Quando temos no Hemisfério Sul a noite mais longa do ano?

Quando temos no Hemisfério Sul a noite mais longa do ano?

No solstício de inverno, o Hemisfério Sul registra a noite mais longa do ano

Foto: Agência Brasil

O inverno no Hemisfério Sul começa nesta segunda-feira (20) oficialmente às 19h34, quando ocorre o solstício de inverno e temos a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam.

A palavra vem do latim: Sol e sistere (que não se move). Na astronomia, o evento marca o momento em que a luz solar incide com maior intensidade sobre o Hemisfério Norte e quando o sol encontra-se o mais distante possível da Linha do Equador.

Previsão

Neste ano, depois de uma massa de ar polar ter levado frio intenso às regiões Sul e Sudeste do País, antes mesmo do início do inverno, a expectativa de meteorologistas é de que a estação tenha temperaturas um pouco mais baixas do que no ano anterior.

Segundo o meteorologista Hamilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o Centro-Oeste também é de frio intenso.

"As regiões Sul e Sudeste têm as temperaturas mais baixas e os termômetros marcarão abaixo de zero durante o inverno. O Centro-Oeste registrou no último sábado a temperatura mais baixa (9,9ºC) e por todo o inverno a mínima deve ficar entre 13ºC e 14ºC", disse Carvalho.

A temperatura mínima para a região Sul deve ficar entre 0ºC e 4ºC e na região Sudeste os termômetros variam entre 3ºC e 4ºC.

Em 2015, o inverno foi um pouco mais quente em relação à média, em praticamente todo o país, com até um grau a mais que a expectativa para 2016. Neste ano, por conta da neutralidade de fenômenos que alteram a temperatura, como o El Ninõ e La Niña, o inverno será mais rigoroso.

Para hoje, o Inmet prevê mínima de -3ºC e máxima de 26ºC para a região Sul, mínima de 4ºC e máxima de 33ºC para a região Sudeste, e mínima de 11ºC e máxima de 35ºC na região Centro-Oeste. As regiões Norte e Nordeste registram máxima de 36ºC e a mínima varia entre 13ºC e 15ºC.

A Defesa Civil de Santa Catarina registrou cerca de 40 municípios com temperatura abaixo de seis graus na manhã de hoje. As cidades com menor temperatura registrada são Urupema (-5,4ºC), Urubici (-3,4ºC) e São Joaquim (-2,2ºC).

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Quando temos no Hemisfério Sul a noite mais longa do ano?
Agência Brasil

Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos relacionados ao movimento aparente do Sol (incidência de raios solares nos hemisférios) e ao início das estações do ano.

O solstício ocorre em dois momentos do ano, marcando o início do inverno e do verão. O verão inicia-se em junho no Hemisfério Norte e em dezembro no Hemisfério Sul. Já o inverno tem início em dezembro no Hemisfério Norte e em junho no Hemisfério Sul.

O equinócio ocorre também em dois momentos do ano, marcando o início da primavera e do outono. A primavera inicia-se em março no Hemisfério Norte e em setembro no Hemisfério Sul. Já o outono tem início em setembro no Hemisfério Norte e em março no Hemisfério Sul.

Diferença entre solstício e equinócio

O solstício representa o momento em que o Sol, ao longo de seu movimento aparente, atinge maior declinação em latitude em relação à linha do Equador. Isso faz com que um dos hemisférios receba maior incidência de raios solares. Quando a intensidade solar é maior em um dos hemisférios, caracteriza-se o solstício de verão. Em contrapartida, quando a intensidade solar é menor, caracteriza-se o solstício de inverno.

Assim, quando é solstício de verão no Hemisfério Norte, o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer. Quando é solstício de verão no Hemisfério Sul, o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio.

No solstício de verão, os dias são mais longos que as noites. Já no solstício de inverno, as noites são mais longas que os dias.

Leia também: Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio

Equinócio representa o momento em que nenhum dos polos está inclinado em relação ao Sol, o qual incide diretamente sobre a linha do Equador. Isso significa que os raios solares incidem com a mesma intensidade no dois hemisférios, consequentemente, os dias e as noites têm a mesma duração.

O equinócio ocorre em dois momentos do ano. Em março, marca o início da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul. Já em setembro, o equinócio marca o início do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul.

Quando temos no Hemisfério Sul a noite mais longa do ano?

Datas dos solstícios e equinócios

Quando temos no Hemisfério Sul a noite mais longa do ano?
*De acordo com o horário de Brasília

Solstício, equinócio e estações do ano

O movimento de translação, em que a Terra gira ao redor do Sol, leva cerca de 365 dias e, em decorrência da inclinação da Terra em relação ao seu plano orbital, faz com que a incidência solar seja diferente nos hemisférios. Sendo assim, esse movimento é responsável pela existência das estações do ano, que são determinadas pela posição do hemisfério em relação aos raios solares. As estações do ano não ocorrem de maneira uniforme e simultânea nos dois hemisférios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia mais: Movimentos da Terra

Quando temos no Hemisfério Sul a noite mais longa do ano?

As estações do ano são resultantes do movimento de translação da Terra e da incidência de raios solares nos hemisférios.

Os solstícios e os equinócios, fenômenos astronômicos relacionados ao movimento aparente do Sol, dão início às estações do ano. A incidência dos raios solares de maneira desigual nos hemisférios marca o solstício de verão em um hemisfério e o solstício de inverno em outro. A incidência dos raios solares perpendicularmente sobre a linha do Equador faz com que os dois hemisférios recebem igualmente a radiação solar. Dessa forma, marca-se o início da primavera em um dos hemisférios e o início do outono no outro.

Estações do ano no Hemisfério Sul – 2020

Início

Fim

Outono

20 de março de 2020 às 00h50min*

20 de junho de 2020 às 18h44min*

Inverno

20 de junho de 2020 às 18h44min*

22 de setembro de 2020 às 10h31min*

Primavera

22 de setembro de 2020 às 10h31min*

21 de dezembro de 2020 às 07h02min*

Verão

21 de dezembro de 2020 às 07h02min*

20 de março de 2020 às 00h50min*

*De acordo com o horário de Brasília

Movimentos de rotação e translação

A rotação refere-se ao movimento que Terra faz em torno do seu próprio eixo em um ciclo de aproximadamente 24 horas. Já o movimento de translação refere-se ao movimento que a Terra faz ao redor do Sol, com duração de aproximadamente 365 dias. Os movimentos de rotação e translação estão relacionados, respectivamente, com a definição dos dias e das noites e com a existência das estações do ano.

Em alguns momentos ao longo do movimento de translação, a Terra inclina-se em relação ao Sol, fazendo com que os raios solares incidam de maneira desigual nos dois hemisférios. Como resultado, há as estações do ano, marcadas pelos fenômenos astronômicos conhecidos como solstícios e equinócios.

Saiba mais: Como acontecem os movimentos de translação e rotação?

Qual a noite mais longa do ano no Hemisfério Sul?

Existe uma noite mais especial do que todas as outras para as pessoas que estão na Antártica. É entre os dias 20 e 21 de Junho de cada ano, quando o sol atinge a sua máxima distância da Terra, no chamado afélio.

Quando É a noite mais longa do ano 2022?

Este ano, ocorrerá no dia 21 de dezembro de 2022, quarta-feira, às 21h48. Nessa data, o inverno começa em Portugal e em todo o hemisfério norte, e o verão começa no hemisfério sul. É o dia mais curto do ano e, consequentemente, que tem a noite mais longa.

Quando será a noite mais longa do ano?

A estação começa logo após o chamado solstício de inverno, que representa o dia com menos horas e a noite mais longa em todo o ano. Geralmente, o fenômeno se dá em 22 de junho, mas pode acontecer entre os dias 21 e 23 eventualmente.

Quando ocorre o dia mais longo do ano em um hemisfério É A noite mais longa no outro?

Quando acontece um Solstício de Verão, temos o dia mais longo para um determinado hemisfério e, analogamente, quando há um Solstício de Inverno, tem-se a noite mais longa.