Quando um homem beija de olhos fechados

Você já se perguntou por que fecha os olhos quando beija outra pessoa? A ciência sim, e pode ter encontrado a resposta para essa questão. Segundo um estudo da Universidade de Londres, na Inglaterra, as pessoas fecham os olhos para manter o foco na tarefa que estão realizando.

Isso significa que o cérebro tem dificuldade em processar um sentido ao mesmo tempo em que tem um estímulo visual. “Já se sabia que o aumento das exigências de uma tarefa visual poderia reduzir a atenção em estímulos visuais e auditivos”, explica Sandra Murphy, uma das autoras do estudo, em entrevista ao jornal inglês The Independent.

Contudo, para chegar a essa conclusão “romântica”, os cientistas não analisaram casais se beijando. Na realidade, o foco da pesquisa era entender como os alertas táteis (aqueles que vibram para chamar a atenção da pessoa) dos carros funcionam para o ser humano.

Um exemplo de alarme tátil é o protótipo de assento automotivo da Universidade Yale, nos EUA, que vibra para avisar que a pessoa está em perigo. Aliás, os pesquisadores descobriram que esses alertas são ignorados pelo motorista se ele está concentrado na estrada.

Os voluntários participaram de várias tarefas visuais enquanto seu senso de toque era analisado. Eles completaram atribuições de diferentes níveis de dificuldade e precisaram responder a pequenas vibrações que foram aplicadas em suas mãos.

Continua após a publicidade

Quando um homem beija de olhos fechados

Foi a partir dessa pesquisa, publicada no Jornal de Psicologia Experimental: Percepção Humana e Performance, que os cientistas notaram que as pessoas estavam mais sensíveis ao tato quando seus olhos estavam fechados.

“Esses resultados podem explicar por que fechamos os olhos quando queremos focar em outro sentido”, disse Polly Dalton, professor de psicologia cognitiva da Universidade de Londres, ao The Independent. “Ao desligarmos o estímulo visual, podemos nos concentrar em outros aspectos mentais da nossa experiência.”

Desse modo, essa pesquisa vai muito além de uma possível explicação do porquê as pessoas beijam de olhos fechados.

Conteúdo publicado originalmente em Exame.com

Continua após a publicidade

  • Beijar
  • Cenas de amor
  • Estudos e pesquisas

Quando um homem beija de olhos fechados

Cientistas descobriram por que beijamos de olhos fechados

Os resultados desse estudo têm implicações em outros campos de pesquisa, como segurança de motoristas

A ciência está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por SUPER e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Ciência, história, tecnologia, saúde, cultura e o que mais for interessante, de um jeito que ninguém pensou.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.

Apaixonado, o casal fecha os olhos durante aquele beijo. Isso é sinal de amor? É apenas uma prática cultural? Um estudo da Universidade de Londres sugere uma resposta bem menos romântica para isso. 

A prática pode ter uma base biológica: a capacidade de sentir o toque depende de quanta informação visual o cérebro recebe no mesmo momento. Ou seja, fechar os olhos amplia a percepção do toque. A conclusão foi publicada em março no "Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance" (revista científica de psicologia).

A visão tem uma carga perceptiva muito grande. Quando fechamos os olhos conseguimos apurar melhor os outros sentidos. Esse estudo mostra exatamente isso. No caso do beijo, as pessoas ficam mais sensíveis ao toque quando seus olhos estão fechados”

Larissa Costa Rodrigues Piai, psicoterapeuta comportamental

A conclusão “nada romântica” do estudo surgiu quando os pesquisadores estudavam se a percepção ao toque era alterada conforme os estímulos visuais recebidos.

Os voluntários recebiam alertas táteis --aqueles que vibram-- enquanto tinham de fazer tarefas visuais. Depois de receberam uma tarefa com alta carga visual ou baixa carga visual, tinham de dizer se tinham ou não percebido uma vibração em suas mãos naquele momento. 

Com isso, os pesquisadores notaram que a percepção das vibrações diminuía conforme aumentava o nível de informações visuais recebidos.

“Esse estudo foi muito além do sentido do toque e muito além do motivo de fecharmos olhos enquanto beijamos. Ele evidenciou que ao inutilizarmos um sentido, acabamos aguçando outros”, concluiu Larissa.

Visão atrapalha a audição?

Em estudos anteriores, pesquisadores já tinham descrito que a capacidade de perceber estímulos sonoros variava conforme a intensidade de informações visuais recebidas simultaneamente.

“É por isso que quando queremos prestar atenção na letra de uma música o melhor a se fazer é fechar os olhos para que o ambiente a nossa volta fique em segundo plano e possamos nos concentrar no que estamos fazendo, para sentir aquele momento. Inibimos o sentido da visão para apurarmos outros", aponta o psicólogo Yuri Busin, diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio.

Qual o significado de beijar com os olhos fechados?

De acordo com a pesquisa, o cérebro tem dificuldade para se concentrar em um sentido tátil usando o sentido visual. Segundo psicólogos da Universidade de Londres, as pessoas fecham os olhos durante o beijo para permitir que o cérebro possa focalizar corretamente a tarefa das mãos.

Quando o homem gosta do beijo?

Ele se distrai com seus lábios. Estudar o seu rosto, seus olhos, sua boca, o resto do corpo e logo depois continuar fitando seus lábios sinaliza que ele só tem uma coisa na cabeça: você. O olhar dele faz um caminho “triangular” durante o flerte. Primeiro, o homem olha direto em seus olhos, e depois, em seus lábios.

O que significa o homem beijar de olho aberto?

Os motivos pelos quais os homens preferem beijar de olhos abertos é o fato de necessitarem de estar em contato constante com a realidade. Ao fechar os olhos, as sensações são mais evidentes e se elevam a um nível interno tão alto que muitos homens têm dificuldade em controlá-las.

Por que a beleza importa se beijamos de olhos fechados?

Quando fechamos os olhos durante o beijo, usamos outros sentidos, parece ser mais fácil deixarmos os outros transparecerem quando não estamos vendo... Quando apagamos as luzes durante o sexo, e as “falhas” do corpo se tornam invisíveis e o que importa é sentir o calor do outro, ouvir os gemidos e os pedidos de “ ...