sócios ou acionistas e também por terceiros. Demonstra onde a sociedade investiu todo o Capital  que tem a sua disposição.

O PASSIVO de uma sociedade:

Representa os valores negativos da sociedade, Obrigações e Deveres, que a mesma tem com terceiros e os Lucros que porventura houverem.

3.1 Elementos do Ativo

3.1.1 BENS

A definição de "Bens" depende do enfoque que queremos dar em relação ao Direito, a Economia, a Administração e a Contabilidade; as abordagens serão distintas. Em se falando de Contabilidade, Bens são recursos materiais e imateriais expressos em moeda do pais que uma mesma sociedade empresarial pertence.

Devemos diferenciar a finalidade de um Bem de uma sociedade empresarial para a outra; assim sendo um veículo que é considerado um produto de comercialização (compra e venda) em uma concessionária é considerado Imobilizado (para uso) em um super mercado. Entretanto, em todas as sociedades empresariais encontramos capitais aplicados em bens móveis e imóveis, tangíveis e intangíveis, circulantes e não circulantes.

Classificação dos Bens Patrimoniais:

a) Os Bens são classificados como Móveis e Imóveis, quanto à mobilidade; os Bens Móveis são os que podem ser deslocados de um lugar para outro.

Exemplos de Bens Móveis: móveis, máquinas, equipamentos, veículos, etc.

Exemplos de Bens Imóveis: terrenos, edifícios, etc. 

b) Os Bens são classificados como Tangíveis, os que têm massa, corpo e portanto podem ser chamados de Bens Corpóreos e os Bens Intangíveis que são aqueles que não têm massa, não têm corpo, ou seja, não existem fisicamente, são também denominados bens incorpóreos.


Como exemplo de Bens Tangíveis podemos citar mercadorias, computadores, móveis e utensílios etc.
Como exemplo de Bens Intangíveis podemos citar as ações adquiridas de outras empresas, os investimentos com a informática, linhas telefônicas, marcas e patentes, ponto comercial (não é o prédio, o imóvel, mas sim, o espaço, o local) etc. 

c) Os Bens são classificados de Circulantes e Imobilizados, quanto à destinação.

Quando os recursos são investidos em Bens que não giram, não há circulação dos mesmos, os Bens são denominados Imobilizados; se os Bens giram, circulam são denominados de Circulantes. A manutenção das atividades da sociedade dependem dos Bens Imobilizados, podendo também ser alugados, enquanto que os Bens Circulantes são utilizados para o consumo ou à comercialização da sociedade, isto é os recursos circulam, movimentam, não ficam parados.

Como exemplos de Bens Circulantes (para consumo) podemos citar dinheiro em Caixa ou Bancos, estoque de materiais de escritório e de limpeza desde que não destinados à comercialização pela entidade, estoque de mercadorias e de produtos para revenda, etc.

Como exemplos de Bens Imobilizados podemos citar máquinas, equipamentos, veículos, móveis e utensílios, desde que não destinados à comercialização pela entidade.

3.1.2 DIREITOS

São Créditos ou Prestação de Serviços que a sociedade empresarial tem a receber de outras entidades.O recebimento desses créditos transformam-se em valores realizáveis, que convertidos em dinheiro, bens ou serviços, e podem ser utilizados para quitar dívidas da sociedade.

Como exemplos de Direitos que podem ser convertidos em Dinheiro temos:                                 - Dividendos a Receber de ações adquiridas de outras empresas;

- Duplicatas a Receber quando da venda de mercadorias ou prestação de serviços, à prazo, à clientes, etc.;

Como exemplos de Direitos que podem ser convertidos em Bens ou Serviços temos:

- Adiantamento a Fornecedores quando a compra for efetuada com entrega futura;

- Adiantamento a Prestadores de Serviços Futuros, etc..

Como exemplos de Direitos que podem ser utilizados para quitar Dívidas temos:

  • Pagamento de seus Funcionários como Adiantamento de Salários;
  • Pagamentos de Impostos como Antecipação (compra de mercadorias para revenda com retenção de ICMS).
  • Lucro Obtido pela participação societária em outra entidade.

3.2 Elementos do Passivo

As Obrigações ou Deveres da sociedade empresarial são representadas pelas contas do Passivo; são os valores que a sociedade tem que pagar a terceiros ou os Lucros, que porventura houverem, para serem distribuídos aos sócios ou acionistas ou reinvestidos na empresa.

O Passivo pode ser classificado de:

- Passivo Exigível: Os Credores podem exigir o pagamento dos créditos, que têm com a sociedade (débitos da mesma), a partir de seus vencimentos. As Dívidas poderão ser quitadas em moeda corrente ou com possíveis créditos que a sociedade têm perante a terceiros.

Como exemplos de Obrigações temos:

As que podem ser pagas em moeda corrente;

- quando adquirimos Bens e Serviços à prazo lançaremos seus valores na rubrica (conta) Duplicatas a Pagar; quando são adquiridas Mercadorias para Revenda ( comercialização), lançaremos seus valores na rubrica (conta) Fornecedores; outro exemplo de Obrigações, podemos citar Empréstimos a Pagar.

As que podem ser quitadas com a compensação de Créditos da entidade:

quando formos pagar Saldo de Saláriosefetuamos os descontos referentes a Adiantamentos;                                                                                                                               - quando vamos quitar os Impostos a Recolher, deduzimos antes os possíveis Crédito s provenientes de Impostos Antecipados, referentes a compra a prazo de bens, etc..                 -  quando do surgimento da Obrigação de se pagar tributos.

4. SITUAÇÃO LÍQUIDA OU SALDO PATRIMONIAL

O Ativo é constituído de contas que representam os Bens e Direitos (Créditos) da sociedade empresarial; o Ativo representa o Patrimônio Bruto da empresa; portanto:

ATIVO = Bens + Direitos (créditos) = PATRIMÔNIO BRUTO e

PASSIVO = Obrigações e Deveres Débitos = PASSIVO EXIGÍVEL.

Quando estudamos a diferença entre o Ativo e o Passivo podemos ter:

Quando o Ativo for maior que o Passivo, teremos Saldo Patrimonial Positivo; podemos dizer portanto que a  Situação é Líquida, Ativa ou Positiva, teremos assim uma Situação Favorável ou  Superavitária. Haverá um Patrimônio Líquido e portanto uma Riqueza Líquida.

Quando o Ativo for menor que o Passivo, teremos Saldo Patrimonial Negativo; podemos dizer portanto que a Situação é Deficitária, Desfavorável e Passiva; alguns estudiosos denominam de Passivo a Descoberto ou Patrimônio Líquido Negativo.

Quando o Ativo for igual ao Passivo o Saldo será Nulo (igual a zero); podemos denominar como Situação Líquida Nula.

O Patrimônio Líquido é o valor referência que será utilizado, no caso da sociedade ser extinta, para ser dividido entre os Sócios ou Acionistas; na retirada de sócios da entidade o critério será o mesmo; não havendo Patrimônio Líquido Positivo os sócios ou acionistas nada receberão.

O Patrimônio Líquido poderá ser chamado de "Passivo Inexigível"; por se tratar de uma parcela do Patrimônio que pertence aos proprietários da sociedade; somente será exigido quando houver retirada de sócios da entidade, extinção da sociedade ou distribuição de Lucros. 

Se uma empresa perder a capacidade de saldar seus compromissos, isto é se estiver insolvente pela existência de um “Passivo a Descoberto”, seus administradores poderão, via judicial, buscar a Recuperação (antiga Concordata), evitando, assim, a Decretação de Falência.

5. VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

O Patrimônio Líquido de uma sociedade patrimonial, a todo momento, sofre Variações Positivas (aumento de seu valor) e Variações Negativas (diminuição do seu valor). 

O Valor do Patrimônio Líquido sofrerá uma Variação Positiva (aumento de seu valor) quando houver Vendas de Mercadorias (empresas comerciais), Vendas de Produtos (empresas industriais) ou Prestação de Serviços (empresas prestadoras de serviços); este fato se dá pelas Receitas Auferidas.

O Valor do Patrimônio Líquido sofrerá uma Variação Negativa (diminuição de seu valor) quando houver Custos e Despesas realizados. 

Para que a sociedade empresarial fabrique seus produtos (industria), tenha estoque de mercadorias para revenda (comércio) e realize serviços para seus clientes, necessita realizar Gastos denominados de Custos.

Para que a sociedade empresarial obtenha Receita necessita ter Gastos denominados de Despesas, tais como despesas com aluguel, salários, etc.; são despesas necessárias para manter a atividade da empresa. 

Os Gastos com Investimentos, como por exemplo a compra de um veículo para uso da empresa, não produzem uma diminuição do Patrimônio Líquido. 

Exemplificando:

A empresa Gama Ltda comprou $ 1.000,00 de mercadorias para revenda, pagando ainda $ 100,00 de frete; em seguida, vendeu metade de seu estoque por $ 900,00, pagando $ 150,00 de comissão de vendedores e $ 150,00 de frete, para entrega da mercadoria a seus clientes. Nesta operação a empresa teve:

  • Uma Receita de Venda no valor de $ 900,00;
  • Um Custo da Mercadoria Vendida (CMV) de $ 550,00;
  • Uma Despesa com Vendas no valor de $ 300,00.

Nesta operação, a Receita de Venda aumentou Patrimônio Líquido em de $ 900,00 e a soma do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) com as Despesas com Vendas diminuiu o Patrimônio Líquido em $ 850,00, gerando um Lucro Final, na operação, de $50,00; portanto o Patrimônio Líquido aumentou em $ 50,00.

6. EQUAÇÃO DO PATRIMÔNIO

O Ativo das Empresas é formado pelo Passivo (Capital de Terceiros) e o Patrimônio Líquido (Capital Próprio). Portanto a Equação Fundamental do Patrimônio é representada pela equação:

Ativo = Passivo Exigível + Situação Líquida, portanto:

A = P ± SL

A Situação Líquida será acrescida de "p" (SLp), se a situação for positiva; de "n" se for negativa (SLn) e de "c", se for compensada (igual a zero) (SLc). 

Exemplo a – A empresa "Gama" possui um Ativo no valor de $ 2.000,00 e um Passivo no valor de $ 1.200,00. Portanto, a situação patrimonial será:

A = P + SL

2.000,00 = 1.200,00 + SL

SL = 2.000,00 - 1.200,00

SLp = 800,00

Neste caso, a sociedade possui um Patrimônio Líquido de $ 800,00.

Exemplo b - A empresa "Delta" possui um Ativo representado pelo valor de $1.200,00 e um Passivo representado pelo valor de $ 1.600,00. Neste exemplo teremos:

A = P + SL

1.200,00 = 1.600 + SL

SLn = 1.200,00 - 1.600,00

SLn = 400,00

Deduzimos que a entidade tem um “Passivo a Descoberto” de $ 400,00; por se tratar de dinheiro (não existe valores negativos), usamos a expressão negativa para designar a situação patrimonial gerada.

Exemplo c -  A empresa "Alpha possui um Ativo representado pelo valor de $ 2.000,00 e um Passivo também representado pelo valor de $ 2.000,00. Neste exemplo teremos: 

A = P + SL

2.000,00 = 2.000 + SL

SLc = 2.000,00 - 2.000,00

SLc = 0  

Neste caso a Situação Líquida é Nula ou Compensada.

7. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DAS SITUAÇÕES PATRIMONIAIS

As seguintes situações patrimoniais são  possíveis:

1º exemplo:

Vamos supor que os irmãos Paulo e Pedro constituíram (abriram) uma empresa, investindo cada um a cifra de $ 5.500,00. Neste exemplo o patrimônio terá a seguinte representação gráfica:

Se P = 0, então A = SL.

BALANÇO DO PATRIMÔNIO

A = 11.000,00

SLp = 11.000,00

A Situação Líquida dessa empresa é positiva e Plena de Direito; não há obrigações (dívidas). Todos os Bens e Direitos, em nome da sociedade, pertencem aos seus sócios ou acionistas. 

2º exemplo:

Tiago e Joana constituíram (abriram) uma empresa, cada um participou com um valor de $ 4.000,00. Em seguida, a empresa fez um empréstimo representado pelo valor de $ 2.000,00. O patrimônio terá uma representação gráfica:

Se A > P, então SL > 0, podendo SL > P.

BALANÇO DO PATRIMÔNIO

A = 8.000,00

P = 2.000,00

 

SLp =6.000,00

Neste caso o empréstimo gerou dívidas reduzindo a Situação líquida Positiva. Se os sócios ou acionistas interromperem as atividades da empresa deveram honrar a dívida assumida utilizando parte de seus bens para quitá-la, cabendo aos sócios ou acionistas o Saldo Patrimonial que sobrou.

3º exemplo:

José e João constituíram (abriram) uma empresa, cada um participou com a importância de $ 4.000,00. Em seguida, a empresa fez um empréstimo bancário no valor de $ 5.000,00. Nesta hipótese, após esses fatos, o patrimônio terá a seguinte representação gráfica:

Se A > P, então SL > 0, podendo SL < P.

BALANÇO DO PATRIMÔNIO

A = 8.000,00

P = 5.000,00

 

SLp =3.000,00

Verificamos que quanto maior for o valor da dívida, menor será a Situação Líquida Positiva. Em caso de extinção, a mesma hipótese da situação imediatamente anterior ocorrerá nessa entidade. A entidade, cujo patrimônio encontrar-se nesse estado, estará diante de uma Situação de Estabilidade Relativa.

4º exemplo:

Ana e Maria. constituíram (abriram) uma empresa Como não tinham recursos financeiros para iniciar o negócio, conseguiram a quantia de $ 8.000,00, a título de empréstimo. Nesta hipótese, após esse fato, o patrimônio terá a seguinte representação gráfica:

Se A = P, então SL = 0.;      

BALANÇO DO PATRIMÔNIO

A = 8.000,00

P = 8.000,00

Neste exemplo a empresa não possui Patrimônio Líquido; se a sociedade for extinta, os sócios ou acionistas não terão nada a receber; os bens, em sua totalidade, serão utilizados para quitar as dívidas contraídas em nome da entidade.

5º exemplo

Uma sociedade iniciou suas atividades com um investimento total dos sócios no valor de $ 5.000,00; contraiu um empréstimo no valor de $ 6.000,00 e foi vítima de um assalto que lhe causou um prejuízo de $ 4.000,00. Nesta hipótese, após esses fatos, o patrimônio poderá ter a representação gráfica demonstrando o Passivo a Descoberto:

Se A < P, então SL < 0. Ou, ainda, demonstrando o Patrimônio Líquido Negativo:

BALANÇO DO PATRIMÔNIO

A = 5.000,00

P = 6.000,00

 

SLn = (5.000,00)*

Na Contabilidade, usamos Parênteses, em vez do sinal de menos, para demonstrarmos os valores negativos.

A sociedade, neste exemplo, apresenta um Patrimônio Líquido Negativo, o que demonstra uma Situação de Insolvência (perda da capacidade de quitar seus compromissos). Em caso de paralisação das atividades, os Bens são insuficientes para quitar todas as Dívidas; portanto ficará um passivo sem cobertura, ou seja, um Passivo a Descoberto. Mesmo que todos os Ativos (bens e direitos) sejam transformados em dinheiro, a entidade não terá condições de pagar todas as suas dívidas. A entidade, cujo patrimônio encontrar-se nesse estado, estará diante de uma Situação de Insolvência Relativa.

6º Exemplo:

Uma Sociedade sem Fins Lucrativos é constituída com doação de todos os bens móveis, necessários ao início de suas atividades, representados pelo valor de $2.000,00. Aluga um imóvel, para a realização dos cultos, com compromisso de pagar a primeira parcela, no valor de 2.000,00, somente no final do mês. Nesta hipótese, após esses fatos, o Patrimônio deverá ter a seguinte representação gráfica:

Se A = 0, então P = - SL

BALANÇO DO PATRIMÔNIO

SLn = 2.000,00

P = 2.000,00

Neste exemplo a sociedade não tem Bens, não tem Patrimônio Líquido, possui somente Obrigações a Pagar. Seus bens utilizados pertencem a terceiros. A sociedade, cujo patrimônio encontrar-se nesta situação, estará diante de uma Situação de Insolvência Absoluta.

8 .O PATRIMÔNIO E SEUS ASPECTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS.

Quando estudamos o Patrimônio sob a ótica dos aspectos Qualitativos, a Contabilidade se limita a informar cada um dos elementos (Bens, Direitos e Obrigações) que compõem o Patrimônio da Entidade, sem mencionar qualquer Valor Monetário.

Quando dizemos que a Contabilidade relata que o Patrimônio é, por exemplo, composto de dinheiro em bancos, mercadorias em estoque, bens móveis e imóveis de uso, contas a receber, duplicatas a pagar etc., estamos nos referindo a aspectos Qualitativos do Patrimônio.

Quando dizemos que a Contabilidade especifica cada um dos Valores Monetários desses elementos patrimoniais, faremos referência ao fator Quantitativo do Patrimônio.

Exemplificando:

Exemplo de Aspecto Qualitativo: valores em caixa e/ou em bancos; valores representativos de bens móveis, de duplicatas a receber, de contas a pagar etc.;

Exemplo de Aspecto Quantitativo: quando determinamos que a sociedade tem R$ 1.500,00 em caixa; R$ 200.000,00 em conta bancária; móveis no valor de R$ 2.800,00; veículo no valor de R$54.000,00 etc..

9. FONTES DE FINANCIAMENTO DE UMA SOCIEDADE

Uma Sociedade Empresarial precisa de recursos materiais e financeiros para manter suas atividades. 

Os primeiros recursos recebidos pela Entidade vem dos Sócios e irão compor o Capital Inicial.

Os Sócios ou Acionistas participam na empresa com bens numerários (dinheiro), bens móveis e imóveis e ou créditos (valores a receber de terceiros).

O Capital Social, Integralizado ou a Integralizar, sofrerá, durante as atividades da empresa, Variações Positivas que aumentarão o seu Valor e Variações Negativas que diminuirão o seu Valor; essa parcela patrimonial pertencerá sempre aos Sócios ou Acionistas. Em caso de extinção da sociedade ou da saída de sócios receberão o que lhes couber. 

Para o seu desenvolvimento econômico, as empresas utilizam também de capitais vindo de Terceiros Alheios a Empresa.                      

Podemos classificar o Capital de uma empresa em relação as fontes de origem de financiamentos  em Capital Próprio e Capital de Terceiros. 

O CAPITAL PRÓPRIO pode ser:

-  O que foi constituído pelos Sócios ou Acionistas, portanto é o Capital Social.

- O que foi constituído através da própria atividade da entidade como lucros, reservas de capital e reservas de lucros.

Os recursos investidos na empresa pelos sócios ou acionistas mais os lucros e reservas compõe o Capital Próprio ou Patrimônio Líquido.

O Capital de Terceiros pode ser classificado, conforme sua origem em:

Mercadorias compradas a prazo junto a fornecedores;  O serviço de Funcionários;   Empréstimos e Financiamentos Bancários entre outros.

Os Recursos de Terceiros, aplicados na empresa, constituem o Capital de Terceiros ou Passivo Exigível.

O Capital Próprio somado ao  Capital de Terceiros formam o CAPITAL TOTAL À DISPOSIÇÃO da empresa. 

Não podemos confundir Bens e Direito com Capital. Bens e Direito são contas que integram o "Ativo"; Capital é uma conta do "Patrimônio Líquido".

10. OS INVESTIMENTOS PATRIMONIAIS EM UMA SOCIEDADE

 O Passivo e o Patrimônio Líquido constituem a fonte de Origem dos Recursos de uma empresa e a soma de seus valores será sempre igual ao valor do Ativo, que representa a aplicação dos recursos em Bens, Direitos e Créditos.

Exemplo para elucidar:

Uma Empresa Comercial teve seu Capital Inicial Integralizado pelos sócios no valor de R$5.000,00, em moeda corrente, e R$ 10.000,00, em bens móveis. É aberto uma conta bancária, depositando a quantia de R$ 2.000,00; adquire um veículo através de financiamento no valor de R$ 20.000,00; comprou-se a prazo mercadorias para revenda no valor de R$ 5.000,00. Portanto:

- Através de Capital Próprio houve Origem de Recursos, no total de R$ 15.000,00; no Ativo é aplicado em Caixa o valor de R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00 em Bens Móveis;

- É transferido do Caixa R$ 2.000,00 para abertura de uma conta corrente  bancária; está operação não alterou o total do "Ativo" (origens), mantendo o mesmo o total das Aplicações;

- O Capital de  Terceiros foi a origem de um aumento de Bens, na ordem de R$ 20.000,00, no "Ativo". 

- O Capital de Terceiros foi ainda a Origem de um aumento de Bens para revenda, na ordem de R$ 5.000,00.

Constatamos:

- No Passivo - Capital de Terceiros = Origens de Recursos = R$ 20.000,00 + R$ 5.000,00 = R$ 25.000,00;

- No Patrimônio Líquido - Capital Próprio = Origens de Recursos = R$ 15.000,00;

- No Ativo - Investimentos Patrimoniais = Aplicações de Recursos = R$ 5.000,00 + R$ 10.000,00 + R$ 20.000,00 + R$ 5.000,00 = 40.000,00.

- Total das Origens de Recursos = R$ 15.000,00 + R$ 25.000,00 = R$ 40.000,00;

  • Total das Aplicações de Recursos = R$ 40.000,00.

11. Exercícios:

01. (CONE SUL/2006) - Qual a demonstração contábil que evidencia a estática patrimonial?

A) Demonstração do resultado do exercício.

B) Balanço Patrimonial.

C) Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados.

D) Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.

E) Demonstração de Fluxo de Caixa.

02. (FEPESE/2009) - O conceito de estática patrimonial está relacionado à (ao):

A) Ativo e Entidade.

B) Patrimônio parado no tempo.

C) Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido e Entidade.

D) Desenvoltura pessoal do contador.

E) Patrimônio total e Entidade.

03. (AOCP/2009) - O que expressa o conjunto de bens, direitos a receber e obrigações a pagar pertencentes a uma pessoa ou empresa?

A) Estoques.

B) Duplicatas a pagar.

C) Patrimônio.

D) Duplicatas a receber.

E) Fornecedores.

04. (FUNIVERSA/2010) - É o conjunto de bens, direitos e obrigações avaliáveis em moeda e vinculados a uma entidade pela propriedade, por cessão ou a qualquer título. Os bens podem ser definidos como itens avaliados em moeda e são capazes de satisfazer às necessidades das entidades, sejam essas pessoas físicas ou jurídicas. Os direitos são os valores a receber de terceiros; gerados por meio de operações da entidade, e as obrigações representam as dívidas que a entidade contrata junto a terceiros. Tais informações relacionam-se ao conceito de

A) patrimônio.

B) propriedade.

C) propriedade geral.

D) ativo total.

E) ativo parcial.

05. (ICONHA/2008) - O objeto da contabilidade é o patrimônio e sobre esse pode se afirmar:

A) Corresponde ao seu conjunto de bens avaliados em moeda;

B) O patrimônio de uma instituição ou pessoa corresponde ao total de bens e obrigações;

C) O patrimônio tem como conceito o conjunto de bens, direitos e obrigações avaliado em moeda;

D) O conceito amplo se patrimônio corresponde ao conjunto de direitos e obrigações avaliado em moeda e pertencente a uma pessoa ou instituição;

E) O patrimônio contábil – corresponde ao conjunto de contas que integram o patrimônio líquido de uma empresa.

06. (CFC/2004) - As afirmativas abaixo estão corretas no que dizem respeito à Contabilidade como conhecimento, EXCETO:

A) A contabilidade possui objeto próprio – o Patrimônio das Entidades – e consiste em conhecimentos obtidos por metodologia racional, com as condições de generalidade, certeza e busca das causas, em nível qualitativo semelhante às demais ciências sociais.

B) Na contabilidade, o objeto é sempre o Patrimônio de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações.

C) A contabilidade produz informações quantitativas aplicadas a uma Entidade, possibilitando ao usuário avaliar a situação e as tendências com o menor grau de dificuldade possível.

D) Na contabilidade, o essencial é que o patrimônio não disponha da autonomia em relação aos demais patrimônios existentes, o que significa que a Entidade não pode se dispor dele livremente

07. (CONSULPLAN/2008) - A Contabilidade é o sistema de informação que tem como objetivo o controle do patrimônio da entidade. É correto afirmar acerca da definição de Patrimônio:

A) O conjunto de propriedade de alguém ou de uma empresa (de uma entidade).

B) São aqueles itens que a civilização convencionou chamar de riquezas, por serem comuns, úteis, fungíveis (característica de troca), tangíveis, desejáveis, etc.

C) É o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.

D) É o conjunto de elementos patrimoniais positivos.

E) É a medida da riqueza, na comparação com entidades diferentes.

08. (FEPESE/2006) - Assinale a alternativa correta.

A) Do ponto de vista estático, a Contabilidade controla expõe e analisa as modificações ocorridas no patrimônio.

B) Do ponto de vista dinâmico, a Contabilidade estuda, controla, expõe e analisa os elementos que compõem o patrimônio.

C) O patrimônio de uma entidade pode ser definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações.

D) No Ativo são encontradas as obrigações e os direitos da empresa.

E) No Passivo são encontrados os bens, os direitos e as obrigações da entidade

.

09. (UFPR/2004) - Numere a coluna da direita com base nas informações da coluna da esquerda.

1. Campo de atuação da contabilidade

2. Contabilidade

3. Patrimônio

4. Patrimônio Líquido

(2) Ciência que estuda, através de técnicas específicas, o patrimônio das empresas, fornecendo informações sobre o mesmo.

(4) Composto por Capital, Reservas e Prejuízos Acumulados.

(3) Conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma empresa, avaliados economicamente.

(1) Abrange todas as entidades econômico - administrativas, até mesmo as pessoas de direito público, como a União, Estados, Municípios, etc.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

A) 1, 2, 3, 4

B) 1, 3, 4, 2

C) 3, 4, 2, 1

D) 3, 1, 4, 2

E) 2, 4, 3, 1

10. (UFSC/2009) - Assinale a alternativa correta.

A) O ativo compreende os bens de propriedade da empresa e os direitos que possuir expressos em moeda. O passivo corresponde às dívidas com terceiros. O Patrimônio Líquido é a diferença algébrica entre o ativo e o passivo.

B) O ativo compreende os bens inalienáveis da empresa e os direitos que possuir, expressos em moeda. O passivo corresponde às dívidas com terceiros. O Patrimônio Líquido é a diferença algébrica entre o ativo e o passivo.

C) O ativo compreende os bens inalienáveis da empresa e os direitos que possuir, expressos em moeda. O passivo corresponde às dívidas e demais obrigações com terceiros. O Patrimônio Líquido é o montante de capital integralizado pelos sócios.

D) O ativo compreende os bens em poder da entidade e os direitos que possuir, expressos em moeda. O passivo corresponde às obrigações (valores que a empresa deve a terceiros). O Patrimônio Líquido é a diferença algébrica entre o ativo e o passivo.

E) O ativo compreende os bens de propriedade da entidade e os direitos que possuir expressos em moeda. O passivo corresponde às dívidas com terceiros. O Patrimônio Líquido é o capital integralizado pelos sócios.

11. (VUNESP) - Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, a frase. O Patrimônio compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

A) Ativo

B) Passivo

C) Resultado do Exercício

D) Patrimônio Líquido

E) Resultado de Exercício Futuro.

12. (AOCP/2006) - Assinale a opção correta sobre Ativo.

A) São os recursos controlados pela empresa, capazes de gerar fluxos de caixa futuros.

B) São os recursos consumidos pela entidade para a geração de fluxos de caixa futuros.

C) É caracterizado pela diferença algébrica entre o Passivo e Patrimônio Líquido.

D) É todo bem capaz de produzir riquezas, renda ou utilidades, isto é, representa bens capazes de produzir outros bens.

13. (FEPESE/2006) - Assinale a alternativa correta, quanto à classificação dos bens patrimoniais

A) As marcas e patentes são considerados bens corpóreos.

B) Instalações elétricas e hidráulicas são considerados bens incorpóreos, pois dificilmente ficam visíveis em uma empresa.

C) Dinheiro em moeda no caixa da empresa é um bem incorpóreo.

D) Os bens são todos os elementos materiais e imateriais que integram o patrimônio de uma entidade.

E) O ponto comercial é um bem corpóreo.

14. (FEPESE/2006) - Uma das maneiras de identificar os ativos é seguir a regra: para que um item seja considerado ativo deve atender a quatro características:

1) ser propriedade da empresa;

2) ser um bem ou um direito;

3) proporcionar benefícios presentes e futuros;

4) ser passível de mensuração monetária objetiva.

Assinale, nas alternativas abaixo, aquela que não atende regra apresentada e, portanto, não é um ativo.

A) Duas máquinas em perfeito estado.

B) Um lote de estoque destruído.

C) Veículos em bom estado.

D) Equipamentos em perfeito estado.

E) Um lote de estoque em bom estado.

15. (UNIVERSO) - Das alternativas abaixo é composta somente por bens a seguinte:

A) Dinheiro, Terrenos, Mercadorias e fornecedores

B) Mercadorias, Salários a pagar, Fornecedores e Veículos

C) Mercadorias, Financiamentos, Aluguéis a Receber e Máquinas e Equipamentos

D) Veículos, Móveis, Terrenos e Títulos a pagar

E) Dinheiro, Terrenos, móveis e veículos

16. (FADESP) - Dentre as alternativas abaixo, uma face, a evolução conceitual, não corresponde ao conceito de ativo:

A) Bem ou direito.

B) Expectativa de fluxo positivo de caixa.

C) Propriedade do bem.

D) Valoração Monetária.

17. (FCC/2010) - Devem ser classificados no Ativo Intangível, de acordo com a legislação vigente:

A) máquinas e equipamentos.

B) benfeitorias em imóvel de terceiros.

C) despesas pré-operacionais.

D) gastos com pesquisas de produtos.

E) marcas e patentes.

18. (UDESC/2007) - O Patrimônio Líquido ou Situação Líquida expressa a verdadeira riqueza patrimonial da entidade ou pessoa. A diferença entre os grupos de conta Ativo e Passivo que compõem o patrimônio pode gerar três formas distintas de Situação Líquida:

A) situação líquida intermediária, situação líquida nula, situação líquida negativa.

B) passivo a descoberto, situação líquida favorável, situação líquida positiva.

C) situação líquida negativa, situação líquida positiva, situação líquida superavitária.

D) situação líquida favorável, situação líquida negativa, situação líquida compensada.

E) situação líquida ativa, situação líquida negativa, situação líquida favorável.

19. (FCC/2005) - Em uma empresa onde a soma de seus Ativos é maior do que a soma de seus Passivos, pode-se dizer que sua situação patrimonial é

A) deficitária.

B) superavitária.

C) equilibrada.

D) negativa.

E) nula.

20. (FEPESE/2006) - Assinale a alternativa correta.

A) Quando o ativo da empresa for maior que o passivo exigível, não há situação líquida positiva.

B) A situação líquida nula ocorre quando não existe equilíbrio entre as contas de ativo e passivo exigível.

C) A situação líquida negativa ocorre quando o ativo é maior que o passivo.

D) Quando o ativo é menor que o passivo exigível, a situação líquida é denominada de patrimônio líquido.

E) Quando o ativo da empresa for maior que o passivo exigível, há situação líquida positiva.

21. (FEPESE/2006) - Assinale a alternativa correta. Quando o patrimônio líquido é devedor (negativo), tem-se a situação patrimonial denominada:

A) Ativo a descoberto.

B) Total das obrigações são menores que o total do patrimônio líquido.

C) Ativo e passivo a descoberto.

D) Lucro líquido nulo.

E) Passivo a descoberto.

22. (FCC/2005) - Ocorre o estado patrimonial denominado Passivo a Descoberto quando o valor do

A) Ativo é igual ao valor do Passivo Exigível.

B) Passivo Exigível é igual ao valor do Patrimônio Líquido.

C) Patrimônio Líquido é maior que o valor do Passivo Exigível.

D) Passivo Exigível é maior que o valor do Ativo.

E) Ativo é maior que o valor do Passivo Exigível.

23. (UEL) - Em Contabilidade, entende-se por capital próprio

A) o patrimônio líquido.

B) o total do ativo.

C) o capital circulante líquido.

D) as disponibilidades.

E) o total do ativo menos o passivo circulante.

24. (CONSULPLAN/2005) - A empresa terá patrimônio líquido positivo quando:

A) O ativo tiver valor inferior ao do passivo.

B) O ativo tiver valor igual ao do passivo.

C) O ativo tiver valor superior ao do passivo.

D) O passivo tiver valor superior ao do ativo.

E) O ativo e o passivo inexistirem.

25. (UFRJ) - A partir da equação representativa da Situação Líquida (SL) de uma empresa, indicando a diferença entre Ativo e Passivo, pode-se afirmar que:

A) quando a Ativo é igual a zero, a SL será positiva se o Passivo for maior que zero;

B) quando o Ativo é maior que zero, a SL será negativa se o Ativo for maior que o Passivo;

C) quando o Passivo é igual a zero, a SL necessariamente é nula;

D) quando o Ativo é maior que zero, a SL será positiva se o Passivo for maior que o Ativo;

E) quando o Ativo é igual ao Passivo, a SL é nula.

26. (CONESUL/2006) - Verificamos a ocorrência de passivo a descoberto quando o Ativo total é

A) maior que as aplicações de recursos.

B) maior que as origens de recursos de terceiros.

C) maior que o passivo exigível.

D) menor que as origens de recursos de terceiros.

E) menor que as aplicações de recursos.

27. (AOCP/2009) - Passivo significa as obrigações exigíveis da empresa, ou seja, as dívidas que serão cobradas, reclamadas a partir da data de seu vencimento. É denominado também passível exigível e evidencia o endividamento da empresa. O seu crescimento de forma desmedida pode levar a empresa a quê?

A) Aos itens positivos do patrimônio.

B) A gerar riquezas.

C) À remuneração do capital próprio.

D) À distribuição de dividendos.

E) A concordata ou até a falência.

28. (FAPEAL/2006) - A riqueza líquida de uma empresa é medida pelo(s)

A) Patrimônio Líquido.

B) Patrimônio.

C) Patrimônio Global.

D) Bens e Direitos.

E) Ativo Circulante menos Patrimônio Líquido.

29. (CONSULPLAN/2006) - A equação: Ativo maior que zero, Passivo maior que zero e Situação Líquida menor que zero, evidencia:

A) Situação Líquida Positiva.

B) Situação Líquida Superavitária.

C) Situação Líquida Nula.

D) Situação Líquida Negativa.

E) N.R.A.

30. (AOCP/2009) - Os que são os recursos dos proprietários aplicados na empresa que não podem ser resgatados, por isso, são considerados como se fossem da própria empresa?

A) Ativo.

B) Risco de negócio.

C) Obrigações exigíveis.

D) Capital próprio.

E) Capital de terceiros.

31. (CONSULPLAN/2009) - Quando os débitos de uma empresa excedem o seu patrimônio bruto, diz-se que a situação líquida é:

A) Superavitária.

B) Ativa.

C) Nula.

D) Favorável.

E) Deficitária.

32. (FUNCAB/2008) - O investimento efetuado na companhia pelos acionistas é representado pelo:

A) Ativo Permanente e Circulante.

B) Patrimônio Líquido.

C) Ativo Permanente.

D) Capital Social.

33. (CONSULPLAN/2008) - Analise a situação patrimonial abaixo:

ATIVO

PASSIVO

Caixa ....... R$ 9000,00

Obrigações........................... R$ 9.200,00

Esta situação é chamada de:

A) Estabilidade absoluta.

B) Estabilidade relativa.

C) Equívoca.

D) Nula.

E) Insolvência relativa.

34. (FAPEAL/2006) - Quando os Bens + Direitos forem menores que as Obrigações, temos uma

A) riqueza líquida elevada.

B) situação líquida excelente.

C) situação ruim.

D) situação excelente.

E) situação líquida satisfatória.

35. (Marinha do Brasil/2004) - Quando o Ativo da empresa é representado por bens e direitos, cujos valores, somados, representam importância menor que a soma das obrigações, ocorre o

A) saldo ativo

B) patrimônio líquido

C) superávit patrimonial

D) prejuízo patrimonial

E) passivo a descoberto

36. (UFPR/2009) - Quando o Ativo supera o Passivo Exigível, a representação do Balanço será:

A) Ativo = Passivo Exigível – Patrimônio Líquido.

B) Passivo Exigível = Ativo – Patrimônio Líquido.

C) Patrimônio Líquido = Passivo Exigível + Ativo.

D) Patrimônio Líquido = Ativo – Passivo Exigível.

E) Patrimônio Líquido + Ativo = Passivo Exigível.

37. (UFPB/2008) - A representação gráfica que indica o estado patrimonial de uma situação de Patrimônio Líquido negativo está expressa por:

A) Ativo = Passivo

B) Ativo + Patrimônio Líquido = Passivo

C) Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido

D) Ativo = Patrimônio Líquido

E) Ativo – Passivo = Patrimônio Líquido

38. (UFPI) - Diversas situações, no estudo da equação patrimonial, podem ocorrer em relação ao aspecto quantitativo dos bens e dos direitos de uma pessoa. Identifique a opção CORRETA, no que diz respeito ao patrimônio de uma pessoa jurídica.

A) A Situação Líquida pode ser maior do que o Ativo.

B) Ativo, Passivo Exigível e Situação Líquida podem ter valores iguais, mesmo que diferentes de zero.

C) O Passivo Exigível pode ser maior do que o Ativo.

D) O Ativo pode ser negativo ou nulo.

E) O Ativo pode ser maior do que o Passivo Exigível e do que a Situação Líquida juntos.

39. (UNB) - Assinale a opção que representa a equação fundamental do patrimônio de uma empresa hipotética que utiliza somente capital de terceiros em suas operações.

A) ativo – patrimônio líquido = 0

B) ativo > passivo exigível

C) ativo < patrimônio líquido

D) passível exigível – ativo = 0

E) passivo exigível < 0

40. (UEL) - Considerando que em Contabilidade o termo passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, identifique a equação patrimonial que resulta em passivo a descoberto.

A) Ativo igual ao passivo.

B) Ativo maior que o passivo.

C) Ativo menor que o passivo.

D) Passivo igual ao patrimônio líquido.

E) Patrimônio líquido menor que o passivo.

41. (CONSULPLAN/2010) - Marque a alternativa que NÃO representa o mesmo que capital próprio:

A) Bens + direitos – obrigações.

B) Capital aplicado – capital de terceiros.

C) Patrimônio bruto – capital alheio.

D) Recursos não correntes – passivo exigível a longo prazo.

E) Capital total à disposição da empresa – capital aplicado.

42. (EDUCA/2007) - Considerando o Balanço Patrimonial, analise as afirmações abaixo.

I. Se o Ativo é igual ao Passivo, o Patrimônio Líquido é igual a zero.

II. Se o Ativo é maior que o Passivo, existe Passivo a descoberto.

III. Se o Ativo é menor que o Passivo, o Patrimônio Líquido é maior que zero.

Assinale a alternativa correta.

A) Todas as afirmativas estão incorretas.

B) Todas as afirmativas estão corretas.

C) Apenas a afirmativa I está correta.

D) Apenas a afirmativa II está correta.

E) As afirmativas II e III estão corretas.

43. (UFPR/2010) - Considere:

B = Bens.

D = Direitos.

O = Obrigações.

PL = Patrimônio Líquido.

Assinale a alternativa que mostra a equação fundamental da contabilidade.

A) B + O = PL

B) B + D + PL = O

C) B + D – O = PL

D) B + D + O = PL

E) B + D = O – PL

44. (Marinha do Brasil/2008) - Observe a figura a seguir

Com base na equação do balanço (A – P = PL), pode-se, então, concluir que o estado acima revela

A) a inexistência de dívidas

B) a inexistência de bens e/ou direitos

C) a inexistência de riqueza própria

D) a existência de riqueza própria

E) o patrimônio líquido negativo

45. (CESGRANRIO/2005) - Numa equação patrimonial ocorreu a seguinte situação: Ativo (A) > Passivo (P) e Passivo (P) = 0

Tal situação indica:

A) propriedade plena do Ativo.

B) inexistência de riqueza própria.

C) existência de riqueza de terceiros.

D) existência de riqueza plena de terceiros.

E) existência de Passivo a Descoberto.

46. (UFF/2009) - A contabilidade conceitua o agregado de valores que estão disponíveis pela empresa em determinado momento com a seguinte terminologia:

A) Capital Total à Disposição da Empresa;

B) Capital Nominal;

C) Capital de Abertura;

D) Capital Próprio;

E) Capital de Terceiros Investido.

47. (Marinha do Brasil/2007) - Considerando as possibilidades de ocorrências dos elementos patrimoniais, assinale a opção INCORRETA

DADOS: A = Ativo; P = Passivo (não inclui o PL) e PL = Patrimônio Líquido.

A) A > Zero

B) P = 0

C) PL = 0

D) PL > Zero

E) A < Zero

48. (CONSULPLAN/2006) - Quais das equações patrimoniais abaixo têm as situações patrimoniais equivalentes:

I. A – P = SL

II. A = P - SL

III. A + P = SL

IV. A = P + SL

A) I e IV são equivalentes

B) IV e II são equivalentes

C) I e III são equivalentes.

D) II e III são equivalentes

E) IV e III são equivalentes

49. (FGV/2006) - De acordo com a doutrina, a equação fundamental da contabilidade é definida algebricamente pela seguinte fórmula: A = P + SL, onde A indica o somatório dos elementos do Ativo; P, o somatório dos elementos do Passivo; e SL indica a situação líquida. Dependendo da composição de seus elementos, a equação pode representar distintamente três estados patrimoniais. A alternativa que contém a equação que configura a ausência de riqueza própria é:

A) P = A + SL.

B) A = SL.

C) A = P + SL.

D) SL = A – P.

E) P = A - SL.

50. (FGV/2006) - Tendo em vista os elementos que compõem a Equação Fundamental da Contabilidade, representados por ativo (A), passivo (P) e situação líquida patrimonial (SLp), assinale a alternativa que apresenta a equação que indica a melhor situação que uma empresa pode apresentar do seu estado patrimonial.

A) A = P + SLp

B) P = A + SLp

C) SLp = A – P

D) P = A – SLp

E) A = SLp

51. (CONSULPLAN/2005) - O patrimônio de uma sociedade, composto de:

Bens de uso $ 50.000,00;

Clientes $ 5.000,00;

Dívidas a pagar $ 30.000,00;

Dinheiros em caixa $ 1.000,00;

Estoques de mercadorias $ 10.000,00.

Podemos afirmar que o ativo, o passivo e o patrimônio líquido desta empresa são, respectivamente, de:

A) $ 61.000,00; $ 30.000,00; $ 31.000,00

B) $ 50.000,00; $ 1.000,00; $ 51.000,00

C) $ 96.000,00; $ 96.000,00; $ 0,00

D) $ 66.000,00; $ 30.000,00; $ 36.000,00

E) $66.000,00; $36.000,00; $30.000,00

52. (CONSULPLAN/2007) - A Empresa Beta possui o seguinte patrimônio:

1 carro = R$ 100.000,00;

1 casa = R$ 1.400.000,00;

Saldo bancário = R$ 5.000,00;

Dívida com o SFH da casa = R$ 1.100.000,00.

Considerando a equação fundamental da contabilidade, a riqueza efetiva líquida da Empresa é:

A) R$ 1.505.000,00

B) R$ 405.000,00

C) R$ 1.500.000,00

D) R$ 100.000,00

E) N.R.A.

53. (CONSULPLAN/2007) - Podemos definir Patrimônio como conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade. Ao abrir uma empresa, Joaquim realizou os seguintes investimentos:

Caixa = R$ 900.000,00;

Imobilizado = R$ 2.500.000,00;

Empréstimos a Curto Prazo = R$ 1.100.000,00;

Empréstimos a Longo Prazo = R$ 2.000.000,00;

Considerando a Equação Fundamental da Contabilidade, a situação líquida da empresa é:

A) R$ 3.400.000,00.

B) R$ 900.000,00.

C) R$ 3.100.000,00.

D) R$ 300.000,00.

E) N.R.A.

54. (UNISUL/2009) - Se o passivo exigível de uma empresa é R$ 31.610,00 e o Patrimônio líquido de R$ 11.220,00, o valor do seu Capital Próprio será de:

A) zero.

B) R$ 11.220,00.

C) R$ 11.000,00.

D) R$ 31.610,00.

E) R$ 42.000,00.

55. (CESGRANRIO/2008) - A Empresa Verdes Vales Ltda. transferiu seus ativos e passivos por R$ 165.000,00, importância esta recebida em dinheiro. Sabendo-se que seu Patrimônio Líquido era R$ 145.000,00, o que a operação gerou para seus proprietários?

A) Nem lucro nem prejuízo, por ser o valor do Ativo.

B) Prejuízo de R$ 310.000,00.

C) Prejuízo de R$ 20.000,00.

D) Lucro de R$ 310.000,00.

E) Lucro de R$ 20.000,00.

56. (UNEMAT/2004) - Se uma empresa possui R$ 10.000,00 em dinheiro; R$ 5.000,00 em mercadorias; contas a pagar R$ 2.000,00 e capital R$ 13.000,00, o valor das obrigações da empresa para com os sócios é:

A) R$ 15 000,00;

B) R$ 2 000,00;

C) R$ 10 000,00;

D) R$ 13 000,00;

E) R$ 18 000,00.

57. (AOCP/2009) - A empresa Verdes Mares Ltda. apresenta a seguinte situação em 31.12.2006:

ATIVO

PASSIVO

Bens..................................... R$ 4.500,00

Direitos.............................. R$ 5.000,00

Obrigações......................... R$ 7.000,00

Assinale a alternativa que apresenta o valor do patrimônio líquido da empresa Verdes Mares Ltda.

A) R$ 2.500,00.

B) R$ 6.500,00.

C) R$ 7.500,00.

D) R$ 12.000,00.

E) R$ 16.500,00.

58. (AOCP/2009) - A mesma empresa Verdes Mares Ltda., em 01.01.2008, tinha R$ 9.000,00 de capital aplicado no caixa. Durante o ano obteve uma receita de R$ 8.000,00 à vista, por prestação de serviços, e uma despesa de R$ 5.000,00. Como não houve distribuição de dividendos, pergunta-se: qual é o valor total do patrimônio líquido em 31.12.2008?

A) R$ 3.000,00.

B) R$ 8.000,00.

C) R$ 9.000,00.

D) R$ 12.000,00.

E) R$ 22.000,00.

59. (UTFPR/2008) - A firma ABC foi registrada e obteve: R$ 500,00 dos sócios, na forma de capital e R$ 300,00 de terceiros, na forma de empréstimos. Aplicou esses recursos, sendo: R$ 300,00 em bens para revender; R$ 180,00 em caderneta de poupança; R$ 240,00 em empréstimos concedidos e o restante em despesas.

Com essa gestão, pode-se afirmar que a empresa ainda tem um patrimônio bruto e um patrimônio líquido, respectivamente, de:

A) R$ 630,00 e R$ 330,00.

B) R$ 690,00 e R$ 570,00.

C) R$ 950,00 e R$ 650,00.

D) R$ 950,00 e R$ 500,00.

E) R$ 720,00 e R$ 420,00.

60. (FEPESE) - A empresa XYZ apresentou no último dia do exercício social as seguintes informações contábeis:

1. Bens no valor de R$ 13.000,00;

2. Direitos no valor de R$ 7.000,00;

3. Dívidas no valor de R$ 9.000,00;

4. Capital social no valor de R$ 10.000,00, devidamente registrado na Junta Comercial.

Com base nessas informações pode-se afirmar que, do ponto de vista contábil, o patrimônio referido apresenta:

A) Situação Líquida Nula ou Compensada.

B) Passivo a Descoberto no valor de R$ 1.000,00.

C) Prejuízos Acumulados no valor de R$ 1.000,00.

D) Patrimônio Líquido no valor de R$ 1.000,00.

E) Patrimônio Líquido no valor de R$ 11.000,00.

61. (Marinha do Brasil/2006) - Em 31/12/2005, uma Companhia apresentou patrimônio com capital social no valor de R$ 20.000,00; obrigações no valor de R$ 18.000,00; bens e direitos no valor de R$ 40.000,00.

Diante desses dados, é correto que o

A) patrimônio líquido é no valor de R$ 2.000,00

B) patrimônio líquido é no valor de R$ 22.000,00

C) passivo a descoberto é no valor de R$ 2.000,00

D) patrimônio apresenta situação líquida compensada

E) prejuízo acumulado é no valor de R$ 2.000,00

62. (CONESUL/2006) - Representa o aspecto de evidenciação do patrimônio que consiste em atribuir aos respectivos elementos patrimoniais seus valores em moeda. Esta é a definição de

A) Qualitativo.

B) Constitutivo.

C) Formativo.

D) Quantitativo.

E) Avaliativo.

63. (CONSULPLAN/2005) - O patrimônio, expresso através de valores monetários, refere-se ao aspecto:

A) contábil

B) quantitativo

C) financeiro

D) qualitativo

E) misto

64. (CONSULPLAN/2007) - Enquanto o aspecto qualitativo do patrimônio refere-se à espécie de cada elemento que o compõe, o aspecto quantitativo refere-se a:

A) Quantidade física dos bens e dos direitos.

B) Valores em moeda dos componentes do patrimônio.

C) Quantidade dos estoques existentes.

D) Total dos valores existentes em caixa.

E) Estado de conservação dos bens.

Editor

Professor Edison Pires

Atualizado pelo Editor em 12 de julho de 2016

O que fazer quando o passivo é maior que o ativo?

Nos termos do artigo 1o, inciso I, item 3.2 da referida Resolução, quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, a expressão Patrimônio Líquido deve ser substituída por Passivo a Descoberto.

Quando o passivo supera o ativo esta diferença tem uma denominação?

Na hipótese do passivo superar o ativo, a diferença denomina-se "Passivo a Descoberto".

Quando o ativo supera o passivo exigível a representação do balanço será?

Quando o Ativo for maior que o Passivo, teremos Saldo Patrimonial Positivo; podemos dizer portanto que a Situação é Líquida, Ativa ou Positiva, teremos assim uma Situação Favorável ou Superavitária. Haverá um Patrimônio Líquido e portanto uma Riqueza Líquida.

O que acontece quando o ativo é igual ao passivo?

O total ativo e passivo são iguais porque, da mesma forma que existe um débito e um crédito que se igualam nas movimentações contábeis, o total ativo e passivo também devem se igualar. No Ativo, temos contas de Saldo Devedor e no Passivo temos Saldo Credor.

Toplist

Última postagem

Tag