Quando um núcleo emite uma partícula beta seu número atômico aumenta 1 unidade e seu número de massa não se altera?

304 palavras 2 páginas

Desintegração alfa

Consiste na emissão da partícula alfa (α). Esta partícula é carregada positivamente, sendo sua carga 2+. É formada por dois prótons e 2 nêutrons expelidos do núcleo.

Primeira Lei da Radioatividade / Lei de Soddy
“Quando um núcleo emite uma partícula alfa (α), seu número atômico diminui duas unidades e seu número de massa diminui 4 unidades.”
Exemplo:

235 231 4
U → Th + α
92 90 2 átomo-pai átomo-filho partícula alfa
Desintegração beta

Consiste na emissão de partícula beta (β). É formada por um elétron que é “atirado” em altíssima velocidade para fora do núcleo. Na verdade, o elétron não está no núcleo. O elétron é emitido por causa do núcleo instável.

Segunda Lei da Radioatividade / Lei de Soddy-Fajans-Russel
“Quando um núcleo emite uma partícula beta (β), seu número atômico aumenta uma unidade e seu número de massa não se altera.”
Exemplo:
210 210 0
Bi → Po + β
83 84 1- átomo-pai átomo-filho partícula beta

Lembre-se que a carga elétrica relativa do elétron é 1-.
Neste caso, o átomo-pai e o átomo-filho são isóbaros.
Os átomos de tório, césio e estrôncio emitem radiação β.
O tório-234, por exemplo, se transforma em protactínio-234 emitindo um elétron, partícula beta.
Desintegração gama

As emissões gama (γ) não são partículas. São ondas eletromagnéticas, assim como a luz ou ondas luminosas.
Possui um poder de penetração maior que a alfa e beta. Conseguem atravessar até 20cm no aço e 5 cm no chumbo (Pb). Por este motivo, estas emissões são muito perigosas do ponto de vista fisiológico. Podem danificar


Relacionados

  • Desintegração da URSS

    3092 palavras | 13 páginas

    estabelecidas pelo próprio sistema. Apesar do caráter ditatorial e dos crimes de seu regime político, desde um ponto de vista econômico, técnico e mesmo social, a URSS realizou maravilhas diante dos olhos do mundo. Mas tudo isso acabou em 1991 com a desintegração e desaparecimento da União Soviética; o fim de um sonho. Tal desfecho parece ter se dado porque, ao lado daqueles imensos avanços, contradições muito graves, que tinham a ver primeiramente com a natureza ditatorial do seu sistema político, trabalhavam….

  • Desintegração da iugoslavia

    454 palavras | 2 páginas

    O termo Desintegração ou Dissolução da Iugoslávia (português brasileiro) ou Jugoslávia (português europeu) se refere a uma série de conflitos e irregularidades políticas que resultaram na desintegração da Iugoslávia (a República Socialista Federativa da Iugoslávia, RSF da Iugoslávia, ou simplesmente RFSI). A RSF da Iugoslávia foi um país que ocupou uma porção de terras que atualmente vai desde a Europa Central até os Bálcãs, uma região com um conflito étnico histórico. O país era um conjunto de seis….

  • desintegração da Iugolávia

    278 palavras | 2 páginas

    A desintegração da Iugoslávia DESDE 1990 A iUGOSLÁVIA, PAÍS DE DIVERSAS ETNIAS, SE DESAGREGOU, EM MEIO A GUERRAS E MUITA VIOLÊNCIA. DE SUA FRAGMENTAÇÃO SURGIRAM A ESLOVÊNIA, A CROÁCIA, A BÓSNIA-HERZEGOVINA, A SÉRVIA E A REGIÃO AUTÔNOMA DE VOLVODINA, KOSOVO, MONTENEGRO E A MACEDÔNIA. Esse complexo conjunto permaneceu unido enquanto foi governada por dirigentes autoritários. O grande poder militar da federação iugoslava, controlado na maior parte pelos sérvios, tentou impedir a independência das….

  • Desintegração e Moagem

    3758 palavras | 16 páginas

    DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE FARMÁCIA RELATÓRIO I DESINTEGRAÇÃO E TAMISAÇÃO Carine Tasso Caroline Dutra Magalhães Franciane Lirio Pedroso Lucas Nascimento Mariana De Conto Fin PORTO ALEGRE 18 de setembro de 2012 Protocolo da Obtenção de produção de pó a partir de folhas de Persea americana(abacateiro) Situação inicial: foi solicitado a Farmácia: “Operações Unitárias F. Ltda.” que realizasse a desintegração de folhas de abacateiro até dois estados de pó , moderadamente….

  • Desintegração Da Iugoslávia

    1404 palavras | 6 páginas

    A imprensa brasileira nas guerras da ex-Iugoslávia (autora: Andréa Carolina Schvartz Peres em 15/11/2005) De 1945 a 1991, o território da antiga República Federativa Socialista da Iugoslávia era formado por seis repúblicas (Sérvia, Montenegro, Bósnia-Herzegóvina, Macedônia, Croácia e Eslovênia) e duas províncias autônomas (Kosovo e Voivodina, pertencentes à Sérvia). Hoje, esta região compreende os territórios da Macedônia, Croácia, Eslovênia, Sérvia e Montenegro (que inclui o Kosovo e a Voivodina)….

  • A desintegração da antiga Iugoslávia.

    2221 palavras | 9 páginas

    A desintegração da antiga Iugoslávia. A morte de Tito criou um vazio de poder na Iugoslávia. Os nacionalismos voltaram a se manifestar, evoluindo rapidamente para o separatismo. A crise econômica que devastou os países socialistas na década de 1980 contribuíram para agravar a situação. Os sérvios, sob a liderança de Slobodan Milosevic (que assumiu o poder em 1987, através de um golpe de Estado), tentaram a todo custo manter uma união que os beneficiava; e, em 1989, Milosevic revogou a autonomia….

  • A desintegração – evasiva de andróides

    552 palavras | 3 páginas

    A Desintegração – Evasiva de Andróides Parte 1 Os adolescentes veteranos e os recém-chegados, que embora em maior quantidade aos que já abrigavam no Instituto, pareciam não ter um controle funcional de suas habilidades. Eles passaram o dia costumeiramente conhecendo novos colegas de dormitório e de atividades disciplinares. Alguns, por outro lado, já iniciaram intrigas e confusões, travando inimizades e rivais. Um dia tão normal quanto o que aparentava ser. O eclipse vermelho que….

  • Desintegração mecânica de sólidos

    581 palavras | 3 páginas

    Desintegração mecânica de sólidos Introdução: A desintegração mecânica de materiais é produzida segundo os seguintes princípios: * Compressão * Choque com compressão * Desagregação * Choque recíproco * Abrasão * Corte A desagregação mecânica de materiais pode realizar-se tanto em ciclo continuo como intermitente. Ambos sistemas diferenciam-se não só quanto a instalação mas também quanto a granulometria que se obtém (NAVARRO, 1994). Para que exista uma moagem….

  • Reacções de Desintegração Nuclear

    1129 palavras | 5 páginas

    Introdução O presente trabalho tem como tema “Reacções de desintegração nuclear” e visa proporcionar ao leitor uma melhor compreensão sobre as reacções que ocorrem a nível nuclear nos átomos. Esta compreensão é importante pois a radioatividade tem larga aplicação na indústria, na agricultura, na bioquímica, na medicina, entre outros. O trabalho foi feito com base no livro didático do aluno e internet. Reacções de Desintegração Nuclear As reacções que provocam modificações na estrutura….

  • Cinética da Desintegração Nuclear

    2690 palavras | 11 páginas

    FÍSICO QÚIMICA III Cinética da Desintegração Nuclear 01 de 09 Energia de ligação Um fator que indica a estabilidade nuclear, resultante das interações coulombianas e nuclear forte, é a energia por núcleon (prótons e nêutrons). Ou seja, E/A. O gráfico a seguir é de E/A contra A e inclui os núcleos instáveis: O núcleo com menor energia de ligação por núcleon é o deutério (2H1) e o de maior energia de ligação por núcleon é o ferro 56 (como apontado no gráfico). Temos então um máximo….

Outros Trabalhos Populares

Quando um átomo emite uma partícula β o seu número atômico Z aumenta em 1 unidade e o seu número de massa a não se altera está de acordo com a?

Quando um átomo emite uma partícula beta, seu número atômico (Z) aumenta uma unidade e seu número de massa (A) permanece o mesmo.” O número atômico (Z) é a quantidade de prótons existentes no núcleo atômico. Já o número de massa (A) corresponde à soma dos prótons e dos nêutrons existentes no núcleo (A = p + n).

O que acontece com o núcleo de um átomo quando emite uma partícula beta?

Dessa forma, quando um átomo emite uma partícula beta, ele se transforma em um novo elemento com o mesmo número de massa (porque o nêutron que havia antes foi “substituído” pelo próton), mas o seu número atômico (Z = prótons no núcleo) aumenta uma unidade.

Quando um átomo emite uma partícula beta?

Assim, quando um elemento radioativo emite uma partícula beta, ele se transforma em um isóbaro, isto é, elemento com mesmo número de massa (pois ele perdeu um nêutron, mas ganhou um próton) e com número atômico (número de prótons) maior 1 unidade.

Quando um elemento químico emite um raio beta β Pode

A emissão β corresponde à perda de uma carga negativa por parte do núcleo, o que causa o aumento no número atômico em uma unidade.