Quando um objeto quente aquece outro objeto frio a temperatura flui entre os dois?


Calor � a energia transferida entre dois ou mais sistemas devido a uma diferen�a de temperatura entre eles.

Por exemplo, quando pegamos um copo com ch� quente a energia � transferida do copo para nossa m�o e, quando pegamos um copo de �gua com gelo, a energia � transferida da nossa m�o para o copo. Ou seja, quando dois corpos est�o em contato, a transfer�ncia de energia ocorre do mais quente para o mais frio.

O calor � espontaneamente transferido do corpo que possui temperatura mais alta para o que possui temperatura mais baixa, e o calor s� � transferido enquanto os corpos possu�rem temperaturas diferentes entre si, isso porque uma vez que � atingido o equil�brio t�rmico, os corpos adquirem a mesma temperatura e deixa de ocorrer o fluxo de energia, ou seja, calor.

Quando um objeto quente aquece outro objeto frio a temperatura flui entre os dois?

Os corpos possuem calor?

N�o! Os corpos possuem energia.

Todos os corpos possuem o que denominamos energia interna que � a soma de todas as energias das mol�culas no seu interior.

A energia interna � composta pela energia cin�tica da agita��o molecular e dos �tomos dentro das mol�culas e pela energia potencial existente devido �s for�as entre essas mol�culas.

Quando um corpo cede ou recebe calor significa que sua energia interna est� diminuindo ou aumentando, pois ocorre uma transfer�ncia de energia. Ent�o, diz-se que calor � uma energia em tr�nsito.

Quando um objeto quente aquece outro objeto frio a temperatura flui entre os dois?

Mas, cuidado! O calor flui do corpo de maior temperatura para o de menor, mas isso n�o significa que flua do corpo de maior energia interna para aquele que possui menor energia, por exemplo, h� mais energia interna em uma chaleira com �gua morna do que em uma x�cara com �gua fervente, contudo, uma chaleira com �gua quente pode transferir mais calor para outro corpo do que uma x�cara com �gua na mesma temperatura.

Quando um objeto quente aquece outro objeto frio a temperatura flui entre os dois?

Como medimos calor?

Como calor � energia em tr�nsito entre dois sistemas, sua unidade de medida no Sistema Internacional � a mesma unidade de energia, isto �, o joule [J].

Tamb�m � muito comum o uso da caloria [cal] ou quilocaloria [kcal ou Cal].

A caloria � definida como a quantidade de calor necess�ria para elevar a temperatura de 1g de �gua l�quida de 1oC. O conte�do energ�tico dos alimentos �, normalmente, medido em quilocalorias, que equivale a 1.000 calorias, ou seja, � a quantidade de calor necess�ria para elevar a temperatura de 1kg de �gua em 1oC, portanto, 1kcal = 1Cal = 1000cal.

Foi James Prescott Joule quem verificou a rela��o entre o calor e a energia mec�nica, isto �, que uma caloria corresponde a 4,186 joules (1cal = 4,186J), com uma experi�ncia que levou seu nome: Experi�ncia de Joule.

Muitos aparelhos el�tricos utilizam a Unidade T�rmica Brit�nica ou BTU de British Thermal Unit, que � definida como a quantidade de calor necess�ria para elevar a temperatura de 1 libra (=0,45kg) de �gua l�quida de 1oF.

Por exemplo, os aparelhos de ar condicionado ou aquecedores de ambiente s�o classificados quanto � quantidade de calor que podem ceder ou retirar do ambiente em uma hora. Cada BTU corresponde a 252 calorias (1BTU = 252cal).

Resumindo:

1kcal = 1Cal = 1000cal = 3,968BTU = 4186J

Quando um objeto quente aquece outro objeto frio a temperatura flui entre os dois?

As subst�ncias necessitam da mesma quantidade de calor para sofrerem mesma varia��o de temperatura?

Em geral, quando duas subst�ncias recebem ou cedem calor, durante um mesmo intervalo de tempo, a varia��o de suas temperaturas � diferente.

Podemos aquecer um pouco de �gua e a mesma quantidade de ferro, a uma mesma temperatura. Verificaremos que o ferro sofrer� a eleva��o da temperatura em muito pouco tempo, enquanto que a �gua precisar� de mais tempo para alcan�ar a mesma varia��o da temperatura alcan�ada pelo ferro.

Essa quantidade de calor necess�ria para variar a temperatura de uma certa quantidade de subst�ncia � chamada de Capacidade T�rmica (C). Em uma troca de calor entre duas subst�ncias diferentes, a temperatura de equil�brio t�rmico fica mais pr�xima da que possui maior capacidade t�rmica. Se a subst�ncia for a mesma, a temperatura de equil�brio ser� a m�dia da temperatura dos corpos envolvidos.

A capacidade t�rmica de um corpo � proporcional � massa e ao calor espec�fico da subst�ncia que comp�em o corpo, o que pode ser resumido pela equa��o C = mc, onde a constante c � denominada calor espec�fico da subst�ncia. Veja a simula��o:

Define-se o Calor Espec�fico (c) como a quantidade de calor necess�ria para elevar em 1oC, 1g da subst�ncia. Por exemplo, o calor espec�fico da �gua � igual a 1,0 cal/g�C, significa que � necess�rio fornecer uma quantidade de calor de 1,0 cal para aquecer 1,0 g de �gua de 1�C.

Quanto menor o calor espec�fico de uma subst�ncia, mais facilmente ela pode sofrer varia��es em sua temperatura. Veja a simula��o para a mesma massa de tr�s subst�ncias diferentes que recebem a mesma quantidade de calor.

Quando um objeto quente aquece outro objeto frio a temperatura flui entre os dois?

Qual a diferen�a entre capacidade t�rmica e calor espec�fico de uma subst�ncia?

O calor espec�fico depende somente da subst�ncia, n�o da quantidade de massa, pois ele � definido com a quantidade de calor necess�ria para elevar uma unidade de massa de um grau Celsius (ou Kelvin, ou Fahrenheit). A capacidade t�rmica, al�m de depender do calor espec�fico da subst�ncia, depende da massa do corpo.

Quando flui calor de um objeto quente em contato com um objeto frio ambos os objetos sofrem a mesma variação de temperatura?

Em geral, quando duas substâncias recebem ou cedem calor, durante um mesmo intervalo de tempo, a variação de suas temperaturas é diferente.

Por que é incorreto dizer que quando um objeto quente aquece outro objeto frio a temperatura flui entre os dois?

Resposta: a) Porque possuem diferentes capacidade térmicas.

O que acontece quando dois corpos em diferentes temperaturas entram em contato?

Quando os dois corpos entram em contato, há um fluxo de energia térmica espontânea que vai do corpo mais quente para o corpo mais frio. Esse fluxo de energia térmica é chamado de calor. Com o passar do tempo, os dois corpos atingem a mesma temperatura. Neste instante, o calor cessa.

Como é chamada a transferência de calor de um corpo quente para um corpo frio?

Condução. Quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato, as moléculas do corpo mais quente, colidindo com as moléculas do corpo mais frio, transferem energia para este. Esse processo de condução de calor é denominado condução.